HDTV Piauí

Destaques do momento

As listagens do BSD foram corrigidas após uma explicação de que houve erro na interpretação da afiliação da TV Conecta.

11.1 - TV Conecta sem programação local, apenas Meio Norte (rede);
12.1 - TV Conecta (pgm local) + TV Difusora/SBT
Voltei para morar em Floriano/PI! Aguardem atualização em algumas cidades do sul do Piauí no Portal BSD e LineUP!

Posso adiantar que ainda tem sinal analógico funcionando em Bom Jesus, Canto do Buriti e Gilbués, mesmo com o desligamento total do analógico oficialmente anunciado!

Voltei para morar em Floriano/PI! Aguardem atualização em algumas cidades do sul do Piauí no Portal BSD e LineUP!

Posso adiantar que ainda tem sinal analógico funcionando em Bom Jesus, Canto do Buriti e Gilbués, mesmo com o desligamento total do analógico oficialmente anunciado!
Vou postar ao menos 3 fotos por canal, com todas as informações técnicas dos canais captados em Floriano/PI e Barão de Grajaú/MA:

O conversor que utilizo aqui é da marca Anguátech, similar ao Ekotech do satélite que a TV Meio Norte usa lá na torre!
1000284330.jpg

4.1 - "TV CIDADE VERDE HD"
1000284312.jpg

O canal principal possui dois canais de áudio, o segundo está sem som, não possui CC, o codec de áudio é HE-AAC e transmite a 60fps, mas o bitrate do canal está baixo, fica quadriculando com muito movimento.

O sinal é o mais forte das retransmissoras de Floriano, o nível é próximo da TV Alvorada:
1000284313.jpg

No conversor digital os dados são esses:
1000284331.jpg

4.2 - "TV CIDADE VERDE FM"
1000284314.jpg

O canal 4.2 é apenas o áudio da rádio Cidade Verde 93.5 FM de Teresina, sem imagem. Ele é destinado às afiliadas e não deveria estar sendo exibida aqui. Apenas aparelhos compatíveis conseguem rodar o áudio, como conversores digitais, por exemplo. Nessa televisão da marca LG não funciona.

No conversor, o áudio funcionou bem, inclusive o som é bem mais alto que os demais canais:
1000284332.jpg

4.3 - "TV CIDADE VERDE SD"
1000284288.jpg

Esse canal deveria estar no 4.2, mas está no 4.3, quando os técnicos configuraram, apenas puxaram o TP do satélite e não fizeram nenhum tratamento para deixar apenas dois canais e não três como está.

Um detalhe: os PIDs que aparecem costumam ser os mesmos do satélite:
1000284333.jpg

4.31 - "TV CIDADE VERDE 1SEG"
1000284334.jpg

Canal destinado apenas para dispositivos móveis, no conversor consigo captar e mostrar pra vocês, está funcionando bem!

Última edição:
6.1 - "Alvorada HD"
1000284289.jpg

A afiliada local da cidade de Floriano, que hoje exibe apenas propagandas locais. Não dispõe de nenhum recurso adicional como CC, vários canais de áudio, é apenas o sinal e pronto. Codec de áudio no padrão HE-AAC. Passou uns 7 anos, mais ou menos, exibindo a programação da TV Clube em analógico, hoje exibe em Full HD, mas em 30fps, diferente da Globo Rede que é exibida em 60fps.

É o sinal mais potente da região como um todo!
1000284315.jpg

Eis aqui os dados do conversor:
1000284335.jpg

6.2 - "TV Alvorada 6.2"
1000284316.jpg

No período em que estive na cidade até a mudança pra cá, esse canal quando disponível, nunca vi sendo transmitido nada nele, diz que era o Educa Piauí quando funcionava, ainda continua a disposição, só falta transmitir algo.

1000284336.jpg

Note que os PIDs são os mesmos do satélite, que por lá, me parece que também não tem transmissão nesse canal.

6.31 - "Alvorada 1SEG"
1000284338.jpg

A emissora dispõe do serviço 1Seg, mas o formato da imagem era a mesma utilizada no analógico, gerada em 16:9 letterbox.

Última edição:
7.1 - "TV MEIO NORTE HD"
1000284293.jpg

A primeira retransmissora do Piauí a entrar em funcionamento na cidade de Floriano, ela também não dispõe de nenhum recurso adicional como CC ou vários canais de áudio. Mas tem um problema, o codec de áudio é MPEG, que pode causar incompatibilidade com alguns aparelhos.

1000284317.jpg

É o sinal mais fraco das retransmissoras de Floriano, porque na época que tinha o analógico, era compartilhado 1 receptor para dois transmissores, e pelo que ouvi dizer, é porque a casinha não dava conta de colocar uma potência maior, aí ficou assim, o que me obrigou a comprar uma antena externa. Fico a 4 km em linha reta da torre.

Eis os dados mostrados no conversor:
1000284339.jpg

7.31 - "TV MEIO NOTE 1SEG"
1000284340.jpg

O canal destinado para celulares existe, mas nunca funcionou e continua do mesmo jeito desde quando entrou ao ar.

9.2 - "ANTENA 10 HD"
1000284297.jpg

O último canal de Floriano das grandes redes a entrar em funcionamento, fez um movimento inédito ao meu ver, desligou o sinal do satélite e mantém o sinal pelo interior usando apenas a nova parabólica, algo inédito (se tiver outro lugar assim, me informem)!

Até então a frequência dispunha de dois canais, o principal e o Educa Piauí, que também não cheguei a ver funcionando, era só tela preta. Aí quando foram remover esse segundo canal, deixaram o canal principal no .2, e parece que nem viram isso.

O canal também não dispõe de nenhum recurso adicional e está no padrão HE-AAC de codec de áudio.

O sinal é potente o suficiente:
1000284318.jpg

Só uma observação, diferente dos outros canais, a modulação é 16QAM, normalmente é QPSK, não sei qual efeito prático tem aqui, mas não impediu o funcionamento onde eu vi.
1000284341.jpg

Já o sinal 1Seg não existe nessa frequência. É só o canal principal.

12.1 - "TV CONECTA HD" (dois espaços antes do HD)
1000284299.jpg

Canal que entrou em março desse ano, é a primeira vez que estou podendo assistir pessoalmente a programação, ela não está transmitindo a TV Difusora por esses dias, tá apenas retransmitindo a live do YouTube do SBT, tem uma logo bem pequena ao lado da logo maior. Não sei por qual motivo estão fazendo assim. Em relação à TV Cidade Verde, está uns 6 a 8 segundos atrasado.

O canal igualmente aos demais, também não dispõe de nenhum recurso adicional e o codec de áudio é HE-AAC.

O canal 11.1 que diz retransmitir a Meio Norte, foi tão falado nesse mês aqui no fórum, está fora do ar desde o dia que cheguei em Floriano na última quinta, também não sei o motivo, já que eles deram tanta propaganda nele e tirar do ar pouco tempo depois, não faz sentido pra mim, só um problema técnico pode explicar.

Até que vindo do Barão, o sinal está bom, mas poderia ser melhor!
1000284319.jpg

Eis os dados no conversor:
1000284342.jpg

12.31 - "TV CONECTA 1Seg"
1000284343.jpg

Igualmente à Meio Norte, o canal 1Seg está disponível, mas não tem transmissão.

18.1 - "REDEVIDA HD"
1000284301.jpg

O primeiro canal a entrar no ar na região, logo depois da copa de 2014, antes mesmo da Globo, chegou a passar 4 anos fora do ar e agora tem funcionado direto! Como todos conhecem, a emissora dispõe de vários canais de áudio, CC e guia de programação, nesse dia da foto não tinha a programação, e ela segue todos os padrões que todos os canais deveriam fazer!

Sinal sempre manteve constante e razoável:
1000284320.jpg

Eis os dados do conversor para o 18.1:
1000284344.jpg

18.2 - "REDEVIDA +"
1000284303.jpg

Acompanha multiprogramação que dispensa comentários!

1000284345.jpg

18.3 - "REDEVIDA EDUCAÇÃO"
1000284304.jpg

1000284346.jpg

18.31 - "REDEVIDA 1Seg"
1000284347.jpg

O sinal 1Seg funciona perfeitamente também!

36.1 - "TV TROPICAL HD"
1000284306.jpg

A TV Tropical está de volta em canal aberto, agora no 36.1 retransmitindo a TV Cidade pela primeira vez! A imagem não aparenta ser Full HD, mas está em 720p, até satisfatório, mas é melhor do que SD.

Também não conta com nenhum recurso adicional. O codec de áudio é HE-AAC.

O sinal vindo do Barão é o melhor de todos! Fico a 3 km em linha reta das torres de lá, um pouquinho mais perto.
1000284321.jpg

Eis os dados do conversor, a modulação também é 16QAM:
1000284348.jpg

O canal não dispõe do 1Seg.

43.1 - "Tv Cidade BG"
1000284309.jpg

Eis aqui o canal mais novo que começou a funcionar ontem! A princípio só retransmite a TV Cultura, mas colocaram a nomenclatura de TV Cidade BG, que há uns 10 anos atrás existia no analógico a afiliada da TV Cidade de Barão de Grajaú, mas não durou muito tempo.

Estava monitorando nos últimos dias uma possível entrada do canal, mas só ontem passou a funcionar. Notem que tem um ícone de volume no mudo ao lado da logo da TV Cultura, o canal está sem som.

O codec de áudio é MPEG, igual a Meio Norte, pode dar incompatibilidade em alguns receptores e não dispõe de nenhum recurso adicional, como na foto abaixo:
1000284311.jpg

Hoje pela tarde começou a ficar sem transmissão, o transmissor ligado mas sem nada funcionando. O sinal é o mais fraco de todos do Barão. Até pela manhã tava normal:
1000284322.jpg

A modulação é completamente diferente dos demais canais, 64QAM.
1000284349.jpg

Por fim, o canal não dispõe de 1Seg.

Pronto, todos os canais no ar estão publicados, só não estão funcionando os canais do Digitaliza Brasil de Barão de Grajaú/MA e a Meio Norte 11.1 de lá também, os demais funcionando e com essa novidade da TV Cultura, que não foi postado em lugar nenhum!

43.1 - "Tv Cidade BG"
View attachment 30936
Eis aqui o canal mais novo que começou a funcionar ontem! A princípio só retransmite a TV Cultura, mas colocaram a nomenclatura de TV Cidade BG, que há uns 10 anos atrás existia no analógico a afiliada da TV Cidade de Barão de Grajaú, mas não durou muito tempo.

Estava monitorando nos últimos dias uma possível entrada do canal, mas só ontem passou a funcionar. Notem que tem um ícone de volume no mudo ao lado da logo da TV Cultura, o canal está sem som.

O codec de áudio é MPEG, igual a Meio Norte, pode dar incompatibilidade em alguns receptores e não dispõe de nenhum recurso adicional, como na foto abaixo:
View attachment 30939

Hoje pela tarde começou a ficar sem transmissão, o transmissor ligado mas sem nada funcionando. O sinal é o mais fraco de todos do Barão. Até pela manhã tava normal:
View attachment 30938

A modulação é completamente diferente dos demais canais, 64QAM.
View attachment 30937

Por fim, o canal não dispõe de 1Seg.

O canal 41 é da TV Sul Bahia em Floriano. Estranho... Será que é arrendamento? 🤔

O canal 41 é da TV Sul Bahia em Floriano. Estranho... Será que é arrendamento? 🤔
Esse canal é de Barão de Grajaú, tanto é que tem o BG no ID do canal, no sábado com muita luta consegui captar a RIT 1Seg no 41 no celular de minha mãe, ainda deu pra ver a imagem, mas muito fraco, acho que por causa da interferência não estou conseguindo captá-la. Ainda vou confirmar.

Vou ter que pegar outro aparelho e ir mais perto da torre pra conferir, acho que vai ser um canal em Floriano e outro no Barão na mesma frequência.

É só no 12.1 a TV Conecta! 11.1 tá até fora do ar!

Já a TV Sul Bahia preciso confirmar se está no ar, porque pode estar havendo interferência, aí só consigo captar o mais forte que vem do Barão.
Pelo lineuo tv sul bahia só tem autorização igual a tv antares

Back