TV 3.0 4K/8K Terrestre no Brasil

Membro conhecido
Aug
1,114
784
mas esperamos que a TV 3.0 por satélite entregue a qualidade do UHF. Todo mundo sabe que o UHF consegue entregar uma melhor qualidade de imagem do que o satélite, por fatores técnicos.

Falso. Os motivos sao economicos (custo da banda de satelite) e nao tecnicos. Eu vou colocar um sinal de pior qualidade no satelite (menor resolucao, maior compressao, etc.) para poder pagar menos.

Nao se esqueça que naquela "melhor qualidade da transmissao UHF" que voce citou, muitas vezes voce está assistindo a um conteudo que chegou via satelite ate a emissora que apenas retransmite por UHF.
.

Membro conhecido
Aug
1,576
2,373
Estamos no ápice do que justifica nossa presença num forum tão importante que afeta tantos segmentos, contrapor as controversas.
A despeito de posições contra ou a favor de migrarmos para o DTV+, acho que ninguem no Brasil é a favor que a tv aberta seja extinta e substituida somente por streamings, diferente da Inglaterra que faz essa cogitação pq la a realidade da internet é bem diferente, sendo bem inclusiva, alem do que aqui a tv aberta até a pouco tempo era imperativa.
Já que tem que continuar a existir, tem que sobreviver. Essa mistura ar + internet se mostra a forma economica disso acontecer. Vai ter um tempo de convivencia e até a data limite de desligamento da 2.5, os preços vão se equalizar como ja esta acontecendo agora. Nem mais compensa comprar uma full HD, o preço das 4k despencaram e até ja tem 8k com muita tecnologia no preço de 4k e assim vai...
E sempre vai ter o mercado para decidir a prorrogação dessa transição. Podemos ter por muito tempo, por exemplo, uma Globo Premium no DTV+ imperando e convivendo com a Globo e outras redes no formato padrão.
Só espero que alem do terrestre tbém venha num modelo TVRO para quem estiver fora do eixo Rio SP tbém tenha acesso via satelite. Espero que no minimo essa Globo 3.0 vai estar disponivel no GloboPlay num arranjo com as afiliadas que tecnicamente poderiam ainda inserir publicidade local.

Última edição:
Membro conhecido
Aug
1,114
784
A despeito de posições contra ou a favor de migrarmos para o DTV+, acho que ninguem no Brasil é a favor que a tv aberta seja extinta e substituida somente por streamings

Pessoalmente, nao vejo porque nao deixar se extinguir... É o capitalismo agindo naturalmente. Se o interesse do publico começa a minguar e o negocio nao se sustenta mais sozinho, deixe-o morrer e ser substituido por outro que atenda melhor ao consumidor. Eu seria um que nao sentiria a menor falta do produto "tv linear" (aquela que voce liga num canal e é obrigado a assistir ao que está passando naquele momento, sem opcao de escolher o que quiser assistir). Tanto que desde 2008 que os televisores daqui de casa sequer possuem um cabo de antena de qualquer tipo conectado a eles.

(Nao estou apostando que vai acabar, publico de baixa renda que depende de tv aberta sempre vai existir, estou apenas dizendo que se acabar eu nao vou me importar, vou ate aplaudir a evolucao, como foi do telefone fixo para o celular).

os preços vão se equalizar como ja esta acontecendo agora. Nem mais compensa comprar uma full HD, o preço das 4k despencaram e até ja tem 8k com muita tecnologia no preço de 4k e assim vai...

V•oce está perdendo o ponto, que é: a Globo (e outras emissoras), imaginando que vao se salvar com a mudança (como se qualidade de imagem e audio fosse o problema que afugenta os jovens da tv aberta), quer obrigar todo televisor a incluir um receptor novo pelo qual nenhum consumidor pediu ou precisa (mas vai ser obrigado a pagar).

Existe uma brutal diferença entre o que aconteceu na epoca da digitalizacao para o HDTV•, e o que querem que aconteça hoje, com a DTV+... Naquele epoca, foi dado um gigantesco passo na evolucao tecnologica em video em todo o mercado, com vantagens reais para quem consome video.

So que desta vez, a DTV+ nao passa de um engodo, pois nao introduz absolutamente nada, NENHUMA novidade (se eu estiver errado, me aponte uma, umazinha sequer) em prol do consumidor. No meu quarto eu tenho um televisor Sony XBR 850c fabricado em 2015, que ja possuía todas as tecnologias apontadas agora como "novidades incriveis" nos textos que louvam o que a DTV+ promete trazer.

Querem engabelar o consumidor, mas 4K, HDR, Dolby ATMOS, Interatividade... tudo isso ja existe e vem sendo usado ha mais de uma decada em qualquer bom televisor do mercado. Idem em computadores, tv boxes, sticks diversos como o Fire ou o Google Chromecast With Google TV• e outros dispositivos eletronicos.

So nao existe apenas na tv aberta, que está mais de 1 decada atrasada.

Aí, os malandros querem agora empurrar para cima do consumidor a obrigaçao de compartilhar o custo para que elas, emissoras, possam faturar melhor em cima dele, de olho nos comerciais dirigidos e melhores metodos de avaliacao da audiencia. Uma "necessidade" que é deles, e que nao atende em absolutamente nada quem assiste televisao.

Eu nao sou contra o DTV+. So acho que quem tem que pagar pelo sistema sao aqueles que estao interessados nele. Nada de impor, por exemplo, a obrigacao de todo televisor trazer um tuner 3.0 embutido, onerando com isso toda a populacao que nao está interessada nos problemas das emissoras.
.

Última edição:
Membro ativo
Jul
104
185
Uma coisa concordo. Eles já poderiam ter usado 4K, HDR e Atmos há muito tempo em suas plataformas de streaming. A própria Globo transmite ao vivo eventos em 4K e tem bastante conteudo gravado original globoplay em 4K, Dolby Atmos e alguns até com HDR. As demais simplesmente ignoram que existe essa tecnologia, esperando o start da DTV+ para cogitar se vão usar ou NÃO.

Nos Estados Unidos só TVs da linha premium já vem com ASTC 3.0 embutido e as emissoras estão optando por transmitir em 1080p HDR.