Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

HDTV em Campinas e Região

Membro conhecido
Mar
1,881
3,342
Aqui conseguia pegar os canais TV Jornal de Limeira (39 UHF), EPTV Campinas (Limeira, 43 UHF), VTV (Limeira, 17 UHF), SBT RP (Araras, 24 UHF), Rede Família (11.1 digital) e Rede Século 21 (53.1 digital), além dos canais daqui de Rio Claro.

E antigamente, tinha também os canais 60 UHF (Record/Record Campinas), 68 UHF (Band Campinas) e 34 UHF (Shop Tour).
Os canais no 60 e pouco eram links analógicos, quem estava na rota do sinal pegava. Eu moro relativamente perto da torre de Itu e havia a TV Tem/Globo no 66 (desligado no meio dos anos 2010) e a TV Sorocaba/SBT no 64, este último teve sua potência reduzida em janeiro/2018 (época do desligamento analógico na região) e permaneceu ativo até novembro/2018 quando o analógico em todo o estado foi encerrado.
 
Membro conhecido
Feb
1,432
1,706
E observando esses comentários sobre os canais de TV que eram sintonizados aí em Campinas e região, aliás um tópico específico sobre o assunto, se os colegas me permitirem, gostaria de relatar um fato que ocorreu aqui em SAMPA, não tenho bem certeza mas creio que foi no final da década de 70. Coincidiu com a aquisição do meu primeiro gravador VHS. Aliás, o modelo que adquiri foi exatamente o primeiro videocassete lançado no mercado, o JVC HR-3300. Aquele videocassete possuía dois seletores, um para os canais em VHF e um outro para os canais em UHF. Tempos depois, meses depois, um dia, no famoso "sem querer, querendo" resolvi fazer um teste com aquele gravador. Adquiri uma antena "boca de jacaré" e instalei o cabo coaxial na entrada UHF daquele VHS. E fuçando para cá, fuçando para lá, imagine, apontar para uma direção e em seguida rodar o seletor, depois mudar de direção etc...etc...etc...Coisa de maluco. Óbvio que as minhas referências eram a Av. Paulista ou o Pico do Jaraguá. E num momento consegui captar algum sinal e depois a surpresa: a TV Globo de São Paulo. Anos depois que descobri qual era a finalidade daquele canal em UHF. Apesar de encontrar-se encostada a região da Paulista, o bairro do Pacaembu, Higienópolis, etc tinha problemas na recepção do sinal da Globo ( área de sombra ) que naquela época ainda utilizava o transmissor instalado lá no Pico do Jaraguá.
 
Membro ativo
Jun
226
184
Ah, lembrei que a antiga MTV Brasil (canal 32 UHF) também tinha som estéreo e SAP na Grande SP.

Aqui, a Rede Opinião ficou no ar de julho de 2005, no canal 55 UHF (substituindo a Rede Mulher, que migrou para o canal 42 UHF por pouco tempo, antes do seu sinal ser substituído pela Rede Família, no canal 44 UHF) até dezembro de 2014, sendo que nesse período (do fim de 2014 à metade de 2015) o canal passou a mais ficar fora do ar do que no ar, e quando ficava no ar, aparecia um ruído branco ao aparecer uma imagem clara, além de ter retransmitido, por alguns dias, o Esporte Interativo das parabólicas analógicas.

No meio pro fim de 2015 a Rede Opinião saiu do ar de vez aqui em Rio Claro e nunca mais voltou, e a sua sucessora, a TV Conecta, só entrou no ar por aqui em junho de 2022, já no sinal digital (canal 50.1) com 2 subcanais (a Conecta FM, antiga Tropical FM Araras, e a TV Câmara).

Ouvi dizer que a Rede Opinião, quando estreou o seu sinal digital, colocou-o no ar de qualquer jeito, só melhorou a qualidade da imagem e do sinal quando a Mandic assumiu e pôs a TV Conecta no ar.
Sim era isso mesmo.Eu lembro que em Araras bem no finalzinho do analógico a Rede opinião lançou seu sinal digital mas nos primeiros dias nem chegou a transmitir o canal e ficou transmitindo a NGT por 2 semanas e só depois disso começou a transmitir.No sinal digital ela transmitia de qualquer jeito mesmo até chegava a transmitir os locais e o Esporte Interativo em HD mas a TV Brasil em SD as vezes até cortava do nada pra transmitir local o canal só foi melhorar mesmo com a entrada da TV Conecta aí parou de cortar e agora está em HD a TV Brasil.
 
Membro ativo
Jun
226
184
Aqui conseguia pegar os canais TV Jornal de Limeira (39 UHF), EPTV Campinas (Limeira, 43 UHF), VTV (Limeira, 17 UHF), SBT RP (Araras, 24 UHF), Rede Família (11.1 digital) e Rede Século 21 (53.1 digital), além dos canais daqui de Rio Claro.

E antigamente, tinha também os canais 60 UHF (Record/Record Campinas), 68 UHF (Band Campinas) e 34 UHF (Shop Tour).
Entendi.Eu não sabia que o SBT RP 24 de Araras chegava em Rio Claro.
.Em Araras na região leste da cidade era e ainda é possível sintonizar canais de Leme e alguns de SRPQ já na região norte da cidade é possível sintonizar de Campinas e de São João da Boa Vista pois a região de Araras tem muitos morros tem bairro que é alto e tem bairro que fica num buraco que nem os locais pega.Os de Rio Claro aqui eu já cheguei a pegar a EPTV 10,Rede Vida 13 e RIT 23.Agora canais acima do 60 nunca consegui sintonizar nenhum.Mas tem um canal de Rio Claro que pega bem aqui é a TV Claret 45.1 o único também quando eu aponto a antena pra Rio Claro chega a ficar com 27 dB bem estranho essa potência toda eu acho que eles usam igual a EPTV pois pegava aqui também antes de usarem o 26 aqui.
 
Última edição:
Membro ativo
Jun
226
184
Os canais no 60 e pouco eram links analógicos, quem estava na rota do sinal pegava. Eu moro relativamente perto da torre de Itu e havia a TV Tem/Globo no 66 (desligado no meio dos anos 2010) e a TV Sorocaba/SBT no 64, este último teve sua potência reduzida em janeiro/2018 (época do desligamento analógico na região) e permaneceu ativo até novembro/2018 quando o analógico em todo o estado foi encerrado.
Eu acho que isso também acontece no meu conversor pois ele tem saída RF analógica e quando tá ligado ele pega normal no 3/4 mas também pega fraco nos canais 14,27 e 36 e nos canais 21 e 53 dá muita interferência que a imagem treme.
 
Membro ativo
Jun
226
184
Aqui conseguia pegar os canais TV Jornal de Limeira (39 UHF), EPTV Campinas (Limeira, 43 UHF), VTV (Limeira, 17 UHF), SBT RP (Araras, 24 UHF), Rede Família (11.1 digital) e Rede Século 21 (53.1 digital), além dos canais daqui de Rio Claro.

E antigamente, tinha também os canais 60 UHF (Record/Record Campinas), 68 UHF (Band Campinas) e 34 UHF (Shop Tour).
Entendi.
 
Oct
29
71
Amigos a TV Orquídea (Aparecida) 40.1 ainda está no ar? Pergunto porque sintonizava de forma estável por aqui e de uns 2 meses pra cá sumiu totalmente.
 
Novo membro
Jan
14
25
Alguém poderia confirmar se a EPTV transmite em Valinhos no canal 42D?

Existem vestígios de sinal nesse canal, na divisa de Louveira com Jundiaí.

Aliás, algum canal está transmitindo de Valinhos atualmente?
 
Oct
29
71
Alguém poderia confirmar se a EPTV transmite em Valinhos no canal 42D?

Existem vestígios de sinal nesse canal, na divisa de Louveira com Jundiaí.

Aliás, algum canal está transmitindo de Valinhos atualmente?
Não Gotardi, aqui tem a RBI no 20D , Record Thathi no 46D(por incrível que pareça.., porém o predomínio é da Record News de Campinas.) e Novo Tempo no 33D, a torre que era usada pela Eptv analógica (que era da Globo) situada no Bairro Alpinas foi derrubada já tem uns 6 anos aproximadamente.
Eu recebo aqui sinal no 42D com a antena apontada para o Circuito das Águas/Sul de Minas, porém quando busco entra somente uma EPTV no 1seg, não dá para saber de onde é exatamente, visto que a EPTV transmite no 42D em diversas cidades. Por proximidade e altitude, acredito que o sinal que vc recebe aí seja da torre de Amparo .
 
Última edição:
Novo membro
Jan
14
25
Não Gotardi, aqui tem a RBI no 20D , Record Thathi no 46D(por incrível que pareça.., porém o predomínio é da Record News de Campinas.) e Novo Tempo no 33D, a torre que era usada pela Eptv analógica (que era da Globo) situada no Bairro Alpinas foi derrubada já tem uns 6 anos aproximadamente.
Eu recebo aqui sinal no 42D com a antena apontada para o Circuito das Águas/Sul de Minas, porém quando busco entra somente uma EPTV no 1seg, não dá para saber de onde é exatamente, visto que a EPTV transmite no 42D em diversas cidades. Por proximidade e altitude, acredito que o sinal que vc recebe aí seja da torre de Amparo .
Obrigado. Suspeitava ser a EPTV de Amparo, mas no sistema da Anatel consta a EPTV em Valinhos no canal 42D, porém tinha dúvidas se o sinal estava de fato no ar. Além de Valinhos, a EPTV então segue atendendo Vinhedo e Louveira diretamente do São Gabriel, pelo 25D.
A TV Thathi usando o 46D em Valinhos é algo bizarro, a Record News de Campinas obviamente mata o sinal, inclusive interfere bastante no 46D da Thathi em Jundiaí. No Bairro Currupira, próximo a divisa com Louveira, o sinal do 46D de Campinas mata totalmente o de Jundiaí, sendo sintonizada mais facilmente a Thathi direto de Campinas no 28D.
 
Membro ativo
Sep
61
164
Obrigado. Suspeitava ser a EPTV de Amparo, mas no sistema da Anatel consta a EPTV em Valinhos no canal 42D, porém tinha dúvidas se o sinal estava de fato no ar. Além de Valinhos, a EPTV então segue atendendo Vinhedo e Louveira diretamente do São Gabriel, pelo 25D.
A TV Thathi usando o 46D em Valinhos é algo bizarro, a Record News de Campinas obviamente mata o sinal, inclusive interfere bastante no 46D da Thathi em Jundiaí. No Bairro Currupira, próximo a divisa com Louveira, o sinal do 46D de Campinas mata totalmente o de Jundiaí, sendo sintonizada mais facilmente a Thathi direto de Campinas no 28D.
Eu também recebia em meu apto no Pq. Eloy Chaves (Jundiaí) o canal digital 42 fi´sico (12.1 virtual) da EPTV que na época disseram ser de Vinhedo, como reforço para Vinhedo e Louveira.
Mas não estou mais nesse local atualmente.
 
Membro ativo
Sep
61
164
Obrigado. Suspeitava ser a EPTV de Amparo, mas no sistema da Anatel consta a EPTV em Valinhos no canal 42D, porém tinha dúvidas se o sinal estava de fato no ar. Além de Valinhos, a EPTV então segue atendendo Vinhedo e Louveira diretamente do São Gabriel, pelo 25D.
A TV Thathi usando o 46D em Valinhos é algo bizarro, a Record News de Campinas obviamente mata o sinal, inclusive interfere bastante no 46D da Thathi em Jundiaí. No Bairro Currupira, próximo a divisa com Louveira, o sinal do 46D de Campinas mata totalmente o de Jundiaí, sendo sintonizada mais facilmente a Thathi direto de Campinas no 28D.
Sim, um tremendo absurdo que persiste até hoje. E até o SFN da Band Mais está com problema já há tempos... Tenho dificuldade na sintonia do 4.1 (virtual) canal 16 ´físico da Band Campinas aqui em Jundiaí. Em muitos horários do dia o sinal não abre, mesmo com boa intensidade. Os sinais de Campinas com Jundiaí se trombam.
 
Membro conhecido
Aug
1,201
1,692

muito orgulho para os que estão na área de cobertura da EPTV, sempre destacando se na ponteira tecnologica, primorosa desde a tv analogica, depois com a digital e retransmissão em SFN nas regioes de cobertura, captação em 4k de programas locais faz muito tempo e agora na vanguarda das afiliadas da Globo na chegada da digital 3.0
Como sou meio dinossauro não tenho muito interesse em certas facilidades da interatividade mas muito ligado na possibilidade de ver tv aberta em 4k usando no mix broadcasting internet e é claro já de olho no 8k de eventos ao vivo quem sabe no experimental já nessa de Paris esse ano e com certeza na de Los Angeles em 28.
 
Membro conhecido
Sep
1,275
2,055
Tv 3.0 vai dar pra escolher se o telespectador quer sofrer lavagem cerebral por um pastor, bispo, apóstolo, padre, se a sua novela vai ter um homossexual ou se todo o elenco será homossexual, lésbica, bissexual, vai dar também pra ver prisões de dentro da viatura ou da calçada, séries antigas em 4k de trouxa,ver o seu perna de pau preferido já que a tv aberta só exibe futebol esquecendo que existe outros esportes no mundo até hoje não dá pra escolher qual ângulo de uma partida de futebol assistir,como se falava que ia ser possível com a tv digital, o ginga não deu em nada, a programação parece que piorou etc e tal.
 
Membro conhecido
Aug
1,201
1,692
Tv 3.0 vai dar pra escolher se o telespectador quer sofrer lavagem cerebral por um pastor, bispo, apóstolo, padre, se a sua novela vai ter um homossexual ou se todo o elenco será homossexual, lésbica, bissexual, vai dar também pra ver prisões de dentro da viatura ou da calçada, séries antigas em 4k de trouxa,ver o seu perna de pau preferido já que a tv aberta só exibe futebol esquecendo que existe outros esportes no mundo até hoje não dá pra escolher qual ângulo de uma partida de futebol assistir,como se falava que ia ser possível com a tv digital, o ginga não deu em nada, a programação parece que piorou etc e tal.
meio copo vazio ou meio copo cheio?! cada um enxerga uma novidade do ponto de vista pessoal.
Vejo as possibilidades tecnologicas como um grande avanço e como sempre aconteceu, quem vê como copo vazio tem um vasto campo de coisas negativas para explorar. A sorte é que ainda temos livre arbitrio para aproveitar.
Já deslumbrou vc na frente de um grande monitor vendo um documentario em 8k com 32 canais de audio na tv aberta? Perfeitamente possivel na tv digital 3.0 na tua casa, na de teu amigo ou até em algum lugar publico tudo de graça.
 
Top