TV 3.0 4K/8K Terrestre no Brasil

  • Thread starter Thread starter lucassodre
  • Start date Start date
  • Featured

Destaques do momento

Pessoal que já está com o kit 3.0 confirma que a recepção dos canais 2.5 melhorou com essa nova antena com polarização horizontal e vertical?
 
Receptor Aquário não reconhece os canais RBI, Record News e Canção Nova.

No sinal da Rede Legislativa DTV+ está com tela preta a TV Câmara e TV Senado.

Às vezes o sinal da DTV+ cai do nada, inclusive com a Globo. A imagem do jogo da Copa e do Fantástico está quadriculando muito, com muito pixel estourado nos caracteres e cor cintilante. Horrível o sinal para 4K. Nas novelas está muito melhor.
 

Attachments

  • IMG_0520.jpeg
    IMG_0520.jpeg
    153.3 KB · Visualizações: 8
Receptor Aquário não reconhece os canais RBI, Record News e Canção Nova.

No sinal da Rede Legislativa DTV+ está com tela preta a TV Câmara e TV Senado.

Às vezes o sinal da DTV+ cai do nada, inclusive com a Globo. A imagem do jogo da Copa e do Fantástico está quadriculando muito, com muito pixel estourado nos caracteres e cor cintilante. Horrível o sinal para 4K. Nas novelas está muito melhor.
Receptor Aquário não reconhece os canais RBI, Record News e Canção Nova.

No sinal da Rede Legislativa DTV+ está com tela preta a TV Câmara e TV Senado.

Às vezes o sinal da DTV+ cai do nada, inclusive com a Globo. A imagem do jogo da Copa e do Fantástico está quadriculando muito, com muito pixel estourado nos caracteres e cor cintilante. Horrível o sinal para 4K. Nas novelas está muito melhor.
Já os sinais HD no DTV+ (caso da TV Alesp e TV Brasil) a imagem está muito melhor do que o canal da TV 2.5.
 
Falhas de recepção no sistema da TV 3.0:

Incompatibilidade com os recursos da TV 2.5: não abre EPG, recurso de interatividade e escolha dos áudios secundários.

Demora para carregar recursos extras da DTV+

Apesar da nitidez, a qualidade 4K deixa muito a desejar.

Quando o sistema foi apresentado na Set, o cadastro incluía o CEP para favorecer a transmissão de propaganda segmentada ao perfil, pela internet. Esse recurso foi demonstrado nos estandes do Fórum SBTVD e da Mirakulo.

Falta chegar no sistema a navegação por catálogo (igual a Netflix) que sugere de acordo com a preferência do perfil o tipo de conteúdo. Essa preferência não entrou no cadastro de perfil.

A proposta do sistema inclui a navegação pelo EPG para assistir on demand o programa, sem precisar aguardar a transmissão linear para o caso de conteúdo gravado e a disponibilidade para assistir posteriormente o que foi exibido ao vivo, com disponibilidade definida pela emissora.

O aplicativo Mais BR trava e não possibilita o acesso logado à conta gov.

Por enquanto funciona apenas como um canal com recurso de interatividade ainda básico. Cada emissora se tornará um aplicativo com streaming e transmissão linear. Para isso falta muito…

Os canais da TV 2.5 que tiverem a opção DTV+ não podem aparecer na tela inicial. O sistema novo sobrepõe o antigo.

O que temos na mão é apenas um aperitivo do que será a TV 3.0 e infelizmente os receptores não liberaram os recursos da Android TV para usarmos outros aplicativos que complementam ou competem com a TV aberta. Nem logar na conta Google nele pode. Virou um aparelho para abrir exclusivamente o app da DTV+, infelizmente.

Outro recurso que é aceito ao criar o perfil é autorizar a aferição da audiência. Mas, o perfil ele é algo fictício, sem vincular a uma conta de e-mail. Outro erro.

Pra finalizar, a DTV+ ainda tem que disponibilizar libras por inteligência artificial (com o boneco virtual), áudio descrição, legenda e alto contraste para pessoas com baixa visão.

Nem nos canais tradicionais que possui CC o aparelho não reconhece.
 
Como não será retrocompatível significa que estão livres p/ desenvolver um padrão que use canalização diferente mas dentro das faixas padronizadas e autorizadas pela Anatel para radiodifusão. Como isso vai caber na Grande SP é um mistério já que no UHF só temos dois canais livres: o que foi da TV Justiça e o da Globo News analógica que desligou e o devolveu à União.
Provavelmente adotará frequência única e a segmentação regionalizada será pela camada de fade. A Globo desenvolveu esse sistema que se chama Globo Edge. Pode inserir um comercial em um bairro específico, assim como nas limitações de cobertura de uma afiliada a produção local.
 
Já os sinais HD no DTV+ (caso da TV Alesp e TV Brasil) a imagem está muito melhor do que o canal da TV 2.5.
como no DTV+ podem nesse momento transmitir sinais até 4k, então provável que estejam mandando os videos em full HD, 1080p

Falhas de recepção no sistema da TV 3.0:

Incompatibilidade com os recursos da TV 2.5: não abre EPG, recurso de interatividade e escolha dos áudios secundários.

Demora para carregar recursos extras da DTV+

Apesar da nitidez, a qualidade 4K deixa muito a desejar.

Quando o sistema foi apresentado na Set, o cadastro incluía o CEP para favorecer a transmissão de propaganda segmentada ao perfil, pela internet. Esse recurso foi demonstrado nos estandes do Fórum SBTVD e da Mirakulo.

Falta chegar no sistema a navegação por catálogo (igual a Netflix) que sugere de acordo com a preferência do perfil o tipo de conteúdo. Essa preferência não entrou no cadastro de perfil.

A proposta do sistema inclui a navegação pelo EPG para assistir on demand o programa, sem precisar aguardar a transmissão linear para o caso de conteúdo gravado e a disponibilidade para assistir posteriormente o que foi exibido ao vivo, com disponibilidade definida pela emissora.

O aplicativo Mais BR trava e não possibilita o acesso logado à conta gov.

Por enquanto funciona apenas como um canal com recurso de interatividade ainda básico. Cada emissora se tornará um aplicativo com streaming e transmissão linear. Para isso falta muito…

Os canais da TV 2.5 que tiverem a opção DTV+ não podem aparecer na tela inicial. O sistema novo sobrepõe o antigo.

O que temos na mão é apenas um aperitivo do que será a TV 3.0 e infelizmente os receptores não liberaram os recursos da Android TV para usarmos outros aplicativos que complementam ou competem com a TV aberta. Nem logar na conta Google nele pode. Virou um aparelho para abrir exclusivamente o app da DTV+, infelizmente.

Outro recurso que é aceito ao criar o perfil é autorizar a aferição da audiência. Mas, o perfil ele é algo fictício, sem vincular a uma conta de e-mail. Outro erro.

Pra finalizar, a DTV+ ainda tem que disponibilizar libras por inteligência artificial (com o boneco virtual), áudio descrição, legenda e alto contraste para pessoas com baixa visão.

Nem nos canais tradicionais que possui CC o aparelho não reconhece.
excelente resenha que servira de parametros para as emissoras e fabricantes do conversores. O bom é que todos esses problemas podem ser ajustados nessa fase experimental.

Provavelmente adotará frequência única e a segmentação regionalizada será pela camada de fade. A Globo desenvolveu esse sistema que se chama Globo Edge. Pode inserir um comercial em um bairro específico, assim como nas limitações de cobertura de uma afiliada a produção local.
parece que nesse momento as 12 posições dentro da faixa 300 MHz serão mais que suficientes para quem solicitar entrar na DTV+ , SBT. Band, RedeTv, Cultura e demais nanicas ainda não solicitaram frequencia junto à Anatel.
Como já postado existe a possibilidade de alocar canais 3.0 na faixa atual UHF fazendo acomodações em multiprogramação, tipo Band com rede 21, Record com RecordNews, RedeBrasil com RBTV, e ate mesmo emissoras de grupos diferentes.
Não sei qual é o criterio que a Anatel vai usar para as autorizações, mas pela logica deveria ser para quem solicitar antes, tipo a CNT já solicitou e vai ficar numa frequencia encostada na Globo. Pensando em melhor propagação, canais alocados nessa faixa 300 Mhz tem melhor propagação a longa distancias e devem ser mais cobiçadas.
 
Back
Top