"Inside Out 2" se torna a animacao de maior bilheteria de todos os tempos nas bilheterias globais
"Inside Out 2" (no Brasil, "Divertida Mente 2") da Pixar superou "Frozen II" da Disney para se tornar o filme de animação de maior bilheteria de todos os tempos nas bilheterias mundiais após terminar terça-feira (23 de julho) com US$ 1,462 bilhão, sem ajuste pela inflação.
A animação arrecadou US$ 601 milhões nos EUA e mais US$ 861,8 milhões internacionalmente.
Frozen II da Disney Animation arrecadou US$ 1,451 bilhão em 2019. Agora, ele está em segundo lugar na lista de maiores bilheterias de animação, seguido "The Super Mario Bros. Movie" da Illumination e Universal (US$ 1,361 bilhão), o primeiro "Frozen" (US$ 1,274 bilhão), "The Incredibles 2" da Pixar (US$ 1,242 bilhão), "Minions" da Illumination (US$ 1,157 bilhão), "Toy Story 4" (US$ 1,072 bilhão), "Despicable Me 3" (US$ 1,032 bilhão) e "Finding Dory" (US$ 1 bilhão).
Entre todos os filmes, "Inside Out 2" ultrapassou "Barbie", o rolo compressor do verão de 2023 da Warner Bros. (US$ 1,446 bilhão) na segunda-feira, para ficar em 13º lugar na lista de filmes de maior bilheteria de todos os tempos, animados ou não. Em outras palavras, a sequência de "Inside Out" é agora a maior bilheteria desde que Barbie chegou aos cinemas há um ano.
"Inside Out 2" foi, sem dúvida, a maior surpresa da temporada, considerando as dificuldades recentes da Pixar e o turbulento mercado de animação familiar nas bilheterias. As famílias ficaram cada vez mais confortáveis esperando por um filme de animação no streaming em vez de ir ao cinema.
Os problemas da Pixar foram agravados quando três de seus filmes foram enviados diretamente para o streaming durante o período do ex-CEO da Disney, Bob Chapek. "Inside Out 2" foi exatamente o bálsamo de que o famoso estúdio de animação precisava.
Falta apenas um marco: "Inside Out 2" está a poucos dias de ultrapassar "The Incredibles 2" (US$ 608 milhões) no mercado americano. Eles são os únicos dois filmes de animação a atingir a marca de US$ 600 milhões na América do Norte.
No início deste mês, "Inside Out 2" ultrapassou "The Incredibles 2" (US$ 1,242 bilhão) globalmente para se tornar o título da Pixar de maior bilheteria de todos os tempos nas bilheterias mundiais, sem ajuste pela inflação.
"Inside Out 2" ainda não estreou no Japão, onde a previsão é positiva (na Coreia do Sul, arrecadou mais de US$ 55 milhões, uma quantia impressionante que a Disney acredita ser um bom presságio para o Japão).
Por toda a Ásia, Europa e América do Norte, a animação está sendo assistida não apenas por famílias, mas também por adolescentes e jovens adultos que cresceram assistindo ao primeiro Inside Out, lançado em 2015.
A sequência também está batendo recordes históricos na América Latina e Europa. No Brasil, ela já vendeu mais de 20 milhões de ingressos e já é a maior bilheteria de todos os tempos nos cinemas do país.
Dirigido por Kelsey Mann, a sequência apresenta um novo elenco de emoções que são trazidas para a "sede" quando a jovem heroína da história, Riley, se torna uma adolescente. Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojo não têm tanta certeza de como se sentir sobre a chegada de Ansiedade, Inveja, Tédio e Constrangimento.
O filme se tornou um ponto de discussão cultural sobre as mudanças emocionais que a puberdade traz, e está sendo defendido por muitos educadores e psicólogos como um momento de ensino.
Amy Poehler — que interpreta Alegria — lidera o elenco de vozes. A lista de estrelas inclui Maya Hawke, Kensington Tallman, Liza Lapira, Tony Hale, Lewis Black, Phyllis Smith, Ayo Edebiri, Lilimar, Grace Lu, Sumayyah Nuriddin-Green, Adèle Exarchopoulos, Diane Lane, Kyle MacLachlan, Paul Walter Hauser e Yvette Nicole Brown.
"Inside Out 2", vem recebendo ótimas avaliações da crítica e do público, e quebrou vários recordes desde seu lançamento no início de junho, incluindo ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão nas bilheterias globais em tempo recorde para um filme de animação, ou apenas 19 dias. Entre os filmes de animação, é o 12º filme a atingir o marco. A Disney domina essa lista, com oito títulos, sejam da Pixar ou da Walt Disney Animation.
Em 2015, o primeiro "Inside Out" atingiu US$ 858,8 milhões globalmente.
[The Hollywood Reporter]
.