HDTV no Rio Grande do Sul

Destaques do momento

Obrigado pelo retorno, @cassiolinden. Essa retransmissora da TVE, se está ligada tem uma potência insignificante. Ninguém capta.
Uma hipótese que me vem à cabeça é não estar localizada no Morro da Borússia ( tem 400 metros de altura onde estão todas as emissoras e proporciona um alcance excelente). Aí, realmente, se não tiver boa potência vai ter um alcance bem restrito.

Estou em Imbé, numa casa alugada, e aqui não teve sinal da TVE. Consigo captar a RBS, SBT, Band, Record e Pampa, todas com intensidade de sinal bem baixa, entre 10 e 30%, no máximo, mesmo com uma antena externa*. A CN ficou na casa dos 6% de intensidade e não consegui sintonizar.

* Parece ser bem simples - é bem comum de ver essas antenas por aqui:

View attachment 33060
amigo... eu tenho esta mesma antena que tu usas... :oops:

Obrigado pelo retorno, @cassiolinden. Essa retransmissora da TVE, se está ligada tem uma potência insignificante. Ninguém capta.
Uma hipótese que me vem à cabeça é não estar localizada no Morro da Borússia ( tem 400 metros de altura onde estão todas as emissoras e proporciona um alcance excelente). Aí, realmente, se não tiver boa potência vai ter um alcance bem restrito.
Pelas coordenadas que constam no Spectrum-E, o transmissor também fica no Morro da Borússia, assim como as outras emissoras. Deve ter potência mais baixa mesmo, ou até estar fora de funcionamento - como parece ser o caso da minha cidade natal.

Pelas coordenadas que constam no Spectrum-E, o transmissor também fica no Morro da Borússia, assim como as outras emissoras. Deve ter potência mais baixa mesmo, ou até estar fora de funcionamento - como parece ser o caso da minha cidade natal.
Mas a minha hipótese é considerando que nem sempre os dados do Spectrum-E são confiáveis. Desconfio também que o sinal de Torres da TVE não está ligado. Não há qualquer divulgação sobre isso no site ou nas redes sociais da emissora... Sei lá...

Bom. Reitero que não há qualquer sinal do canal 30 aqui próximo à Curumim. Fica há uns 40 km de Osório mas chega sinal de todos os canais desse cidade (não consigo sintonizar a Canção Nova no 16 mas indica sinal).

Se tá no ar, é um sinal muito fraco.
Apelo `a algum amigo do Forum que tenha casa mais perto de Osório para se manifestar.

E com relação à Lajeado, o amigo @Mayconzitonet tem alguma novidade?
Em Lajeado acabei de testar novamente depois de um tempo. Não há qualquer sinal da TVE aqui no bairro Montanha onde moro. Recebo só de Porto Alegre, mas aqui da cidade não. Apontei a antena exatamente para a torre aqui da cidade e nada, fiz busca automática, manual e nem sinal de TVE aqui na cidade. O interessante foi a instalação de uma placa no bairro São Cristóvão falando da TVE e FM Cultura, mas sinal que é bom nada.

Attachments

• 5465.jpg
    5465.jpg
    95.4 KB · Visualizações: 49
Bom, já são 3 cidades das quais foi divulgado que tem retransmissora ativa na TVE RS mas os moradores não conseguem captar:
- Osório - canal 30/7.1
- Lajeado - canal 44/7.1
- Taquara - canal 44/7.1

E eu desconfio de Torres. Onde tenho casa, em Arroio do Sal, já virei a antena para o norte e não entrou sinal nenhum.

O que está acontecendo na TVE?

Andei vendo que o lineup de Alvorada diz que teria uma suposta rbs tv no canal 33 físico (26.1 Virtual), cujo sinal partiria de viamão. Mas esse sinal não existe nem na anatel e nem na vida real, em viamão pega apenas o 12.1 de POA mesmo. E em viamão pega um sinal fraquinho no 35UHF Físico (uns 10%) na antena interna, mas sem abrir a imagem, esse deve ser o 20.1 da repetidora de Alvorada.

Bom, já são 3 cidades das quais foi divulgado que tem retransmissora ativa na TVE RS mas os moradores não conseguem captar:
- Osório - canal 30/7.1
- Lajeado - canal 44/7.1
- Taquara - canal 44/7.1

E eu desconfio de Torres. Onde tenho casa, em Arroio do Sal, já virei a antena para o norte e não entrou sinal nenhum.

As emissoras de rádios e TVs em Arroio do Sal estão certas abaixo? No caso da TV, poste fotos dos canais captados (há poucos canais).
Curiosidade: há divergência dos canais televisivos na Line-UP (3 canais) e BSD (5 canais).​

As emissoras de rádios e TVs em Arroio do Sal estão certas abaixo? No caso da TV, poste fotos dos canais captados (há poucos canais).
Curiosidade: há divergência dos canais televisivos na Line-UP (3 canais) e BSD (5 canais).​
Referente à canais de tv, Arroio de Sal só tem retransmissora da RBS TV no canal 33D/27.1. Demais emissoras são captadas de Osório, que tem antenas no Morro da Borússia de 400 m e por isso tem um bom alcance. Mas, por ficar há 40 km é necessário uma boa antena com uma certa altura. Então, depende muito da antena, altura, correto direcionamento, etc para conseguir captar os canais de Osório (com certeza Record, Pampa e RBS no 6.1 são mais fortes).

Em relação à Radio, a Maristela é de Torres, a única rádio de Arroio do Sal é a Tupancy que é da faixa comunita´ria, de baixa potência. Por sinal, não lembro de conseguir captar (minha casa é no limite do município, quase em Curumim). Vou tentar a próxima vez que for para lá.

Andei vendo que o lineup de Alvorada diz que teria uma suposta rbs tv no canal 33 físico (26.1 Virtual), cujo sinal partiria de viamão. Mas esse sinal não existe nem na anatel e nem na vida real, em viamão pega apenas o 12.1 de POA mesmo. E em viamão pega um sinal fraquinho no 35UHF Físico (uns 10%) na antena interna, mas sem abrir a imagem, esse deve ser o 20.1 da repetidora de Alvorada.
No BSD consta que o 35/20.1 de Alvorada funciona como gap-filler de Novo Hamburgo, já esse 33/26.1 o site nunca recebeu esse informe, não conheço RTV ou gap-filler de nenhuma emissora em Viamão.

- Osório - canal 30/7.1
- Lajeado - canal 44/7.1
- Taquara - canal 44/7.1

Feliz 2026! Estive em Torres no fim do ano e na casa que ficamos tinha antena UHF no telhado, mas não sei exatamente pra onde estava apontada. Fiz busca de canal e não entrou a TVE RS por lá, entrou vários canais, até o SBT de Santa Catarina mas nada da TVE. Que estranho de verdade. No LineUP consta desde o dia 10/01/2025 7.1 / 31 UHF

Feliz 2026! Estive em Torres no fim do ano e na casa que ficamos tinha antena UHF no telhado, mas não sei exatamente pra onde estava apontada. Fiz busca de canal e não entrou a TVE RS por lá, entrou vários canais, até o SBT de Santa Catarina mas nada da TVE. Que estranho de verdade. No LineUP consta desde o dia 10/01/2025 7.1 / 31 UHF
Obrigado, @Mayconzitonet pela informação. As antenas em Torres ficam no Morro do Farol. Cobre bem a cidade. Sabes mais ou menos como estava a sua localização em relação ao referido morro? De qualquer forma, me parece improvável ter pouco potência a ponto de não conseguires captar. Se entrou até emissora de SC. Devem ter entrado todos os demais canais que consta no LineUp.

Será que a Record RS conseguiu digitalizar todas as suas repetidoras?
A Record Guaíba tem problema na cobertura da região sul do estado. Tem sinal apenas em Pelotas. Rio Grande, Bagé, Arroio Grande e várias outras cidades não tem sinal dessa emissora. Mas isso não tem a ver com digitalização de retransmissoras analógicas mas porque era região coberta pela TV Nativa que se desfiliou e a Record não ainda conseguiu suprir essa lacuna que ficou. Não sei por que a demora. É uma região importante.

Art. 2º A autorização ora outorgada tem caráter precário e tem por objetivo a retransmissão dos sinais provenientes da FUNDAÇÃO DE ARTE, COMUNICAÇÃO, CULTURA E ENSINO - FACCE.. esta Fundação transmite qual emissora de tv?

TV Verdade. Talvez indicaram só pra viabilizar.

Muitas WebTVs virando emissoras de TV pelo país... Sinal que a Internet não é o suficiente e que a TV aberta ainda possui relevância.

Back