Membro conhecido
- Aug
- 1,612
- 2,428
to velhinho, kkk, mas passei pela área qdo jovem, mas nunca perdi o gosto pelas inovações, fissurado por antenas de recepção. Então essa tecnologia MIMO, agora no nosso DTV+, me deixa entusiasmado. Então procurar meios de conhecimento; não basta apreciar, tem que entender sempre o que nos afeta.Quem se dá bem num curso como esse?
Leigo do jeito que eu sou, aposto que boiaria o tempo todo.
Eu até hoje não entendo bem camada de transmissão.
Até então minha maior referencia foram as antenas inteligentes da Televes de Portugal/Espanha, explorando as formas de polarização.
Um exemplo dos tempos analogicos: A Manchete foi a primeira a usar polarização circular a partir de S Paulo, enqto em Campinas o 10A Cultura, co-canal muito forte, invadia a faixa do 9. Para eliminar a interferencia do 10 sobre o 9, alem de filtros que não eram eficientes, a opção seria rotacionar a antena para trabalhar no eixo eletrico vertical e assim praticamente zerava o sinal do 10 que estava na horizontal, deixando o 9 chegar quase limpinho numa distancia de 100km e ainda por cima com som stereo.
As inumeras trajetorias e reflexoes que geravam aqueles horriveis fantasmas na tv analogica, no MIMO (multiplas transmissões e multimas recepções) contribuem com mais dados, robustez e alcance para a digital 3.0. Vale muito a pena entender essa arquitetura.