Rádio AM/FM Na Paraíba

Membro conhecido
Oct
1,693
2,540
Rapaz tá demorando, a migração da correio 104.9, pra entrar no ar , a sanhaua 90.1 tá esquecida, e a 90.9 da careio de Bayeux também nenhum sinal do que vão fazer
Já é um milagre a 1280 AM ainda estar no ar (de vez em quando o transmissor fica ligado, mas mudo)... Ao meu ver, é candidata forte a ser a última AM do estado a fazer a migração. Na região da capital, já deve ser a última mesmo.

Quanto ao Sistema Correio, é mais provável que queira arrendar as referidas frequências.

O Sistema Correio tem dezenas de emissoras de rádio sucateadas em todo o estado, que a única coisa que fazem é gastar energia eléctrica. Sejamos francos... Depois do fracasso dessa tal "Céu FM", vocês acreditam que ainda há espaço pra uma nova emissora de rádio, num tempo em que quase ninguém com menos de 30 anos ouve mais?
Considerando o muito pouco que conheço das rádios da Correio no interior, se o grupo arrendasse algumas para grupos locais, nos moldes do que fez em Itaporanga (após uns 4 anos quase ou praticamente sem programação local - e foi no meio disso que aconteceu a migração para FM), seria interessante.

A respeito da Céu FM, só saiu uma pesquisa de Ibope até agora depois que ela entrou no ar, mas o desempenho dela no RadiosNet tá muito abaixo da CPAD (líder no segmento desde que existe) e mesmo da Master.

Outra que também está desse jeito é a 94.3 FM de Puxinanã. O Sistema Correio estava para trazer novamente a Correio Sat para essa frequência, depois que arrendaram a antiga Correio do Agreste 101.9 FM para criarem a Metropolitana, mas, até agora, nada.

Depois que retiraram a programação da Correio Sat da 102.7 FM, alguns meses após perderem o arrendamento do Genilson (Rede Fé), duvido que queiram colocar a Correio Sat novamente em Campina Grande, ficando restrita apenas às madrugadas da 98 CG.
Seria melhor o grupo investir em outra programação do que manter uma mera repetidora da 98 FM de João Pessoa na região de Campina (sendo que o Correio Debate ainda passa na 98 CG, certo?).

Mas isso é bem improvável.

Membro conhecido
Feb
781
1,035
Comparar o n° de seguidores das páginas das rádios no instagram é entender perfeitamente o comportamento do público que prestigia o veículo rádio..

Aqui em Campina Grande, as 3 tradicionais tem quase o mesmo quantitativo de seguidores, em média (25 mil seguidores). Já as migrantes, não alcançam mais que 10% do n° de seguidores das tradicionais, exceto as que entram no FM afiliando-se a alguma rede, como a Mix de Campina Grande, que com apenas 6 anos no ar, e de maneira precária (transmite com menos de meio quilowats de potência), tem mais da metade do n° de seguidores da Mix Jampa, no ar há mais de 20 anos, e pós 10 anos de Rede Transamérica

Membro conhecido
Oct
1,693
2,540
Rádios que ainda repercutem para n° "expressivo" de ouvintes na Paraíba..

Arapuan 95,3 no instagram>>> 122 mil seguidores

Correio 98,3 >>> 72 mil
--------

Emissoras novas...

Pop 89,3>>> pouco mais de 800 seguidores
Céu FM>>> pouco mais de 800 seguidores
--------

Esses números são usados por agências de publicidade na hora de fechar negócio...
E aí?

Entenderam?
Sim, entendi.

O caso da Pop vai além da questão de ser nova (nem tanto assim). O Instagram antigo da emissora foi hackeado, faz pouco tempo. Nem lembro quantos seguidores a antiga conta tinha. Dificilmente chegava nos números da Correio, mas com certeza eram muito mais de 800.

Já a Céu, realmente está muito aquém das concorrentes diretas também na rede social:

Master - 9.642 seguidores (evidentemente, alguns são de outras regiões da Paraíba, que ouvem pelas retransmissoras)

CPAD - 13,6 mil seguidores

Membro conhecido
Oct
737
1,368
Seria melhor o grupo investir em outra programação do que manter uma mera repetidora da 98 FM de João Pessoa na região de Campina (sendo que o Correio Debate ainda passa na 98 CG, certo?).

Mas isso é bem improvável.
Pois é, deveriam fazer isso, mas não querem: investir em outro tipo de programação. Por exemplo, a 98 CG toca de tudo, até rock na sexta-feira à noite. Seria interessante aproveitar esses segmentos musicais que não são tocados nas emissoras aqui em Campina Grande e, com isso, criar uma nova programação.

A 98 CG ainda transmite o Correio Debate. Acho muito difícil tirá-lo da programação, pois muita gente que gosta de política ouve, e também há cotas de patrocínio local vendidas.

Membro conhecido
Feb
781
1,035
Pois é, Joeverton e Eduardo... Diante do que a gente verifica, fica evidente que não faz sentido entrar no aspectro, emissoras que se somam mais do mesmo... Essa Céu FM é completamente fora de contexto. Me refiro a justificativa da sua existência.. É claro que a nova emissora deve ser ouvida e prestigiada por mais de 800 pessoas, mas... O que mudou para quem gosta de rádio? Absolutanente nada

Membro conhecido
Feb
781
1,035
Dessas duas rádios do sistema Correio, a de Lagoa Seca ainda entra e pega, quase inaudível em mobilidade, aqui em Campina Grande. Mas essa de Puxinanã, eu nem sabia que ela existia. Soube por vocês, aqui no fórum.. Tanto que ela praticamente não pega aqui, que nesta frequência, em alguns pontos do meu apt°, eu consigo pegar a afiliada da rede Nova Brasil de Recife

Membro conhecido
Oct
737
1,368
Pois é, Joeverton e Eduardo... Diante do que a gente verifica, fica evidente que não faz sentido entrar no aspectro, emissoras que se somam mais do mesmo...
Pois é, a próxima deve ser a Rádio Borborema, que provavelmente tocará mais do mesmo. O Grupo Norte deve manter as mesmas características da "Norte FM", já seguidas nas emissoras de Brasília, Manaus, Boa Vista e João Pessoa. Na frequência 103.5 FM, aqui em Campina Grande, a única diferença será o nome: em vez de "Norte FM", será "Rádio Borborema".

Membro conhecido
Feb
781
1,035
Tomara que os piratas aloprados de Alagoas, donos da antiga Farol FM de Taquaritinga do Norte, tenham desistido de migrar de 90,5 para 105,5. Invadiram Campina Grande no ano passado, interrompendo a chance da gente ouvir a Tabajara, ao mesmo tempo que a Tabajara ficou sem transmissão na internet. Desde novembro, graças a este fórum, ouvintes perdidos da Tabajara em Campina Grande, pôde voltar a ouvir a emissora pelo dial

Membro conhecido
Oct
737
1,368
Dessas duas rádios do sistema Correio, a de Lagoa Seca ainda entra e pega, quase inaudível em mobilidade, aqui em Campina Grande. Mas essa de Puxinanã, eu nem sabia que ela existia. Soube por vocês, aqui no fórum..
Ela ainda não está no ar, mas já está licenciada na Anatel para funcionar desde 2023. No entanto, o Sistema Correio ainda não a colocou no ar. Os estúdios e a torre ficaram em Puxinanã.
Tanto que ela praticamente não pega aqui, que nesta frequência, em alguns pontos do meu apt°, eu consigo pegar a afiliada da rede Nova Brasil de Recife
Deixa eu fazer uma pergunta: você consegue sintonizar a 1310 AM (Rede Fé) bem aí onde você mora?

Membro conhecido
Feb
781
1,035
Não sou esquerdopata e nem sou babão de nenhum político. Sou cidadão e prezo muito pela coisa pública. O SUS, por exemplo... A EBC... O Banco do Brasil e a Caixa Econômica... Nada privado consegue ser melhor do que essas públicas que eu citei...

Por isso, eu digo... A Tabajara é um patrimônio nosso.. Não há nada na radiodifusão do nosso estado que chegue aos pés da Tabajara..

Ontem mesmo foi dia de ouvir o "Espaço Cultural"... Só música de autoria e vozes paraibanas.. E hoje é o Dado Belo e o reggae...
Cara.. Isso é muito bom, véi... 🤭😄

Membro conhecido
Feb
781
1,035
Ela ainda não está no ar, mas já está licenciada na Anatel para funcionar desde 2023. No entanto, o Sistema Correio ainda não a colocou no ar. Os estúdios e a torre ficaram em Puxinanã.
Graças a Deus, eu ter a Nova Brasil na 📡, apesar d'eu priorizar ouvir a Cabo Branco, quando quero ouvir o que a Nova Brasil toca... Só de pensar em ter isso em 94,3, me deixa chateado... 😒
Deixa eu fazer uma pergunta: você consegue sintonizar a 1310 AM (Rede Fé) bem aí onde você mora?
Consigo, mas praticamente inaudível. A torre da Correio 98,1 fica em cima da minha cabeça, a 2 andares do meu mesmo prédio. Eu só consigo ouvir alguma coisa, com um dos meus rádios em cima da minha cama.. No resto do apê, a interferência da Correio FM, se sobrepõe...

Mas na Liberdade e na minha mãe, na zona oeste, eu consigo ouvir rasoavelmente bem..

Além dela, a única outra que entra é a Serrana de Araruna, em 590, com uma qualidade ligeiramente melhor..

Membro conhecido
Feb
781
1,035
IMG-20250322-WA0001.jpg
Aqui na minha casa, na minha mãe, na zona oeste, entre Stª Cruz e Pres. médice, é com esse mini-rádio que eu consigo ouvir a rádio Cidade Esperança, em AM 1.310, arrendada a essa tal Rede Fé

Membro conhecido
Oct
737
1,368
View attachment 26667
Aqui na minha casa, na minha mãe, na zona oeste, entre Stª Cruz e Pres. médice, é com esse mini-rádio que eu consigo ouvir a rádio Cidade Esperança, em AM 1.310, arrendada a essa tal Rede Fé
Pelo jeito, o Genilson finalmente conseguiu uma frequência que pega mais ou menos bem aqui em Campina Grande.

Pegando o gancho, até que a Rede Fé está durando na 1310 AM, diferentemente dos outros arrendamentos. Depois que saiu da 102,7 FM, arrendaram a 90,5 FM e a 104,3 FM, mas ficaram pouco tempo transmitindo a Rede Fé. Há um boato de que a 1310 AM foi vendida. Se isso for verdade, acho que o comprador deve ter sido o Genilson.

Última edição:
Membro conhecido
Oct
737
1,368
Consigo, mas praticamente inaudível. A torre da Correio 98,1 fica em cima da minha cabeça, a 2 andares do meu mesmo prédio. Eu só consigo ouvir alguma coisa, com um dos meus rádios em cima da minha cama.. No resto do apê, a interferência da Correio FM, se sobrepõe...

Mas na Liberdade e na minha mãe, na zona oeste, eu consigo ouvir rasoavelmente bem..

Além dela, a única outra que entra é a Serrana de Araruna, em 590, com uma qualidade ligeiramente melhor..
Obrigado por responder à minha dúvida, cara.

Membro conhecido
Feb
781
1,035
Pelo jeito, o Genilson finalmente conseguiu uma frequência que pega mais ou menos bem aqui em Campina Grande
Esses rádios digitais que eu tenho possuem amplificador de recepção e são mais sensíveis, por terem ondas curtas. Mas em rádio comum ou em AMs de rádio de automóveis, é pior do que a Lagoa Seca, pois AM e ondas curtas são mais sensíveia à interferências..

O sinal é muito... mais muito fraco mesmo..
Pegando o gancho, até que a Rede Fé está durando na 1310 AM, diferentemente dos outros arrendamentos
Não, não... Esse arrendamento tem 6 meses... Na Lagoa Seca foram anos..
Depois que saiu da 102,7 FM, arrendaram a 90,5 FM e a 104,3 FM, mas ficaram pouco tempo transmitindo a Rede Fé. Há um boato de que a 1310 AM foi vendida. Se isso for verdade, acho que o comprador deve ter sido o Genilson.
Até onde eu sei, ela era do médico Armando Abílio, mas foi vendida aos Gadelha, que também detém a Unifacisa e a fundação que tem a TV itararé

Membro conhecido
Feb
781
1,035
Não sou policial civil e nem funcionário do tribunal de justiça da Paraíba... Mas parece que os Gadelha são investigados sobre a fortuna que conseguiram em um período de tempo incompatível... Tem também o escândalo da Fiep, que até então era presidida pelo Buega Gadelha..

Já sobre o Genilson, eu também não tenho certeza... Mas ele teria dívidas impagáveis com o sistema correio e, mais recentemente, com os tutores dessas duas rádios de Pernambuco.. Ele é aquele tipo de gente que mora de endereço em endereço, e deixa aluguel atrasado por onda passa

Membro conhecido
Feb
781
1,035
Por fim, eu quero dizer que, eu ouvia muito a rádio Cidade Esperança.. Há 10 anos, quando tinha o jornal liderado pelo jornalista Juarez Amaral, e Polion Araújo e Paulo Roberto... Tinha muuuuuita audiência.. E das 18 as 19 horas, o Paulo Roberto apresentava o Jornal de Verdade, q também era outro sucesso...

Nessa época, a Rádio Cidade funcionava tecnicamente plena. Os seus dois transmissores funcionavam com total plenitude. Em 2019, uma ventania associada a uma pane elétrica acabou resultando em uma grande avaria na torre de transmissão, que desabou, e nos transmissores, que queimaram. Eu sinceramente, não sei como o Genilson arrendou essa rádio e colocou ela para funcionar novamente, mesmo que com menos de 30% da sua total capacidade técnica

Membro conhecido
Sep
4,139
4,158

CBN Campina Grande encerra programação local nesta sexta-feira​

Carol-Santos-e1699286181279.jpg

Carol Santos, âncora CBN Campina (Foto: Arquivo Pessoal)

A CBN Campina Grande encerrou nesta sexta-feira (28) sua programação local. A emissora permanece no ar até domingo com a grade em rede nacional, mas a partir da segunda-feira (31), a frequência será desativada, marcando o fim das operações da CBN na cidade.

O encerramento está ligado à venda da Rádio Borborema, concessionária do sinal, que integra o conjunto de ativos do Sistema Opinião de Comunicação colocados à venda na Paraíba. O grupo também já negociou a TV Manaíra (afiliada da RedeTV! em João Pessoa), a TV Borborema (afiliada do SBT em Campina Grande) e a Rádio FM O Norte.

Com o encerramento das atividades da rádio, parte da equipe será remanejada para outras plataformas da Rede Paraíba. Os repórteres Carol Santos e Bruno Rafael, o comentarista Pedro Pereira e a jornalista Letícia Ferreira passam a integrar o time das TVs Cabo Branco e Paraíba, emissoras afiliadas da Rede Globo na Paraíba.

Os operadores de áudio Antônio José e Vanderson Diniz também seguem atuando no grupo, agora em outras frequências e funções técnicas.

AdBlock Detectado

Nós entendemos, os anúncios são irritantes!

Claro, o software de bloqueio de anúncios faz um ótimo trabalho ao bloquear anúncios, mas também bloqueia recursos úteis do nosso site. Para obter a melhor experiência no site, desative seu AdBlocker.

Desativei o AdBlock    Não, obrigado