Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Clube Claro-NET HD

Membro conhecido
Aug
492
436
Quando falam em sobreposição significa que nestes lugares ficarão as duas redes em paralelo, fibra e HFC?
 
Membro conhecido
Sep
388
339
Maceió é cidade que está tendo sobreposição, por isso aparece os planos de tv do HFC além dos aplicativos e box.

Pra quem quiser conferir como é a rede da Claro eu estou montando um mapa com a colaboração de vários usuários, neste mapa mostra cidades HFC, cidades FTTH, cidades com ambas tecnologias (começaram em 2021) e o PIN amarelo indica onde foi vista a sobreposição de tecnologia. Vou adicionar esse seu CEP lá.

Rio só tem fibra em área nobre. Vai demorar muito para as bandas de cá isso
 
Membro conhecido
Aug
492
436
Sim, mas o HFC ficará só para TV para novas assinaturas.

Não vejo isso com bons olhos, porque nestas áreas com sobreposição, com o tempo eles vão parar de dar manutenção no HFC e empurrar a tranqueira do Claro Box para todo mundo. Meu receio é de que a Claro esteja abandonando o negócio "Televisão" e passando a dar prioridade absoluta para internet e celular.

Daí quem não abre mão da TV de verdade, vai ter que assinar uma SKY para ver TELEVISÃO e uma Claro ou Vivo para acessar a internet.

Esse é o pior dos mundos, mas parece que é o caminho, infelizmente.

Só me resta torcer para que a SKY cresça com a base de assinantes que ela está comprando da Oi e que não desista da televisão.
 
Última edição:
Novo membro
Jul
27
17
Tô achando essa info de manter o HFC só pra TV e o resto vir pela fibra, não faz sentido algum 🤔

Acho que deve ser pela questão da qualidade do produto. Mesmo sendo o coaxial um meio "defasado" de transporte de dados, a TV ainda assim apresenta uma qualidade melhor que a Claro Box. Imagina ser migrado e perder qualidade? hehehe. Vai deixar na mão do cliente se ele quiser mudar ou não.

Quando o serviço Claro Box tiver mais maduro e semelhante a TV do coaxial talvez façam essa mudança.
 
Membro ativo
Aug
105
56
Tô achando essa info de manter o HFC só pra TV e o resto vir pela fibra, não faz sentido algum 🤔
Ué, porque não faz. O que não faz sentido, é a operadora simplesmente matar a rede cabeada de TV dela, já que foi constatado que a claro não possui TV Via Fibra, tá mais que certo usar esse rede já existente para TV.
 
Membro conhecido
Aug
492
436
Ué, porque não faz. O que não faz sentido, é a operadora simplesmente matar a rede cabeada de TV dela, já que foi constatado que a claro não possui TV Via Fibra, tá mais que certo usar esse rede já existente para TV.

Mas aí é que tá. Se o HFC ainda funciona perfeitamente bem e aguenta até 1 giga de velocidade de internet, para que gastar duplicando essa rede?
 
Membro conhecido
Sep
891
746
Acho que deve ser pela questão da qualidade do produto. Mesmo sendo o coaxial um meio "defasado" de transporte de dados, a TV ainda assim apresenta uma qualidade melhor que a Claro Box. Imagina ser migrado e perder qualidade? hehehe. Vai deixar na mão do cliente se ele quiser mudar ou não.

Quando o serviço Claro Box tiver mais maduro e semelhante a TV do coaxial talvez façam essa mudança.

Pela fibra ou cabo coaxial a qualidade é a mesma, só q na fibra ainda tem mais banda de tráfego.
 
Membro conhecido
Sep
891
746
Ué, porque não faz. O que não faz sentido, é a operadora simplesmente matar a rede cabeada de TV dela, já que foi constatado que a claro não possui TV Via Fibra, tá mais que certo usar esse rede já existente para TV.

Se vc tem uma rede mais moderna, robusta e eficiente não tem sentido deixar em uma "defasada"

Lembrando q ainda não acredito q a Claro matou a TV por assinatura pra vender essa porcaria de box, até mesmo onde tem fibra. Só acredito quando tiver fotos, vídeo e etc sobre o caso
 
Novo membro
Jul
27
17
Ué, porque não faz. O que não faz sentido, é a operadora simplesmente matar a rede cabeada de TV dela, já que foi constatado que a claro não possui TV Via Fibra, tá mais que certo usar esse rede já existente para TV.

Não possui para a venda mais, mas até a unificação dos produtos ela tinha TV fibra.

Se vc tem uma rede mais moderna, robusta e eficiente não tem sentido deixar em uma "defasada"

Lembrando q ainda não acredito q a Claro matou a TV por assinatura pra vender essa porcaria de box, até mesmo onde tem fibra

Não é barato trocar todo mundo de uma vez. A própria matéria fala que eles estão fazendo isso em lugares problemáticos por enquanto.

Mas aí é que tá. Se o HFC ainda funciona perfeitamente bem e aguenta até 1 giga de velocidade de internet, para que gastar duplicando essa rede?
Funciona, mas tem áreas que o serviço está muito degradado, é mais barato passar fibra e resolver os problemas.


Pela fibra ou cabo coaxial a qualidade é a mesma, só q na fibra ainda tem mais banda de tráfego.

Menos banda né? A tecnologia GPON atualmente utilizada na fibra tem 2.5Gbps de downstream enquanto HFC (DOCSIS 3.1) tem 10Gbps.
 
Membro conhecido
Sep
388
339
A claro box não vai ser ruim pra sempre, não é possível. Nem toda iptv é ruim assim, exemplos de produtos bons pelo mundo tem muitos. Não fará sentindo no futuro manter headends, o cabo e tudo mais que é mais caro que a fibra. É um caminho quase que natural.
 
Membro conhecido
Aug
492
436
A claro box não vai ser ruim pra sempre, não é possível. Nem toda iptv é ruim assim, exemplos de produtos bons pelo mundo tem muitos. Não fará sentindo no futuro manter headends, o cabo e tudo mais que é mais caro que a fibra. É um caminho quase que natural.

E por que raios não podem passar o sinal de TV pela Fibra junto com o sinal de internet? Isso que está me deixando irritado! Por que obrigar as pessoas a ver tv via internet a contra gosto?
 
Novo membro
Jul
27
17
E por que raios não podem passar o sinal de TV pela Fibra junto com o sinal de internet? Isso que está me deixando irritado! Por que obrigar as pessoas a ver tv via internet a contra gosto?

Pq é mais barato para a Claro ter um servidor mais centralizado e CDN para replicar o conteúdo para os usuários com qualquer internet do que ter que fazer toda uma infraestrutura regional para atender somente os clientes da própria rede.
 
Membro conhecido
Sep
1,059
1,440
Pq é mais barato para a Claro ter um servidor mais centralizado e CDN para replicar o conteúdo do que ter que fazer toda uma infraestrutura regional para atender os clientes.
No final não é tanto não. O padrão DVB e o transporte MPEG já foram pensados em serem compatíveis com os padroes de transmissão usados em telecomunicação e empacotamento. Ter um unico servidor, ou alguns, recebendo via DVB ou ASI e empacotando via IP multicast exige muito pouco processamento. Pra assistir via internet além de tudo que já se falou embute o custo da recodificação (e em diferentes niveis de qualidade, multicast usa uma só, a máxima) e distribuiçao via CDN não é barata (principalmente com a Claro terceirizando tudo)
 
Membro conhecido
Sep
891
746
Pq é mais barato para a Claro ter um servidor mais centralizado e CDN para replicar o conteúdo para os usuários com qualquer internet do que ter que fazer toda uma infraestrutura regional para atender somente os clientes da própria rede.

O detalhe é a pela fibra não precisa ter headend espalhado, então não tem sentido. Só precisa ter uma central pra receber o sinal do canal aberto local e mais nada, o resto é enviado tudo via IP até a central para a distribuição
 
Membro conhecido
Sep
891
746
Menos banda né? A tecnologia GPON atualmente utilizada na fibra tem 2.5Gbps de downstream enquanto HFC (DOCSIS 3.1) tem 10Gbps.

Dizem q a fibra tem uma maior capacidade de transmissão, então não sei... Tanto é q tudo hj em dia é feito por ela
 
Novo membro
Jul
27
17
No final não é tanto não. O padrão DVB e o transporte MPEG já foram pensados em serem compatíveis com os padroes de transmissão usados em telecomunicação e empacotamento. Ter um unico servidor, ou alguns, recebendo via DVB ou ASI e empacotando via IP multicast exige muito pouco processamento. Pra assistir via internet além de tudo que já se falou embute o custo da recodificação (e em diferentes niveis de qualidade, multicast usa uma só, a máxima) e distribuiçao via CDN não é barata (principalmente com a Claro terceirizando tudo)

Mas mesmo sendo mais simples ela teria que fazer em todas regiões e para atender a própria rede. Tendo num local só e apesar da demanda por processamento ela atenderia mais pessoas.

Sobre CDN eu não sei se vão utilizar terceiros ou fazer parcerias. Cheguei a ler em uma matéria que teria parcerias com os provedores (assim como a netflix faz).

O detalhe é a pela fibra não precisa ter headend espalhado, então não tem sentido. Só precisa ter uma central pra receber o sinal do canal aberto local e mais nada, o resto é enviado tudo via IP até a central

No evento de lançamento da Claro Fibra na minha cidade estava lá o pessoal da TV, falando que o prazo para readequar a TV seria de 3 meses, local esse que já faz a transmissão do HFC na cidade de Santos-SP e no caso iria fazer para a minha região que está a 90km de Santos.
 
Novo membro
Jul
27
17
Dizem q a fibra tem uma maior capacidade de transmissão, então não sei... Tanto é q tudo hj em dia é feito por ela

A fibra tem uma capacidade de transmissão maior, mas a tecnologia utilizada hoje nas grandes operadoras ainda é o GPON, que é limitado naqueles números acima. Se um dia mudarem de GPON para XGSPON aí sim teríamos uma igualdade com o HFC no downstream.
 
Novo membro
Aug
16
8
Boa noite pessoal, tudo bem?

Alguém sabe dizer se o controle remoto da claro com comando de voz funciona em aparelhos 4K (SAG4KC362) e se funciona conectado via bluetooth?

Em uma das últimas atualizações do decodificador apareceu uma opção de conectar controle bluetooth nele e gostaria de saber se alguém já conseguiu usar.

Valeu
Consegue, eu utilizo por aqui
 
Top
AdBlock Detectado

Nós entendemos, os anúncios são irritantes!

Claro, o software de bloqueio de anúncios faz um ótimo trabalho ao bloquear anúncios, mas também bloqueia recursos úteis do nosso site. Para obter a melhor experiência no site, desative seu AdBlocker.

Desativei o AdBlock    Não, obrigado