HDTV no Rio Grande do Sul

Membro ativo
Jan
76
105
Pois é, Jkunst... Lembro que, até no grupo do Orkut sobre rádio no RS, do qual eu e o Fernando fazíamos parte, sempre surgia o tópico sobre uma possível concessão de rádio que a RBS teria adquirido na capital paulista. https://www.coletiva.net/comunicacao/rbs-anuncia-compra-de-fm-em-sao-paulo,184763.jhtml Porem, depois da empolgação da compra, a Globo não permitiu que a RBS operasse fora do Rio Grande do Sul e Santa Catarina em termos de rádio, pois isso configuraria concorrência direta. A Globo autorizou, no entanto, que a RBS continuasse a arrendar a rádio para igrejas e outras iniciativas similares.

O único produto "nacional" que a RBS teve foi o Canal Rural, que, de maneira surpreendente, foi posteriormente vendido.
A tal radio chegou a ter a razão social mudada para Radio Itapema FM de São Paulo, mas enquanto esteve com a RBS, passou todo o tempo arrendada para o RR Soares.

A RBS mudou muito nestes últimos 25 anos: extinguiu marcas valiosas como Cidade e Farroupilha, matou a Radio Rural e nem pediu migração de tres dos seus quatro canais dr Radio AM.

Pensem na diferença de migrar a Radio Rural do AM pro FM, que seria muito menor do que reativar a TVCOM e nem assim foi executado.

Sobre o contrato com a Globo vetar um canal local, eu acho estranho, pois a Rede Amazônica tem a Amazon Sat e a TV Verdes Mares tem a TV Diário.

O foco deles é outro, estao muito mais envolvidos com negócios fora do setor de mídia, seus acionistas fundadores venderam boa parte da empresa e, a maioria, já nem mora mais em Porto Alegre.

Última edição:
Membro ativo
Nov
65
135
A tal radio chegou a ter a razão social mudada para Radio Itapema FM de São Paulo, mas enquanto esteve com a RBS, passou todo o tempo arrendada para o RR Soares.

A RBS mudou muito nestes últimos 25 anos: extinguiu marcas valiosas como Cidade e Farroupilha, matou a Radio Rural e nem pediu migração de tres dos seus quatro canais dr Radio AM.

Pensem na diferença de migrar a Radio Rural do AM pro FM, que seria muito menor do que reativar a TVCOM e nem assim foi executado.

Sobre o contrato com a Globo vetar um canal local, eu acho estranho, pois a Rede Amazônica tem a Amazon Sat e a TV Verdes Mares tem a TV Diário.

O foco deles é outro, estao muito mais envolvidos com negócios fora do setor de mídia, seus acionistas fundadores venderam boa parte da empresa e, a maioria, já nem mora mais em Porto Alegre.

Sim, Fernando, ótimos exemplos! É impressionante, porque nos anos 2000, a RBS era o canal com maior potencial de crescimento. Foi a única afiliada da Globo a investir em teledramaturgia.

Hoje, não consigo entender por que a RBS não tem um fast channel em plataformas como Samsung, LG, Pluto TV, entre outras. Considerando o vasto acervo que eles possuem — como Galpão Crioulo, os especiais musicais, Patrola, Cala Boca Piangers, Planeta Atlântida (que exigiria negociação com as editoras musicais), e, principalmente, Histórias Curtas (que precisaria renovar ou reativar contratos) — o potencial é enorme. Além disso, a RBS tem muitas produções atuais. A Atlântida, por exemplo, cria muito conteúdo para o ambiente online, sem contar com a GauchaZH e outros veículos que já exploram a convergência audiovisual.

Membro ativo
Nov
65
135
Hoje, a chave para ganhar dinheiro com audiovisual é distribuir o conteúdo em o maior número possível de janelas. Quando a empresa é bem estruturada, ela coloca o conteúdo na TV, em serviços on-demand de streaming, recorta cortes na vertical para midia/redes sociais de celular e também em canais Fast Channel, oferecendo assim diferentes experiências ao público.

Por exemplo, o canal do YouTube "Atlântida Fora do Ar" às vezes tem vídeos com apenas 100 visualizações. O segredo está em criar canais Fast Channel e manter tambem uma programação linear desses conteúdos, permitindo que o conteúdo flua de diferentes formas. Muitas pessoas ficam indecisas na hora de escolher o que assistir. Eu, por exemplo, demoro até um ano para decidir o que assistir no streaming, e muitas vezes acabo preferindo a TV.

Membro ativo
Nov
65
135
Sobre essas concessões, Fernando, devolver elas dessa forma, como aconteceu com a TV Com, a Rádio Rural e outras, não faz sentido. Conquistar uma concessão é um processo difícil, que pode levar até 10 anos para ser avaliado, além da grande concorrência para obter o direito.

Claro que manter uma rádio que não está gerando lucro é um desafio. Durante a renovação da concessão, a emissora precisa atualizar os laudos técnicos, o que é extremamente caro. No entanto, considerando que a RBS é o maior grupo de comunicação, não faz sentido não conseguir manter uma emissora 100% local de TV e não ter ideias para criar uma programação de rádio rentável, a ponto de devolver concessões.

Membro conhecido
Jan
418
296
Boa noite então o canal Rede RS, vai ficar no canal 22.1 que era da Rede Brasil em Porto Alegre ?e esse nome tv União seria um erro do transmissor?

Membro conhecido
Sep
1,250
1,300
No momento, o canal está no 55.1 e com ID "REDERS". Em algumas marcas de tvs tem que fazer nova busca seja no canal 48 ou completa para que atualize.

Última edição:
Membro conhecido
Sep
1,250
1,300
@Adriano Sousa01, você sabe dizer quem é o engenheiro responsável pelo canal de vocês? O canal continua com uma série de problemas técnicos ainda.

Última edição:
Membro ativo
Nov
65
135
@Adriano Sousa01, você sabe dizer quem é o engenheiro responsável pelo canal de vocês? O canal continua com uma série de problemas técnicos ainda.
Esses problemas serão resolvidos em breve! A empresa está investindo na aquisição de novos equipamentos para elevar o padrão de qualidade e se destacar no mercado. Atualmente, como mencionamos, estamos na "versão beta", justamente para identificar e corrigir essas questões, além de desenvolver uma programação de alta qualidade, que será implementada integralmente em breve, incluindo outras linhas editoriais.

Gostaríamos de destacar a importância de todos vocês neste processo. Como a Ana comentou, muitas das sugestões e pautas levantadas aqui já foram encaminhadas para o setor técnico. Por isso, continuem participando, comentando, sugerindo e opinando. Este grupo é muito especial. Inclusive, muitas das pesquisas que eu fazia sempre me levavam a este grupo, que é uma fonte genuína de informação e referência.

Membro conhecido
Feb
2,596
3,365
Sugestão : e creio que possa valer a pena ler a partir das primeiras páginas ( 2, 3 ) desse tópico para acompanhar quanto aos problemas enfrentados inclusive da recepção do sinal da emissora.
Excelente material disponibilizado por aqui e creio que poderá contribuir e muito lá com a emissora.
Portanto, salvo engano, parece que não estava de todo errado quando postei o comentário acima.
E parabenizar a iniciativa da emissora. E creio que algumas das sugestões possam, talvez, contribuir.
Ps. E menos de 700 mil residências em POA. E com um investimento, diria, bem razoável, numa TVRO o alcance, no mínimo, a 13 milhões de residências em todo o país.
( disponibilizar o sinal a mais residências)
Sim, estamos cientes que o foco seja Poa, seja o RS.
Mas a quantidade de gaúchos espalhados por todo o Brasil, obvio, além dos demais brasileiros que também desejam se inteirar mais das coisas ai do estado.

Última edição:
Membro conhecido
Jun
2,037
1,820
@Adriano Sousa01 muito bem meu querido, então teremos versões FAST dos canais da Box Brazil nos streamings gratuitos da vida mesmo??? Isso ainda acontecerá em 2025???

No aguardo (comportado) do retorno.

Membro conhecido
Sep
1,250
1,300
E a RBI 13.1 / 41UHF Físico continua fora do ar. Ela, junto com a Rede Brasil, são as únicas 2 emissoras fora do ar em Porto Alegre que já tiveram no ar recentemente.
Essa emissora tá batendo recorde de períodos fora do ar. Já deve estar completando quase um mês.

Ninguém tem problema com a Ideal TV (14.1/15D)?
Uma TV que tenho (Sony) trava nesse canal alguns segundos até que reseta e só depois destrava.

Membro conhecido
Feb
2,596
3,365
Ninguém tem problema com a Ideal TV (14.1/15D)?
Uma TV que tenho (Sony) trava nesse canal alguns segundos até que reseta e só depois destrava.
Anos atrás, um dia, do nada, começou ocorrer na minha TV AOC algo parecido aqui em Sampa.
Bastava sintonizar e travava na Canção Nova.
Depois de algumas vezes, horas, enviei um e-mail para a emissora.
Responderam rapidamente que o.problema era na minha TV.
Retornei comentando que eles tinham mudado algum parâmetro e que a minha TV não estava reconhecendo. E dias depois a TV retornou ao normal.
Talvez o mesmo problema esteja ocorrendo também por aí.