Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

HDTV em Paranaguá

Membro conhecido
Jun
219
298
REDE MASSA EM MORRETES

O técnico me mandou uma atualização:

"Estava cobrando o pessoal aqui, e Morretes está com previsão de ativação do sinal
para inicio do mês que vem..."

Vamos aguardar se concretiza.
Diego, não sei qual antena você está utilizando para captar os sinais de Paranaguá, mas uma antena maior não captaria o sinal da Rede Massa vindo de lá? Eles instalaram repetidoras em Matinhos e Guaratuba pelo que vi, talvez seja questão de deixar a TV no canal físico 39 e tentar achar uma direção que entre o sinal dela.
 
Membro conhecido
Aug
2,119
2,503
Diego, não sei qual antena você está utilizando para captar os sinais de Paranaguá, mas uma antena maior não captaria o sinal da Rede Massa vindo de lá? Eles instalaram repetidoras em Matinhos e Guaratuba pelo que vi, talvez seja questão de deixar a TV no canal físico 39 e tentar achar uma direção que entre o sinal dela.
Pior que não! Aqui onde eu moro, tentei até com Booster, e não captei. Mas sim tem alguns bairros da cidade que conseguem captar, mas eram pontos mais altas, mas mesmo assim um sinalzinho tipo (urina de grilo), que as vezes desaparecia. Antonina que consegue pegar melhor. Pelo que eu soube o transmissor de Paranaguá é mais baixo pra atender o município. Já o das praias nunca consegui pegar
 
Membro conhecido
Aug
2,119
2,503
Diego, não sei qual antena você está utilizando para captar os sinais de Paranaguá, mas uma antena maior não captaria o sinal da Rede Massa vindo de lá? Eles instalaram repetidoras em Matinhos e Guaratuba pelo que vi, talvez seja questão de deixar a TV no canal físico 39 e tentar achar uma direção que entre o sinal dela.
E só pra acrescentar, as vezes aparecia o 45.1 de Paranaguá, mas parecia que vinha com interferência, derrubava alguns canais e ele ficava no ar, depois ele desaparecia quando os outros canais entravam
 
Membro conhecido
Aug
2,119
2,503
Isso é possível, visto que a TVCI nasceu como afiliada da TV Brasil (o nome dela era TV Sul, depois de ficar uns bons meses no ar com barras coloridas no 14 UHF de Curitiba). Inclusive, o canal 7 de Paranaguá lá atrás tinha retransmissora em Curitiba pelo 35 UHF, que hoje é da TV Novo Tempo.
Hoje eu instalei uma antena que ficou apontada para o Anhaia e usei aquela chave A/B pois o divisor invertido não rolou.

Agora estou com uma antena apontada pra Paranaguá e outra pro Anhaia, no fim deu tudo certo. Se eu quiser assistir a Band só troco na chavinha... Enquanto não tem uma solução melhor, vai assim mesmo.
 
Membro conhecido
Aug
2,119
2,503
Eu percebi que o sinal dos canais da TV Brasil e o Legislativo estão com a potência um pouco reduzida. Durante a semana estava bem forte agora tá mais fraco. Essas TVs públicas diminuem a potência no final de semana ou a noite? O sinal está ok
A TV Mundial está a todo vapor... Pega até no quarto da minha irmã com antena interna.
 
Membro conhecido
Mar
1,883
3,352
Li no antigo fórum que não tem essa de aumentar potência, diminuir potência, o transmissor é instalado e ligado com a potência autorizada, mas se o sinal já chegar meio fraco na antena a diferença devido à propagação ou a antena estar seca ou molhada por exemplo é mais percep´tível.
E o mux da TV Brasil está num canal bem alto, o 50, o que não ajuda muito nesse aspecto, não é à toa que em municípios com relevo muito acidentado como no sul de Minas os sinais são até no VHF (7-13).
 
Membro conhecido
Aug
2,119
2,503
Li no antigo fórum que não tem essa de aumentar potência, diminuir potência, o transmissor é instalado e ligado com a potência autorizada, mas se o sinal já chegar meio fraco na antena a diferença devido à propagação ou a antena estar seca ou molhada por exemplo é mais percep´tível.
E o mux da TV Brasil está num canal bem alto, o 50, o que não ajuda muito nesse aspecto, não é à toa que em municípios com relevo muito acidentado como no sul de Minas os sinais são até no VHF (7-13).
Entendo, mas você lembra que tinha uma matéria que as emissoras poderiam baixar a potência em horários que não tinham muito uso. Se bem que não se aplica ao caso que eu citei... Agora a noite, TV Brasil oscila bastante mas não a ponto de ficar sem sinal, mas dá pra perceber que fica subindo e descendo direto. (Igual na casa da minha irmã). Eu penso que também tem alguma coisa a ver com a interferência com a RIT de Paranaguá que ainda segue no ar. Mas o legislativo ficar com o sinal baixo também é meio estranho. Eu vou reavaliar minha instalação pra ver se tem algo errado com minha antena.
 
Membro conhecido
Mar
2,640
5,582
Li no antigo fórum que não tem essa de aumentar potência, diminuir potência, o transmissor é instalado e ligado com a potência autorizada, mas se o sinal já chegar meio fraco na antena a diferença devido à propagação ou a antena estar seca ou molhada por exemplo é mais percep´tível.
E o mux da TV Brasil está num canal bem alto, o 50, o que não ajuda muito nesse aspecto, não é à toa que em municípios com relevo muito acidentado como no sul de Minas os sinais são até no VHF (7-13).

Existe uma telemetria, através de um GPS instalado na torre, em que a ANATEL consegue controlar remotamente a potência do transmissor, como é explicado neste vídeo, a partir de 3:43. Muito interessante!

 
Membro conhecido
Mar
1,883
3,352
Existe uma telemetria, através de um GPS instalado na torre, em que a ANATEL consegue controlar remotamente a potência do transmissor, como é explicado neste vídeo, a partir de 3:43. Muito interessante!

Em 4:18 ele erra ao citar a Anatel, quem controla a potência à distância usando a telemetria é a própria emissora.
Informação de alguém que trabalha em uma. Que também confirmou que uma vez instalado e ajustada a potência, assim fica.
Interferências no mesmo canal físico vindo de outra cidade também podem causar flutuações na recepção. No caso do mux EBC em Morretes esqueci de algo muito importante lembrado pelo Diego: a RIT de Paranaguá no mesmo canal!
 

DTV

Membro ativo
Sep
87
163
Hoje eu instalei uma antena que ficou apontada para o Anhaia e usei aquela chave A/B pois o divisor invertido não rolou.

Agora estou com uma antena apontada pra Paranaguá e outra pro Anhaia, no fim deu tudo certo. Se eu quiser assistir a Band só troco na chavinha... Enquanto não tem uma solução melhor, vai assim mesmo.
Você tentou simplesmente colocar um divisor invertido? As vezes dá certo e não vai precisar ficar chaveando (fazia isso em Praia de Leste pra pegar canais de Matinhos e de Shangri-la muito antigamente).
 
Membro conhecido
Aug
2,119
2,503
Você tentou simplesmente colocar um divisor invertido? As vezes dá certo e não vai precisar ficar chaveando (fazia isso em Praia de Leste pra pegar canais de Matinhos e de Shangri-la muito antigamente).
Tentei, e pra mim não rolou. tipo, pega um lado e o outro não.
 
  • Curti
Reactions: DTV
Membro conhecido
Jun
219
298
Entendo, mas você lembra que tinha uma matéria que as emissoras poderiam baixar a potência em horários que não tinham muito uso. Se bem que não se aplica ao caso que eu citei... Agora a noite, TV Brasil oscila bastante mas não a ponto de ficar sem sinal, mas dá pra perceber que fica subindo e descendo direto. (Igual na casa da minha irmã). Eu penso que também tem alguma coisa a ver com a interferência com a RIT de Paranaguá que ainda segue no ar. Mas o legislativo ficar com o sinal baixo também é meio estranho. Eu vou reavaliar minha instalação pra ver se tem algo errado com minha antena.
Como tem um canal na mesma frequência em Paranaguá, isso é normal. Tente mexer na antena que está utilizando para Morretes usando o sinal do 50 como referência para melhorar isso. Toda vez que as condições climáticas favorecerem o captação de sinais parnaguaras isso vai acontecer. O que dá pra fazer é tentar mitigar.

Você tentou simplesmente colocar um divisor invertido? As vezes dá certo e não vai precisar ficar chaveando (fazia isso em Praia de Leste pra pegar canais de Matinhos e de Shangri-la muito antigamente).
Isso dá certo quando as antenas não ficam em direções opostas e não tem frequências compartilhadas. No caso de Paranaguá e Morretes fica difícil e, dependendo do divisor, só uma das antenas entra com sinal forte. A outra acaba sendo muito atenuada, ao ponto da TV não conseguir identificar mais os sinais.
 
Membro conhecido
Aug
2,119
2,503
O Digitaliza Brasil comunicou a conclusão de RF em Antonina PR. Só que estranhamente, a Energia definitiva não foi ligada não sei informar se foi de fato ativado, vou ver se consigo captar aqui em MORRETES o canal deles
 
Membro conhecido
Aug
2,119
2,503
Feedback sobre os canais do Digitaliza Brasil em MORRETES:

Os canais TV Brasil e Legislativos oscilam bastante os níveis de sinal, não tenho certeza se o problema é no meu sistema ou se de fato o sinal deles estar oscilando, votemeia estão em 70% depois caem pra 40%. Mas não interfere no assistir. Tô usando um divisor pra duas TVs e está funcionando bem.

O Legislativo do Paraná ainda não aparece no Mux dos canais Legislativos, será que vão ativar esse sinal ainda? No portal BSD, o satélite onde o sinal da TV Assembleia está hospedado, consta que tá em baixa potência, deve ser por isso que não ativaram ainda.

Já a Rede Mundial o nível é bem estável, chegando a quase 70%.

Estamos aguardando a Rede Massa cumprir seu prazo de ativar o sinal ainda essa semana ou na próxima.

A Novo tempo, não faço ideia de quando vai ativar, não consigo falar com ninguém de lá. Se alguém conseguir contatar a Novo Tempo, por favor avise.

Tentei fazer a sintonia com antena interna desses canais, mas... Sem sucesso, pelo menos aqui em casa.

Infelizmente a altura e a potência de sinal desses canais do DB podem estar afetando a recepção com antena interna. A da TVCi é a que melhor funciona dentro de casa.
 
Membro conhecido
Aug
2,119
2,503
Fui ate a torre do DB eles colocaram mais um espaço pra acomodar mais uma parabólica. Estranho eles não terem cercado ali ainda

IMG_20230702_143033918_HDR_copy_600x800.jpg
 
Membro conhecido
Aug
2,119
2,503
No ar TV Assembleia 9.2 canal físico 42 em MORRETES PR. O canal está mudo, vamos ver se eles arrumam isso.

IMG_20230704_215111874_copy_800x600.jpg
 
Membro conhecido
Aug
2,119
2,503
Agora pra concluir as ativações, falta somente a Rede Massa. Estou na expectativa 🤞
 
Membro conhecido
Mar
1,883
3,352
No ar em MORRETES PR
TV Novo tempo
CV 32.1 canal físico 45
Uma coisa que eu ia perguntar. As outorgas da Novo Tempo pelo Digitaliza Brasil estão saindo em nome da TV Cachoeira do RS. Vc observou se há algum programa desse Estado?
 
Top