Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Rádio AM e FM Na Bahia

Membro ativo
Jan
100
228
@João Guilherme Sabe algo da antiga Mix Riachão? Ela desapareceu depois que trocaram o sistema de transmissão.

E o porquê das rádios utilizarem essas antenas de polarização vertical, as emissoras, aqui na região, que estão usando tiveram a cobertura degradada.
Essa Bahiana 96.5 de riachao nem aqui em feira de santana ela entra ele sempre teve potência baixa
 
Membro conhecido
Nov
520
1,212
Essa Bahiana 96.5 de riachao nem aqui em feira de santana ela entra ele sempre teve potência baixa
Em 2019 ela chegava aqui com áudio local, mesmo com uma cordilheira no caminho. Nessa época eles usavam antena de polarização circular.
 
Última edição:
Membro conhecido
Nov
520
1,212
Em Floriano/PI também, acho que no mesmo ano, algumas até da região de Americana/SP, foi umas 11h da manhã. Lembro da Notícia FM 88.9 e Rádio Rock FM 89.1. Quanto menor a frequência, mais forte ela pegava.

Sempre que o canal 2 começava a dar interferência já ficava ligado que as vezes ficava forte, costumava acontecer mais durante a primavera/verão.

Curiosidades:

Já ocorreu várias vezes com maior frequência vindo de Manaus/AM e Santarém/PA, acho que pela inclinação do sol durante a tarde na direção oeste favorece as rádios da região norte. Acho que ainda tenho registros dessa época.

Durante a noite entre 22h e meia-noite os sinais de Porto Alegre/RS e até da Argentina chegam, só que mais fracos por causa da distância. Lembro que no canal 2 dava pra ouvir a programação da Record, mas imagem era difícil.

De manhã cedo entre 6h e 8h tem a propagação troposférica, quando o canal 4 local estava fora do ar deu pra ver a logo da Globo, acho que o sinal vinha de Teresina/PI, que fica a 160 km em linha reta.
Eu peguei a Nativa 93.7 e a Caraíbas 100.7 de Irecê em Ipirá, a cerca de 250 km em linha reta.

Na mesma noite, sintonizei a Liderança 103.3 de Jaguarari, a cerca de 215 km em linha reta.
 
Membro ativo
Aug
409
205
Em 2019 ela chegava aqui com áudio local, mesmo com uma cordilheira no caminho. Nessa época eles usavam antena de polarização circular.
era nessa época que ela era captada na região de jacobina , hoje em dia o sinal dela sumiu de vez
 
Membro conhecido
Sep
578
832
verdade as antenas anel circular joga o sinal distante
Todas as rádios deveriam fazer isso se possível, mesmo que tenha obstáculos pela frente.

Lá em Barreiras as duas migrantes AM/FM tem uma cobertura ampla mesmo na BR-135 vindo do Piauí. Parece cobertura 360°. Faltava uns 15 KM pra chegar na cidade e já tava pegando bem na estrada. São as mais fortes da região.

Por causa de morros nas proximidades da cidade sentido Luís Eduardo Magalhães, o sinal só chega até a metade do caminho. Já as rádios de Luís Eduardo Magalhães chegam até perto de Barreiras, só que o morro atrapalha.
 
Membro conhecido
Oct
390
630
@João Guilherme Sabe algo da antiga Mix Riachão? Ela desapareceu depois que trocaram o sistema de transmissão.

E o porquê das rádios utilizarem essas antenas de polarização vertical, as emissoras, aqui na região, que estão usando tiveram a cobertura degradada.
A torre dela caiu uma semana depois com a Mix, se não me engano foi uma tempestade em 27 março! Mas depois, agora com esse novo sistema de transmissão o sinal está mais restrito comparando antigamente.

Rádio com Sistema Irradiante de Polarização Vertical sofre mais interferência solar também, devido ausência da Polarização na Horizontal. Por ser uma região com auto índice de irradiação solar, é um dos principais fatores para reduzir a cobertura das emissoras que utilizam esse Sistema Irradiante.
 
Última edição:
Membro conhecido
Oct
390
630
É mais nem todos pensam assim como vc
Infelizmente (vamos dizer que é a minoria que pensa assim), por isso que apoio que no contrato dessas Redes deveria ter uma cláusula obrigado a emissora afiliada ter no mínimo 4 h de programação local. E acrescentando o comentário anterior. Claro tem algumas Rádios locais que são exceção, com ótima plástica, contudo e qualidade, inclusive algumas são melhores do que certas Redes. Mas a maioria é vergonhoso, muito amadoras principalmente emissoras de interior...
 
Aug
22
53
Discordo em partes do seu comentário. O correto cada afiliada deveria ter no mínimo 4 h de programação local, assim gerando emprego local além de fortalecer a marca da Rede onde está inserida. Mas isso depende do bom senso do proprietário também... Ademais afiliar à alguma Rede dá uma qualidade melhor para emissora local tanto em Plástica quanto em padronização, ou seja, deixa a emissora mais "profissional", mas não adianta ficar 24 h em Rede também. Se afiliada souber trabalhar muito bem a marca localmente, tem grande chance de ter uma grande aceitação do mercado local. Vide o caso da Mix FM João Pessoa, que ocupa a 2 colocação no Ibope.
A Jovem Pan de Salvador é dessa forma, tem programação local das 7h30 às 11h30.
 
Membro conhecido
Oct
390
630
Todas as rádios deveriam fazer isso se possível, mesmo que tenha obstáculos pela frente.

Lá em Barreiras as duas migrantes AM/FM tem uma cobertura ampla mesmo na BR-135 vindo do Piauí. Parece cobertura 360°. Faltava uns 15 KM pra chegar na cidade e já tava pegando bem na estrada. São as mais fortes da região.

Por causa de morros nas proximidades da cidade sentido Luís Eduardo Magalhães, o sinal só chega até a metade do caminho. Já as rádios de Luís Eduardo Magalhães chegam até perto de Barreiras, só que o morro atrapalha.
O problema que esse tipo de Sistema Irradiante é bem mais caro!
 
Aug
22
53
Jordan Gomes está cobrindo as férias de Fabio Cota na GFM, aos sábados e domingos das 17h às 21h e durante a folga dos titulares duas vezes durante a semana.

O coitado sofre, já cobriu as férias de todos os locutores possíveis da rádio desde o começo da pandemia no ano passado. A pandemia já "acabou" e nada de recontratarem o João Santos pra essas situações.
 
Membro ativo
Aug
409
205
uma época atrás falaram que a torre dessa rádio fm 105.9 mhz do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia , ía ser a 6 quilômetro fora de jacobina o seja no morro do tombador , outros falaram que ía ser dentro da cidade de jacobina , por enquanto nada saiu do papel .
 

Attachments

  • m.jpg
    m.jpg
    143.6 KB · Visualizações: 5
Membro ativo
Aug
409
205
no alto de um morro um transmissor de 3 kilos e com 4 antenas anel circular , o sinal chega alcançar 80 quilômetro em linha reta
 
Membro ativo
Aug
409
205
veja a torre da rádio serra dourada fm de ipirá com 4 antenas vertical não tem ganho em ERP , isso parece com antena plano terra de rádio comunitária
 

Attachments

  • m.png
    m.png
    100 KB · Visualizações: 10
Última edição:
Membro conhecido
Oct
390
630
veja a torre da rádio serra dourada fm de ipirá com 4 antenas vertical não tem ganho em ERP , isso parece com antena plano terra de rádio comunitária
Quem falou que não tem ganho? Sistema de Polarização Vertical com 4 Elementos tem ganho em média de 6.20 dbd. E outra, Antena Plano terra não tem absolutamente nenhuma relação com Dipolo, principalmente no comportamento de onda....
 
Membro conhecido
Aug
1,151
2,307
Infelizmente (vamos dizer que é a minoria que pensa assim), por isso que apoio que no contrato dessas Redes deveria ter uma cláusula obrigado a emissora afiliada ter no mínimo 4 h de programação local. E acrescentando o comentário anterior. Claro tem algumas Rádios locais que são exceção, com ótima plástica, contudo e qualidade, inclusive algumas são melhores do que certas Redes. Mas a maioria é vergonhoso, muito amadoras principalmente emissoras de interior...
você entende tudo de rádio, é um professor, mas tem que entender melhor a língua portuguesa. a frase dele foi ambígua, você supostamente entendeu que ele falava dos donos de radios, mas ele falava de VOCÊ. Ele disse que VOCÊ está errado na sua afirmação. Que ELE estava certo. Ou você entendeu o que ele escreveu e fingiu que não entendeu pra não criar problema com ele, ou passou pano porquê são colegas de pensamento. Mas fazendo de conta que você não entendeu, é apenas uma correção que te faço. Como seu amigo que sou.
 
Última edição:
Membro conhecido
Oct
390
630
você entende tudo de rádio, é um professor, mas tem que entender melhor a língua portuguesa. a frase dele foi ambígua, você supostamente entendeu que ele falava dos donos de radios, mas ele falava de VOCÊ. Ele disse que VOCÊ está errado na sua afirmação. Que ELE estava certo. Ou você entendeu o que ele escreveu e fingiu que não entendeu pra não criar problema com ele, ou passou pano porquê são colegas de pensamento. Mas fazendo de conta que você não entendeu, é apenas uma correção que te faço. Como seu amigo que sou.
A culpa não é minha se ele não soube se expressar direito, já que eu fiz várias afirmações, não tenho bola de cristal 🤷‍♂️ a afirmação dele ficou muito relativa e acredito que o amigo não quis agir de má fé. Acredito ele quis dizer que a maioria dos empresários não tem o mesmo pensamento que eu, que é colocar programação Local quando a emissora é afiliada. Eu já trabalhei em emissoras que são afiliadas, sei muito bem como é o processo e o pensamento de certos empresários. Se a intenção dele foi essa "Ele disse que VOCÊ está errado na sua afirmação. Que ELE estava certo" sinceramente estou cagando e andando para isso, o problema é dele 🤷‍♂️ a opinião e o pensamento dele não vai mudar minha bagagem e experiência que tenho no meio, tanto na parte técnica quanto no administrativo!

Para sua informação entendo muito bem a "língua portuguesa"!
 
Membro conhecido
Nov
520
1,212
A Serra Dourada FM segue operando em fase experimental, exibindo chamadas de expectativa.

Será inaugurada oficialmente nesta quinta (07).
 
Top