Rádio AM e FM no Paraná

Membro conhecido
Sep
353
609
O pessoal querendo a cabeça da JP não é pelo lado político, afinal cada um apoia quem achar melhor e colha os frutos disso.
O fato é que a JP trilhou um caminho perigoso da desinformação e propagação de notícias falsas e do negacionismo colocando em risco a vida de pessoas e está pagando o preço.

Mas durante o pior das enchentes no RS comecei a ouvir a gaúcha. Impressionante a qualidade do jornalismo. Colocam a CBN e Bandeirantes no chinelo.
Uma pena que no Paraná não tenhamos uma emissora referência. Temos sim referência no jornalismo sensacionalista.
 
Membro conhecido
May
1,071
1,348
Como ouvinte, eu tenho uma memória afetiva com a JP por eu ter escutado a emissora no RJ no início dos anos 2000 com a afiliada da FM. E vi a transição da Jovem Pan para uma emissora digital, primeiro com a Jovem Pan Online, em 2007, e depois com a chegada da TV JP News. Só que, infelizmente, como tu mesmo disse, a JP trilhou um caminho perigoso de desinformação e propagação de notícias falsas e do negacionismo colocando em risco a vida das pessoas em risco, e está pagando o preço.

Eu também acompanhei a Gaúcha durante a maior parte do período das enchentes catastróficas no RS pelo YouTube de GZH. É impressionante e impactante a qualidade do jornalismo da emissora da esquina da Ipiranga com a Érico Veríssimo, inclusive acionando o departamento de esportes da Gaúcha e das outras emissoras radiofônicas da RBS, leia-se Atlântida, por exemplo. Inclusive com a 92, a Atlântida e a 102.3 chegando à retransmitir a Gaúcha por algum tempo pois o bairro Menino Deus, onde fica a corporação do Grupo RBS, foi muito atingido pelas enchentes de maio de 2024. A Atlântida também fez a sua comunicação assistencialista, como diz o Alexandre Fetter, ajudando a população gaúcha durante esse período das enchentes de maio de 2024, e inclusive, o Pretinho Básico se juntou ao Badin e ao Vakinha para ajudar os afetados pela enchente de maio de 2024. A Gaúcha colocou definitivamente a CBN e a Bandeirantes no chinelo, tanto é que a RBS merecia expandir sua Rede Gaúcha SAT para outras partes do país.
É uma pena que, no Paraná, não tenhamos uma emissora referência no jornalismo, como é a Gaúcha. Temos sim referência no jornalismo sensacionalista, como é o caso da Banda B.
 
Membro conhecido
Sep
353
609
Imagina eu que morei em São Paulo e acordar ouvindo o AM 620 e o tradicional "vambora, vambora" era indispensável. A JP conseguia te colocar no mundo diariamente, informava do trânsito, clima, as greves do dia, uma prévia do que iria acontecer no dia e o que tinha acontecido durante a noite.
Fazia isso muito bem.
Já a Bandeirantes e o "pulo do gato" também faziam a diferença.
No fim de semana não tinha prá ninguém, era 100,9 da Jovem Pan 2.
Me pergunto se todo esse negacionismo está valendo a pena. Adotar uma linha é saudável mas partir numa aventura kamikaze... Sei não!
 
D

Deleted member 4433

Guest
Nos final dos anos 80 e início dos anos 90, aqui na região metropolitana de Curitiba, eu costumava ouvir as rádios FM de São Paulo nos dias de propagação, normalmente no outono. Ouvia muito a Jovem Pan 2, chamada assim na época, antes de virar rede, usando esse mesmo nome por algum tempo depois que se tornou rede. E também ouvia a Transamérica, 89 FM e os últimos tempos da Bandeirantes FM e Record FM. Eram as que pegavam melhor. Eu amava isso. À noite, costumava ouvir a Bandeirantes AM, que chegava bem, e até hoje ainda chega, e a Jovem Pan AM, que tinha interferência aqui por causa da, hoje, Paraná Educativa AM, ou Educativa AM, como queiram. Sempre gostei de rádio e ficava fascinado em acompanhar rádios de outras regiões. Sonhava que as emissoras de rádios poderosas se tornassem redes, assim como era a TV. Isso se tornou realidade no início dos anos 90 com a Transamérica, depois com a Cidade e, por fim, a Jovem Pan, que era a que eu mais queria. Comprei minha primeira antena parabólica para ouvir rádios, mas então as rádios já estavam migrando para o sistema digital codificado. Hoje, pela internet, é possível ouvir praticamente qualquer emissora do mundo. O problema é que agora o conteúdo já não é mais o mesmo. As coisas mudaram, as pessoas estão mais estressadas, tem gente demais querendo dar pitaco e manipular as mentes, grupos querendo manipular as massas e fugindo da proposta do entretenimento pelo entretenimento, divulgação de boas músicas e da informação útil como em outros tempos. Hoje, ouvimos conteúdo cheio de ideologia de todo tipo, músicas mercantilizadas e porcarias depois de porcarias. Pouco lembra o rádio dos bons tempos e já não é mais possível ouvir as rádios de longe porque, com tanta interferência, nem com a propagação, que faz tempo que eu não consigo mais captar, tem sido fácil. Posso estar sendo saudosista, mas o rádio já foi melhor. Mesmo assim, sigo acompanhando, na esperança de que sobre alguma coisa, que alguém note que é preciso pôr o pé no freio e não misturar as coisas.
 
Membro ativo
Oct
82
101
Também sou muito chegado nas possibilidades que o dexismo de radio proporciona MAS aqui na região de Curitiba o dial convencional está cada vez ficando mais complicado para o hobby...Até em
Matinhos no litoral a 100 km já é melhor para a prática.
 
Membro conhecido
Jun
274
375
Revirando as coisas que tenho guardadas aqui, encontrei uma reportagem que fiz quando a Uni FM tinha sido ligada pela primeira vez, então como Universitária FM. A ideia original era bem diferente daquela que acabou vingando e perdura até hoje. Antes da 94,5 surgir, a UFPR tinha uma rádio web que tocava MPB 24h. A FM teria a mesma programação. Um projeto que, infelizmente, acabou morrendo e durou apenas um dia no ar.


Não liguem para a qualidade de imagem e som, foi um material que produzimos para a disciplina de telejornalismo do curso de jornalismo da UFPR. Apesar disso, é um dos poucos registros que existem do projeto original da rádio.
 
D

Deleted member 4433

Guest
Aquele jornalista que aprece no vídeo costuma ignorar quem lhe faz perguntas difíceis. Aliás, quase todos esses jornalistas se acham. Esse aí chegou a dar uma entrevista na rádio Bandeirantes de São Paulo, entrevista que pode ser conferida aqui, mas a rádio acabou não acontecendo, isso depois de até terem feito anúncio na TV, como pode ser conferido aqui. Não deram mais satisfações, não respondem aos questionamentos dos fãs e fica por isso mesmo. Não gosto do tipo de gente que se faz de legal, mas é um deslumbrado abobado de mídia e de redes sociais, como esses fulanos que ignoram sua plateia. No fim, foi até bom que não deu certo, porque seria tipo a CBN local, que só tem aqueles comentaristas de sempre, uns caras que nem têm boa voz (parece que estão entupido), e só falam lá porque são amigos porque são amigos do dono, não por que tenham opiniões relevantes. Ainda bem que temos a internet para nos oferecer outras opções, porque se fosse apenas pelo rádio local, seria péssimo.
 
Membro ativo
Sep
148
52
vi um artigo em um site dizendo que vai ter mudança de grade na pan news da 99.3 de maringa isso ´é verdade ? o jornal é só na parte da manha
 
Membro conhecido
Jan
283
260
Alguns dos sinais recebidos aqui em Ponta Grossa por propagação troposférica:
 
Membro conhecido
Sep
4,744
5,971
Alguns dos sinais recebidos aqui em Ponta Grossa por propagação troposférica:
Geralmente a FM 104.7 MHz é exclusivamente para as rádios comunitárias e em anos recentes passou a ser oferecida às emissoras que migram do AM pro FM.​
 
Membro conhecido
Jan
283
260
Geralmente a FM 104.7 MHz é exclusivamente para as rádios comunitárias e em anos recentes passou a ser oferecida às emissoras que migram do AM pro FM.​
Mais comum a frequência 104.9 mHz, mas muitas foram realocadas para a faixa 87,5 a 87,9 mHz.
 
Membro conhecido
Nov
1,890
3,566
User Vip
alguém de Maringá pra informar se a Play FM continua no ar em 105.7 fm?
 
Membro conhecido
Oct
682
1,221
A partir de 1º de agosto, a Rede Aleluia Curitiba estará na frequência 104.3 FM.

A 93.3 FM não irá mais transmitir a Rede Aleluia a partir de 1º de agosto.



Por enquanto, essa informação é apenas um boato que surgiu nestas páginas do instagram é fecebook. Vamos ver se a informação será confirmada nos próximos dias em sites especializados, como o Portal Tudo Rádio.


 
Última edição:
Membro conhecido
Nov
691
1,342
User Vip
Membro conhecido
Nov
691
1,342
User Vip
mas fica a dúvida se a antena 1 não pode ser deslocada pra 102.9, que é dos mesmos donos da 104.3 e tá com uma ampla cobertura agora que foi promovida pra A1... dúvida também na 93.3, se volta a programação tradicional da Colombo.
 
Membro conhecido
Jan
283
260
AM 1430 kHz ainda está no ar? Não consegui sintonizar. Hoje em espaço aberto consegui um pouco da 1060 kHz (há mais de 100 km). Embora a frequência seja mais alta, obviamente não está operando com 50 kW caso ainda siga em operação.