Achei o que queria e cheguei à conclusão que a transmissão do box e do app tem uma taxa muito baixa de bitrates. Assim um futebol, basquete num Sportv e até em alguns abertos me dá até dor de cabeça de tanta tremulação na imagem. Surreal.
Sao problemas diferentes... O bitrate afeta a qualidade de imagem como um todo. Por exemplo, quanto menos bitrate, a imagem fica cada vez menos definida.
Ja o problema que voce relata, de quando uma imagem em alta velocidade (como uma bola em jogo, ou automoveis correndo na F1) nao fica fluída, isso, como todo mundo ja lhe disse, é por causa de um baixo frame rate (ou taxa de exibicao de quadros por segundo) na transmissao... Quanto menor o frame rate, mais a imagem cria um efeito de "rastro" na tela, com os movimentos ficando cada vez menos fluídos... Por melhor que seja a definicao de uma imagem, um frame rate de apenas 30 fps (frames per second) ou menor, por exemplo, vai parecer muito pior que outro frame rate de 60 fps ou maior, quando se tratar de imagens em movimento, com objetos se deslocando rapidamente... Ja a imagem de uma novela, que costuma ser "parada", nao sofre desse problema, ele so ocorre quando se tem movimentos rapidos.
E como uma imagem vale mais que mil palavras, veja de qual "rastro" estou falando:

Talvez agora, olhando a imagem acima, fique mais claro porque canal de esportes fica melhor com um frame rate de 60 fps, mesmo que a resolucao da imagem seja menor... Em outras palavras, para um canal de esportes é melhor ter 720p a 60 fps, do que 1080p a 30 fps... E infelizmente o SporTV prefere usar a resolucao pior, que só entrega 30 fps, enquanto um ESPN adota uma resolucao menor porem entrega 60 fps, o que deixa a imagem final para esportes muito melhor e mais definida.
(Adicionalmente, com a resolucao 4K é possivel ter 2160p a 120 fps, o que torna a imagem absurdamente melhor ainda).
.
Última edição: