Rádio AM/FM em São Paulo - SP

Destaques do momento

Segundo consulta que fiz aos dados de radiodifusão no site da ANATEL, o status atual da 86.7 MHz é de canal vago, havendo no mapa do site da agência um ponto branco no local da Torre da Band referente a essa frequência.

Se a empresa quiser efetivamente utilizar os 86.7 MHz, será necessário iniciar um processo de licenciamento ou poderá começar a transmitir imediatamente?
Na situação atual da Band será que vão querer se aventurar novamente no FM estendido?
Será que tem tantos projetos?
Se for só prá alugar até acredito que se interessem.

Não vi notícia de novos projetos em São Paulo.

Penso que emissoras parecidas com a antiga Play ou com a Educadora de Campinas seriam viáveis em São Paulo, considerando ainda a ampla divulgação que poderia ser feita. Mas essa é apenas a minha opinião.

Minha dúvida é sobre a necessidade de iniciar um processo de licenciamento para que a empresa use a frequência, independentemente da existência de projetos hoje para a efetiva utilização da 86.7 MHz.

Penso que emissoras parecidas com a antiga Play ou com a Educadora de Campinas seriam viáveis em São Paulo, considerando ainda a ampla divulgação que poderia ser feita. Mas essa é apenas a minha opinião.

Minha dúvida é sobre a necessidade de iniciar um processo de licenciamento para que a empresa use a frequência, independentemente da existência de projetos hoje para a efetiva utilização da 86.7 MHz.

Tenha em mente que não é um processo barato, ainda mais em tratando-se de São Paulo.

Segundo consulta que fiz aos dados de radiodifusão no site da ANATEL, o status atual da 86.7 MHz é de canal vago, havendo no mapa do site da agência um ponto branco no local da Torre da Band referente a essa frequência.

Se a empresa quiser efetivamente utilizar a 86.7 MHz, será necessário iniciar um processo de licenciamento ou poderá começar a transmitir imediatamente?

Eu também notei isso. Há uma menção ao processo SEI 53500.016667/2025-16, no qual um ofício do Ministério das Comunicações informa à Bandeirantes que a migração não poderia prosseguir porque não havia canal alocado no Plano Básico, encaminhando a Anatel a viabilidade de inclusão um novo para fins da migração. De acordo com esse documento, processo mencionado para essa solicitação no MCOM é o 53115.003668/2025-44, no qual também se encontra o pedido da Band para migração do canal de OC para FM.

O Informe 278 da Anatel atribuiu o ID de canal 67d8c6dab64af, mostrando que ele ainda não foi cadastrado no sistema, já que o ID atual desse canal em São Paulo é 6823435f69239, já que a estação ainda não passou pelos demais trâmites de licenciamento.

Mais umas coisas sobre o rádio AM:
  • A Capital estreou recentemente um programa com o autointitulado vidente sensitivo paranormal bispo Carlos Miranda, chamado "De Bem com a Vida". Vai ao ar de domingo a domingo, das 0h às 2h.
  • A Radio Nacional do Paraguai está chegando nos 920 kHz, já que a estação de Cotia está desligando o transmissor durante a noite. O sinal é chega muito forte.

• A Capital estreou recentemente um programa com o autointitulado vidente sensitivo paranormal bispo Carlos Miranda, chamado "De Bem com a Vida". Vai ao ar de domingo a domingo, das 0h às 2h.
  • A Radio Nacional do Paraguai está chegando nos 920 kHz, já que a estação de Cotia está desligando o transmissor durante a noite. O sinal é chega muito forte.
Foi um erro desligar a maioria das emissoras num país continental com o Brasil.
Devia ter sobrado ao menos uma grande emissora em cada região, nem que para isso houvesse algum subsídio.
Aqui no sul por exemplo a Gaúcha no AM 600 chegava forte no sul e países vizinhos.

O que o Brasil está fazendo com o rádio AM fez décadas atrás com as linhas férreas. Se tivessem sido mantidas até hoje da forma como era, tanto o frete quanto o transporte de pessoas seriam muito mais baratos. Uma pena que exista essa cultura por aqui de que, para existir o novo, o antigo deve ser jogado fora.

Devia ter sobrado ao menos uma grande emissora em cada região, nem que para isso houvesse algum subsídio.
Aqui no sul por exemplo a Gaúcha no AM 600 chegava forte no sul e países vizinhos.

A questão que está pegando na realidade tem a ver especificamente com corte de custos*, lembrando que para manter uma estrutura AM é caríssimo fora as tradicionais interferências que ocorrem. Hoje na realidade muitas - e isso não só no Brasil - estão preferindo até mesmo sair do dial e ir pra streaming.

Uma rádio no Brasil é que só streaming, há um bom tempo aliás, e tem boa qualidade de programação (e sonora) é a Pool FM

* além de toda estrutura envolvida, acompanho diversos grupos relatando a dificuldade de manter profissionais nas rádios: ou por salário ou por atraso de pagamento. É uma coisa complexa a coisa toda, e repetindo não só no Brasil

Última edição:
O que o Brasil está fazendo com o rádio AM fez décadas atrás com as linhas férreas. Se tivessem sido mantidas até hoje da forma como era, tanto o frete quanto o transporte de pessoas seriam muito mais baratos. Uma pena que exista essa cultura por aqui de que, para existir o novo, o antigo deve ser jogado fora.
Que comparação ridícula a sua. Subisídio? O dinheiro tem que sair de algum lugar(meu bolso, seu bolso e dos outros brasileiros)

Vejamos a lista:
- Conta de água
- Conta de eletricidade
- Salario do vigilante(ou pagar uma empresa tercerizada)
- Impostos municipais e federais
- Manutenção do Local e dos equipamentos de transmissão

Entre outras coisas. É, não é barato não então se a empresa tiver condição de fazer o desligamento que faça o mais rápido possível. E agradeço a essa cultura de existir o novo o antigo tem que deixar de existir.

A questão que está pegando na realidade tem a ver especificamente com corte de custos*, lembrando que para manter uma estrutura AM é caríssimo fora as tradicionais interferências que ocorrem. Hoje na realidade muitas - e isso não só no Brasil - estão preferindo até mesmo sair do dial e ir pra streaming.

Uma rádio no Brasil é que só streaming, há um bom tempo aliás, e tem boa qualidade de programação (e sonora) é a Pool FM

* além de toda estrutura envolvida, acompanho diversos grupos relatando a dificuldade de manter profissionais nas rádios: ou por salário ou por atraso de pagamento. É uma coisa complexa a coisa toda, e repetindo não só no Brasil
Sobre o streaming se duvidar dá para fazer até em casa, basta pagar o ecad(segundo minhas pesquisas dá para negociar o valor) colocar uma conexão e fazer a transmissão

Que comparação ridícula a sua. Subisídio? O dinheiro tem que sair de algum lugar(meu bolso, seu bolso e dos outros brasileiros)

Vejamos a lista:
- Conta de água
- Conta de eletricidade
- Salario do vigilante(ou pagar uma empresa tercerizada)
- Impostos municipais e federais
- Manutenção do Local e dos equipamentos de transmissão

Entre outras coisas. É, não é barato não então se a empresa tiver condição de fazer o desligamento que faça o mais rápido possível. E agradeço a essa cultura de existir o novo o antigo tem que deixar de existir.
Quando falo de subsídio, não seja tão preso a certos discursos.
Substitua então por incentivo.
O bom é velho AM numa emergência chega em todo lugar e essas emissoras que sugeri fariam bem esse papel.
No caso de um grande blackout, sabotagem ou evento natural extremo você acredita que seu celular vai estar conectado na internet?
Sua Alexa vai estar te atendendo?
Você sabia que tem emissoras na Europa reativando ondas curtas para atender regiões conflagradas?
Sabia que o idolatrado mago da tecnologia consegue tirar sua onipresente Starlink do ar onde ele quiser apertando um botão?
Será que der um apagão geral vou ter de descobrir o que acontece ouvindo uma rádio da China ou Europa?
Eu tenho um bom rádio da Sony, um powerbank que aguenta algumas horas e uma pequena placa solar portátil que recarrega o rádio e o Power bank, além do celular.
Todo esse discurso pra dizer, não coloquei todos os ovos na mesma cesta.

Cara na boa vai se tratar sério. Fica defendendo coisa legada é foda. Vai se tratar e para de ficar RINCHANDO em fórum de internet. Tem que desligar e pronto, 2026 e estamos caminhando para 2027 NINGUÉM ALÉM DE VOCE SE IMPORTA COM PORCARIA DE RÁDIO AM!
Quanta estupidez!
Aprende a tratar bem as pessoas.
Será que a sua verdade é absoluta?
Se a modernidade for ter de conviver com pessoas que só agridem, não aceitam contraditório e provavelmente são ou foram crianças mimadas que nunca ouviram um não dos país, prefiro viver no passado das pessoas educadas.
Aliás desconfio que você é uma conta fake de um outro usuário.
Vou pesquisar o IP.
Sou antiquado mas entendo de tecnologia, aliás se você soubesse o que rola em algumas camadas inferiores da internet....
Peça para o administrador do fórum para mudar o nome do tópico pois lá está escrito AM/FM.

Última edição por um moderador:

Realmente todas essas grandes emissoras AM sendo desligadas (Gaúcha, Tupi, Globo, Bandeirantes, Jovem Pan) é porque não compensava mais financeiramente mante-las no ar. O que fico me perguntando como seria possível até hoje, mais de uma década após a migração AM, diversas emissoras menores mantendo a operação. Se grandes grupos não tiveram capacidade financeira pra suportar, como se sustentaria uma emissora com pouca audiência, faturamento, e transmissor AM ligado

Quanta estupidez!
Aprende a tratar bem as pessoas.
Será que a sua verdade é absoluta?
Se a modernidade for ter de conviver com pessoas que só agridem, não aceitam contraditório e provavelmente são ou foram crianças mimadas que nunca ouviram um não dos país, prefiro viver no passado das pessoas educadas.
Aliás desconfio que você é uma conta fake de um outro usuário.
Vou pesquisar o IP.
Sou antiquado mas entendo de tecnologia, aliás se você soubesse o que rola em algumas camadas inferiores da internet....
Peça para o administrador do fórum para mudar o nome do tópico pois lá está escrito AM/FM.
Fake de quem? E vai fazer o que? Me processar? Aviso que tenho menos de R$ 2 na conta bancária. O máximo que voce vai conseguir é penhorar minhas roupas(vc deve ficar uma gracinha de vestido vermelho PT) e alguns itens infantis meu.

toma jeito seu petista nojento.

Fico triste ao ligar o rádio e não ter emissoras mas grandes no ar mais
De SP das grandes 1200 1040 1600 no ar ainda
As outras são menores

Realmente todas essas grandes emissoras AM sendo desligadas (Gaúcha, Tupi, Globo, Bandeirantes, Jovem Pan) é porque não compensava mais financeiramente mante-las no ar. O que fico me perguntando como seria possível até hoje, mais de uma década após a migração AM, diversas emissoras menores mantendo a operação. Se grandes grupos não tiveram capacidade financeira pra suportar, como se sustentaria uma emissora com pouca audiência, faturamento, e transmissor AM ligado

Pode até ser que futuramente sigam o mesmo caminho. Vou citar duas rádios aqui da região bragantina: Rádio Bragança AM e Rádio Atibaia AM. Eles igualmente estavam há décadas no ar, porém recentemente migraram pro FM e desligaram o AM. Das duas, a Rádio Atibaia vamos dizer que foi a teve mais sorte por migrar ao 90.7. Agora a Rádio Bragança AM foi pra estendida, no 79.7mhz.

Sites de ambas:

- Rádio Bragança: https://bragancafm.com.br/
- Atibaia FM: https://www.radioatibaia.com.br/ (que é do mesmo grupo da 102FM [até o layout é o mesmo])

Back