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Clube Claro-NET HD

Membro conhecido
Mar
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Não acho dificil pq esse canal não foi criado só pra isso, é o mesmo que foi usado há pouco tempo pro Lollapalooza, anteriormente copa do mundo e um pouco antes rock in rio. Mesmo canal, só mudando o nome e formato de áudio a depender da transmissão.

Maaaas, sim, eu acredito que essa transmissão é um indicativo de que agora deve engatar transmissões 4k mais corriqueiras. Ainda mais vendo esse comentario:


Lembra muito como foi o início das transmissões ao vivo em HD, que com o tempo chegou ao patamar atual. Uma dúvida: quem é o Erick Bretas?
 
Membro conhecido
Aug
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Sobre o AAC, eu acho ótimo a tentativa de não ter que pagar à Dolby, o problema é que: não dá pra fugir muito da Dolby da forma como as coisas são.

Mesmo as emissoras transmitindo em AAC, no final dependia do equipamento da casa do consumidor converter o sinal pra Dolby para que os receiver pudessem reconhecer o formato, de outra forma, o sinal era convertido pra pcm 2.0. (...)

Até hoje (...), mesmo que as emissoras não queiram ter que arcar com esses custos, ou que apareçam alternativas como a MPEG, que oferecem vantagens tecnológicas, os equipamentos domésticos normalmente não aceitam outra coisa que não seja Dolby, DTS ou PCM e o telespectador tem que ficar dependendo de "gambiarra" pra que o formato funcione "direito".


Sim, eu sempre odiei essas escolhas... Para o consumidor final todas essas decisoes anti-mercado de g*vernos (em qualquer area, nao apenas de tv) acabam sempre se mostrando PESSIMAS escolhas... O consumidor final sempre acaba saindo prejudicado, pagando mais caro, e... pagando o pato no final. (Por sinal, a decisao final de remar contra o mercado e nao incluir o Dolby no sistema brasileiro de tv coube `a Dillma).

Outra que o consumidor brasileiro tambem saiu perdendo no ISDB-T foi no caso do inutil middleware Ginga, literalmente a unica contribuicao brasileira ao sistema, e que desde o inicio ja se mostrava uma ideia de jerico (porque era contra o mercado, e era obvio e ululante que juntar tv com a universal e padronizada internet teria muito mais futuro do que um desconhecido middleware feito no Brasil). Com a decisao pelo Ginga, tivemos todos que jogar dinheiro fora para pagar aparelhos com o inutil e desnecessario Ginga embarcado, algumas entidades do g*verno (como a CEF) tambem tiveram que gastar dinheiro com essa porcaria, e caso o g*verno algum dia colocasse todos os seus sistemas funcionando com o Ginga, teria que investir mais uma enorme quantidade de dinheiro dos contribuintes, tudo sem nenhuma vantagem palpavel.

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Membro conhecido
Sep
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Não duvido da Globo lançar um "Canais Globo 4K" em breve, igual fizeram na mudança pro HD
 
Membro conhecido
Aug
908
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Geralmente a questão de resume pelo fato do Dolby ser VELHO muitos equipamentos inclusive no ambiente profissional acabam suportando só ele e/ou MPEG1. As transmissões via satélite acabam se resumindo so a isso.

Agora pro sistema terrestre como tudo tá embutido na televisão AAC é uma opção bem melhor, ainda mais com a expansão das smartvs que mostram conteúdo online onde também o AAC domina pesadamente.


Mas apenas no aparelho de tv, que normalmente so tem 2 caixinhas de 10W, nao faz a menor diferenca o audio multicanais.

A diferença (e o problema) é para quem possui um receiver e quer realmente usufruir do audio multicanal com 6 ou mais caixas de som separadas. Esse vai sair prejudicado porque o audio Dolby original vai precisar passar por diversas recodificacoes pelo caminho, desde a primeira fonte de transmissao ate chegar ao receiver, e perder qualidade (e isso se conseguir ser reconvertido para Dolby multicanal novamente pelo receiver). Por isso o ideal para o consumidor seria ter o audio Dolby mantido sem recodificacoes pelo caminho.

Quanto `as smartvs, elas independem do sistema de televisao aberta de um país, quem vai fazer a decodificacao de audio e video vai ser o sistema operacional da tv e nao o sistema de transmissao de tv aberta.

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Última edição:
Membro conhecido
Aug
908
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Entendi o que você comentou, e aí que está a coisa (aí é dúvida porque entrei em loop nessa haha): como funciona o caso da Cultura e a algumas praças das Globo (só SP e RJ, se não me engano), de terem o canal em Dolby Atmos? Tem até um vídeo mostrando como é a mixagem na Cultura:


O mais importante e determinante, é que por volta de 2020 o padrao foi alterado para permitir a adocao de tecnologias opcionais, usando de metodos que eu ja expliquei (simplificadamente) em outra mensagem. Como fatores adicionais, emissoras nao pagam royalties para Dolby por programas que nao produziram, emissoras públicas como a Cultura podem nao pagar (ou pagar menos) royalties para programas que produzem -- as condicoes da taxa Dolby variam caso a caso e podem ser negociadas --, e por aí vai.

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Membro conhecido
Aug
908
629
Mas incluir um formato desse dentro do padrão significaria que todos os aparelhos precisariam obrigatoriamente suportar ele, onerando mais até mesmo os aparelhos mais simples com o custo de licenciamento dele


Porem, ter adotado o Dolby 5.1 desde o inicio teria sido a melhor solucao para o consumidor final, ate pelo volume. Afinal, o maior mercado do mundo, o americano, ja tinha adotado o Dolby 5.1 em seus sistema de tv ATSC, bem como a industria do DVD. Apenas esses 2 fatos ja eram uma garantia que o Dolby 5.1 seria adotado rapidamente por TODA a industria mundial de software e equipamentos de audio e video, tornando-se um padrao de fato e trazendo ganho financeiro no volume (nossos televisores ja sao basicamente os fabricados para o mercado americano, ja que dividimos os mesmos padroes eletricos). Ninguem sairia prejudicado com os seus receivers, e diversos problemas colaterais teriam sido evitados (exemplo atual: a gravacao na nuvem da Claro faz downmix do audio 5.1).

E o g*verno ainda poderia ter compensado qualquer aumento de custo em conversores simples para a populacao mais pobre, tirando dele a obrigatoriedade de embarcar o inutil Ginga, que nunca serviu pra nada e que, pelo menos no inicio, tinha um custo bem alto para os fabricantes de conversores.

Para o consumidor, foi decisao errada em cima de decisao errada. Mas g*vernos nunca pensam no consumidor...

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Última edição:
Membro conhecido
Aug
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Não me surpreenderia se transmitissem jogos da Copa do Brasil em 4K, além da Copa do Mundo feminina. Difícil acreditar na criação de um canal linear 4K para a transmissão de apenas um evento por semana.


Os 2 canais lineares 4K da Claro (443 e 444) sao usados para transmitir eventos diversos, como Copa do Mundo, campeonato europeu, Rock in Rio, Lollapalooza... Ele nao foi criado especificamente para o Campeonato Brasileiro 2023. Mesma coisa no Globoplay, onde o canal 4K tambem é usado para esses eventos.

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Membro conhecido
Mar
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Space hd vai ficar c audio mpeg mesmo ?? Era 5.1 bem bom
Mudaram pro som mpeg justamente porque o áudio Dolby tava naquela qualidade de rádio de pilha, igual à TNT.
A diferença era que o Space dava mais problema no áudio original. O dublado em boa parte da programação era ok.
Acho que só devem voltar com o áudio Dolby quando a Turner arrumar o áudio desses canais.
 
Membro conhecido
Mar
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Mudaram pro som mpeg justamente porque o áudio Dolby tava naquela qualidade de rádio de pilha, igual à TNT.
A diferença era que o Space dava mais problema no áudio original. O dublado em boa parte da programação era ok.
Acho que só devem voltar com o áudio Dolby quando a Turner arrumar o áudio desses canais.
Aqui era bom o 5.1 inclusive bem mais alto que outros canais
 
Membro ativo
May
160
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J´á passou da hora da Globo lançar um canal com programação 4K 24 horas por dia. Tem conteúdo pra isso. Igual na época do Globosat HD.
Com certeza, mas talvez seja até uma estratégia deles para impulsionar o Globoplay, pois os conteúdos de lá são produzidos e distribuídos em 4K há alguns anos. E com a intenção das novelas da Globo aberta serem transmitidas em 4K (produzidas já são e Pantanal deu certo), deve ser um chamariz para o serviço próprio deles.
 
Membro conhecido
Mar
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Como foi notificado aqui há um tempo: TNT e Space sem Dolby, e conseguiram ferrar ainda mais o que já estava ferrado. É impressionante
 
Membro conhecido
Aug
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J´á passou da hora da Globo lançar um canal com programação 4K 24 horas por dia. Tem conteúdo pra isso. Igual na época do Globosat HD.


Os cenarios sao diferentes, nao sei se existiria o interesse. A diferença é que quando a Globo lançou o Globosat HD, o Brasil ja tinha um sistema de televisao HD (Entao havia interesse em formar o público para o HD).

Ja atualmente nao temos um sistema 4K para fazer o mesmo. Qualquer transmissao 4K agora, via internet ou via operadora de tv paga (que usa o DVB), vai ser apenas para um pequeno nicho (e no caso das operadoras de tv paga, um nicho sem muito futuro). Para esse nicho seria interessante ter o canal 4K 24 horas, mas será que seria para as emissoras e operadoras, ja que os custos sao maiores? Transmitir eventos é uma coisa, serve ate para formar os tecnicos, mas transmitir 24h? Isso tem custo e no momento so se fala em cortes de custo na Globo.

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Membro conhecido
Mar
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J´á passou da hora da Globo lançar um canal com programação 4K 24 horas por dia. Tem conteúdo pra isso. Igual na época do Globosat HD.

Acredito que para eventos pontuais, como iniciou agora no Brasileiro, pode até ser. Mas 24/7 talvez só mais pra frente. Sim, há conteúdo mas não creio que o fariam agora
 
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