Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

HDTV em Rio de Janeiro

Membro conhecido
Sep
702
700
Mas o "novo" decreto de multiprogramação permite conteúdo comercial nos subcanais?

Eu entendi que sim, na nota do Ministério das Comunicações tem o seguinte texto:

"Até então, apenas as emissoras públicas tinham permissão para utilizar a multiprogramação. Agora, será possível fomentar a inovação e o desenvolvimento de novos modelos de negócios no setor de radiodifusão, promovendo uma utilização mais eficiente da tecnologia digital, tanto para fins educacionais quanto para exploração comercial."

A nota completa pode ser vista aqui: https://www.gov.br/mcom/pt-br/notic...-educativos-e-instituida-pelo-governo-federal

Ou interpretei errado?
 
Membro conhecido
Aug
1,228
1,748
Mas o "novo" decreto de multiprogramação permite conteúdo comercial nos subcanais?
Nao permite.....
O recurso permite a transmissão simultânea de programações distintas, mas focando em conteúdos educativos, científicos, tecnológicos, de inovação, cidadania e saúde. Os sub-canais devem exibir uma programação criada por meio de parceria com os Municípios, Estados, Distrito Federal e União. O texto, porém, não fornece mais detalhes sobre os tipos de parceria, o que abre brechas para diversas possibilidades. Veja mais em: https://natelinha.uol.com.br/mercad...rogramacao-para-globo-record-e-sbt-213034.php

Viram o detalhe das brechas? Somente canais como Futura, SescTv, aquele Empreender fechado pela Band, Educação e Saude poderiam ocupar esses sub-canais? ou as tais brechas são aqueles jabutis tão usados pelo legislativo para permitir exceções?
Decreto feito para agradar a bancada evangelica que consideram as pregações como educativos? Afinal isso já é fartamente usado para usar canais educativos p transmissão religiosa.

edufaria4, esse texto:
https://www.gov.br/mcom/pt-br/notic...-educativos-e-instituida-pelo-governo-federal
já ´é uma interpretação do decreto:
que impoe a parceria, veda a propaganda somente para as educativas e deixa uma enorme brecha p as comerciais.
 
Última edição:
Membro conhecido
Sep
702
700
O recurso permite a transmissão simultânea de programações distintas, mas focando em conteúdos educativos, científicos, tecnológicos, de inovação, cidadania e saúde. Os sub-canais devem exibir uma programação criada por meio de parceria com os Municípios, Estados, Distrito Federal e União. O texto, porém, não fornece mais detalhes sobre os tipos de parceria, o que abre brechas para diversas possibilidades. Veja mais em: https://natelinha.uol.com.br/mercad...rogramacao-para-globo-record-e-sbt-213034.php

Viram o detalhe das brechas? Somente canais como Futura, SescTv, aquele Empreender fechado pela Band, Educação e Saude poderiam ocupar esses sub-canais? ou as tais brechas são aqueles jabutis tão usados pelo legislativo para permitir exceções?
Decreto feito para agradar a bancada evangelica que consideram as pregações como educativos? Afinal isso já é fartamente usado para usar canais educativos p transmissão religiosa.

Exatamente, fica muito aberto... com certeza as emissoras pequenas vão tentar muita coisa... vamos monitorar... rs.
 
Novo membro
Jun
2
3
O recurso permite a transmissão simultânea de programações distintas, mas focando em conteúdos educativos, científicos, tecnológicos, de inovação, cidadania e saúde. Os sub-canais devem exibir uma programação criada por meio de parceria com os Municípios, Estados, Distrito Federal e União. O texto, porém, não fornece mais detalhes sobre os tipos de parceria, o que abre brechas para diversas possibilidades. Veja mais em: https://natelinha.uol.com.br/mercad...rogramacao-para-globo-record-e-sbt-213034.php

Viram o detalhe das brechas? Somente canais como Futura, SescTv, aquele Empreender fechado pela Band, Educação e Saude poderiam ocupar esses sub-canais? ou as tais brechas são aqueles jabutis tão usados pelo legislativo para permitir exceções?
Decreto feito para agradar a bancada evangelica que consideram as pregações como educativos? Afinal isso já é fartamente usado para usar canais educativos p transmissão religiosa.
Agora lendo esta matéria, e lendo a outra do site do Gov. Federal, eu entendi que, poderá ter uma programação normal, comercial como tipo novelas, filmes, programas, como já acontece. Mas para utilizar os sub canais, eu acho que eles vão querer que uma parte desta programação no sub canal, tenha um x de porcentagem destinada a uma programação de cunho educativo aí como documentários, teleaulas, mas também que terá que ser de produção de entidades voltada para o governo, tipo um programa feito pela Tv Brasil (EBC) ou Tv Futura (Globo). Eu entendi assim, eu acho que eles não vão restringir somente para questão educativas.
 
Última edição:
Membro conhecido
Mar
2,952
6,335
Só quero ver isso na prática, pois no papel tudo é maravilhoso, e que muitas vezes acaba não condizendo com a realidade.
 
Membro conhecido
Sep
1,739
2,922
Só quero ver isso na prática, pois no papel tudo é maravilhoso, e que muitas vezes acaba não condizendo com a realidade.
É como disseram os colegas, poderá ter interpretações e brechas, mas que conteúdos educativos e científicos serão obrigatórios.
 
Membro conhecido
Sep
1,309
2,104
Para um melhor entendimento, é importante que se leia o Decreto n° 12.051, de 11 de Junho de 2024, publicado no Diário Oficial da União em 12 de Junho de 2024, através do link abaixo:

Agora eu entendi que a regulamentação sobre comerciais fala apenas da publicidade e restrição em canais públicos artigo 3, não fala da tv comercial minha interpretação e que em emissoras comerciais está liberada a publicidade.
 
Membro conhecido
Sep
1,460
1,789
Eu entendi que sim, na nota do Ministério das Comunicações tem o seguinte texto:

"Até então, apenas as emissoras públicas tinham permissão para utilizar a multiprogramação. Agora, será possível fomentar a inovação e o desenvolvimento de novos modelos de negócios no setor de radiodifusão, promovendo uma utilização mais eficiente da tecnologia digital, tanto para fins educacionais quanto para exploração comercial."

A nota completa pode ser vista aqui: https://www.gov.br/mcom/pt-br/notic...-educativos-e-instituida-pelo-governo-federal

Ou interpretei errado?
pelo menos o art. 1º, essa dita exploração comercial seria outra forma de repasses de recursos se algum ente publico faça acordos com empresa privada/comercial:
Art. 1º As entidades de que trata o art. 7º do Regulamento dos Serviços de Radiodifusão, aprovado pelo Decreto nº 52.795, de 31 de outubro de 1963, detentoras de outorga para execução de serviço de radiodifusão de sons e imagens em tecnologia digital, com fins exclusivamente educativos ou de exploração comercial, poderão, por meio da celebração de convênio ou instrumento congênere para o estabelecimento de parceria com a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, utilizar o recurso de multiprogramação com conteúdo específico destinado às atividades de educação, ciência, tecnologia, inovação, cidadania e saúde.
 
Membro conhecido
Sep
1,739
2,922
Independente de qualquer coisa, uma vergonha o governo brasileiro libertar a multiprogramação para todas as emissoras(comerciais principalmente) somente agora, já que o padrão ISDB permite a transmissão em vários subcanais, e a inauguração oficial da tv digital foi em 2007 enquanto países vizinhos liberaram este recurso finalidades diversas há anos.
 
Última edição:
Membro conhecido
Sep
1,309
2,104
Só tem uma maneira da TV aberta tentar se recuperar de maneira mais robusta, oferecendo mais conteúdo, tentando agradar mais público, principalmente o mais jovem.
 
Membro conhecido
Sep
1,739
2,922
Pessoal, para aqueles que conseguem sintonizar a TV Univeso, podem confirmar se a emissora ainda está com a programação da Cultura? Segundo uma fonte confiável, a emissora pública de SP não renovou com a TV Universo e que a Cultura Rio irá reinaugurar o sinal dela dentro de um mês e meio.
 
Membro ativo
Nov
194
88
Pessoal, para aqueles que conseguem sintonizar a TV Univeso, podem confirmar se a emissora ainda está com a programação da Cultura? Segundo uma fonte confiável, a emissora pública de SP não renovou com a TV Universo e que a Cultura Rio irá reinaugurar o sinal dela dentro de um mês e meio.
Tv Universo continua com o sinal da Cultura, inclusive estou nela nesse momento.
 
Novo membro
Mar
16
4
Pode ser algum teste da Rede Brasil no Sumaré... esse ano ela teve um novo licenciamento, com uma potência bem alta... podem estar testando para voltar pelo Sumaré... e agora com a multiprogramação autorizada para todos, podem trazer todos os seus canais pra mesma frequência...
Entendi!
Eu achei que era um bug ou testes da TV Cultura Rio.
 
Top