TV 3.0 4K/8K Terrestre no Brasil

• Thread starter Thread starter lucassodre
  • Start date Start date
  • Featured

Destaques do momento

Sintonizei a Globo Dtv+ aqui em Piabetá (Magé -RJ), mas só pegou com antena externa, não pegou de forma alguma com a antena do kit da Aquário e, só havia pegado 2 canais da tv 2.5, mas na antena externa pegaram quase todos os canais. Não entendi o motivo de não ter pegado alguns que faltaram, sendo que os mesmos pegam bem aqui. Conectei na antena externa da Proeletronic que possui vários elementos como horizontal e na vertical conectei como uma "mini proeletronic", é uma antena pequena interna, mas que pode ser útilizafa como externa também.
View attachment 36337
Ai ja era distante pra antena interna mesmo...

Queria muito que alguém do rj que mora entre valqueire a bangu testasse isso. La é ruim pra antena interna, mas com externa ainda pega o sinal do Sumaré

Ai ja era distante pra antena interna mesmo...

Queria muito que alguém do rj que mora entre valqueire a bangu testasse isso. La é ruim pra antena interna, mas com externa ainda pega o sinal do Sumaré
Achei que pudesse pegar, pq com antena interna na tv 2.5 até pegam alguns canais, a Globo é um deles.
Obs: Coloquei a imagem novamente da intensidade do sinal, tinha saído antes.

1000798169.jpg
1000798127.jpg

Improvisei a antena na planta. 😂😂
A outra antena não deu pra mostrar agora, pq está chovendo muito no momento, mas deu certo a gambiarra. No sábado devo subir essa antena menor.

Para os canais DTV+ rodarem tem que estar obrigatoriamente os dois cabos de antena conectados e com presença de sinal, já fiz os testes aqui desligando um ou outro, a emissora sai do ar, não funciona! Já nos canais ISDBT funciona com um cabo só independente da entrada. Assim tem q ter as duas antenas "arranjadas " na H e V externa ou usar mesmo a interna fornecida no kit. Só uma antena externa esquece, os canais DTV+ não vão ser sintonizados!

Ué, gente... então isso é algo do padrão brasileiro? Meu amigo nos EUA pega a transmissão com a antena que ele já tinha na casa dele. Não sei se tem uma antena interna dentro da TV dele que já vem preparada pro 3.0 de lá, mas ele disse que foi tirar da caixa e plugar.

Achei estranho pois, no começo quando eu olhava as notícias, por várias vezes vi que as pessoas não precisariam trocar antena externa e nem nada mais (no máximo um receptor/conversor compatível para os modelos de TV que não terão já de fábrica). Estava com a impressão que o receptor iria ler os sinais da antena externa e fazer a conversão.

ADENDO: Fiz um intensivão aqui agora, e aprendi que, sim, vamos ter que trocar antena externa, e que teria que descer dois cabos (ou um cabo duplo), se a pessoa fizer questão de desfrutar de todas as características do serviço. Já prevejo guerras em prédios residenciais. E já aprendi que sim, nos EUA é só um cabo, mas o serviço lá também é menos parrudo.

Última edição:
Ué, gente... então isso é algo do padrão brasileiro? Meu amigo nos EUA pega a transmissão com a antena que ele já tinha na casa dele. Não sei se tem uma antena interna dentro da TV dele que já vem preparada pro 3.0 de lá, mas ele disse que foi tirar da caixa e plugar.

Achei estranho pois, no começo quando eu olhava as notícias, por várias vezes vi que as pessoas não precisariam trocar antena externa e nem nada mais (no máximo um receptor/conversor compatível para os modelos de TV que não terão já de fábrica). Estava com a impressão que o receptor iria ler os sinais da antena externa e fazer a conversão.

ADENDO: Fiz um intensivão aqui agora, e aprendi que, sim, vamos ter que trocar antena externa, e que teria que descer dois cabos (ou um cabo duplo), se a pessoa fizer questão de desfrutar de todas as características do serviço. Já prevejo guerras em prédios residenciais. E já aprendi que sim, nos EUA é só um cabo, mas o serviço lá também é menos parrudo.
Nossa DTV+ adota MIMO 2x2 (polarização dupla/duas antenas), os americanos não... Com isso, teremos um sinal mais robusto e com uma cobertura maior. Com MIMO 2x2, ironicamente, quem estiver numa área urbana mais densa terá um sinal melhor, pois o MIMO 2x2 faz uso do multipercurso (área de reflexo) como sinal adicional. A antena externa não será necessária, em tese... Como a DTV+ ainda está numa fase experimental, não vai funcionar como se espera... Essa fase é para coletar dados para ajustes futuros.

Acredito que com o avanço tecnológico em pouco tempo não precisaremos de duas entradas de antena, outros sinais como Wifi, 4G e 5G podem fazer uso do MIMO (pra quem não sabe, significa múltiplas entradas/múltiplas saídas).

Para os canais DTV+ rodarem tem que estar obrigatoriamente os dois cabos de antena conectados e com presença de sinal, já fiz os testes aqui desligando um ou outro, a emissora sai do ar, não funciona! Já nos canais ISDBT funciona com um cabo só independente da entrada. Assim tem q ter as duas antenas "arranjadas " na H e V externa ou usar mesmo a interna fornecida no kit. Só uma antena externa esquece, os canais DTV+ não vão ser sintonizados!
bom que vc esta com paciencia para testar possibilidades.
Pensando na facilidade para condominio pela dificuldade em passar 2 cabos em dutos geralmente bem estreitos e usando antena externa:
- desça somente um cabo alimentando as entradas H e V apenas duplicando essa antena unica. Se o sinal ficar muito baixo, tente posicionar a antena externa num angulo de 45 graus intermediaria entre horizontal e vertical em relação ao solo, ou seja, deixar no meio do caminho entre H e V em relação ao solo, duplique o cabo e plugue nas entradas H e V. Provável que não de certo, mas....
- Alimentar de forma desbalanceada, uma das entradas com a antena externa e outra com uma saida da anteninha interna tentando algumas posições internas para otimizar a potencia acompanhando o medidor, alternando as entradas com externa e interna.
- Tentar aquele arranjo que o Lucas de Osasco fez: antena externa e uma dessas que tbém sao usadas como externa mas dentro da sala procurando alguma boa posição
- a empresa que esta fazendo antenas transmissoras para a faixa 300 MHz esta ai em Valinhos ou Vinhedo. Tente contata los para saber se vão fazer antenas externas para recepção.
Desde ja obrigado e tente o que for possivel. Tua boa recepção da DTV+ Globo e até Tv Brasil num raio de 100 km da Paulista é de grande valia para os early adopters, expandindo já para além da grande S. Paulo, poderia chegar até S. Jose dos Campos, Campinas, Sorocaba e Santos.

Acredito que com o avanço tecnológico em pouco tempo não precisaremos de duas entradas de antena, outros sinais como Wifi, 4G e 5G podem fazer uso do MIMO (pra quem não sabe, significa múltiplas entradas/múltiplas saídas).

Mas usam polarizações diferentes? acho que não...

O que vai mudar é que, assim como redes celulares, a TV3.0 terão mais retransmissoras espalhadas pelas cidades, para facilitar ainda mais a recepção com antena interna... hoje só tem 1 ponto de transmissão em SP... na TV2.5 tem váaaarias retransmissoras da Globo espalhadas na grande SP, por exemplo.

O que vai mudar é que, assim como redes celulares, a TV3.0 terão mais retransmissoras espalhadas pelas cidades, para facilitar ainda mais a recepção com antena interna... hoje só tem 1 ponto de transmissão em SP... na TV2.5 tem váaaarias retransmissoras da Globo espalhadas na grande SP, por exemplo.
Vai exigir um baita investimento das emissoras em antena repetidora.

Posso citar o exemplo do RJ que a região metropolitana tem 3 parques principais (Sumaré, mendanha e penna) e só hoje 2026 tem canal da TV 2.5 instalando repetidores do Mendanha.

Em SP nao sei listar quais canais estão no pico do jaraguá mas devem ser apenas os principais, os poucos que daqui consigo pegar com antena interna na 2.5

- Tentar aquele arranjo que o Lucas de Osasco fez: antena externa e uma dessas que tbém sao usadas como externa mas dentro da sala procurando alguma boa posição
Nos últimos 2 dias tenho colocado a antena menor na janela la pra fora. Ganho muita qualidade de sinal assim atingindo 80-85%, suficiente pra não ter travamentos ou até mesmo slow downs (!!) em transmissão 4k.

Ja tive na prática a experiência ruim desse novo sinal dtv+ quando a qualidade de sinal esta no limite

Próximo teste que pretendo fazer no futuro é substituir a antena vertical log periodica de 5dBi de ganho pra uma dessas log periodica de 14dBi de ganho pra ver o que altera.

View attachment 36339View attachment 36340
Improvisei a antena na planta. 😂😂
A outra antena não deu pra mostrar agora, pq está chovendo muito no momento, mas deu certo a gambiarra. No sábado devo subir essa antena menor.
Nos últimos 2 dias tenho colocado a antena menor na janela la pra fora. Ganho muita qualidade de sinal assim atingindo 80-85%, suficiente pra não ter travamentos ou até mesmo slow downs (!!) em transmissão 4k.

Ja tive na prática a experiência ruim desse novo sinal dtv+ quando a qualidade de sinal esta no limite

Próximo teste que pretendo fazer no futuro é substituir a antena vertical log periodica de 5dBi de ganho pra uma dessas log periodica de 14dBi de ganho pra ver o que altera.

Acho que é essa empresa que forneceu os paineis para a antena transmissora da Globo na Paulista. Ela estava na CES Las Vegas fazendo demonstrações. Tente contata los sobre antenas receptoras. O normal seria a propria Aquario, Intelbras, ... tbém disponibilizarem antenas externas porque por mais que o MIMO seja eficiente sempre havera necessidade antenas externas.

EFTX - Iltom Favaro Fabricação de Antenas Ltda
4,2(5) · Fabricante de eletrônicos
R. Higyno Guilherme Costato, N° 298 · Jd Pinheiros (19) 4117-0270
Aberto · Fecha 17:00

Vai exigir um baita investimento das emissoras em antena repetidora.

Posso citar o exemplo do RJ que a região metropolitana tem 3 parques principais (Sumaré, mendanha e penna) e só hoje 2026 tem canal da TV 2.5 instalando repetidores do Mendanha.

Em SP nao sei listar quais canais estão no pico do jaraguá mas devem ser apenas os principais, os poucos que daqui consigo pegar com antena interna na 2.5

A Globo no RJ acho que tem uns 8 retransmissores de TV2.5....

Eu conectei o conversor para testes numa tv full HD. O canal da DTV+ por usar o HDR10 não é retrocompativel com SDR. E o conversor não faz tone mapping para SDR de forma adequada. Resultado, o canal fica com uma aparência mais escura parecida com a imagem abaixo

1000187879.jpg

Aqui estao as configurações de saida de imagem para a tv full hd que testei
1000187872.jpg

A ferramenta de ajuste de pico de brilho também é pouco intuitivo. Deveria ser algo similar ao playstation 5 que da pra ajustar o nivel de branco e preto na calibração do HDR. No lugar tenho este peak luminance

1000187868.jpg

E por fim nesses testes que fiz agora a pouco pela primeira vez atingi niveis de qualidade horizontal e vertical em 100% cravado com minhas 2 antenas em Osasco. Certamente a globo ta ajustando a potencia do sinal

1000187871.jpg

onde vc esta? nessa fase experimental seria bom o pessoal informar localização e como esta recebendo e o que esta fazendo para melhorar a recepção. Qto mais detalhes melhor para ajudar o pessoal que ainda esté em duvida se compra agora ou não.
Tbém seria bom ver uma comparação entre os 2 receptores, Aquario e Intelbras enqto as outras marcas não são comercializadas, Vivensis, ZTE Multilaser, Century, etc...

Back