TV 3.0 4K/8K Terrestre no Brasil

  • Thread starter Thread starter lucassodre
  • Start date Start date
  • Featured

Destaques do momento

📀 Situação Atual do Blu-ray nos EUA​


  • Produção continua ativa: Empresas como Sony, Panasonic e Technicolor ainda fabricam discos Blu-ray para o mercado norte-americano.[/B]

Essa Informacao está desatualizada... A Sony deixou de fabricar discos Blu-Ray para o público consumidor em 2024, e encerrou totalmente a producao de discos blu-ray para a industria em fevereiro de 2025. Ela tambem nao fabrica mais os gravadores. Desconheço a situacao das outras citadas, mas o unico grande fabricante ocidental que ainda fabrica o gravador é a Panasonic.


  • Colecionadores que valorizam edições limitadas e extras.
  • Cinefilos que buscam qualidade superior de imagem e som.
  • Consumidores resistentes ao streaming por questões de direitos digitais ou preferência por posse física.

Ou seja, mercado de nicho.
.
 
Rubens, vc acha desnecessário a DTV+ pq deveria pular direto da 2.5 p o streaming. Não está errado se comparado c a Europa Japão onde a internet não eh um peso p a população.
Brasil e demais países em desenvolvimento onde a tv aberta eh muito popular pedem um sistema gratuito q faça a transição pq nem temos algum horizonte garantido de qqr melhora econômica.
Ate um país rico como os EUA relutou em migrar direto p o streaming devido a gde força ainda da tv aberta.
Devido ao pioneirismo, o NextGen ficou obsoleto sem as vantagens do MIMO, melhor recepção, e o VVC, melhor resolução até 8k, então não justificou ao q veio.
Imagine se ainda tivermos tv aberta por mais 30 anos! Vamos ter a opção híbrida opcional totalmente gratuita e ainda por cima c qualidade de cinema.
 
Última edição:
Essa Informacao está desatualizada... A Sony deixou de fabricar discos Blu-Ray para o público consumidor em 2024, e encerrou totalmente a producao de discos blu-ray para a industria em fevereiro de 2025. Ela tambem nao fabrica mais os gravadores. Desconheço a situacao das outras citadas, mas o unico grande fabricante ocidental que ainda fabrica o gravador é a Panasonic.




Ou seja, mercado de nicho.
.

Fabricantes de Discos Blu-ray (2026)​

  • Panasonic – ainda produz discos industriais e de alta qualidade, embora a disponibilidade para consumidores esteja diminuindo.
  • Verbatim – mantém produção de discos graváveis, incluindo a linha M-DISC, voltada para arquivamento de longo prazo (vida útil estimada em até 1.000 anos).
  • CMC Magnetics – fabricante taiwanês que fornece discos para várias marcas globais.
  • Ritek – outro grande produtor asiático de mídias ópticas.
  • Technicolor – atua na fabricação e distribuição de discos para estúdios de cinema.
  • Outros players regionais – empresas como New Cyberian Systems, CDA GmbH, Smartbuy, Tsinghua Unigroup e fabricantes chineses menores continuam ativos, mas com foco em mercados locais.

Fabricantes de Players Blu-ray​

  • Panasonic – segue como líder no segmento de players dedicados.
  • Sony – apesar de ter encerrado a fabricação de discos graváveis, ainda comercializa players e consoles (PlayStation 5) que funcionam como leitores Blu-ray.
  • LG e Samsung – mantêm linhas de players domésticos, embora com menos modelos que no auge da mídia.
  • Philips e Dell – oferecem drives Blu-ray para computadores e notebooks.
  • Outros fabricantes – marcas como Canon, Epson, BenQ, Hitachi, Casio, ViewSonic, Acer também aparecem no mercado, principalmente em soluções multimídia e drives integrados.
 
Rubens, vc acha desnecessário a DTV+ pq deveria pular direto da 2.5 p o streaming. Não está errado se comparado c a Europa Japão onde a internet não eh um peso p a população.
Brasil e demais países em desenvolvimento onde a tv aberta eh muito popular pedem um sistema gratuito q faça a transição pq nem temos algum horizonte garantido de qqr melhora econômica.
Ate um país rico como os EUA relutou em migrar direto p o streaming devido a gde força ainda da tv aberta.
Devido ao pioneirismo, o NextGen ficou obsoleto sem as vantagens do MIMO, melhor recepção, e o VVC, melhor resolução até 8k, então não justificou ao q veio.
Imagine se ainda tivermos tv aberta por mais 30 anos! Vamos ter a opção híbrida opcional totalmente gratuita e ainda por cima c qualidade de cinema.
E esperar que a DTV+ tenha a mesma adesão de uma 2.0 ou 1.0 para considerar sucesso é no mínimo ingenuidade. Não vai ser mesmo. Vai ter gente que nunca vai usar e é isso. A TV 3.0, sendo híbrida, vai até se confundir, por vezes, com YouTube, outras plataformas próprias de streaming, fast etc.

A audiência vai ficar cada vez mais diluída. E apesar dos pesares, a Globo ainda parece a única disposta a investir em algo (tanto que é praticamente a única que segue com novelas). E isso vai agregar muito valor ao streaming em um futuro próximo, coisa que as concorrentes como SBT e Record praticamente abriram mão.
 
Back
Top