TV 3.0 4K/8K Terrestre no Brasil

• Thread starter Thread starter lucassodre
  • Start date Start date
  • Featured

Destaques do momento

estou curioso para ver chamadas nos intervalos da programação atual na digital 2.5
Pré venda da Aquario: https://www.aquario.com.br/kit-tv-3-0-antena-receptor-e-amplificador-dtvp-74526/p

Mais cedo tinha preço... estava em 689 reais.
vamos ver como reage a Intelbras (ZTE) e a Century se vai lançar pronta entrega. Muito excitante ter uma caixinha dessa nas mãos e fazer a primeirissima sintonia da DTV+ e ficar explorando as funcionalidades. Sinto muito mesmo não estar na abragencia dessa estreia, somente no final de Outubro
Para um early adopter até que esta razoavel o preço para receber tanta tecnologia e a anteninha é externa, o que achei otimo e ainda 2 boosters amplificadores.
Achei isso muito interessante: Padrões de compreensão: ISDB-T (Atual): H.264 (AVC), DTV+ (Nova Geração): H.266 (VVC) e LCEVC. / Resoluções suportadas: até 1080i (padrão ISDB-T), até 2160p (4K) (padrão DTV+), então tudo numa so caixinha, a 3.0 com a atual 2.5

Última edição:
nao tem aquela historia que estes primeiros terao um delay maior, e depois sera arrumado isso pois as proprias boxes nao tem processador suficiente, to aqui com receio de comprar, mas acho que vou pegar, na duvida pode devolver, vai ser interessante testar a diferença do terrestre pro 4k

Somente posicionando H e outra na V, dessa forma se consegue saber. Por exemplo, os TX ISDBT só entram na Horizontal, se ligar na antena vertical os sinais caem ou somem se forem distantes, o que evidencia que eles transmitem H. Comunicação pública e comercial na faixa de VHF, repetidoras de radioamador, polaridade vertical, e assim vai.
Uma curiosidade: no caso dos tx da TV 3.0 serão as duas polarizações, e realmente com esse sistema se consegue verificar isso na prática, pois o sinal tem o mesmo nível de recepção nas duas polarizações que recebo. Se o receptor tiver duas entradas de antena, certamente será possível receber as duas polarizações, faltando apenas um ganho melhor com relação a frequência recebida.
Fazendo uma outra análise prática, canais como o 49D de SP, Terra Viva, recebo sinais aqui nível S3 pra menos, muito baixo, nesse mesmo receptor da foto, e abre imagem e som normal sem travamentos nos conversores, portanto essas portadoras de 277 Mhz e dos canais 7e 8, com esse nível de sinal das fotos, devem abrir as imagens com uma certa facilidade, assim espero.
Rodrigo, bem possível que com esse arranjo vertical/horizontal vc consiga sintonizar a Globo 3.0 ai em Valinhos. O lance de polarização não é apenas visual, são propagações na horizontal vertical magnetico. Então uma antena ideal seria demensionar as hastes para a frequencia 277 MHz e posicionar as 2 antenas de forma que vc consiga gira las para conseguir o maior ganho possivel. Então não necessariamente a horizontal vai estar na horizontal em relação ao solo. Tbem o angulo entre elas pode ser somente 90 graus, vai depender de como a Globo esta configurando o transmissor.
Esse receptor da Aquario colocado à venda hoje vem com uma anteninha externa e booster que tbém poderá ser posicionada até em area externa, pelo menos para testes.
Tudo muito novo e vamos ficar aqui babando para saber como vai ser a recepção da Globo 4k na tv aberta

Última edição:
1779924700382.png

to curioso para ver a traseira mostrando as conexoes. Assim como o da Aquarius, essa da Intelbras vem com anteninha externa que mesmo sendo pequena parece dificil ter antenna embeded como foi mostrado num prototipo na feira em Las Vegas.

Última edição:
nao tem aquela historia que estes primeiros terao um delay maior, e depois sera arrumado isso pois as proprias boxes nao tem processador suficiente, to aqui com receio de comprar, mas acho que vou pegar, na duvida pode devolver, vai ser interessante testar a diferença do terrestre pro 4k
O delay que existirá no início não será por conta das caixinhas receptores, mas sim dos equipamentos nas emissoras.

Ahh blz, vamos ver como ficará a programação em 4k , que eu saiba até agora so futebol mesmo ,tenho acesso a vivo fibra c sportv 4k e ela tem um delay de 10 segundos pro canal normal

Ahh blz, vamos ver como ficará a programação em 4k , que eu saiba até agora so futebol mesmo ,tenho acesso a vivo fibra c sportv 4k e ela tem um delay de 10 segundos pro canal normal
Em teoria novela (que tem em 4k no globoplay apesar de que sem hdr...), futebol e f1 (que ja vem pronta da europa... Só retransmitir o sinal que o sportv4k ja passa). O resto vai ser surpresa

Entao, no sportv 4k passa aos sabados , nao acredito que a globo vai mostrar todos os jogos dela em 4k, sendo assim , so a copa do mundo e nem serao todos os jogos, é ate alto o preço do aparelho , sera interessante ver em questao do delay e do novo codec que é mais eficiente que o h265 que a vivo fibra usa, e no futuro acredito que eles vao incorporar estes canais a programaçao da claro e vivo fibra que são as que tem decoder 4k

Entao, no sportv 4k passa aos sabados , nao acredito que a globo vai mostrar todos os jogos dela em 4k, sendo assim , so a copa do mundo e nem serao todos os jogos, é ate alto o preço do aparelho , sera interessante ver em questao do delay e do novo codec que é mais eficiente que o h265 que a vivo fibra usa, e no futuro acredito que eles vao incorporar estes canais a programaçao da claro e vivo fibra que são as que tem decoder 4k
Pode ser que pra esses jogos menores ela faça igual como nos estados unidos e gere em 1080p HDR pra reduzir esses custos, o que ja traz uma melhora considerável pra quem tem um televisor 4K.

Do demais não espero uma mudança drástica nos primeiros anos de transmissão cujo sinal é restrito a poucas cidades e a quantidade de espectadores com dtv+ é ínfima

Pode ser que pra esses jogos menores ela faça igual como nos estados unidos e gere em 1080p HDR pra reduzir esses custos, o que ja traz uma melhora considerável pra quem tem um televisor 4K.

Do demais não espero uma mudança drástica nos primeiros anos de transmissão cujo sinal é restrito a poucas cidades e a quantidade de espectadores com dtv+ é ínfima

Lembrem de como foi a transição pro HD... muitos criticaram a Globo por ser uma das últimas a concluir a migração para o HD, mas pelo tamanho da estrutura dela, é totalmente compreensível... pro 4K não vai ser diferente... o que ela promete de inovação são as outras experiências para o usuário, vamos ver...

Lembrem de como foi a transição pro HD... muitos criticaram a Globo por ser uma das últimas a concluir a migração para o HD, mas pelo tamanho da estrutura dela, é totalmente compreensível... pro 4K não vai ser diferente... o que ela promete de inovação são as outras experiências para o usuário, vamos ver...
Acho q agora vai ser diferente. A Globo está carregando a DTV+ praticamente sozinha e a q tem maior interesse na sobrevivência da tv aberta.

Deve ser basicamente as 3 novelas e talvez 1 jogo por semana, f1 talvez...
As poucas corridas de F1 em 4k, + Globo Repórter, acho q 2 jogos por semana, filmes e em pouco tempo a apresentação do estúdio dos jornais e o Fantástico
Demais programas da manhã e reprises em Full HD fazendo upscaling p 4k

Fala, pessoal! Alguém que tenha acesso ao sistema SEI da ANATEL, se possível, faça a consulta para verificar se há alguma emissora fazendo a implantação do sistema de TV 3.0 em Goiânia - GO. Parece que, para fazer o acesso, é necessário ser usuário interno.

View attachment 35892
to curioso para ver a traseira mostrando as conexoes. Assim como o da Aquarius, essa da Intelbras vem com anteninha externa que mesmo sendo pequena parece dificil ter antenna embeded como foi mostrado num prototipo na feira em Las Vegas.
Vamos ver se o sistema operacional deste conversor, será baseado no Google tv ou Android tv, e não em uma versão modificada do Android,como o da aquário

Será? Vi uma reportagem da TV Anhanguera falando que já estava se preparando para transmitir! Óbvio que entendo que isso não ocorra ao longo de 2026.
esse cronograma já "antigo" do ano passado e parece que o sucesso em S Paulo vai adiantar implantação em outras praças. O que causa espanto é a timidez da Record, que sem um evento especial como a Copa, está escondendo os planos mesmo ja tendo feito transmissão ao vivo de um jogo do Verdao. A CEO do SBT disse na feira de Las Vegas que vai esperar o sucesso das outras e por enqto parece que vai investir em interatividade no atual Ginga da digital atual. Da Band e RedeTv nenhuma noticia até agora.
Então alem da Globo podemos contar com a EBC inicialmente em S Paulo Brasilia e Rio. O azarão seria a CNT, mesmo sem programação decente, chegar antes da Record.

Fala, pessoal! Alguém que tenha acesso ao sistema SEI da ANATEL, se possível, faça a consulta para verificar se há alguma emissora fazendo a implantação do sistema de TV 3.0 em Goiânia - GO. Parece que, para fazer o acesso, é necessário ser usuário interno.
O sistema SEI tem uma área de pesquisa pública: https://sei.anatel.gov.br/sei/modul...protocolo_pesquisar&id_orgao_acesso_externo=0

Por enquanto não parece ter nenhum pedido de testes em Goiânia.

Back