HDTV em Paranaguá

Destaques do momento

Ah, então já estão operando? Bom saber.
Sim, mas não consta no mosaico as numerações, inclusive aqui em Morretes a Torre fica a umas 3 quadras da minha casa. O sinal é limitado até a metade da estrada do Porto de Cima. Ai quem mora no Porto de Cima, consegue pegar refletido de Paranaguá

Eu acho que com essa solicitação, pode ser que apareça o canal 15 no Mosaico que daí, pois fica estranho se não aparecesse, dava impressão de ser irregular

Eu acho que com essa solicitação, pode ser que apareça o canal 15 no Mosaico que daí, pois fica estranho se não aparecesse, dava impressão de ser irregular

Só vão aparecer quando forem outorgados.

📺 Já está sabendo? O #MCom publicou a Portaria nº 18.775, que define o cronograma para o desligamento do sinal analógico de televisão em mais de 700 municípios brasileiros.

🗓️ A publicação atualiza o Anexo IX da Portaria MCOM nº 2.992/2017, incluindo novos municípios que deverão concluir a migração para o sinal digital até 31 de dezembro de 2025.

📡 As emissoras que operam exclusivamente em tecnologia analógica nas localidades listadas têm até 30 de setembro de 2025 para manifestar interesse em continuar prestando o serviço em formato digital — nos casos em que ainda não possuam canal digital consignado.

📍 A lista completa dos municípios incluídos no cronograma está disponível no nosso site: bit.ly/4lLadhH.

#TV #Digital #SinalAnalógico #Radiodifusão #Tecnologia #Abratel

View attachment 28746

Um coisa que eu acharia interessante, em relação a TVCi,
Seria legal eles fazerem uma torre em cada cidade do litoral, semelhante
a da Geradora, pra que dai eles alugassem um espaço para que outras emissoras
pudessem também utilizar, com certeza iam faturar bem com isso.

Eu tava lendo umas atualizações do processo do reuso do canal 15 aqui em Morretes

Me gerou uma duvida:

Será que eles tem planos de montar uma torre nova pra melhorar ainda mais a cobertura na cidade?
sendo que os GapFillers, eles tem uma função de complemento de cobertura, como já falei, aqui em Morretes
a TVCi tem uma cobertura em boa parte da cidade, possivel pegar com antena interna, mas pra quem vai lá pro
Porto de Cima, esse "sinal da cidade" vai até a metade da Rodovia Marcondes Lobo, quem mora no Porto de Cima,
tem que apontar a antena pro morro, onde o sinal da TVCi pega refletido de paranaguá.

No caso de antonina, o sinal é mais aberto devido ao mar, então pega em cheio o sinal na cidade

Guaraqueçaba também tem essa questão do mar e tals, tanto que logo vão ganhar uma "Candinha" lá também

Com essa outorga solicitada, será possivel ter uma potencia melhor de sinal, um equipamento mais robusto...

O que pode se esperar?

Ou simplesmente não muda nada, só a forma como a estação atual vai ser tratada?

Um outro detalhe, eles removeram a candinha de Morretes que estava próximo
a Usina de Energia Eletrica, bem no alto do morro, e colocaram na torre mais baixa
onde estão os equipamentos deles. A vista ali naquela localidade, não é muito boa,
Já la no alto do morro pegava praticamente todo o Centro da cidade. Mas, esse local,
é perigoso, devido aos furtos que ocorrem naquela região... enfim

No dia 27/06, a TVCI protocolizou requerimentos de reuso do canal 15 UHF (geradora) de Paranaguá, nos seguintes municípios da região:

Guaraqueçaba:

Morretes:

Antonina:

Após análise do MCom, foi verificada a necessidade de apresentação de algumas documentações por parte da emissora, a qual apresentou no último dia 11 nos respectivos processos, assim dando continuidade.
Eu estava vendo no SEI Anatel, parece que Guaraqueçaba não vai poder ter o canal 15 da TVCi, eles retornaram como INVIAVEL.

Será que eles vão ter que usar um outro canal?

Morretes o canal 15 está viável
Antonina ainda está em analise
Guaraqueçaba aparece inviavel

O canal 15 pra Antonina também está viável

Uma curiosidade, eles colocaram a informação que seria em Classe C

Em Morretes eles não mencionaram a Classe

REFERENTE A AUSENCIA DE SINAL DA REDE LEGISLATIVA EM MORRETES PR

-------------------------------------------------------------------------------

Curitiba, 05 de agosto de 2025.

Prezado (a) Sr(a),Diego Fernandes

Em resposta a sua demanda 118/2025, segue anexa a manifestação apresentada pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná:

"I. Ciente.

II. Em atenção à solicitação de informações a respeito da interrupção do sinal da Rede Legislativa de TV no município de Morretes/PR, informamos que a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, na qualidade de responsável pelo monitoramento das estações retransmissoras dos sinais da referida rede, já adotou providências preliminares com vistas à apuração e regularização da situação.

Conforme verificação técnica in loco realizada por servidor técnico responsável pelo monitoramento das estações de retransmissão de sinal digital, constatou-se o seguinte:

· O sinal de Downlink com o pacote de informações até o transmissor está operando normalmente, conforme análise via Sat-Link;

· A saída ASI 1 até o transmissor do canal 42 também está em pleno funcionamento, de acordo com análise do pacote de dados em nosso equipamento DEKTEC;

· O transmissor, entretanto, não apresenta sinal de potência direta e refletida, impedindo a transmissão;

· Todos os canais legislativos estão fora do ar no local;

· Apenas os canais da Novo Tempo e da Rede Massa estão operacionais no site de transmissão compartilhado;

· Ressalta-se ainda que o nobreak do transmissor permanece sem baterias, situação que expõe o equipamento a variações de tensão e compromete sua proteção e funcionamento adequado.

Foram registradas imagens do local, as quais foram encaminhadas aos responsáveis da Seja Digital (conforme e-mail anexo), instituição não governamental, sem fins lucrativos, criada por determinação da ANATEL, cuja missão é implementar políticas públicas voltadas aos setores de radiodifusão e telecomunicações, sendo também a responsável pela manutenção dos equipamentos de transmissão.

Desta forma, a Assembleia Legislativa do Paraná reconhece e está ciente da situação relatada, permanecendo empenhada na adoção das providências técnicas e administrativas necessárias para o restabelecimento do sinal o mais breve possível.

V. Para maiores esclarecimentos estamos à disposição.

Atenciosamente,

Diretoria de Comunicação

Assembleia Legislativa do Paraná"

REFERENTE A AUSENCIA DE SINAL DA REDE LEGISLATIVA EM MORRETES PR

-------------------------------------------------------------------------------

Curitiba, 05 de agosto de 2025.

Prezado (a) Sr(a),Diego Fernandes

Em resposta a sua demanda 118/2025, segue anexa a manifestação apresentada pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná:

"I. Ciente.

II. Em atenção à solicitação de informações a respeito da interrupção do sinal da Rede Legislativa de TV no município de Morretes/PR, informamos que a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, na qualidade de responsável pelo monitoramento das estações retransmissoras dos sinais da referida rede, já adotou providências preliminares com vistas à apuração e regularização da situação.

Conforme verificação técnica in loco realizada por servidor técnico responsável pelo monitoramento das estações de retransmissão de sinal digital, constatou-se o seguinte:

· O sinal de Downlink com o pacote de informações até o transmissor está operando normalmente, conforme análise via Sat-Link;

· A saída ASI 1 até o transmissor do canal 42 também está em pleno funcionamento, de acordo com análise do pacote de dados em nosso equipamento DEKTEC;

· O transmissor, entretanto, não apresenta sinal de potência direta e refletida, impedindo a transmissão;

· Todos os canais legislativos estão fora do ar no local;

· Apenas os canais da Novo Tempo e da Rede Massa estão operacionais no site de transmissão compartilhado;

· Ressalta-se ainda que o nobreak do transmissor permanece sem baterias, situação que expõe o equipamento a variações de tensão e compromete sua proteção e funcionamento adequado.

Foram registradas imagens do local, as quais foram encaminhadas aos responsáveis da Seja Digital (conforme e-mail anexo), instituição não governamental, sem fins lucrativos, criada por determinação da ANATEL, cuja missão é implementar políticas públicas voltadas aos setores de radiodifusão e telecomunicações, sendo também a responsável pela manutenção dos equipamentos de transmissão.

Desta forma, a Assembleia Legislativa do Paraná reconhece e está ciente da situação relatada, permanecendo empenhada na adoção das providências técnicas e administrativas necessárias para o restabelecimento do sinal o mais breve possível.

V. Para maiores esclarecimentos estamos à disposição.

Atenciosamente,

Diretoria de Comunicação

Assembleia Legislativa do Paraná"
Que legal que te responderam confirmando o problema. Aqui, ao reportar problemas para os "técnicos" do antigo Super Canal 13, que parece ter mudado de vez para TV Profissão, operando com o mesmo nome nos canais 13.1 e 13.2, eles dizem que nós é que temos que trocar as antenas porque lá está tudo bem, isso quando não enviam uma resposta automática.

Que legal que te responderam confirmando o problema. Aqui, ao reportar problemas para os "técnicos" do antigo Super Canal 13, que parece ter mudado de vez para TV Profissão, operando com o mesmo nome nos canais 13.1 e 13.2, eles dizem que nós é que temos que trocar as antenas porque lá está tudo bem, isso quando não enviam uma resposta automática.
Aqui eu eu tive que usar a ouvidoria da ALEP pra me responderem, foi uma resposta super satisfatória. Os canais legislativos fazem falta, pois pra quem acompanha algumas coisas da Alep é uma mão na roda. Já o teu caso, tinha wue subir a reclamação pra uma ouvidoria, não sei se existe, talvez fosse até melhor pra resolução do problema de vocês com o Super Canal 13

Seria perfeito se ele fosse pro Bom dia Litoral ou Voz do Litoral. Substituir os apresentadores chatos, até aquele político de PG.

Captura de Tela 2025-08-20 à(s) 21.15.05.jpeg.png

A TVCI está anunciando novos programas, entre els um programa de entrevistas e um telejornal os dois programas serão apresentados pelo jornalista Rivaroli provavelmente no novo estúdio da TVCI em São José dos Pinhais.

Seria perfeito se ele fosse pro Bom dia Litoral ou Voz do Litoral. Substituir os apresentadores chatos, até aquele político de PG.

View attachment 29787
Eu até que tentei assistir este canal aqui em Curitiba porque passava Smallville, mas já pararam de passar. E era dureza porque passava às 20h, e para não perder, tinha que colocar no canal uns minutinhos antes, durante o programa daquele político de PG. Pense num programa ruim... Acho que ele é que paga para estar lá, não o contrário. Se não colocarem programas com apresentadores que realmente têm talento e que não apenas comprem horários. Fico imaginando a audiência deste canal. :unsure:

Back