Prime Video, Apple TV+, Globoplay e o YouTube Premium não cobram a mais pelo 4K.
No fim é só uma desculpa esfarrapada da Netflix, HBO e Disney pra arrancar mais dinheiro do cliente.
É uma comparacao complicada, porque resolucao nao é tudo para a qualidade de uma imagem... Por exemplo, eu nunca assinei e nao sei como é hoje, mas, pelo menos no inicio, a Google informava que o YouTube Premium dava o direito a assistir videos com um maior frame rate e menor compressao, ou seja, o 4K tinha maior qualidade no Youtube Premium. O assinante paga mais para nao ter anuncios e receber uma imagem melhor nos videos (nao sei se isso mudou, mas era assim).
Ja a Apple TV cobra um plano unico, porem, por outro lado, é um serviço que causa um prejuízo bilionario (em dolares) para a Apple. Netflix, HBO e Disney tambem sofriam prejuizos imensos no inicio, mas optaram por mudar para um modelo de negocios onde o que o cliente paga cobre os custos e permite que o serviço tenha lucro.
Nao sei quanto ao Prime Video, mas é outro que a Amazon consegue suportar algum prejuizo, porque ela ganha dinheiro com outros negocios, entretenimento nao é o principal foco deles. Globoplay? Apenas esse ano eles conseguiram dar lucro, pela primeira vez, apos mudarem o modelo de negocios tambem (mais anuncios e acordos com grandes empresas, como a Claro TV•, para aumentar a base de assinantes). E pelo menos na epoca da pandemia havia comentarios na internet que eles tinham derrubado a qualidade da imagem para suportar o aumento do trafego nos servidores. Nao sei se reverteram essa situacao (é outro serviço que eu nao uso).
Enfim, nao é simples fazer comparacoes...
.