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Clube Claro-NET HD

Membro conhecido
Aug
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Meu roteador tá pegando picos de 10Mbps sendo consumidos por essa transmissão 4K da Claro. (tenho Claro box) Não é possível que tenha qualquer qualidade isso. 4K do Netflix pega 60Mbps por comparação. Me pergunto se o streaming 4K que vai vir no Globoplay vai ser melhor...
Precisa entender que essas transmissões em 4K usam HEVC/H265, não H264. A eficência do codec permite maior qualidade com bitrates menores.


Por que "precisa entender", se o L Macedo estava falando exclusivamente de transmissoes 4K?... Ninguem usa h264 para codificar o 4K, entao a referencia ao h264 fica sem sentido...

O L.Macedo disse que o roteador dele tem picos de 60 Mbps no Netflix 4K, e apenas 10 Mbps (1/6) no Claro TV+ Box... Esses numeros ja mostram que tem alguma coisa bastante errada aí, a Claro nao está transmitindo imagens de qualidade, como foram as transmissoes 4K da ultima Copa. Nos jogos da Copa voce conseguia reconhecer os rostos do publico nas arquibancadas, nao tinha nada embaçado.

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Membro conhecido
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Por que "precisa entender", se o L Macedo estava falando exclusivamente de transmissoes 4K?... Ninguem usa h264 para codificar o 4K, entao a referencia ao h264 fica sem sentido...

O L.Macedo disse que o roteador dele tem picos de 60 Mbps no Netflix, e apenas 10 Mbps (1/6) no Claro TV+ Box... Esses numeros ja mostram que tem alguma coisa bastante errada aí, a Claro nao está transmitindo imagens de qualidade, como foram as transmissoes 4K da ultima Copa. Nos jogos da Copa voce conseguia reconhecer os rostos do publico nas arquibancadas, nao tinha nada embaçado.

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Não necessariamente é a Claro está repassando a qualidade ruim. Provavelmente a fonte já está assim
 
Membro conhecido
Aug
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Não necessariamente é a Claro está repassando a qualidade ruim. Provavelmente a fonte já está assim


Isso pode ser... Resta esperar que na hora da transmissao nao seja essa porcaria...

(No inicio das transmissoes em 4K, a Claro tinha conteudo em razoavel quantidade nessa resolucao, incluindo producoes da Globo (minisseries), compactos de Carnaval, jogos da Fifa, abertura das Olimpiadas, shows... Pelo jeito eles nao tem mais os direitos sobre nada disso, para fazerem testes que nao estao em 4K).

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Membro conhecido
Sep
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Por que "precisa entender", se o L Macedo estava falando exclusivamente de transmissoes 4K?... Ninguem usa h264 para codificar o 4K, entao a referencia ao h264 fica sem sentido...
É plenamente possível usar 4K em H264, assim como também é plenamente possível e de fato usado na época full HD em MPEG2

Sem esquecer de outros codecs também sendo utilizados hoje como o VP9 e AV1
 
Membro conhecido
Sep
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Isso pode ser... Resta esperar que na hora da transmissao nao seja essa porcaria...

(No inicio das transmissoes em 4K, a Claro tinha conteudo em razoavel quantidade nessa resolucao, incluindo producoes da Globo (minisseries), compactos de Carnaval, jogos da Fifa, abertura das Olimpiadas, shows... Pelo jeito eles nao tem mais os direitos sobre nada disso, para fazerem testes que nao estao em 4K).

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Os direitos autorais devem ter expirado
 
Membro conhecido
Aug
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É plenamente possível usar 4K em H264, assim como também é plenamente possível e de fato usado na época full HD em MPEG2

Sem esquecer de outros codecs também sendo utilizados hoje como o VP9 e AV1


Sim, se voce ignorar a questao da performance, tecnicamente nao ha impedimentos para voce usar o codec e container que quiser... Contudo, a industria sempre normaliza e adota um padrao comum e copyrighted que torne possivel a existencia dos reprodutores (players). Se cada um puder usar o padrao que quiser, vira bagunça e a consequencia é que voce nao populariza os players e no final "ninguem" vai conseguir reproduzir tudo.

Dessa forma, e para nao alongar, os padroes adotados para transmissoes 4K comerciais acabaram sendo o MPEG4 e h.265. Desconheço qualquer forma de transmissao 4K comercial que utilize h.261, h.263, h.264 ou h.266 (o termo "comercial" pode nao ser uma boa escolha, mas é uma tentativa de excluir as bigtechs como a Google, que oferecem serviços gratuitos e nao se importam de usar padroes abertos e "livres", como o AV1 e o VP9 -- como no caso do Youtube).

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Membro conhecido
Aug
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os padroes adotados para transmissoes 4K comerciais acabaram sendo o MPEG4 e h.265
E esse é uns dos motivos que o 4K em HEVC/H265 é um paciente na UTI respirando por aparelhos... A indústria está numa cruzada contra os valores cobrados no licenciamento do HEVC/H265 pela MPEG LA, principalmente no universo Broadcast, onde há normas de transmissões... Eu particularmente não acredito mais na massificação do 4K em HEVC/H265, acredito que o foco será no VVC, a MPEG LA aparentemente está sendo mais flexível em relação aos valores do VVC.
 
Jan
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Bem que a Claro podia colocar o DAZN também nesses canais que são apps.

Outra coisa, é só aqui que fica um retângulo translúcido no canto direito inferior no Star+?

E mais uma coisa, só aqui que os apps tem uma excelente qualidade mas uns 10 a 20 segundos de delay nesse streaming dentro do aparelho da Claro?
 
Membro conhecido
Mar
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Isso pode ser... Resta esperar que na hora da transmissao nao seja essa porcaria...

(No inicio das transmissoes em 4K, a Claro tinha conteudo em razoavel quantidade nessa resolucao, incluindo producoes da Globo (minisseries), compactos de Carnaval, jogos da Fifa, abertura das Olimpiadas, shows... Pelo jeito eles nao tem mais os direitos sobre nada disso, para fazerem testes que nao estao em 4K).

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Não é dar de 'advogado do diabo' o que vou dizer, e concordo contigo - e lembro como foi também o Rock In Rio que a coisa estava tensa (e nem com a sugestão que porei abaixo resolveu). Agora nesse caso do conteúdo gravado que estão passando, tem uma coisa também no receptor da Claro que há um tempo mexi nisso e 'meio que' resolvi: é necessário fazer um ajuste no setup da imagem.

Por que estou falando isso? A minha tela é uma MU6100 da Samsung, e sempre notei que a qualidade do 4K HDR ficava estranho quando via pelo receptor da Claro, dando uma aparência que não estava ajustando aos que são em HDR (ficando sem definição e quase beirando o cinza). Nesse caso havia testado rodando tanto os conteúdos da Netflix como Prime Video, bem antes de entrarem os da Disney.

Há um setup de imagem nessa tela chamado 'Contraste Dinâmico': sério, a coisa melhorou 100% de qualidade e ele só é acionado automático caso a fonte envie em HDR. E na outra entrada HDMI, que uso um Xiaomi 4K Stick, é outro setup bem diferente do que está no da Claro.

Não sei se de repente isso resolveria na qualidade, já que cada tela é um caso e nem vou discordar das opiniões de qualidade.

Bem que a Claro podia colocar o DAZN também nesses canais que são apps.

Outra coisa, é só aqui que fica um retângulo translúcido no canto direito inferior no Star+?

E mais uma coisa, só aqui que os apps tem uma excelente qualidade mas uns 10 a 20 segundos de delay nesse streaming dentro do aparelho da Claro?

Pelos casos:

- DAZN: eu acho difícil que apareça, já que eles estão cambaleando mais que outra coisa
- Star+: lembro que isso aparecia nos canais lineares quando assistia algo no Now. Mas no Star+, não cheguei notar
- Qualidade streaming: infelizmente é assim mesmo, já que depende de como está a qualidade da conexão no horário pelo receptor. Aqui já chegou pegar em menos de 10s
 
Membro conhecido
Aug
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Por que "precisa entender", se o L Macedo estava falando exclusivamente de transmissoes 4K?... Ninguem usa h264 para codificar o 4K, entao a referencia ao h264 fica sem sentido...

O L.Macedo disse que o roteador dele tem picos de 60 Mbps no Netflix 4K, e apenas 10 Mbps (1/6) no Claro TV+ Box... Esses numeros ja mostram que tem alguma coisa bastante errada aí, a Claro nao está transmitindo imagens de qualidade, como foram as transmissoes 4K da ultima Copa. Nos jogos da Copa voce conseguia reconhecer os rostos do publico nas arquibancadas, nao tinha nada embaçado.

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Dêem uma comparada na qualidade do futebol da GloboHD c o 4k do 444 agora.
Numa tela 55 Sony a diferença não eh gritante
 
Membro conhecido
Oct
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Talvez (espero que seja isso) o problema atual é que essa imagem é de arquivo da Globo, que vai ter um nível de compressão a mais. Pode ser que nas partidas ao vivo, como vai tá vindo o sinal "direto" da FIFA, a imagem melhore.
 
Membro conhecido
Aug
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Talvez (espero que seja isso) o problema atual é que essa imagem é de arquivo da Globo, que vai ter um nível de compressão a mais. Pode ser que nas partidas ao vivo, como vai tá vindo o sinal "direto" da FIFA, a imagem melhore.
Tbem espero. Eqptos de captação bem mais modernos devem ser utilizados no Catar
 
Última edição:
Membro conhecido
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Os testes continuam em SP nesse momento. Aplicativo do Youtube e Youtube Kids, além dos canais em árabe (não lineares).
 
Membro conhecido
Aug
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E esse é uns dos motivos que o 4K em HEVC/H265 é um paciente na UTI respirando por aparelhos... A indústria está numa cruzada contra os valores cobrados no licenciamento do HEVC/H265 pela MPEG LA, principalmente no universo Broadcast, onde há normas de transmissões... Eu particularmente não acredito mais na massificação do 4K em HEVC/H265, acredito que o foco será no VVC, a MPEG LA aparentemente está sendo mais flexível em relação aos valores do VVC.


Voce tem razao, em parte... Ao menos por enquanto, o h.265 está longe de ser paciente terminal, principalmente porque ele é o codec padrao para a proxima geracao de televisao nos EUA, o ATSC 3.0 americano (a chamada televisao 3.0). Tambem é o padrao adotado (e ja testado) ate aqui no DVB europeu. Apenas no Brasil, onde de fato existe uma pressao por "software livre" vindo das universidades (e nao exatamente pela industria, tanto que o Linux nunca foi de grande aceitacao, o middleware Ginga nunca teve utilidade alguma na tv brasileira, servindo apenas para encarecer o custo dos aparelhos, etc.), mas como eu dizia, no Brasil o ISDB 3.0 adotou como padrao o codec h.266 (VVC) -- sem deixar de manter a compatibilidade com o h.264 e o h.265, claro.

Seja como for, recentemente (acho que foi em 2020), o padrao DVB europeu resolveu incorporar tambem o VVC ao seu conjunto de codecs, como opcao, embora mantendo o h.265 como codec principal. E nao podemos esquecer a midia Blu-Ray 4K, que usa o h.265 (ainda que isso nao seja um bom argumento, ja que essa midia nunca fez muito sucesso atraves do mundo, nem mesmo nos EUA).

Para mim nao soa como "paciente na UTI". Ao menos por enquanto... Os EUA, maior industria do mundo, precisariam adotar o VVC tambem para sua proxima geracao de televisao.

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