Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Rádios AM e FM no Maranhão

Membro conhecido
Sep
3,632
4,618
1679082084.gif
17/03/2023 - Dial Caxias - MA
98.7 FM: No ar 98.7 FM, migrante de 1230 AM, em expectativa para o lançamento da Nordeste FM (antiga Guanaré FM, que deixa a frequência 105.9 FM).
Fontes: Line-UP (tv.br) e Line-UP (.com).
Novo logotipo da rádio em transição (fonte: radios.com.br) ouvir (aqui).
1679095206954.png
 
Última edição:
Membro conhecido
Mar
293
793
Membro conhecido
Sep
3,632
4,618
Estou novamente em Alto Alegre do MA desde dia 10 de março e pra minha sorte queria ouvir a Guanaré FM entre 19-20 de março, mas o pessoal antecipou a data. Ouvindo pela internet, a rádio está exibindo em seus intervalos comerciais e musicais sobre a mudança de frequência e o nome. Tentei ontem (17 de março) a 98.7 mas não consegui (razão na qual esteja fora do ar), mas consegui captar Guanaré dois dias antes (15 de março) na noite (perto da Educativa FM 106.3 de Coroatá). No entanto, se a rádio em Caxias entrar no ar, poderá sofrer interferências em frequências em outro município, que é a Mais FM (98.9) em São Mateus do MA (que tem sinal fraco saindo da cidade).
 
Membro conhecido
Sep
3,632
4,618
1679082084.gif

17/03/2023 - Dial Caxias - MA
98.7 FM: No ar 98.7 FM, migrante de 1230 AM, em expectativa para o lançamento da Nordeste FM (antiga Guanaré FM, que deixa a frequência 105.9 FM).
Fontes: Line-UP (tv.br) e Line-UP (.com).
View attachment 11819Novo logotipo da rádio em transição (fonte: radios.com.br) ouvir (aqui).
A rádio está fora do ar, ainda não entrou em 98,7 por conta ajustes e troca da antena.

View attachment 11820
Estou novamente em Alto Alegre do MA desde dia 10 de março e pra minha sorte queria ouvir a Guanaré FM entre 19-20 de março, mas o pessoal antecipou a data. Ouvindo pela internet, a rádio está exibindo em seus intervalos comerciais e musicais sobre a mudança de frequência e o nome. Tentei ontem (17 de março) a 98.7 mas não consegui (razão na qual esteja fora do ar), mas consegui captar Guanaré dois dias antes (15 de março) na noite (perto da Educativa FM 106.3 de Coroatá). No entanto, se a rádio em Caxias entrar no ar, poderá sofrer interferências em frequências em outro município, que é a Mais FM (98.9) em São Mateus do MA (que tem sinal fraco saindo da cidade).
Mais informação sobre as rádios em Caxias: consegui captar a Nordeste FM (98.7 MHz) mesmo com sinal intercalada entre chiado e bom sinal, tanto na cidade (Alto Alegre do Maranhão) e na estrada (BR-135) em 22 de março (dois dias após a inauguração), sem interferir os sinais fracos da Massa FM São Luís (Massa FM) 98.5 Mhz (São Luís/São José de Ribamar) e da Mais FM (sem nenhuma relação com a Mais FM de São José de Ribamar) 98.9 MHz (São Mateus do Maranhão). E mais: consigo captar a 105.9 (antiga Guanaré FM) como nome "105.9 FM" e a Veneza FM na 102.3 (que não conseguia captar), mesmo com sinais fracos e fortes.
 
Membro conhecido
Sep
3,632
4,618
Uma curiosidade pessoal e é inédito que eu divulgo: existe outra rádio estrangeira na AM 1400 kHz em inglês à noite. Conseguia captar a rádio em 2022 mas não sabia a frequência correta (não uso rádio com visor que mostra o número de frequência), pois achava que era entre 1300 a 1500 e passei a identificar rádios brasileiras e diminuindo a frequência verdadeira até chegar entre AM 1390-1410 kHz. No início, achava que era dos Estados Unidos ou Guiana, mas não na América Central e o Caribe (já que operavam em baixa potência). Como não conseguia por meio tradicional (tentar entender em inglês), eu decidi recorrer a Websdr kiwi (http://rx.linkfanel.net/) decidi procurar próximo ao 1400 em uma região nos Estados Unidos e cheguei ao Kiwi na cidade de Soufriere em Santa Lúcia (http://j6skim.ddns.net:8073/), o único que prestava no Caribe (outros só tinham interferências) para escutar frequência entre AM 1390-1410 kHz. Ao verificar as três faixas, cheguei ao AM 1400 kHz, o som da Websdr combinou com o meu rádio mas ficou ainda a dúvida se era alguma rádio dos Estados Unidos ou Guiana. Decidi ler na MWLIST na parte de 1400 e quase todas são dos Estados Unidos e encontrei a mais perto a WIDA em Porto Rico que anteriormente (já tinha encontrado na busca inicial de meses). Como não consegui ouvir a rádio WIDA pelo site oficial, além de desconfiar se realmente ainda transmitia em espanhol ou inglês, fiz mais busca para ouvir e encontrei o site Radio Station aqui que demonstrou não ser realmente a rádio ao comparar com o som da Kiwi em Santa Lúcia.
Sem como descobrir a tal misteriosa rádio religiosa em inglês estranho e acreditando ser alguma rádio americana, apesar da desconfiança (as rádios entre 1200 a 1500 operam em baixa potência) pois parecia não ser inglês americano que costumava ouvir (achava ser o sul dos Estados Unidos, pois falava a existência de uma igreja em "United States") eu fiz seguinte modificação para "1400 kHz radio religous Jesus" sem aspas e deu no primeiro resultado o site Streema (streema.com) a uma rádio em Granada (já tinha na MWLIST mas confundi com Guatemala, pois acreditava que só tinha poucas ou nenhuma rádio AM no Caribe) que se chama "Harbour Light Radio" e dei play que fica na mesma página e abriu nova página e mostrou que era uma voz semlhante do locutor (já por volta da meia-noite e 10 minutos no dia 26 de março). No entanto, para ter a certeza, esperei por quase 30 minutos pra que tocasse música e confirmou algo que suspeitava: uma rádio estrangeira era em Granada e não nos Estados Unidos ou Guiana. O mais estranho foi o que verifiquei porque não tem rádios brasileiras na 1400: a maioria opera baixa potência até 1kW, enquanto a "Harbour Light Radio" tem entre 10-12kW e estar localizada numa ilha no Caribe, pois a propagação decorre devido a água salgada ser uma condutora de energia para que o som da rádio viajar milhares de quilômetros (razão na qual rádios cubanas chegam mais longe).
 
Membro conhecido
Sep
3,632
4,618
Nova Fm 93.1 MHz São Luís tem novo proprietário.

https://diegoemir.com/2023/03/
Essa rádio e a TV Athenas faziam parte de um "Grupo Nova". Será que o Edinho vai vender a TV também ou vai lucrar com arrendamento?
Mais informação:
 
Membro conhecido
Sep
3,632
4,618
Voltei pra São Luís novamente em 31 de março e consegui mais rádios na minha lista, a maioria em AM e também verifiquei a de São Mateus do Maranhão.
Também verifiquei que as rádios Nova FM (93.1 MHz) e a Nacional FM (93.7) também alcançam em outras cidades maranhenses (exemplo: a Rádio Nacional recebe mensagens do pessoal do estado em municípios como Paço do Lumiar, Rosário, Bacabeira), chegando até o município/cidade de Itapecuru-Mirim (quando todos os sinais das rádios da Ilha enfraquecem).
Eu também vi um outdoor sobre uma emissora de TV local em Itapecuru-Mirim que é a TV Difusora no canal 44.1 um pouco velho (acredito que esteja há uns 2 meses, pois não tinha na última vez) no povoado Santa Rosa (entroncamento das BRs 135 e 222), mas o assunto é aqui.
 
Membro conhecido
Sep
3,632
4,618
Novidade: a Rádio Mirante AM já definiu o mês que irá migrar pro FM (vai ser em julho sem dia definido, acredito até 31 de julho). Caso a migração seja feita, a Rádio Educadora AM será a última a migrar, apesar de ter alguma dificuldade. No interior quando eu vou (em Alto Alegre do MA), as emissoras em São Luís sintonizadas na 560 kHz (Educadora) e 600 (Mirante) mal consigo captar direito quando chega a noite (aliás, entre 530 a 730, há poucas rádios, de 740 em diante já começa a ter várias emissoras). A única que consigo é a 1290 (Timbira).
Fontes: Imirante e Marrapá.
 
Última edição:
Membro conhecido
Sep
3,632
4,618
Membro conhecido
Sep
3,632
4,618
Vai ser amanhã às 6 horas da manhã (daqui a menos de 7 horas no momento desta postagem):
Faltam menos de 6 horas...
Não houve, apenas mudança de programação, pois a FM 95.5 MHz não está no ar.
 
Última edição:
Membro conhecido
Sep
3,632
4,618
Ontem (3 de maio) o perfil oficial da Nova FM no Facebook mudou para "Difusora AM 680/Nova FM 93.1", apesar da rádio AM não estar mais no ar.
 

Attachments

  • Screenshot_20230504_215320_Facebook.jpg
    Screenshot_20230504_215320_Facebook.jpg
    49.8 KB · Visualizações: 4
  • Screenshot_20230504_215136_Facebook.jpg
    Screenshot_20230504_215136_Facebook.jpg
    260.3 KB · Visualizações: 4
  • Screenshot_20230504_215152_Facebook.jpg
    Screenshot_20230504_215152_Facebook.jpg
    141.7 KB · Visualizações: 4
Top