HDTV no Rio Grande do Sul

Membro conhecido
Jan
416
295
Que a Globo impede o Grupo RBS de ter um canal FAST. E não precisa ser muito inteligente para saber o porquê disso, rsrsrs.
Inclusive a TvCom dizem que foi a globo que mandou fechar, pois a anos atrás a TvCom transmitia jogos, e tinha muitos programas interessantes e aí simplesmente encerraram, a tal tv diário do nordeste também acabou por causa da globo mandou retirar o sinal das parabólicas

Membro conhecido
Mar
5,006
10,671
User Vip
Inclusive a TvCom dizem que foi a globo que mandou fechar, pois a anos atrás a TvCom transmitia jogos, e tinha muitos programas interessantes e aí simplesmente encerraram, a tal tv diário do nordeste também acabou por causa da globo mandou retirar o sinal das parabólicas

Exato! A Globo não aceita concorrência de grupos afiliados. A TV Diário incomodava a emissora carioca, pois a emissora cearense tinha muita audiência, hoje infelizmente só sobrevive, está praticamente acabada.

Membro ativo
Nov
65
135
@Adriano Sousa01 , alguma previsão para a estreia oficial da Rede RS? Sabes dizer o que falta para termos oficialmente a novo emissora local?
Olá Portobol! Tudo bem? Acabei entrando de férias! Mas acredito que estão resolvendo tratativas com a NET/Claro para uma amplitude maior. Por enquanto segue a versão beta para alinhar todos os itens, a programação geral será lançada quando amarrar todos esses detalhes e atingir a potencialidade total planejada.

Membro ativo
Nov
65
135
E conta para vocês, o pessoal da PopTV entrou em contato comigo, como trabalho com licenciamento de conteúdo, e eles estão precisando de programação e vieram sondar. Estão em busca de programas com um apelo mais local, especialmente nas áreas de gastronomia, turismo, variedades, e música.

Quem me procurou foi uma pessoa chamada Francisco. Infelizmente, não pudi colaborar diretamente com eles, pois conflitaria parcialmente com o meu trabalho na Box Brazil, então não aceitei. Até daria para considerar algumas linhas editoriais que a Box Brazil não trabalha, porem não tenho tempo mesmo.

De qualquer forma, fica a dica para quem tiver projetos nessas áreas! Posso passar o contato no privado, caso tenham interesse.

Eles fazem parte do mesmo grupo da TVCi. Esse grupo costuma arrendar horários para igrejas, mas já teve casos de levar canais como a antiga TV Esporte Interativo para algumas regiões. Inclusive, dizem por aí que o Sony Channel chegou a tentar negociar a compra parcial desse canal para entrar na TV aberta brasileira.

Mar
42
20
E conta para vocês, o pessoal da PopTV entrou em contato comigo, como trabalho com licenciamento de conteúdo, e eles estão precisando de programação e vieram sondar. Estão em busca de programas com um apelo mais local, especialmente nas áreas de gastronomia, turismo, variedades, e música.

Quem me procurou foi uma pessoa chamada Francisco. Infelizmente, não pudi colaborar diretamente com eles, pois conflitaria parcialmente com o meu trabalho na Box Brazil, então não aceitei. Até daria para considerar algumas linhas editoriais que a Box Brazil não trabalha, porem não tenho tempo mesmo.

De qualquer forma, fica a dica para quem tiver projetos nessas áreas! Posso passar o contato no privado, caso tenham interesse.

Eles fazem parte do mesmo grupo da TVCi. Esse grupo costuma arrendar horários para igrejas, mas já teve casos de levar canais como a antiga TV Esporte Interativo para algumas regiões. Inclusive, dizem por aí que o Sony Channel chegou a tentar negociar a compra parcial desse canal para entrar na TV aberta brasileira.
Com a linha de eles seguiram vai ser dificil, eles transmitem a ICL de manha e de noite, não foi a melhor das escolhas ir por essa linha, no começo despertouc curiosidade agora tood mundo já abandonou...

Membro ativo
Nov
65
135
Com a linha de eles seguiram vai ser dificil, eles transmitem a ICL de manha e de noite, não foi a melhor das escolhas ir por essa linha, no começo despertouc curiosidade agora tood mundo já abandonou...
Pois é, eles conseguiram a concessão do canal, mas não tinham programação. Então, colocaram conteúdos que provavelmente são de licenciamento gratuito como esse que tu citou, como alguns filmes de faroeste que podem ter caído em domínio público. Já os direitos de Família Dinossauros... tenho minhas dúvidas! Heheh.

O grupo da TVCI, que também é responsável pela PopTV, possui uma das maiores distribuições de sinal terrestre da TV aberta no Brasil. Ainda não está claro quais são suas reais intenções: se, no futuro, pretendem investir em uma programação ou se o objetivo é apenas arrendar a grade.

Membro ativo
Jan
76
105
Trabalhei na RBS na decada de 2000. TVCOM tinha audiência e faturamento baixos.

Sobre a suposta exigência da Globo em tirá-la do ar, pode ter sentido, dado que a RPC e Rede Bahia e Rede Mirante também extinguiram seus canais paralelos.

pode tb ser fake news, pois a Rede Amazônica mantem o Amazon Sat bombando e com boa audiência e cobertura na região Norte.

Membro ativo
Sep
81
147
Membro ativo
Jan
76
105
Em resumo, redução de empregos nas emissoras do interior?
Erechim, Cruz Alta e Santa Rosa por exemplo chegaram a ter 2 telejornais diários no seu auge, hoje apenas 1 repórter para 1 bloco regional no JA.
Estas emissoras nunca deram lucro. Movimento natural. Acredito que se fosse pra implementar estes canais hoje, a RBS iria com repetidoras, como faz o SBT RS.

Membro ativo
Nov
65
135

Sobre a suposta exigência da Globo em tirá-la do ar, pode ter sentido, dado que a RPC e Rede Bahia e Rede Mirante também extinguiram seus canais paralelos.

pode tb ser fake news, pois a Rede Amazônica mantem o Amazon Sat bombando e com boa audiência e cobertura na região Norte.
Fala Fernando!!!!! Beleza? Como tá? O caso do Amazon Sat é particular, pois a maior parte de sua audiência vem de parabólicas, uma vez que, no Amazonas, as distâncias são muito grandes. Vejo uma necessidade clara de uma emissora como o Amazon Sat, totalmente voltada para a realidade local, atendendo aos amazonenses e estados vizinhos. A ideia de a Globo tentar extinguir esse tipo de transmissão seria um erro grave, algo que acredito que a emissora não faria, pois até mesmo dentro da própria estrutura da afiliada a Globo pode ter acesso as verbas governamentais.

O mesmo ocorre com a Rádio Nacional em ondas curtas. Manter um transmissor de grande alcance é um custo alto para o governo, mas essencial para atender pessoas que vivem em áreas remotas, distantes da civilização e sem acesso ao sinal FM ou à TV aberta.

A verdadeira importância desse tipo de transmissão está no fato de que, em regiões isoladas do Amazonas, Roraima, Acre, Amapá e outros estados próximos às fronteiras, a ausência de comunicação brasileira faz com que essas populações consumam cada vez mais a cultura e o conteúdo de países vizinhos, como Venezuela e Colômbia. Isso pode levar à confusão linguística e à perda da identidade brasileira, além de fortalecer a influência estrangeira nessas regiões. Com o tempo, o Brasil poderia perder espaço nessas áreas estratégicas. Por isso, o governo incentiva e mantém investimentos em comunicação para garantir a presença da cultura e da informação nacional nessas localidades.

Membro ativo
Nov
65
135

Fiquei muito curioso com o teu depoimento. É impressionante como até o maior grupo de comunicação do estado, mesmo com toda sua experiência e prestígio no mercado, não consegue tornar um projeto rentável. Comunicação é realmente um desafio looouco demais!

Pelo que percebi no teu relato aqui, isso não é novidade. Sempre foi assim. Ter uma emissora local (pela histórico do mercado gaúcho por exemplo) não gera lucro direto para o grupo e seus donos, mas traz algo que pode ser ainda mais valioso: poder. E quem sabe utilizar esse poder de forma estratégica consegue transformá-lo em dinheiro. Acho que é exatamente isso que a TV Pampa faz. No Debates Pampa, o Paulo Sérgio Pinto convida presidentes de associações, grandes empresários, prefeitos—ou seja, pessoas influentes. O diferencial disso? Ele garante acesso direto a essas figuras de poder.

E qual o impacto disso no comercial? Se um vendedor do Grupo Pampa entrar em contato com o marketing dessas empresas para oferecer anúncios em suas dezenas de rádios e outros veículos, ele será apenas mais um oferecendo mídia. Mas se esse contato for feito depois que o presidente da associação, o dono da empresa ou um líder de tal grande empresa, participar fisicamente nos programas da Pampa, a abordagem muda completamente... Nesse cenário, recusar o pacote de mídia não significa apenas negar um anúncio; significaria dizer "não" ao Paulo Sérgio Pinto e ao espaço de prestígio que a emissora oferece. Essa é a sacada. Os grandes empresários têm ego, querem aparecer, ser ouvidos, e valorizam essa visibilidade. Sem essa estrutura de influência, dificilmente a Pampa fecharia tantos negócios. Eles são o grupo de comunicação mais presente nas entidades, partidos e círculos da alta sociedade.

Não critico essa estratégia, muito pelo contrário! Eles fazem isso de forma brilhante. O Alexandre Gadret, presidente da Pampa, é um cara extremamente carismático, querido por todos e muito inteligente. Ele sabe jogar o jogo e merece todo o sucesso que tem.

O caso da TVCOM foi semelhante. A RBS, por ser afiliada da Globo, não teria espaço na grade para um programa de debates com Lasier Martins por exemplo. Mas na TVCOM, sim. E isso trouxe poder ao grupo por um tempo. Depois, no entanto, o foco mudou para a Rádio Gaúcha...E já mais a frente a historia com a Octo foi outra coisa (realmente, igual o slogan deles ahhrehahhahe), era uma equipe jovem e talentosa, mas não funcionou. O erro? Eles falavam para um público que simplesmente não assistia TV. O projeto era bom, mas foi lançado no momento errado e na plataforma errada, resultando em baixa audiência e adesão comercial praticamente nula.

No fim, comunicação não é só sobre mídia—é sobre influência, estratégia e principalmente timing.

Membro ativo
Nov
65
135
Sim. Nada de sinal. Será que mais essa repetidora foi desativada?
Sim. Nada de sinal. Será que mais essa repetidora foi desativada?
A Rede Brasil é mais um que não sei como se sustenta.... Praticamente não tem propagandas, apenas alguns infomerciais. (Não verdade sei sim, sem duvida outra empresa do dono do canal que deve sustentar a estrutura.)

A audiência é tão baixa que eles até deixaram de pagar pelo serviço do Ibope, então nem aparecem mais no painel da Kantar… Hahahaheh!

Membro conhecido
Sep
1,250
1,298
Sei que vocês não curtem a Rede Brasil, mas eu acho um baita canal! Hahaha!

Adoro esses filmes e séries retrô, me lembram um pouco a antiga TV Guaíba.
Pelo contrário, curto muito as séries antigas da Rede Brasil. Conseguem exibir com boa qualidade. Columbo, na segunda-feira, é minha preferida. Viagem ao Fundo do Mar, Terra de Gigantes, Túnel do Tempo, Star Trek. Assisto pelo Vivo Play quando não está no ar na tv aberta. O brabo é aturar os programas próprios e principalmente o Evê Sobral, insuportável. Agora tá com vários programas de padres; essa parte é horrível! E anunciar filmes me 4K é quase infantil.

Membro ativo
Nov
65
135
Como eu tava falando, as emissoras locais não geram lucro diretamente. Sempre são sustentadas por outras empresas pertencentes aos seus donos.

Um exemplo é a RDC. Certa vez, conversei com o dono, Márcio Orion, e ele me contou que tem uma empresa de combustíveis para aviação há muitos anos, acredito que seja a maior do estado. Provavelmente, essa e outras empresas dele financiavam a RDC, que tinha uma qualidade muito boa. Infelizmente, a emissora estava disponível apenas na Claro TV e nas redes sociais.

O mesmo acontece com a Masper TV. O Milton Mattana, proprietário, trabalha com venda de tecnologia para prefeituras, fornecendo sistemas de automação, ele concorre em editais e sempre ganha. Ele deve ter outras empresas também, e é desse faturamento que vem o principal sustento da emissora.

A Masper TV tem evoluído bastante. Muitos profissionais da RDC migraram para lá, assim como para a Rede RS. No início, a emissora enfrentava problemas com a acústica do estúdio, que não era adequada para o tipo de captação utilizada, pelo que parece, isso já foi corrigido, e o áudio melhorou bastante.

Membro ativo
Nov
65
135
Pelo contrário, curto muito as séries antigas da Rede Brasil. Conseguem exibir com boa qualidade. Columbo, na segunda-feira, é minha preferida. Viagem ao Fundo do Mar, Terra de Gigantes, Túnel do Tempo, Star Trek. Assisto pelo Vivo Play quando não está no ar na tv aberta. O brabo é aturar os programas próprios e principalmente o Evê Sobral, insuportável. Agora tá com vários programas de padres; essa parte é horrível! E anunciar filmes me 4K é quase infantil.
Essa história de filmes em 4K me parece uma loucura... Hahehaheha! Será que realmente não existe nenhuma operadora de TV por assinatura ou plataforma de streaming que transmita em 4K o sinal da Rede Brasil?

Porque, sinceramente, é incrível e muito infantil divulgar esse tipo de informação se, na realidade, o sinal da Rede Brasil não é transmitido em 4K em lugar nenhum. A menos que o próprio dono da emissora tenha decidido afirmar isso e ninguém da equipe tenha corrigido a informação para ele... O que seria um grande amadorismo.

Por isso, fico pensando: será que, em algum lugar, a Rede Brasil realmente não transmite em 4K?

Isso me lembra a RedeTV lá por 2007, quando anunciava transmissões em 3D. Acredito que realmente tenha feito isso, mas, na época, quase ninguém tinha uma TV com suporte a essa tecnologia, já que os aparelhos eram muito caros. Tanto que, cerca de três anos depois, o 3D saiu de linha nas tvs.

Membro conhecido
Mar
2,389
4,270
O sinal 3D existia sim porque eu captava direto do satélite, mas como minha TV não é compatível ficava duas imagens espremidas lado a lado. O que a TV 3D faz é fundir as duas numa só pra dar o efeito de profundidade.