Opa! Como é? Fim de papo? O que é isso agora - facismo? A conversa só pode continuar se você quiser?
Eu não estou perdido coisa nenhuma. O que estou dizendo é que
nunca houve uma Claro
TV FIBRA. A fibra da Vivo também não vai até o decodificador de TV, pois este é ligado através de cabo ethernet em geral, porém para instalar a TV Vivo é necessário um modem que receba um cabo fibra. A tecnologia que faz isso funcionar, repetindo mais uma vez, é o tal modelo GPON/multicast que o colega
@jla nos explicou sobre ontem. E isso não existe na Claro.
Agora o
@vinibarbosaaru até menciona que o papo de Claro TV Fibra "foi um teste para a Box". Não vi menção em nenhum veículo de imprensa sobre, mas se a Claro algum dia se atreveu a dizer que o Box era uma TV via fibra, mentiu. O Box pode ser ligado em qualquer tipo de internet (ao contrário a Vivo TV que
precisa da fibra). E se a Claro um dia teve um modem que propiciava o multicast, e o abandonou, deve ter sido apenas para testes e nunca em casa de clientes.
O Claro TV+ 4K, ao que tudo indica, só é possível ainda via HFC. Onde não tem esse cabeamento, é lógico que não haverá venda do mesmo. É por isso que ao digitar o endereço do seu amigo mineiro no site da Claro, o Claro TV+ 4K não será oferecido, pois a fibra chega lá, mas o HFC, que é a TV a cabo da Claro, não.
O que está cada vez mais evidente, e muito também graças às informações
corretas que estão sendo passadas aqui, além de coisas que eu mesmo já havia constatado, é que:
1. A Claro não tem infra ainda para oferecer TV via fibra - e infra também significa aparelhos apropriados - e por tal razão vai empurrar o Box como sendo uma solução pois este é mero IPTV e independe do tipo de conexão. Ela vai dando esse papinho nos clientes, falando que o Box pode ser ligado na fibra, e blah blah blah, e vai cair um monte de iludido achando que tem TV via fibra ou achando que o Box é a solução do futuro. Porém isso não significa, em momento algum, que ela vai matar o HFC e empurrar o Box como sendo a solução adotada para o futuro. Não tem evidência alguma a respeito disso, e foi o que perguntei desde o início: qual a evidência/fonte para tal alegação? Enfim, não tem.
2. A Claro seguirá oferecendo o HFC onde tem estrutura pronta. "
A Claro defende que a tecnologia HFC na banda larga fixa continua competitiva e basta para as necessidades dos clientes mais exigentes." - do artigo publicado em 1/7/22 que o colega
@Márcio compartilhou. Ainda do mesmo artigo: "
Há outra variável: a rede HFC serve ao serviço de TV a cabo. Caso o cliente passe para a rede GPON e fosse cliente do serviço de TV, ele teria que passar para a solução do Claro TV+, que é o serviço de TV da Claro via rede banda larga." Mais evidente, impossível. O que o funcionário está afirmando? Que quem tem serviço de TV a cabo e quiser usar a fibra deles, vai ter que usar as soluções que eles tem para TV via internet, ou seja: Box ou apps. E por que? Por que pelo jeito, são tão ruins que não conseguem puxar um cabo pro HFC, mesmo onde existe, e um cabo pra fibra pra uma residência. Resumindo mais uma vez: a Claro nunca teve TV via fibra... nunca existiu uma Claro TV Fibra... assim como estou falando desde o início da conversa hoje, e como falei semanas atrás também.
Enfim... Isso aqui é um fórum. Fóruns evocam a ideia de "reuniões, congressos, conferências que envolvem debates de um tema". Aqui estamos para conversar, e não silenciar os outros que queiram, de forma educada, trocar informações, ensinar ou aprender. Curiosamente você já falou várias coisas erradas, perguntou coisas que já haviam sido respondidas, deu suas opiniões, e etc. Eu nunca vi, até o presente momento, ninguém te impedindo de se expressar ou ridicularizando seu ponto de vista. Retornar o mesmo tratamento seria mais cortês e indicado.
No fim das contas Vini, tudo está solucionado. Você tem internet fibra da Claro, mas a Claro não possui uma plataforma de tv a cabo via fibra. O Box é uma mera IPTV, e, se a Claro está dizendo que sua TV é via fibra, está mentido. A conexão do seu Box é internet via fibra, mas o sinal não vem pela fibra. Eles nem tem essa tecnologia disponível como se nota no artigo do Teletime compartilhado pelo
@Márcio.
Uma última pergunta: nesse seu plano de TV, vc recebe os sinais dos canais religiosos e da TV Gazeta? A ausência desses canais indicavam, até uns dias trás pelo menos, que a pessoa tinha um plano Claro Box já que os mesmos só estão incluídos nos planos Claro de TV a cabo convencional.
Obrigado por esse artigo. Ele sedimentou o que eu vinha dizendo: a fibra da Claro não distribui sinal de TV no presente. Valeu demais, Márcio. Esse artigo não tem nem uma semana que foi publicado. Matou a pau!