Eu concordo com todas as críticas feitas pelo
@TechCable à Disney.
Porém, devo lembrar que isso de condicionar a resolução 4K ao pacote mais caro foi ideia da Netflix, coisa que ela faz até hoje.
Com esse precedente, HBO Max, Disney+ e Paramount+ fizeram o mesmo.
Mesma coisa com a história da "caça às bruxas" ao compartilhamento de senhas: a Netflix começou, e depois as demais seguiram.
E o mais irônico disso tudo, é que a Netflix incentivava o compartilhamento de senhas.
A Netflix é bem legal e tem conteúdo bem diversificado, mas boa parte do que vemos de negativo hoje no streaming partiu dela.
Sobre a presença de conteúdo 4K no plano mais barato, acho que só tem 4K no plano com anúncios no Globoplay mesmo.
Apple TV+ tem 4K pra todo mundo ainda, mas trabalha com apenas um plano.
Então,
@Vanísio, eu não sei se você tem sua própria empresa ou trabalha para alguém, portanto não sei como você entende e conduz modelos de negócios. Mas você há de concordar comigo que responsabilizar a Netflix pela performance vergonhosa da concorrência é um tanto "fim da farofa".
Imagine a seguinte aberração:
-
Olá, executivos, bom dia! Vamos analisar os números do nosso Disney+. Mas antes de tudo: o que a Netflix está fazendo? Me tragam os números da Netflix.
-
Claro, chefinho! E vamos copiar tudo, certo?
-
Exato. Cada ponto e vírgula.
A Netflix não é apenas a líder do segmento, mas ela chegou primeiro, e praticamente inventou o modelo de negócios de um streaming pago no formato assinatura. Ela ainda por cima se tornou um estúdio. Ela se deu ao luxo de ditar regras, e uma das coisas que não faz mais é oferecer período de degustação. Isso agora é pra poucas. Mas acima de tudo, ela criou algo
para ela, pensado
nela, desenvolvido baseado na cultura
dela e em seu público que
ela conhecia tão bem. O que serve para Netflix, não vai necessariamente servir pra outras empresas do ramo. E é aí que mora a falha desse raciocínio do "se pra Netflix é bom, pro resto também é".
O irônico mesmo é ver essas empresas que tiraram sarro da Netflix (algumas inclusive com peças publicitárias em redes sociais), logo tentaram copiar e se fingiram de mortas quanto às piadas feitas anteriormente. Mais ou menos a mesmíssima situação de quando a Apple faz coisas do tipo tirar carregador da embalagem do iPhone, e Samsung e similares fazem troça, mas em menos de 6 meses depois copiam absolutamente tudo. E se ironia é o tema, vale acrescentar que, neste mesmíssimo fórum, tinha gente que até pouco tempo atrás jurava que Netflix estava mal das pernas, que as outras empresas eram muito mais poderosas e avançadas, e que Netflix contava os centavos (entre outros absurdos). Nada como um dia após o outro... pois agora tem usuário por aí que mudou de tom e na linha "comportamento sonso" finge que nunca falou nada daquelas alucinações.
Especificamente sobre Disney+, no que concerne os brasileiros, é uma grande palhaçada o fato que em sua terra natal a empresa oferece 4K em todos os planos mas aqui, na América do Sul como um todo, eles querem gourmetizar as assinaturas ao fazer com que paguemos mais por 4K como se fosse um luxo. Sinto muito, mas essa não vão poder botar no da Netflix. A Netflix é Netflix porque seu modelo e sua oferta são igualíssimos no mundo inteiro. É padrão. Você pinga em qualquer parte do planeta onde ela está presente, e vai encontrar o mesmo produto. Portanto tudo bem ela cobrar mais por 4K... ela faz isso no mundo todo. Ela não está sendo safada e seletiva.
Dizem que manda quem pode e obedece quem tem juízo. Essas outras empresas deveriam se tocar que não vão tomar o lugar da Netflix apenas emulando seu modelo. O triste é que quem ganha rios de dinheiro pra consertar a balbúrdia, parece saber menos do que muitos de nós que estamos aqui, num fórum.