Membro conhecido
- Aug
- 277
- 285
O HEVC/H265 é adotado por se trata basicamente do "único" Codec compatível com os HW atuais... A indústria não tem pra onde correr... Sendo assim, indústria sabota o 4K em HEVC/H265... E isso vai ocorrer por mais 5 anos, prazo esse pra novas renovações/renegociações das licenças e quem sabe reduções nos valores... Por ora, ainda teremos um 4K capado, com pouco conteúdo, mesmo no universo streaming onde há uma pouco mais de flexibilidade quando se trata de Codec... Feliz é o Chinês que desenvolveu sou próprio Codec/Padrão, AVS, pra não ficar nas mãos mãos dos monopólios... Coisa que as Bigtechs estão tentando fazer com o AV1 e VP9.Voce tem razao, em parte... Ao menos por enquanto, o h.265 está longe de ser paciente terminal, principalmente porque ele é o codec padrao para a proxima geracao de televisao nos EUA, o ATSC 3.0 americano (a chamada televisao 3.0). Tambem é o padrao adotado (e ja testado) ate aqui no DVB europeu. Apenas no Brasil, onde de fato existe uma pressao por "software livre" vindo das universidades (e nao exatamente pela industria, tanto que o Linux nunca foi de grande aceitacao, o middleware Ginga nunca teve utilidade alguma na tv brasileira, servindo apenas para encarecer o custo dos aparelhos, etc.), mas como eu dizia, no Brasil o ISDB 3.0 adotou como padrao o codec h.266 (VVC) -- sem deixar de manter a compatibilidade com o h.264 e o h.265, claro.
Seja como for, recentemente (acho que foi em 2020), o padrao DVB europeu resolveu incorporar tambem o VVC ao seu conjunto de codecs, como opcao, embora mantendo o h.265 como codec principal. E nao podemos esquecer a midia Blu-Ray 4K, que usa o h.265 (ainda que isso nao seja um bom argumento, ja que essa midia nunca fez muito sucesso atraves do mundo, nem mesmo nos EUA).
Para mim nao soa como "paciente na UTI". Ao menos por enquanto... Os EUA, maior industria do mundo, precisariam adotar o VVC tambem para sua proxima geracao de televisao.
.
Última edição: