Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Rádio AM e FM Na Bahia

Membro ativo
Aug
409
205
Quais foram as emissoras? Jacobina pega é rádio viu. Nos queríamos ver esse teu sistema de recepção.
mais no antigo fórum teve alguns colegas que captaram também nessa data , meu sistema e um rádio de fm antingo de carro uma antena profissional de fm externa com 20 metros de altura conectada a um Booster amplificador de fm de 50 db , OBS>os meus equipamentos são iguais a esse ai das fotos
 

Attachments

  • 1.jpg
    1.jpg
    96.4 KB · Visualizações: 10
  • 2.jpg
    2.jpg
    27.1 KB · Visualizações: 10
  • 3.png
    3.png
    251.5 KB · Visualizações: 10
Última edição:
Membro conhecido
Sep
580
838
em 2014 teve uma propagação do ar tão forte que as emissoras de rádio fm de são paulo foram todas captadas na região de jacobina
Em Floriano/PI também, acho que no mesmo ano, algumas até da região de Americana/SP, foi umas 11h da manhã. Lembro da Notícia FM 88.9 e Rádio Rock FM 89.1. Quanto menor a frequência, mais forte ela pegava.

Sempre que o canal 2 começava a dar interferência já ficava ligado que as vezes ficava forte, costumava acontecer mais durante a primavera/verão.

Curiosidades:

Já ocorreu várias vezes com maior frequência vindo de Manaus/AM e Santarém/PA, acho que pela inclinação do sol durante a tarde na direção oeste favorece as rádios da região norte. Acho que ainda tenho registros dessa época.

Durante a noite entre 22h e meia-noite os sinais de Porto Alegre/RS e até da Argentina chegam, só que mais fracos por causa da distância. Lembro que no canal 2 dava pra ouvir a programação da Record, mas imagem era difícil.

De manhã cedo entre 6h e 8h tem a propagação troposférica, quando o canal 4 local estava fora do ar deu pra ver a logo da Globo, acho que o sinal vinha de Teresina/PI, que fica a 160 km em linha reta.
 
Última edição:
Membro ativo
Aug
409
205
Em Floriano/PI também, acho que no mesmo ano, algumas até da região de Americana/SP, foi umas 11h da manhã. Lembro da Notícia FM 88.9 e Rádio Rock FM 89.1. Quanto menor a frequência, mais forte ela pegava.

Sempre que o canal 2 começava a dar interferência já ficava ligado que as vezes ficava forte, costumava acontecer mais durante a primavera/verão.

Curiosidades:

Já ocorreu várias vezes com maior frequência vindo de Manaus/AM e Santarém/PA, acho que pela inclinação do sol durante a tarde na direção oeste favorece as rádios da região norte. Acho que ainda tenho registros dessa época.

Lembro até que a TV Alterosa de Belo Horizonte/MG no canal 5 já pegou na TV, inclusive com som estéreo e colorido, foi a mais forte até hoje.

Durante a noite entre 22h e meia-noite os sinais de Porto Alegre/RS e até da Argentina chegam, só que mais fracos por causa da distância. Lembro que no canal 2 dava pra ouvir a programação da Record, mas imagem era difícil.

De manhã cedo entre 6h e 8h tem a propagação troposférica, quando o canal 4 local estava fora do ar deu pra ver a logo da Globo, acho que o sinal vinha de Teresina/PI, que fica a 160 km em linha reta.
com propagação anos atrás cheguei a captar com sinal forte a rádio marajoara fm 100.9 mhz do estado do pará na região jacobina bahia
 
Membro conhecido
Sep
580
838
com propagação anos atrás cheguei a captar com sinal forte a rádio marajoara fm 100.9 mhz do estado do pará na região jacobina bahia
Acho que essas captações tem a ver com o ciclo solar intenso a cada 11 anos, hoje estamos no mínimo. É até comum isso acontecer na região de Floriano/PI, mas sem a TV analógica nas grandes cidades fica mais difícil saber quando isso vai ocorrer, tem que ficar mais atento ao rádio FM.
 
Membro ativo
Aug
409
205
Acho que essas captações tem a ver com o ciclo solar intenso a cada 11 anos, hoje estamos no mínimo. É até comum isso acontecer na região de Floriano/PI, mas sem a TV analógica nas grandes cidades fica mais difícil saber quando isso vai ocorrer, tem que ficar mais atento ao rádio FM.
pode ser isso mesmo , canais de tv analógicos cheguei a captar de outros estados também
 
Membro conhecido
Oct
393
634
colocar uma emissora em rede é tira varios empregos, pais de familia desempregados, isso so é bom pra o dono da emissora
Discordo em partes do seu comentário. O correto cada afiliada deveria ter no mínimo 4 h de programação local, assim gerando emprego local além de fortalecer a marca da Rede onde está inserida. Mas isso depende do bom senso do proprietário também... Ademais afiliar à alguma Rede dá uma qualidade melhor para emissora local tanto em Plástica quanto em padronização, ou seja, deixa a emissora mais "profissional", mas não adianta ficar 24 h em Rede também. Se afiliada souber trabalhar muito bem a marca localmente, tem grande chance de ter uma grande aceitação do mercado local. Vide o caso da Mix FM João Pessoa, que ocupa a 2 colocação no Ibope.
 
Membro conhecido
Nov
523
1,218
@João Guilherme Sabe algo da antiga Mix Riachão? Ela desapareceu depois que trocaram o sistema de transmissão.

E o porquê das rádios utilizarem essas antenas de polarização vertical, as emissoras, aqui na região, que estão usando tiveram a cobertura degradada.
 
Membro ativo
Jan
100
228
Discordo em partes do seu comentário. O correto cada afiliada deveria ter no mínimo 4 h de programação local, assim gerando emprego local além de fortalecer a marca da Rede onde está inserida. Mas isso depende do bom senso do proprietário também... Ademais afiliar à alguma Rede dá uma qualidade melhor para emissora local tanto em Plástica quanto em padronização, ou seja, deixa a emissora mais "profissional", mas não adianta ficar 24 h em Rede também. Se afiliada souber trabalhar muito bem a marca localmente, tem grande chance de ter uma grande aceitação do mercado local. Vide o caso da Mix FM João Pessoa, que ocupa a 2 colocação no Ibope.
É mais nem todos pensam assim como vc
 
Membro ativo
Aug
409
205
@João Guilherme Sabe algo da antiga Mix Riachão? Ela desapareceu depois que trocaram o sistema de transmissão.

E o porquê das rádios utilizarem essas antenas de polarização vertical, as emissoras, aqui na região, que estão usando tiveram a cobertura degradada.
verdade as antenas anel circular joga o sinal distante
 
Membro ativo
Aug
409
205
a rádio 90.5 de Amélia Rodrigues quando entrou no ar era captada a noite com sinal médio , falaram ai que depois que trocou as antenas e colocou antena vertical ai o sinal sumiu de vez da região de jacobina
 
Top
AdBlock Detectado

Nós entendemos, os anúncios são irritantes!

Claro, o software de bloqueio de anúncios faz um ótimo trabalho ao bloquear anúncios, mas também bloqueia recursos úteis do nosso site. Para obter a melhor experiência no site, desative seu AdBlocker.

Desativei o AdBlock    Não, obrigado