Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

HDTV em Blumenau e região

Membro conhecido
Dec
171
266
Ministério das Comunicações doará equipamentos de retransmissão para cidades que ainda não tem digital, mas tem outorga de retransmissão analógica de propriedade da prefeitura local. Se tiver uma só retransmissora HD na cidade de qualquer canal não tem direito. Veja a lista das cidades contempladas.
Uma coisa que não entendi nessa portaria: só vão ser digitalizados os canais analógicos que já existem em cada cidade ou no futuro novos canais podem aproveitar e querer entrar nessas cidades usando esses equipamentos de transmissão? Na portaria diz que os equipamentos doados pelo governo vão ter capacidade para até 8 canais digitais.
 
Membro conhecido
Dec
171
266
Aqui em Brusque (SC) segue o problema de sinal da Rede Vida desde o dia 26/04. Nos locais mais próximos da antena continua tudo normal com o sinal mas no centro da cidade e bairros próximos do centro de Brusque onde antes pegava a Rede Vida agora não pega mais. Eu por exemplo moro na divisa de um bairro com o centro de Brusque e até o dia 25/04 estava tudo normal com o sinal da Rede Vida. Algum amigo aqui do fórum que entenda um pouco da parte técnica saberia dizer mais ou menos o que poderia estar ocorrendo? O transmissor da Rede Vida em Brusque por exemplo poderia estar com algum problema desde o dia 26/04? Já passei essas informações para a Rede Vida e me responderam que estão analisando as informações e vão verificar para tentar resolver o problema de sinal em Brusque.
 
Membro conhecido
Dec
171
266
Rede Vida me enviou resposta hoje (13/05) que infelizmente não há o que ser feito por baixa potência de sinal já que eles não tem autorização da Anatel para aumentar a potência aqui em Brusque (SC). O sinal está no ar mas infelizmente muita gente como eu não vai mais conseguir sintonizar. Interessante é que de novembro do ano passado até 25/04 deste ano eu estava conseguindo captar o sinal. Uma pena.
 
Membro conhecido
Sep
329
521
Rede Vida me enviou resposta hoje (13/05) que infelizmente não há o que ser feito por baixa potência de sinal já que eles não tem autorização da Anatel para aumentar a potência aqui em Brusque (SC). O sinal está no ar mas infelizmente muita gente como eu não vai mais conseguir sintonizar. Interessante é que de novembro do ano passado até 25/04 deste ano eu estava conseguindo captar o sinal. Uma pena.
É possível que estavam operando com potência acima da outorgada. Ou talvez obstrução de prédio/árvore, interferência de torre de celular...
 
Membro conhecido
Dec
171
266
É possível que estavam operando com potência acima da outorgada. Ou talvez obstrução de prédio/árvore, interferência de torre de celular...
Na verdade faz pouco tempo que construíram uma farmácia bem na frente da minha casa no outro lado da rua mas acredito que não possa ser esse o problema pois minha antena externa em cima do telhado ainda está acima da altura dessa farmácia. Sei que o sinal da Rede Vida está no ar como eles dizem pois o medidor de sinal da minha TV Samsung mostra um valor de 4,50 dB no campo SNR (Ruído de Sinal), o que eu acredito que seja um valor muito baixo, pois todos os demais 8 canais em Brusque apresentam aqui um valor entre 20 dB e 25 dB de SNR, inclusive a Rede Vida até o dia 25/04 estava com um valor entre 20 dB e 25 dB. Ou seja, só posso crer que eles diminuíram a potência e agora só quem estiver mais próximo da antena é que vai sintonizar, inclusive já tive confirmação de pessoas que estão pegando o canal no bairro onde está a antena da Rede Vida. Acho que realmente isso é caso encerrado e é uma pena para o restante da cidade. Mas porque será que para outras emissoras a Anatel permite uma potência maior de sinal que chegue bem em toda a cidade?
 
Última edição:
Membro conhecido
Sep
692
1,157
Em Criciúma, é o sinal mais fraco dos canais digitais. Varia entre 10dB e 16dB, enquanto os outros ficam acima de 27dB. No começo eu sofria com o canal, mas hoje em dia, nunca mais deu problema, nem quando chove. Acredito que aí vai melhorar com o tempo. A Anatel logo irá autorizar eles a aumentarem a potência do sinal, que nem aconteceu por aqui.
 
Membro conhecido
Mar
1,860
3,308
Via de regra a Rede Vida tem que estar acima de 12 dB pra pegar. Minha TV é Samsung.
Eu disse "via de regra" pois não moro em SC mas a emissora deve seguir um padrão em toda a rede. A Globo por exemplo todo mundo relata que só pega acima de 17 dB independente do estado.
 
Membro conhecido
Dec
171
266
Em Criciúma, é o sinal mais fraco dos canais digitais. Varia entre 10dB e 16dB, enquanto os outros ficam acima de 27dB. No começo eu sofria com o canal, mas hoje em dia, nunca mais deu problema, nem quando chove. Acredito que aí vai melhorar com o tempo. A Anatel logo irá autorizar eles a aumentarem a potência do sinal, que nem aconteceu por aqui.
Só pode ser isso mesmo que você disse... a Rede Vida deve estar ajustando a potência de sinal aos poucos aqui em Brusque mas não querem admitir isso publicamente talvez para não terem problemas com a Anatel. O jeito é aguardar...
 
Membro conhecido
Dec
171
266
Via de regra a Rede Vida tem que estar acima de 12 dB pra pegar. Minha TV é Samsung.
Eu disse "via de regra" pois não moro em SC mas a emissora deve seguir um padrão em toda a rede. A Globo por exemplo todo mundo relata que só pega acima de 17 dB independente do estado.
Minha TV também é Samsung e aqui tá 4,5db e acho que assim só vai conseguir pegar a Rede Vida é quem está muito perto da torre deles mesmo. Os meus vizinhos também não conseguem mais pegar o canal desde o dia 26/04...
 
Última edição:
Membro conhecido
Sep
692
1,157
Via de regra a Rede Vida tem que estar acima de 12 dB pra pegar. Minha TV é Samsung.
Eu disse "via de regra" pois não moro em SC mas a emissora deve seguir um padrão em toda a rede. A Globo por exemplo todo mundo relata que só pega acima de 17 dB independente do estado.
Aqui pra mim só não pega quando está de 9 dB pra baixo, e é Samsung também.
 
Membro conhecido
Mar
1,860
3,308
Aqui pra mim só não pega quando está de 9 dB pra baixo, e é Samsung também.
A minha é UN32EH5000 comprada em 2013, não sei se mudaram o jeito de medir nas mais novas ou se o canal que vc cita possui modulação QPSK.
Na minha cidade só a Band usa QPSK e pega a partir de 9 dB.
Globo e SBT usam 64QAM e tem que estar acima de 17 dB.
Os demais usam 16QAM e pegam a partir de 13 dB.
 
Membro conhecido
Sep
692
1,157
A minha é UN32EH5000 comprada em 2013, não sei se mudaram o jeito de medir nas mais novas ou se o canal que vc cita possui modulação QPSK.
Na minha cidade só a Band usa QPSK e pega a partir de 9 dB.
Globo e SBT usam 64QAM e tem que estar acima de 17 dB.
Os demais usam 16QAM e pegam a partir de 13 dB.
A minha é UN43J5200 e é de 2015. No sinal das emissoras na minha cidade, as que pegam a partir de 9 dB são: TVBV, TV Primavera (do R.R Soares), RIT e Rede Vida. Quando chove, o sinal da Rede Vida fica entre 9 dB e 11 dB, mas só noto falhas no sinal quando chega em 9 dB.

O restante dos canais usam 64QAM.
 
Membro conhecido
Dec
171
266
Rede Vida voltou ao ar aqui na minha rua em Brusque (SC) neste domingo (16/05) depois de 3 semanas sem sinal pelo menos aqui na rua onde eu moro, já que em regiões próximas da antena o sinal nunca saiu do ar nesse meio tempo. O medidor de SNR nessas 3 semanas mostrava na minha TV Samsung o baixo valor de 4,50 dB, com o canal sem som e sem imagem, e agora que voltou ao ar está com um valor de 25 dB. Aqui em Brusque todos os 11 canais digitais no ar estão com um valor entre 20 dB e 25 dB, pelo menos aqui onde eu moro que é praticamente no centro da cidade. Meus vizinhos também voltaram a captar o sinal da Rede Vida no mesmo dia. Mas fico sem entender até agora o que aconteceu com o sinal da Rede Vida na minha rua e porque eles sempre me respondiam por e-mail que estava tudo normal com o sinal aqui em Brusque. Bom, o que importa é que o sinal voltou forte como antes e vida que segue :) Mas ainda tá saindo do ar por alguns minutos e depois volta. Agora lembrei de um detalhe: aqui bem atrás da vizinhança onde eu moro tem um morro e em cima uma grande antena de uma rádio AM que tem uma potência muito forte e que chega em várias cidades da região. Será que essa antena da rádio poderia estar interferindo no sinal da Rede Vida aqui na vizinhança onde eu moro já que não há problema de sinal da Rede Vida em outras partes da cidade? Mas ainda aposto em um problema de potência no transmissor da Rede Vida aqui em Brusque mas que eles ainda não conseguiram identificar.
 
Última edição:
Membro conhecido
Mar
1,860
3,308
Então estava com algum problema que não quiseram falar, ou a telemetria do transmissor estava indicando que estava tudo normal sendo que não estava (às vezes acontece).
 
Membro conhecido
Dec
171
266
Então estava com algum problema que não quiseram falar, ou a telemetria do transmissor estava indicando que estava tudo normal sendo que não estava (às vezes acontece).
Pois ainda suspeito disso... pode ser algum problema no transmissor da Rede Vida aqui em Brusque mas que eles ainda não conseguiram identificar ou não querem falar.
 
Membro conhecido
Sep
555
805
Pois ainda suspeito disso... pode ser algum problema no transmissor da Rede Vida aqui em Brusque mas que eles ainda não conseguiram identificar ou não querem falar.
Já vi um caso do cabo da conexão entre a antena e o transmissor ficar folgado e deixar o sinal bem mais fraco. Pode ter sido isso.

Como tinha contato com o dono, falei pra ele que o sinal tava fraco e que não costuma ficar assim e em 10 minutos ele foi lá e voltou ao normal.
 
Membro conhecido
Dec
171
266
Aqui em Brusque (SC) no domingo a noite (16/05) o sinal da Rede Vida sumiu de novo aqui na minha rua. Se na outra vez que estava fora do ar o SNR tinha um valor de 4,50 dB dessa vez caiu ainda mais e ficou com o valor de apenas 1 dB. Nessa segunda-feira (17/05) o canal continua fora do ar (ou melhor, com sinal fraco sem imagem). Definitivamente tem algo de errado com o transmissor da Rede Vida aqui em Brusque.
 
Última edição:
Top