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Clube Claro-NET HD

Membro conhecido
Aug
260
271
Voce tem razao, em parte... Ao menos por enquanto, o h.265 está longe de ser paciente terminal, principalmente porque ele é o codec padrao para a proxima geracao de televisao nos EUA, o ATSC 3.0 americano (a chamada televisao 3.0). Tambem é o padrao adotado (e ja testado) ate aqui no DVB europeu. Apenas no Brasil, onde de fato existe uma pressao por "software livre" vindo das universidades (e nao exatamente pela industria, tanto que o Linux nunca foi de grande aceitacao, o middleware Ginga nunca teve utilidade alguma na tv brasileira, servindo apenas para encarecer o custo dos aparelhos, etc.), mas como eu dizia, no Brasil o ISDB 3.0 adotou como padrao o codec h.266 (VVC) -- sem deixar de manter a compatibilidade com o h.264 e o h.265, claro.

Seja como for, recentemente (acho que foi em 2020), o padrao DVB europeu resolveu incorporar tambem o VVC ao seu conjunto de codecs, como opcao, embora mantendo o h.265 como codec principal. E nao podemos esquecer a midia Blu-Ray 4K, que usa o h.265 (ainda que isso nao seja um bom argumento, ja que essa midia nunca fez muito sucesso atraves do mundo, nem mesmo nos EUA).

Para mim nao soa como "paciente na UTI". Ao menos por enquanto... Os EUA, maior industria do mundo, precisariam adotar o VVC tambem para sua proxima geracao de televisao.

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O HEVC/H265 é adotado por se trata basicamente do "único" Codec compatível com os HW atuais... A indústria não tem pra onde correr... Sendo assim, indústria sabota o 4K em HEVC/H265... E isso vai ocorrer por mais 5 anos, prazo esse pra novas renovações/renegociações das licenças e quem sabe reduções nos valores... Por ora, ainda teremos um 4K capado, com pouco conteúdo, mesmo no universo streaming onde há uma pouco mais de flexibilidade quando se trata de Codec... Feliz é o Chinês que desenvolveu sou próprio Codec/Padrão, AVS, pra não ficar nas mãos mãos dos monopólios... Coisa que as Bigtechs estão tentando fazer com o AV1 e VP9.
 
Última edição:
Membro conhecido
Aug
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Rubens e Faustoalves, excelentes esplanações sobre os codecs que não param de evoluir. Precisamos mesmo que qqrs métodos não cheguem mais engessados e haja compatibilidade com anteriores e permitam sempre atualização sem necessidade de troca do hardware.
Sempre foi assim, ter uma tv analógica Sony tecnologia unica trinitron para ter a melhor transmissão no analogico,
- depois paineis full HD (1080p) para ter o melhor da tv aberta HD (1080i),
- melhor painel 4k para ter o melhor full HD e em breve
- melhor painel 8k para ter o melhor das transmissões nativas 4k
e um adendo:- não entendo o abandono dos paineis 3D. Tenho uma Sony 3D onde vejo conteudo 3D com qualidade e fica muito show em condições ideais de luminosidade no ambiente, acompanhado de um bom eqpto de som.
Aguardo um dia lançamento de paineis 8k acima de 65 pol com 3D passivo embarcado e aí teremos verdadeiros cinemas em casa.
A preocupação hj dos fabricantes é embarcar interativadade máxima. Prefiro que concentrem tecnologia para atingir qualidade máxima no painel e deixar que qqr caixinha atualizável converse com o painel via um cabo hdmi de alta velocidade.
Voltar ao antigo preceito que cada eqpto faz melhor se totalmente dedicado. Os mais antigos lembram dos dispoitivos decks, sintonizador AM e FM era só sintonizador, amplificador era só amplificador....
 
Membro conhecido
Aug
908
629
O HEVC/H265 é adotado por se trata basicamente do "único" Codec compatível com os HW atuais... A indústria não tem pra onde correr... Sendo assim, indústria sabota o 4K em HEVC/H265... E isso vai ocorrer por mais 5 anos, prazo esse pra novas renovações/renegociações das licenças e quem sabe reduções nos valores... Por ora, ainda teremos um 4K capado, com pouco conteúdo, mesmo no universo streaming onde há uma pouco mais de flexibilidade quando se trata de Codec... Feliz é o Chinês que desenvolveu sou próprio Codec/Padrão, AVS, pra não ficar nas mãos mãos dos monopólios... Coisa que as Bigtechs estão tentando fazer com o AV1 e VP9.


Mais uma vez correto, na questao "no momento a industria nao tem para onde correr"...

Sim. Porem é necessario lembrar que foi a propria industria, em consorcio, que padronizou e incorporou o h.265 quando se trata de video 4K. Nao foi um padrao imposto à força por ninguem (os g*vernos so entraram nesta historia depois que o h.265 ja era o adotado de fato), foi um padrao escolhido de comum acordo. Aí, inevitavelmente, fica o cachorro correndo atras do proprio rabo: a industria define um padrao XPTO, e, como ele é o padrao, a industria acaba ficando "presa" ao mesmo, sem ter como mudar (se mudar, um monte de gente teria que jogar fora seus atuais equipamentos e começar novamente).

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Membro conhecido
Aug
260
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Mais uma vez correto, na questao "no momento a industria nao tem para onde correr"...

Sim. Porem é necessario lembrar que foi a propria industria, em consorcio, que padronizou e incorporou o h.265 quando se trata de video 4K. Nao foi um padrao imposto à força por ninguem (os g*vernos so entraram nesta historia depois que o h.265 ja era o adotado de fato), foi um padrao escolhido de comum acordo. Aí, inevitavelmente, fica o cachorro correndo atras do proprio rabo: a industria define um padrao XPTO, e, como ele é o padrao, a industria acaba ficando "presa" ao mesmo, sem ter como mudar (se mudar, um monte de gente teria que jogar fora seus atuais equipamentos e começar novamente).

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O HEVC/H265 era uma escolha natural, era o melhor Codec desenvolvido na época, e por esta no pacote de licenças da MPEG LA... O que basicamente deixou a indústria sem opçãos... Mas o grande problema, não é pagar pelas licenças, e sim pagar valores absurdos, por não tem opçãos... O AV1 vem se aventurando no universo Broadcast pra tentar quebrar esse monopólio, mas vem falhando miseravelmente. 😅
 
Membro conhecido
Aug
908
629
e um adendo: - não entendo o abandono dos paineis 3D. Tenho uma Sony 3D onde vejo conteudo 3D com qualidade e fica muito show em condições ideais de luminosidade no ambiente, acompanhado de um bom eqpto de som.


Os paineis 3D sumiram por falta de interesse do publico. Minha impressao pessoal, é que o brasileiro é um dos poucos (se nao o unico) povo que lamentou a quingentésima morte do 3D... 🙂 No resto do mundo ele nunca fez sucesso a longo prazo, programas e canais 3D (como o ESPN americano) nao atrairam grande audiencia, etc.

Esteja eu certo ou errado, o fato é que, como a ave mitologica Phoenix, o 3D ja reapareceu e desapareceu diversas vezes (3D ja tem mais de 100 anos). Cada vez que ele reaparece é a mesma coisa: torna-se febre por alguns meses por conta da curiosidade, mas depois desaparece novamente quando deixa de ser novidade, sendo que os principais motivos que decretam a sua nova morte é, para a industria, o seu alto custo de producao, e para o publico é o fato de exigir o uso de desconfortaveis oculos para assistir. Quem sabe algum dia o 3D finalmente "pegue" quando deixar de exigir oculos?


A preocupação hj dos fabricantes é embarcar interativadade máxima. Prefiro que concentrem tecnologia para atingir qualidade máxima no painel e deixar que qqr caixinha atualizável converse com o painel via um cabo hdmi de alta velocidade.
Voltar ao antigo preceito que cada eqpto faz melhor se totalmente dedicado. Os mais antigos lembram dos dispoitivos decks, sintonizador AM e FM era só sintonizador, amplificador era só amplificador....

Interessante ideia... So nao acredito (é uma opiniao pessoal) que o consumidor embarque nessa... Ao longo das decadas a gente sempre viu o grande publico abraçar os equipamentos "tudo-em-um", enquanto apenas os perfeccionistas mais exigentes (e endinheirados) continuam a preferir os equipamentos dedicados (e muito mais caros).

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Membro conhecido
Aug
908
629
O HEVC/H265 era uma escolha natural, era o melhor Codec desenvolvido na época, e por esta no pacote de licenças da MPEG LA... O que basicamente deixou a indústria sem opçãos... Mas o grande problema, não é pagar pelas licenças, e sim pagar valores absurdos, por não tem opçãos... O AV1 vem se aventurando no universo Broadcast pra tentar quebrar esse monopólio, mas vem falhando miseravelmente. 😅


PERFEITO!!!!
Mereceu o LIKE. 🙂

Concordo plenamente com a sua observacao que o problema nao é a licença ser paga, e sim pagar muito caro por ela...

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Membro conhecido
Aug
908
629
Royalties devidos por cada Codec:




Obs: Enquanto no MPEG2 e MPEG4 (com h.264) voce paga taxas apenas para a MPEG-LA, para o HEVC/h.265 voce paga taxas para pelo menos 3 consorcios diferentes (MPEG-LA, HEVC Advance e Velos), sendo que o Velos sequer divulga seus preços publicamente... 😕
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Última edição:
Jan
31
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Assistindo aqui a reprise da eliminação de 2018 no SporTV 4K, primeira vez que dei a sorte de ver alguma coisa nesse canal e posso afirmar que a calibração e os ajustes na TV fazem total diferença e que a imagem é de fato em 4K, a diferença aqui na minha TV da Samsung é bem nítida.
 
Membro conhecido
Aug
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O problema de muita gente que vem aqui criticar a qualidade de imagem da operadora A, B ou C, é que muitas vezes a TV nunca foi configurada adequadamente e está com seus ajustes totalmente desregulados. A TV parece um farol que nem precisa ligar a luz da sala de tão iluminado que tá o painel.

Com isso, não tem imagem que agrade mesmo.

Um site que é referência na análise da qualidade dos painéis é o Rtings. No site você pode encontrar o modelo da sua TV (muitas vezes o modelo lá fora é diferente do daqui, por isso dê um Google pra saber qual o modelo da sua TV lá fora).
Por exemplo, aqui está a calibração recomendada pro modelo da Samsung TU7000.

Tem gente que acha estranho, não se acostuma, pois sempre assistiu TV com a imagem "estourada", parecendo um farol no meio da sala, mas é questão de tempo pra acostumar.
Na maior parte das vezes a imagem/fonte é boa, mas se a TV não estiver calibrada adequadamente PRAQUELE CONTEÚDO ESPECÍFICO a imagem vai ficar cagada mesmo.

Dá um pouco de trabalho fazer ajuste por ajuste, mas compensa.
 
Membro conhecido
Aug
260
271
Royalties devidos por cada Codec:




Obs: Enquanto no MPEG2 e MPEG4 (com h.264) voce paga taxas apenas para a MPEG-LA, para o HEVC/h.265 voce paga taxas para pelo menos 3 consorcios diferentes (MPEG-LA, HEVC Advance e Velos), sendo que o Velos sequer divulga seus preços publicamente... 😕
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E dependendo da aplicação as vezes há isenção ou desconto.... Há uma diferenciação entre licenças SW e HW... Mas no final das contas o 4K não o consolida por conta dos valores das licenças, e não por conta limitações técnicas ou custos técnicos como muitos imaginam... Lá por 2018 a SES tentou dar uma impulsionada no 4K fornecendo conteúdo e equipamentos 4K pra operadoras... Teve interesse Zero por parte das operadoras... Mesmo a SES arcando com tudo.
 
Membro conhecido
Sep
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O problema de muita gente que vem aqui criticar a qualidade de imagem da operadora A, B ou C, é que muitas vezes a TV nunca foi configurada adequadamente e está com seus ajustes totalmente desregulados. A TV parece um farol que nem precisa ligar a luz da sala de tão iluminado que tá o painel.

Com isso, não tem imagem que agrade mesmo.

Um site que é referência na análise da qualidade dos painéis é o Rtings. No site você pode encontrar o modelo da sua TV (muitas vezes o modelo lá fora é diferente do daqui, por isso dê um Google pra saber qual o modelo da sua TV lá fora).
Por exemplo, aqui está a calibração recomendada pro modelo da Samsung TU7000.

Tem gente que acha estranho, não se acostuma, pois sempre assistiu TV com a imagem "estourada", parecendo um farol no meio da sala, mas é questão de tempo pra acostumar.
Na maior parte das vezes a imagem/fonte é boa, mas se a TV não estiver calibrada adequadamente PRAQUELE CONTEÚDO ESPECÍFICO a imagem vai ficar cagada mesmo.

Dá um pouco de trabalho fazer ajuste por ajuste, mas compensa.

Outra coisa também são as TVs 4K de entrada, elas não tem um painel muito bom. Com uns ajustes é possível assistir, mas a qualidade mesmo de um 4K decente só com TVs melhores e maiores.
 
Membro
Sep
82
70
Aproveitando que levantaram essa questão de cor, um dúvida técnica: por que a imagem do decoder quando setado pra 4K fica "lavada" pra todos os canais mesmo com o HDR desativado? Tem outro "espaço de cor" diferente do padrão usado quando em 1080p mas que não chega a ser o do HDR?
 
Jan
31
27
Aproveitando que levantaram essa questão de cor, um dúvida técnica: por que a imagem do decoder quando setado pra 4K fica "lavada" pra todos os canais mesmo com o HDR desativado? Tem outro "espaço de cor" diferente do padrão usado quando em 1080p mas que não chega a ser o do HDR?
Pelo menos aqui, é possível habilitar a expansão do sinal de entrada da porta HDMI para HDR e com isso é possível utilizar outros padrões de cores como DCI-P3 e BT.2020, que aumentam sensivelmente o range de cores e aparece "lavado" mas é porque na verdade está mostrando muito mais tons de cores que em SDR.
 
Membro conhecido
Mar
1,205
1,221
O problema de muita gente que vem aqui criticar a qualidade de imagem da operadora A, B ou C, é que muitas vezes a TV nunca foi configurada adequadamente e está com seus ajustes totalmente desregulados. A TV parece um farol que nem precisa ligar a luz da sala de tão iluminado que tá o painel.

Com isso, não tem imagem que agrade mesmo.

Um site que é referência na análise da qualidade dos painéis é o Rtings. No site você pode encontrar o modelo da sua TV (muitas vezes o modelo lá fora é diferente do daqui, por isso dê um Google pra saber qual o modelo da sua TV lá fora).
Por exemplo, aqui está a calibração recomendada pro modelo da Samsung TU7000.

Tem gente que acha estranho, não se acostuma, pois sempre assistiu TV com a imagem "estourada", parecendo um farol no meio da sala, mas é questão de tempo pra acostumar.
Na maior parte das vezes a imagem/fonte é boa, mas se a TV não estiver calibrada adequadamente PRAQUELE CONTEÚDO ESPECÍFICO a imagem vai ficar cagada mesmo.

Dá um pouco de trabalho fazer ajuste por ajuste, mas compensa.

Foi mais ou menos isso que comentei sobre o conteúdo 4K HDR pelo receptor da Claro. Se não fizer nenhum ajuste, realmente o visual é desanimador e notei isso logo quando testei a Netflix por ali. Claro que por app da tela ou externo, como disse eu uso um da Xiaomi, a qualidade é melhor mas após esses setup ficou próximo a estes.

Realmente é coisa de perder um tempinho ajustando, que vale a pena

Consegui acessar o 265, 266 e 267 aqui, decoder 4K oficial:

265:

266:

267:

Óbvio que não dá pra exigir nada já que como mostrou trata-se de um teste, mas na parte do Youtube espero que realmente corrijam esse tempo de carregamento porque nesse aí contei aproximadamente 30s para ter algo aparecendo: e esse tempo todo é bem desanimador
 
Jan
31
27
Óbvio que não dá pra exigir nada já que como mostrou trata-se de um teste, mas na parte do Youtube espero que realmente corrijam esse tempo de carregamento porque nesse aí contei aproximadamente 30s para ter algo aparecendo: e esse tempo todo é bem desanimador
É esse tempo de carregamento que causa o delay de até 30 segundos no streaming do Prime Video, do Star+, do HBO Max, entre outros. Fora que usar o Globoplay pelo aparelho da Claro é quase impossível.
 
Jan
31
27
Impressão minha ou estão neste momento testando Dolby Vision e Dolby Atmos nos SporTV 4K?

Edit 1: Entrou uma tela preta e voltou a passar algum jogo do Brasil, mas apenas saindo o audio.

Edit 2: Estão realizando mais testes e telas aleatórias estão aparecendo.
 
Última edição:
Membro conhecido
Sep
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253
Consegui acessar o 265, 266 e 267 aqui, decoder 4K oficial:

265:

266:

267:
O mais interessante a respeito dos aplicativos, é que tanto o Youtube Kids como a Only TV estão rodando perfeitamente, sem qualquer tipo de engasgo ou atraso. Já o Youtube padrão, no canal 267, não carrega se quer a interface principal.
 
Membro ativo
Sep
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Foi mais ou menos isso que comentei sobre o conteúdo 4K HDR pelo receptor da Claro. Se não fizer nenhum ajuste, realmente o visual é desanimador e notei isso logo quando testei a Netflix por ali. Claro que por app da tela ou externo, como disse eu uso um da Xiaomi, a qualidade é melhor mas após esses setup ficou próximo a estes.

Realmente é coisa de perder um tempinho ajustando, que vale a pena



Óbvio que não dá pra exigir nada já que como mostrou trata-se de um teste, mas na parte do Youtube espero que realmente corrijam esse tempo de carregamento porque nesse aí contei aproximadamente 30s para ter algo aparecendo: e esse tempo todo é bem desanimador
O mais interessante a respeito dos aplicativos, é que tanto o Youtube Kids como a Only TV estão rodando perfeitamente, sem qualquer tipo de engasgo ou atraso. Já o Youtube padrão, no canal 267, não carrega se quer a interface principal.

Pelo que percebi na hora que gravei, o 267 (YouTube) está redirecionando o App para um navegador, que, esse sim, demora os 30s para carregar.
 
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