Rádio AM e FM no Paraná

Membro ativo
Sep
148
52
passei na radio mais da 90.9 de maringa é infelizmente ja trocaram a grade de adulto para popular agora para surgir grade nova de adulto vai demorar bastante os empresarios dessa area estão esquecendo que a qualidade existe

Membro ativo
Oct
82
101
Complementando sobre as emissoras fm transmitindo em mono,li certa vez há uns 10 anos que algumas emissoras transmitem em mono para o sinal ir mais longe e continuo e na época foram citadas a Gospel Fm 89.3 e a então Dimensão FM 107.1 ambas de concessão de Lapa/Pr.

D

Deleted member 4433

Guest
Complementando sobre as emissoras fm transmitindo em mono,li certa vez há uns 10 anos que algumas emissoras transmitem em mono para o sinal ir mais longe e continuo e na época foram citadas a Gospel Fm 89.3 e a então Dimensão FM 107.1 ambas de concessão de Lapa/Pr.
Se for isso, realmente faz sentido. Mas só a CBN transmite assim aqui em Curitiba e é somente quando a programação é nacional, como se eles recebessem o sinal em mono e retransmitissem assim, porque quando entra o intervalo, tudo e estéreo. Já quando se ouve a cabeça de rede da CBN pelo app ou site, o som é estéreo o tempo todo. Dá gosto de ouvir a qualidade, embora sendo somente falatório, mas as vinhetas e trilhas têm uma sonoridade legal. Acho que é a CBN Curitiba que não cuida direito.

Membro conhecido
Jan
283
260
Se for isso, realmente faz sentido. Mas só a CBN transmite assim aqui em Curitiba e é somente quando a programação é nacional, como se eles recebessem o sinal em mono e retransmitissem assim, porque quando entra o intervalo, tudo e estéreo. Já quando se ouve a cabeça de rede da CBN pelo app ou site, o som é estéreo o tempo todo. Dá gosto de ouvir a qualidade, embora sendo somente falatório, mas as vinhetas e trilhas têm uma sonoridade legal. Acho que é a CBN Curitiba que não cuida direito.
Tem certeza que na programação local é estéreo? Pode ser um fake estéreo. No meu receptor indica mono, o tempo todo, mesmo no horário local..

D

Deleted member 4433

Guest
Tem certeza que na programação local é estéreo? Pode ser um fake estéreo. No meu receptor indica mono, o tempo todo, mesmo no horário local..
Sim. É mono apenas a programação nacional. Quando entra o intervalo local já se ouve tudo em estéreo, vinhetas, chamadas, comerciais... E fica mais agradável de ouvir quando toda a programação está local por causa da qualidade. Não sei por que não resolvem isso. Já é assim desde os tempos que estavam em FM 90,1. E não foi por falta de aviso. Achei que fossem melhorar com a troca de estúdios e frequência, mas tudo continua igual, até os insuportáveis comentaristas aqui da capital. Não adianta ter um estúdio moderno como eles têm agora (a mesa de som, por exemplo, é uma tela touch screen) e não ter qualidade de som, que é o que importa. Nesta matéria dá para ver o novo estúdio com a mesa digital.

Membro conhecido
Sep
353
609
O prédio da carelli hj está abandonado, caindo os pedaços, será ninguém tem interesse em comprar, aquele prédio é um barracão com vidros
Aquele prédio nunca foi ocupado plenamente.
É uma estrutura que hoje demandaria um retrofit absurdamente caro.
Tem locais mais nobres na cidade e a um custo menor.

Membro ativo
Sep
148
52
quando vou colocar canal na 90.1 daqui de maringa para escutar a tribuna volta e meia me aparece uma tal de nova fm de´pois que me mudei de local não consigo escutar mais quase alguem sabe o que esta acontecendo com o canal da tribuna soft ?

Membro conhecido
Sep
263
330
A T ficou aproximadamente um ano usando o prédio da Carelli, depois se mudou para atual sede. Os Carelli ficaram por volta de 2, 3 anos tentando alugar, mas como ninguém se interessou, acabaram desistindo.
Até 2014, ainda dava pra ver a estrutura onde ficava o estúdio:
IMG_20240716_075316.jpgIMG_20240716_075144.jpg

Última edição:
Membro ativo
Sep
115
98
A T de Curitiba também é em uma sala de prédio comercial comum. Quando se fala de rádio eu ainda imagino estúdios enormes cheios de equipamentos e uma estrutura grande, mas nem mesa de som eles usam aqui, é só um tablet (ou monitor portátil) com software de som e microfones em uma sala de reunião de um escritório normal.

D

Deleted member 4433

Guest
O estúdio da CBN em Curitiba também tem como mesa de áudio um monitor touch-screen com o sistema Aires Studio. Fico imaginando o que fazem quando dá uma pane. Devem ter outro de reserva para ligar imediatamente. Não estmais disponível a matéria no site, mas consegui a imagem. A Caiobá também está usndo um equipamento desse, conforme mostra este artigo. 1000008676.jpg

Última edição por um moderador:
Novo membro
May
29
13
O estúdio da CBN em Curitiba também tem como mesa de áudio um monitor touch-screen com o sistema Aires Studio. Fico imaginando o que fazem quando dá uma pane. Devem ter outro de reserva para ligar imediatamente. Não estmais disponível a matéria no site, mas consegui a imagem. A Caiobá também está usndo um equipamento desse, conforme mostra este artigo. View attachment 21563
Custo baixíssimo pra manter também. Aquelas mesas audio arts que era o que tinha de mais moderno na época ligado no pulsar hj é uma gambiarra danada e muito trabalho pra manter aquilo certinho

Membro ativo
Sep
148
52
na nova radio cultura 90.3 daqui tem pouca programaçao incluindo na parte madrugada de vez enquando na madrugada não tem nada o sinal fica literalmente mudo só tem programaçao local na parte da manha

Membro conhecido
Nov
691
1,342
User Vip
90.7 voltou ao ar em Curitiba, com o RDS aparecendo "EVANGEL." e "teste".
Tradição 102.9 tá com vinhetas de expectativa para uma nova programação, chuto eu que seja a Antena 1. A playlist musical tá de muitíssimo bom gosto, com vários jazz e classic rock.

LMC

Membro conhecido
Jul
1,230
1,132
Tradição 102.9 tá com vinhetas de expectativa para uma nova programação, chuto eu que seja a Antena 1. A playlist musical tá de muitíssimo bom gosto, com vários jazz e classic rock.
Vai ser uma rádio 100% local,igual a Ouro Verde e Mundo Livre,pelo jeito.

Membro ativo
Sep
148
52
na 96.5 de maringa a meses até até agora nada de nova grade fica fora do ar uma vez ou outra em maringa ta dificil de sair uma nova emissora fm pelo visto

Membro conhecido
Jan
283
260
Eu perguntei pra eles mas não responderam.