Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Clube Claro-NET HD

Membro conhecido
Jun
682
490
A TV na Claro Fibra tinha nomenclatura interna da Claro Coaxial, mas não tinha os canais repetidos em SD. O único box disponível foi o Sagemcom S4KW1 (o mesmo que posteriormente foi utilizado na Claro TV Box), abaixo a seleção de plano na tela do vendedor onde consta HFC (coaxial), GPON (fibra) e algumas fotos:

32dHmUX.png


mkVKmOV.jpg



b8aJOEk.jpg


0Ow6o3k.jpg


gsR4HBt.jpg


9NpV8SP.png


Acho que é isso.

Hmmm... agora sim. De onde veio esse print?

O que acho estranho é essa linguagem. Tecnologia "HD". HD me soa a mais uma característica do que tecnologia de um serviço prestado. Transmissão GPON... poderia ser em relação apenas à conexão de internet fibra. Afinal de contas, quando eu tinha o Box, ele era conectado num GPON. Porém o linguagem do print também me levaria a crer que as transmissões dos canais estão sendo entregues via fibra.

O que eu queria entender é: se em muitas partes do país, tipo na minha praça, em que a fibra só vem até o poste, a tal FTTC, o que impede que tal fibra também carregue canais de TV, mesmo que tenha que ser convertido pra um cabo coaxial antes de entrar na casa do cliente?

Queria que um técnico da área nos contasse isso.


A minha é como essa só muda o design do aparelho

Com exceção do que está escrito na frente do decoder, o seu não é exatamente igual? Pela foto hoje mais cedo, tive a impressão que era igualzinho ao do Box que eu tinha aqui, que é igual esse da foto do @KILLME.
 
Membro ativo
Nov
121
139
Hmmm... agora sim. De onde veio esse print?

O que acho estranho é essa linguagem. Tecnologia "HD". HD me soa a mais uma característica do que tecnologia de um serviço prestado. Transmissão GPON... poderia ser em relação apenas à conexão de internet fibra. Afinal de contas, quando eu tinha o Box, ele era conectado num GPON. Porém o linguagem do print também me levaria a crer que as transmissões dos canais estão sendo entregues via fibra.

O que eu queria entender é: se em muitas partes do país, tipo na minha praça, em que a fibra só vem até o poste, a tal FTTC, o que impede que tal fibra também carregue canais de TV, mesmo que tenha que ser convertido pra um cabo coaxial antes de entrar na casa do cliente?

Queria que um técnico da área nos contasse isso.




Com exceção do que está escrito na frente do decoder, o seu não é exatamente igual? Pela foto hoje mais cedo, tive a impressão que era igualzinho ao do Box que eu tinha aqui, que é igual esse da foto do @KILLME.
Esse parece ser black piano ou algo do tipo. Esse daqui é fosco
 
Novo membro
Jul
27
17
Hmmm... agora sim. De onde veio esse print?

Sistema de simulação de vendas da Claro. Eu devo ter print da tela antiga da Claro TV da fibra, mas não achei.

O que acho estranho é essa linguagem. Tecnologia "HD". HD me soa a mais uma característica do que tecnologia de um serviço prestado. Transmissão GPON... poderia ser em relação apenas à conexão de internet fibra. Afinal de contas, quando eu tinha o Box, ele era conectado num GPON. Porém o linguagem do print também me levaria a crer que as transmissões dos canais estão sendo entregues via fibra.

GPON é a tecnologia de transmissão de dados da fibra. A fibra sai da central, é divida duas vezes e chega um cabo dentro da casa do cliente e conecta na ONU (modem).

No coaxial o nome é HFC, a fibra sai da central, na rua ela entra em um NODE, de lá vai os cabos coaxiais para as casas.

aMNxoyN.png


A Claro usa a terminologia "COM FIBRA" para falar de coaxial (depois de ter tomado processo) e "100% FIBRA" para falar de GPON.

FNoJrWQ.png


O que eu queria entender é: se em muitas partes do país, tipo na minha praça, em que a fibra só vem até o poste, a tal FTTC, o que impede que tal fibra também carregue canais de TV, mesmo que tenha que ser convertido pra um cabo coaxial antes de entrar na casa do cliente?

Queria que um técnico da área nos contasse isso.

No caso do HFC a TV vem junto com a fibra até o NODE (geralmente fica no poste na rua) e de lá é convertido para o coaxial junto com o sinal de internet e telefone.

No caso do GPON (fibra até a casa do cliente) o sinal é divido em VLAN's, cada VLAN vai liberar um dos serviços (Internet, TV e Telefone).
 
Membro conhecido
Jun
682
490
Esse parece ser black piano ou algo do tipo. Esse daqui é fosco

Mas também não removeu o plástico protegendo aquela parte (e eu tb nunca tirei do meu pois, como não tinha gostado desde o início, resolvi manter do jeito que estava pra que quando devolvesse não tivesse problema). Mas de fato parece mesmo ser black piano. Mas isso é acabamento. Será que muda o hardware dentro?

Ah, uma pergunta, Vini: se vc tirar o Box da sua casa, e levar pra outro lugar e conectar, mesmo por WiFi, funciona?

Sistema de simulação de vendas da Claro. Eu devo ter print da tela antiga da Claro TV da fibra, mas não achei.



GPON é a tecnologia de transmissão de dados da fibra. A fibra sai da central, é divida duas vezes e chega um cabo dentro da casa do cliente e conecta na ONU (modem).

No coaxial o nome é HFC, a fibra sai da central, na rua ela entra em um NODE, de lá vai os cabos coaxiais para as casas.

aMNxoyN.png


A Claro usa a terminologia "COM FIBRA" para falar de coaxial (depois de ter tomado processo) e "100% FIBRA" para falar de GPON.

FNoJrWQ.png




No caso do HFC a TV vem junto com a fibra até o NODE (geralmente fica no poste na rua) e de lá é convertido para o coaxial junto com o sinal de internet e telefone.

No caso do GPON (fibra até a casa do cliente) o sinal é divido em VLAN's, cada VLAN vai liberar um dos serviços (Internet, TV e Telefone).

Sim, eu conheço aquelas nomenclaturas. O que questionei foi a linguagem daquela tela de vendedor. Pode ver que nos prints que você compartilhou no último post também tem linguagem feita pra confundir. "Com fibra" e "100% Fibra". Custava manterem "cabo" e "fibra"? Principalmente levando em consideração que quando as pessoas pensam e falam em fibra, elas pensam em FTTH e altas velocidades?

Agora o que eu não conhecia era essa história de terem tomado processo. Bem feito! Penso que está aí uma razão pra não venderem o nome Claro TV Fibra. Acho que sim, hein?

Ainda assim, não consigo visualizar o por quê que eles não conseguem distribuir uma TV via fibra. Será que falta infraestrutura similar à que a Vivo tem para distribuir sua TV por fibra? Porque não deve ser apenas questão de aparelhos e instalação.
 

jla

Novo membro
Jul
3
5
A TV na Claro Fibra tinha nomenclatura interna da Claro Coaxial, mas não tinha os canais repetidos em SD. O único box disponível foi o Sagemcom S4KW1 (o mesmo que posteriormente foi utilizado na Claro TV Box), abaixo a seleção de plano na tela do vendedor onde consta HFC (coaxial), GPON (fibra) e algumas fotos:

32dHmUX.png


mkVKmOV.jpg



b8aJOEk.jpg


0Ow6o3k.jpg


gsR4HBt.jpg


9NpV8SP.png


Acho que é isso.
Se olhar o IP dessa box antiga.
pode ser que a antiga Claro Fibra TV usasse uma VLAN para IPTV usando multicast.
Sobre esse novo box. O que seria inteligente por parte da claro era se o Box estivesse atrás de um roteador FTTH da própria Claro, acessasse os canais por VLAN / IGMP multicast.
caso contrário conectaria pela internet mesmo.
pode ser que isso já esteja acontecendo.
Tem que olhar as configurações do roteador. Se tem alguma VLAN e se o decoder/box usa ela.
 
Membro ativo
Nov
121
139
Mas também não removeu o plástico protegendo aquela parte (e eu tb nunca tirei do meu pois, como não tinha gostado desde o início, resolvi manter do jeito que estava pra que quando devolvesse não tivesse problema). Mas de fato parece mesmo ser black piano. Mas isso é acabamento. Será que muda o hardware dentro?

Ah, uma pergunta, Vini: se vc tirar o Box da sua casa, e levar pra outro lugar e conectar, mesmo por WiFi, funciona?



Sim, eu conheço aquelas nomenclaturas. O que questionei foi a linguagem daquela tela de vendedor. Pode ver que nos prints que você compartilhou no último post também tem linguagem feita pra confundir. "Com fibra" e "100% Fibra". Custava manterem "cabo" e "fibra"? Principalmente levando em consideração que quando as pessoas pensam e falam em fibra, elas pensam em FTTH e altas velocidades?

Agora o que eu não conhecia era essa história de terem tomado processo. Bem feito! Penso que está aí uma razão pra não venderem o nome Claro TV Fibra. Acho que sim, hein?

Ainda assim, não consigo visualizar o por quê que eles não conseguem distribuir uma TV via fibra. Será que falta infraestrutura similar à que a Vivo tem para distribuir sua TV por fibra? Porque não deve ser apenas questão de aparelhos e instalação.
Funciona, mas não funciona a NSC TV e a imagem de alguns canais piora
 
Novo membro
Jul
27
17
Sim, eu conheço aquelas nomenclaturas. O que questionei foi a linguagem daquela tela de vendedor. Pode ver que nos prints que você compartilhou no último post também tem linguagem feita pra confundir. "Com fibra" e "100% Fibra". Custava manterem "cabo" e "fibra"? Principalmente levando em consideração que quando as pessoas pensam e falam em fibra, elas pensam em FTTH e altas velocidades?

É o marketing, eles foram multados pq antes eles colocavam só FIBRA, então induzia o cliente ao erro já que só fibra seria FTTH, com fibra pode ser FTTC ou FTTB. A própria tecnologia HFC (hybrid fiber-coaxial) tem fibra no meio, por isso agora o uso do "com fibra".


Agora o que eu não conhecia era essa história de terem tomado processo. Bem feito! Penso que está aí uma razão pra não venderem o nome Claro TV Fibra. Acho que sim, hein?
Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/12...paganda-enganosa-sobre-pacote-de-fibra-otica/


Ainda assim, não consigo visualizar o por quê que eles não conseguem distribuir uma TV via fibra. Será que falta infraestrutura similar à que a Vivo tem para distribuir sua TV por fibra? Porque não deve ser apenas questão de aparelhos e instalação.

Mas ela vendia TV via fibra igual a Vivo, mas somente na área da Claro Fibra, na área da Claro Coaxial é somente via coaxial. A Claro já está convertendo algumas cidades coaxial para a fibra, mas ainda vão manter o cabo coaxial para a TV por questões de custo.
 
Novo membro
Jul
27
17
Se olhar o IP dessa box antiga.
pode ser que a antiga Claro Fibra TV usasse uma VLAN para IPTV usando multicast.
Sobre esse novo box. O que seria inteligente por parte da claro era se o Box estivesse atrás de um roteador FTTH da própria Claro, acessasse os canais por VLAN / IGMP multicast.
caso contrário conectaria pela internet mesmo.
pode ser que isso já esteja acontecendo.
Tem que olhar as configurações do roteador. Se tem alguma VLAN e se o decoder/box usa ela.

Ela usava VLAN (13 ipv4 e ipv6) sim, desconsidere os IP's da foto pq a pessoa tava mudando o DNS para o do google e acabou mudando o IP de tudo manualmente para o DNS hehehe.

Segue o print do meu roteador:

wwKTS0m.png
 
Membro ativo
Nov
121
139
É o marketing, eles foram multados pq antes eles colocavam só FIBRA, então induzia o cliente ao erro já que só fibra seria FTTH, com fibra pode ser FTTC ou FTTB. A própria tecnologia HFC (hybrid fiber-coaxial) tem fibra no meio, por isso agora o uso do "com fibra".



Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/12...paganda-enganosa-sobre-pacote-de-fibra-otica/




Mas ela vendia TV via fibra igual a Vivo, mas somente na área da Claro Fibra, na área da Claro Coaxial é somente via coaxial. A Claro já está convertendo algumas cidades coaxial para a fibra, mas ainda vão manter o cabo coaxial para a TV por questões de custo.
A Claro precisa melhorar os servidores da Box/Fibra
 
Membro conhecido
Jun
682
490
Se olhar o IP dessa box antiga.
pode ser que a antiga Claro Fibra TV usasse uma VLAN para IPTV usando multicast.
Sobre esse novo box. O que seria inteligente por parte da claro era se o Box estivesse atrás de um roteador FTTH da própria Claro, acessasse os canais por VLAN / IGMP multicast.
caso contrário conectaria pela internet mesmo.
pode ser que isso já esteja acontecendo.
Tem que olhar as configurações do roteador. Se tem alguma VLAN e se o decoder/box usa ela.

Citei você várias vezes aqui hoje.

A grande discussão em curso é que foi alegado que a Claro vai, eventualmente, descontinuar o HFC e adotar, para o futuro, o Claro Box como sua opção de IPTV/TV paga. Muito foi falado da tal Claro TV Fibra, que eu nunca vi mencionada em nenhuma publicação, e muito menos em seu site.

Referente ao seu post ao qual citei acima, por que então, em sua opinião, a Claro poderia ter até tido uma IPTV usando multicast mas depois a descontinuado? Não seria contraprodutivo? Não consigo seguir esse raciocínio, como relatei para o @vinibarbosaaru, de deixarem de oferecer uma TV IPTV multicast, que precisasse de uma conexão via fibra própria da Claro, em prol de um produto (Claro Box) que pode ser na realidade conectado em qualquer tipo de conexão com internet e independente de ser ou não vendido pela Claro. Ainda mais com todas as mil reclamações a respeito da qualidade do Box. Já tá até polemizada tal qualidade nessa altura!

Funciona, mas não funciona a NSC TV e a imagem de alguns canais piora

Então é um Claro Box mesmo. Haha... porque, se eu tentar ligar o decoder da minha Vivo TV em outro modem via ethernet, não vai funcionar nem a pau. No entanto não sei - depois de tanto falarmos de multicast, unicast, IPTV, streaming isso e aquilo - se isso teria mais a ver com criptografia, etc, ou com a dependência exclusiva da Vivo TV em relação à tecnologia da internet fibra Vivo.


É o marketing, eles foram multados pq antes eles colocavam só FIBRA, então induzia o cliente ao erro já que só fibra seria FTTH, com fibra pode ser FTTC ou FTTB. A própria tecnologia HFC (hybrid fiber-coaxial) tem fibra no meio, por isso agora o uso do "com fibra".



Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/12...paganda-enganosa-sobre-pacote-de-fibra-otica/




Mas ela vendia TV via fibra igual a Vivo, mas somente na área da Claro Fibra, na área da Claro Coaxial é somente via coaxial. A Claro já está convertendo algumas cidades coaxial para a fibra, mas ainda vão manter o cabo coaxial para a TV por questões de custo.

Olha, não quero te corrigir (ou confundir), mas em virtude de tudo falado hoje, acho que o HFC que ela tem atualmente precisa do FTTC pra funcionar. Pelo que compreendi, depois de tudo o que li, é que o "fibra no meio" que vc se refere quando fala do HFC, seria o FTTC que para no poste e depois se converte em HFC.

Sobre a última parte que você escreveu, pelo que compreendi depois de ler o artigo do Teletime compartilhado aqui hoje mais cedo, o presidente da Claro disse que em regiões cabeadas com fibra, o cliente vai ter que optar ou pelo app ou pelo Box, pois eles não oferecem uma TV a cabo via fibra. Então eu sigo questionando muito essa história de que em algum momento do passado, uma TV via fibra igual da Vivo foi comercializada pela Claro. O que aconteceu com os equipamentos? O que aconteceu com a central de distribuição e toda infra que colocaram em pé para ter viabilizado essa tal Claro TV Fibra? Por que a Claro abandonaria algo que é de melhor qualidade? Pode ser que seja os fatos levantados de faltar estrutura e investimento, e que o IPTV estilo Claro Box barateie sua operação, mas a loucura é tanta que, baseado em coisas que você mesmo compartilhou, a Claro estava tão sedenta por mostrar um passo rumo a algo melhor que vendeu gato por lebre e levou processo.

Uma vez um técnico da Vivo esteve aqui e riu do Claro box (sobre o delay e tal que todos comentam) e disse que o processador do decodificador da Vivo TV era melhor e por isso não tinha delay. Mas baseado nas explicações do @jla, estou vendo que vai muito além disso, e não é uma mera questão de decodificador ou processador - é coisa de central de distruibuição mesmo.


----

Só sei que, tudo isso em consideração, quero mesmo ver essa competição crescer, e ver qual empresa vai atrás de entregar o melhor pro cliente. Quero ver se o Claro Box vai ser aperfeiçoado, ou se vão deixar os clientes que se acostumem com o delay e a falta de definição.
 
Membro conhecido
Jun
682
490
GPON é a fibra verdadeira de Vivo ou a fibra falsa da Claro?
Independe.

Na realidade o que diferencia é que a Vivo é fibra FTTH (Fiber to the Home - a fibra que entra na sua casa).

A Claro, nas localidades de fibra falsa (rs!), é FTTC (Fiber to the Curb - a fibra até o armário ou seja, poste).
 
Membro conhecido
Aug
496
438
Independe.

Na realidade o que diferencia é que a Vivo é fibra FTTH (Fiber to the Home - a fibra que entra na sua casa).

A Claro, nas localidades de fibra falsa (rs!), é FTTC (Fiber to the Curb - a fibra até o armário ou seja, poste).

Nestes locais a Fibra caminha pelo poste e do poste até o decoder do cliente vai o que?
 
Membro conhecido
Sep
909
755
Se for a rede FTTH, sai do poste como fibra e entra como fibra na casa do cliente

HFC sai do poste como coaxial e entra na casa do cliente como coaxial

Um técnico me disse q iriam atualizar a Claro aqui de Maringá para 100% fibra até o fim do ano, se realmente for verdade vou assinar. Só espero q o sistema de TV seja pela fibra e não pela internet
 
Novo membro
Jul
27
17
Olha, não quero te corrigir (ou confundir), mas em virtude de tudo falado hoje, acho que o HFC que ela tem atualmente precisa do FTTC pra funcionar. Pelo que compreendi, depois de tudo o que li, é que o "fibra no meio" que vc se refere quando fala do HFC, seria o FTTC que para no poste e depois se converte em HFC.
HFC é o nome do conjunto todo (fibra + node + cabo coaxial), o sinal da fibra que chega no NODE (na sua rua), que depois é convertido para COAXIAL, não é o mesmo tipo de sinal da fibra que as operadoras utilizam. Por isso não é só pegar essa fibra e ligar direto no cliente.

O HFC pode ser FTTC (fibra até o poste) ou FTTB (fibra até o prédio). Tem outras formas mas não são utilizadas no Brasil.

Sobre a última parte que você escreveu, pelo que compreendi depois de ler o artigo do Teletime compartilhado aqui hoje mais cedo, o presidente da Claro disse que em regiões cabeadas com fibra, o cliente vai ter que optar ou pelo app ou pelo Box, pois eles não oferecem uma TV a cabo via fibra. Então eu sigo questionando muito essa história de que em algum momento do passado, uma TV via fibra igual da Vivo foi comercializada pela Claro. O que aconteceu com os equipamentos? O que aconteceu com a central de distribuição e toda infra que colocaram em pé para ter viabilizado essa tal Claro TV Fibra?

Ela descontinuou a TV fibra para novas contratações pq para eles o serviço Claro Box é mais vantajoso por ser mais barato para os clientes e para a Claro. Com Claro Box não precisa fazer infra em todas regiões e ainda podem atender até clientes de outras operadoras.

A TV fibra da VIVO é de 2008, mais de 14 anos de estrada enquanto o da Claro teve uns 3 anos antes de ser substituído por um serviço mais atrativo. Se o Vivo Play fizer mais sucesso a TV da Vivo pode ter o mesmo destino.

Por que a Claro abandonaria algo que é de melhor qualidade? Pode ser que seja os fatos levantados de faltar estrutura e investimento, e que o IPTV estilo Claro Box barateie sua operação, mas a loucura é tanta que, baseado em coisas que você mesmo compartilhou, a Claro estava tão sedenta por mostrar um passo rumo a algo melhor que vendeu gato por lebre e levou processo.

A TV fibra da Claro não tinha qualidade melhor que a TV coaxial. Isso é um fato hehehe.

A Claro começou com fibra em 2018 oficialmente, o alvo eram as cidades pequenas e médias, geralmente com menor poder aquisito que as cidades médias e grandes que ela começou no coaxial lá em 1999. A cada nova cidade fibra todo um aparato de infra da TV era montado em um datacenter próximo. A TV não lançava junto com o serviço de internet, tinha um delay de 3 meses até você conseguir assinar.

A TV fibra foi um fracasso, não vendia como a do HFC, tanto pelo menor poder aquisitivo dessas cidadezinhas como pela invasão dos serviços ilegais de IPTV. Em 2020 se não me engano foi decidido que IPTV não seria regulamentado pela Anatel, não seria considerado TV LINEAR, portanto mudava totalmente a tributação fazendo o preço cair. Foi aí que a Claro resolveu lançar o seu próprio serviço Claro TV Box em 2021, como vendeu bem a Claro decidiu acabar com a TV fibra com a unificação dos serviços.
 
Membro conhecido
Aug
496
438
Se for a rede FTTH, sai do poste como fibra e entra como fibra na casa do cliente

HFC sai do poste como coaxial e entra na casa do cliente como coaxial

Um técnico me disse q iriam atualizar a Claro aqui de Maringá para 100% fibra até o fim do ano, se realmente for verdade vou assinar. Só espero q o sistema de TV seja pela fibra e não pela internet

Vai ser por internet. Basta você ler as últimas notícias na mídia especializada e os comentários deste fórum. Claro agora só comercializa HFC (onde já tinha), BOX (internet) e APP (internet).
 
Novo membro
Jun
20
8
Boa noite pessoal, tudo bem?

Alguém sabe dizer se o controle remoto da claro com comando de voz funciona em aparelhos 4K (SAG4KC362) e se funciona conectado via bluetooth?

Em uma das últimas atualizações do decodificador apareceu uma opção de conectar controle bluetooth nele e gostaria de saber se alguém já conseguiu usar.

Valeu
 
Membro conhecido
Jun
682
490
Nestes locais a Fibra caminha pelo poste e do poste até o decoder do cliente vai o que?
O @Rodrigo1478 meio que já respondeu. Dá uma olhada nas coisas que o @KILLME responde que ele sabe bem da mescla de tecnologias.

(...)

Ela descontinuou a TV fibra para novas contratações pq para eles o serviço Claro Box é mais vantajoso por ser mais barato para os clientes e para a Claro. Com Claro Box não precisa fazer infra em todas regiões e ainda podem atender até clientes de outras operadoras.

A TV fibra da VIVO é de 2008, mais de 14 anos de estrada enquanto o da Claro teve uns 3 anos antes de ser substituído por um serviço mais atrativo. Se o Vivo Play fizer mais sucesso a TV da Vivo pode ter o mesmo destino.
Soa ainda tão estranho a parte de abandonar a fibra para novas contratações no mercado onde ela já existia. Porque tem gente que poderia, instantaneamente, jogar até a internet dela pra escanteio e pegar o Box com outra operadora de internet. Mas enfim... mistérios do escritório de decisões da Claro.

Um fato é verdadeiro: sempre haverá um grupo de pessoas interessados no que é melhor qualidade. Esse fórum mesmo é uma grande amostra de gente que só recorre à certas coisas por falta de opção. Tá aí uma fatia de mercado pra quem tiver coragem, e vontade de empreender, passar a perna na Claro.

Posso falar por mim: por tantos anos foram tão injustos, mas tão injustos, que cancelei e nunca mais voltei. Experimentei o Claro Box pois estava insatisfeito com o engessado contrato da Vivo TV que me fazia ficar com mediaroom. Mas não aguentei também a baderna que era lidar com a Claro e as reclamações que tinha que constantemente fazer em relação ao Box. Certas empresas nunca mudam - velhos hábitos da Net foram totalmente abraçados pela cultura da Claro.

A TV fibra da Claro não tinha qualidade melhor que a TV coaxial. Isso é um fato hehehe.

A Claro começou com fibra em 2018 oficialmente, o alvo eram as cidades pequenas e médias, geralmente com menor poder aquisito que as cidades médias e grandes que ela começou no coaxial lá em 1999. A cada nova cidade fibra todo um aparato de infra da TV era montado em um datacenter próximo. A TV não lançava junto com o serviço de internet, tinha um delay de 3 meses até você conseguir assinar.

A TV fibra foi um fracasso, não vendia como a do HFC, tanto pelo menor poder aquisitivo dessas cidadezinhas como pela invasão dos serviços ilegais de IPTV. Em 2020 se não me engano foi decidido que IPTV não seria regulamentado pela Anatel, não seria considerado TV LINEAR, portanto mudava totalmente a tributação fazendo o preço cair. Foi aí que a Claro resolveu lançar o seu próprio serviço Claro TV Box em 2021, como vendeu bem a Claro decidiu acabar com a TV fibra com a unificação dos serviços.
Não disse melhor qualidade de sinal de TV fibra em relação HFC. Quando levantei melhor qualidade quis dizer apenas no mundo da fibra: uma fibra estilo Vivo TV VS Claro Box.

Fora falta de infra de distribuição de sinal de TV via fibra, ainda não vejo outra razão para esse decisão deles. O cabo vai ser sempre o mesmo se cabearem uma rua com fibra. Embora que a decisão do SeAC, sobre qual escrevi anteriormente e que você citou agora, permitiu que eles enxergassem uma nova forma de faturamento em conta, o que toda empresa sempre favorecerá. Só acho que o tiro pode sair pela culatra se começarem o serviço deles com outras TVs via fibra.

Só que o que eu ainda trago em questão é que, fora os prints das telas dos vendedores que você trouxe, não há registros sobre essa Claro TV Fibra que era o mesmo esquema da Vivo. Acho que vou usar o Internet Archive pra ver se consigo puxar uns prints da página de uns anos atrás pra ver.
 
Top