Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Rádios AM e FM no Maranhão

Membro conhecido
Sep
3,522
4,509
Rádio Mirante AM completou 34 anos no ar na segunda-feira 10 de maio de 2022 com a promessa de migrar pro FM antes do fim de 2022. Fontes:
Antes da Rádio Difusora AM (680 kHz) mudar pro FM e percebendo que a migração faria ter duas Difusoras, a então Sistema Difusora de Comunicação (atual Grupo Difusora) decidiu anunciar em redes sociais o novo nome da rádio. Provavelmente arranjar um "novo nome da rádio" fez surgir a idéia para batizar como "NOVA FM" (que logo foi aprovado) iniciou fase de teste para sua inauguração em 2018 mas manteve a Rádio Difusora FM (94.3 MHz).
Por outro lado, ao mudar do AM e FM a região metropolitana de São Luís e arredores teriam duas Mirantes, pois na Frequência Modulada tem a Rádio Mirante FM (96.1 MHz) já que tem a Rádio Mirante AM (600 kHz). O pessoal do Grupo Mirante (ex-Sistema Mirante de Comunicação) vai ter que mudar o nome da rádio antes de migrar (descartando qualquer devolução da concessão) com sinal forte com até 200 km de cobertura (mais do que a FM).
 
Membro conhecido
Oct
1,280
1,725
Infelizmente eu não consigo encontrar algum conhecido pessoal que não assista TV por assinatura ou parabólica. Uma vizinha que tinha TV com antena que pegava dois canais, a TV Mirante Cocais (Globo) e TV Tapuio (TV Cidade/Record), isso foi uns 7 anos atrás, quando passou usar parabólica. Ela alegou o que muita gente reclama quem não mora perto de São Luís, Timon/Teresina (PI), Caxias, Codó, Bacabal, Pinheiro e Imperatriz: pouco ou nenhum canal de TV (seja analógico ou digital) no interior, que meses recentes já estão inaugurando alguns canais digitais (como Miranda do Norte).
Algumas informações: Na cidade existe a Rádio Meio Norte FM 99.9 (a mesma sintonizada em Teresina) que entra de vez em quando no ar, na qual é responsável pela retransmissão da Rede Meio Norte no Canal 22 analógico (não sei o endereço) e ocorrerá a migração pro digital no canal 14 (já está autorizado). Já sobre TV Tapuio já mudou de nome faz tempo e pra TV Cidade Alto Alegre do Maranhão em 2017 (tenho foto da sede da emissora que fica na BR-316, mas não se identifica), já a TV Difusora provavelmente tem sinal, pois se não tivesse, alguém iria alertar como fizeram anteriormente.
Os Canais 9 (TV Difusora/SBT), 11 (TV Mirante Cocais/Globo), 13 (TV Cidade Alto Alegre do Maranhão/TV Cidade/RecordTV) e 22 Rede Meio Norte (rede) estão no ar e são legais (mas os canais tiveram os registros do cadastramento retirados do site da ANATEL) que apesar só ter sintonizado dois canais 11 e 13 no passado, não tenho cabo pra antena pra captar os atuais (viajo com meus pais com o receptor da antena SKY pra zona rural a 6km a norte da cidade no km 194 da BR-135) mas estou arranjando cabo pra assistir a TV local e fazer recepção dos canais (várias cidades são próximas).
Como ninguém perguntou, as rádios FM na cidade é pouco bagunçada, pois só tem seis (dois locais e quatro fora da cidade), enquanto o resto dá pra ouvir com sinal pouco ou ruim uns 20-25 rádios vindos de duas capitais (São Luís e Teresina) e uns 20 no Maranhão. Já em AM de manhã os sinais são fracos (dependendo o aparelho) só pega duas no Maranhão, mas quando é noite dá pra ouvir quase 100 rádios (média de duas rádios na mesma sintonia) no Maranhão e o Brasil, inclusive estrangeiras como Argentina (CNN Radio na 950 kHz) e do Bonaire (Shine AM/TransMundial na 800).
@Bruno Leonard , trazendo pra cá seu relato no tópico de televisão (eu poderia responder lá mesmo, mas achei melhor usar o tópico de rádio), gostaria de tirar uma dúvida: as quatro emissoras FM de fora que pegam bem em Alto Alegre do Maranhão são as mesmas que já estão listadas no Line-UP? (95.1 de Bacabal, 96.5 de Codó, 101.5 de Pedreiras e 106.3 de Coroatá)

Além disso, se puder, me informe quais são as rádios FM e AM que pegam com sinal ruim (incluindo sintonias apenas à noite) em Alto Alegre do Maranhão. Muito talvez, alguma ainda não esteja listada na respectiva cidade de origem.
 
Membro conhecido
Sep
3,522
4,509
@Bruno Leonard , trazendo pra cá seu relato no tópico de televisão (eu poderia responder lá mesmo, mas achei melhor usar o tópico de rádio), gostaria de tirar uma dúvida: as quatro emissoras FM de fora que pegam bem em Alto Alegre do Maranhão são as mesmas que já estão listadas no Line-UP? (95.1 de Bacabal, 96.5 de Codó, 101.5 de Pedreiras e 106.3 de Coroatá)
Sim, é verdade, passei quase um mês na cidade (9 de julho-1 de agosto) e tem outra rádio com som local (que deveria ter relatado alguns meses atrás após a antepenúltima viagem) é a Rádio Alternativa FM (92.7 MHz) da cidade de Peritoró (que praticamente bloqueou o sinal já fraco e com chiado da FM O Dia Teresina), que antes tinha sinal muito fraco e agora tem excelente sinal (isso já está há meses), enquanto a 95.1 (Mirante Bacabal) diminuiu de potência e às vezes sai do ar em algum momento (sombras de cobertura) quando desloco de carro dos meus pais, mas dá pra escutar a rádio.
Além disso, se puder, me informe quais são as rádios FM e AM que pegam com sinal ruim (incluindo sintonias apenas à noite) em Alto Alegre do Maranhão. Muito talvez, alguma ainda não esteja listada na respectiva cidade de origem.
Já vou providenciar, mas vai demorar, pois algumas rádios, principalmente em AM à noite, ainda foram identificadas, pois já captei uma rádio da Argentina (CNN Radio), outra da Venezuela (captei a mesma no ano passado a 1430) e outra rádio não identificada que só fala em inglês que acredito que seja Guiana (fica entre 1400-1450 kHz) pelo modo de falar só fala religião. Uso o rádio sem identificar números (por isso não sei a frequência correta da rádio em inglês.
 
Membro conhecido
Oct
1,280
1,725
Sim, é verdade, passei quase um mês na cidade (9 de julho-1 de agosto) e tem outra rádio com som local (que deveria ter relatado alguns meses atrás após a antepenúltima viagem) é a Rádio Alternativa FM (92.7 MHz) da cidade de Peritoró (que praticamente bloqueou o sinal já fraco e com chiado da FM O Dia Teresina), que antes tinha sinal muito fraco e agora tem excelente sinal (isso já está há meses), enquanto a 95.1 (Mirante Bacabal) diminuiu de potência e às vezes sai do ar em algum momento (sombras de cobertura) quando desloco de carro dos meus pais, mas dá pra escutar a rádio.

Já vou providenciar, mas vai demorar, pois algumas rádios, principalmente em AM à noite, ainda foram identificadas, pois já captei uma rádio da Argentina (CNN Radio), outra da Venezuela (captei a mesma no ano passado a 1430) e outra rádio não identificada que só fala em inglês que acredito que seja Guiana (fica entre 1400-1450 kHz) pelo modo de falar só fala religião. Uso o rádio sem identificar números (por isso não sei a frequência correta da rádio em inglês.
Tá certo, ficarei no aguardo. Agradeço desde já.
 
Membro conhecido
Sep
3,522
4,509
Estou novamente no interior (Alto Alegre do Maranhão) desde o Dia da Independência (7/9). Algumas informações recentes:
1. Rádio Educativa FM 106.3 (Coroatá) está fora do ar;
2. Rádio Mirante AM 870 (Codó) está com sinal forte na zona rural do município (Alto Alegre do MA), mas com sinal fraco na cidade do mesmo nome;
3. Rádio Mirante Bacabal FM 95.1 (Bacabal) está com sinal fraco tanto na cidade e zona rural (repetindo o mesmo em visita em julho);
4. Rádio Santa Rita FM 106.3 MHz (Santa Rita) também é captada em Anajatuba e Itapecuru-Mirim, entre sul dos municípios de Bacabeira e Rosário (não é captada devido a outra rádio chamada Rosário FM na mesma frequência, que é sintonizada apenas as sedes de Bacabeira e Rosário e arredores) até km 110 da BR-135 (quando o sinal começa a se enfraquecer) e desaparecer no km 120 (para dar lugar ao sinal fraco da Rádio Educativa FM 106.3 de Coroatá na última medição em 1º/8/2022);
5. Não consigo mais captar o sinal fraquíssimo da Rádio Alvorada AM 780 (Zé Doca), o que leva a crer que o sinal AM foi desligado em favor da recém-migrante FM 92.7 MHz, que por vez não consigo captar por ter a Rádio Alternativa FM de Peritoró, que antes eram três emissoras que disputaram a mesma frequência, além da própria Alternativa FM, a FM O Dia Teresina (Teresina, PI) e a Ativa FM (São Mateus do Maranhão);
6. A RTM (Rádio Trans Mundial) AM 800 kHz (em inglês Shine AM e em espanhol ¡Que Brille!) em português consigo captar no fim de madrugada, mas por volta das 6h10min o sinal começa se enfraquecer até desaparecer por completo às 6h40min (o serviço da RTM pro Brasil em português inicia 5 horas da madrugada e vai até 7 horas da manhã em horário de Brasília com 400 kW).
7. Quase todos os sinais fracos das capitais (São Luís e Teresina) continuam sendo captados tanto na cidade e na zona rural.
 
Membro conhecido
Sep
3,522
4,509
Desde agosto tento descobrir a rádio 92.5 em Caxias e não consigo.
Se alguém descobrir qual é a rádio ficaria agradecido.
1664213024422.png

[atualização]
Retirei o print vindo do site oficial no vídeo abaixo:
 
Última edição:
Membro conhecido
Sep
3,522
4,509
NOTÍCIA:
26/09/2022 - Dial São Bento - MA

94.9 FM: No ar Renovada FM São Bento.
Eu liguei o rádio do pra tentar sintonizar essa emissora e tinha a expectativa de captar o sinal muito fraco (já que São Bento fica 70 km em linha reta da capital São Luís) às 17hs05min de hoje. Pra minha surpresa, essa rádio tem sinal excelente e com som local!!!! Se consegue atingir São Luís com este sinal excelente, esta rádio também atinge Pinheiro e toda a Baixada Maranhense (pra quem mora fora do Maranhão, "Baixada Maranhense" é a versão do "Pantanal Maranhense").
Uma curiosidade: já sabia a possibilidade da cidade ter rádio já em 1999, quando o então famoso locutor Stênio Kawazaki do programa "Momentos de Amor" (que toca músicas românticas que hoje em dia são chamadas de "adulto contemporâneo") que passava entre 17-19hs de segunda às sextas disse após relato de um ouvinte que escutava a Rádio Cidade FM 99.1 MHz, que a cidade de São Bento iria ter uma emissora de rádio e que o locutor torcia pra que a rádio não ficasse próximo a rádio pra que não interferisse (acredito que seria na 98.9 ou 99.5 MHz).
 
Membro conhecido
Sep
3,522
4,509
NOTÍCIA:
26/09/2022 - Dial São Bento - MA

94.9 FM: No ar Renovada FM São Bento.
Eu liguei o rádio do pra tentar sintonizar essa emissora e tinha a expectativa de captar o sinal muito fraco (já que São Bento fica 70 km em linha reta da capital São Luís) às 17hs05min de hoje. Pra minha surpresa, essa rádio tem sinal excelente e com som local!!!! Se consegue atingir São Luís com este sinal excelente, esta rádio também atinge Pinheiro e toda a Baixada Maranhense (pra quem mora fora do Maranhão, "Baixada Maranhense" é a versão do "Pantanal Maranhense").
Uma curiosidade: já sabia a possibilidade da cidade ter rádio já em 1999, quando o então famoso locutor Stênio Kawazaki do programa "Momentos de Amor" (que toca músicas românticas que hoje em dia são chamadas de "adulto contemporâneo") que passava entre 17-19hs de segunda às sextas disse após relato de um ouvinte que escutava a Rádio Cidade FM 99.1 MHz, que a cidade de São Bento iria ter uma emissora de rádio e que o locutor torcia pra que a rádio não ficasse próximo a rádio pra que não interferisse (acredito que seria na 98.9 ou 99.5 MHz).
No Google Maps mostra esta distância:
1664485202487.png
 
Membro conhecido
Apr
266
264
Alguém sabe me informar q rádio é essa q está na frequência 106 1 fm em São Luís????
 
Membro conhecido
Sep
3,522
4,509
Top