Moderador
- Sep
- 1,550
- 3,414
Staff member
Boa tarde @ialimaVenho aqui com profundo desapontamento informar a todos do grupo que o enganado fui eu, em todos os sentidos. Estava enganado pois o sinal foi sim ativado, mas principalmente fui enganado em acreditar nessa iniciativa do Digitaliza Brasil. O sinal foi sim ativado na cidade de Quixabeira - BA, porém... Não pega!
Fiz um vídeo para mostrar:
Estou perplexo, chateado, revoltado, desapontado, frustrado! É muita burrice ou incompetência ou falta de caráter ou safadeza mesmo, ou tudo junto, num programa com uma proposta tão grandiosa quanto o Digitaliza Brasil, com tamanho investimento de dinheiro público, na construção da infraestrutura, na aquisição e fornecimento de aparelhos de alto custo, como um transmissor que pode operar na potência máxima de 50 Watts, que já é baixa, na hora da instalação e ativação tomarem a atitude imbecil de ativar um sinal de míseros 4 Watts!
Pensei que o programa era para o município, não sabia que era só para o bairro onde a torre foi instalada... Não cobre nem a sede inteira! Seriam 2 km de cobertura meus caros! E olha que o município possui 3 distritos a cerca de 10 km a sul e sudoeste, que concentram quase 30% da população. Além de outros a nordeste, um com mais de 15 km de distância. Aí vem uma PIADA dessas, que não vai cobrir nem o distrito mais próximo, que fica a meros 4 km em linha reta.
Para dar contexto sobre a dimensão do escarnio, moro a pouco mais de 1 km da torre, em linha reta, conforme pode ser visto no print do Google Earth:
View attachment 12886
Fiz questão de mostrar toda a sede do município para que possam ver que da torre (na extremidade superior esquerda da linha laranja) até qualquer residência da sede, há menos de 2 km, a própria linha tem cerca de 1.070 metros. Pois foi nessa configuração que no vídeo acima, utilizando uma antena interna da Aquário, não consegui captar sequer nenhum sinal de TV digital.
Testei também num sobrado que fica um pouco mais perto, pouco mais de 900 metros de distância da torre e até com vizada direta para a mesma, pois foi no terceiro piso, também utilizei uma antena interna, porém da Intelbras. Foi labuta para conseguir localizar todos os canais, não tinha local ou posição que deixasse a antena para que isso fosse possível, e os resultados foram pífios, vergonhosos!
Onde pegava os canais da TV Brasil e da Novo Tempo...
View attachment 12887
View attachment 12888
... Não pegava os canais da TV Bahia e da TV Câmara...
Aí quando posicionava para pegar esses, os outros não funcionavam, é até estranho considerando que usam a mesma antena de transmissão. E para acabar de acertar descobri que a TV Bahia está sem sinal (me lembro que o cartão de acesso não foi reconhecido para descriptografar do satélite) e os canais da TV Câmara estão todos pixelizando na recepção do satélite, estão sem nomes dos canais configurados no transmissor e ainda pularam um subcanal na hora de numerá-los (não tem 10.3)
View attachment 12889
View attachment 12890
Já estava contrariado pelos editais de preenchimento da capacidade ociosa da infraestrutura do Digitaliza Brasil não contemplarem a contrapartida do transmissor para as emissoras, esvaziando o interesse das mesmas em investir milhares de reais em cidades pouco relevantes como a minha e como muitas, aí agora vem esse baque.
Foi bom participar com vocês e me iludir com algo que acompanho desde que começou (a digitalização do sinal de TV terrestre) quando ainda morava em Salvador e usava o antigo htforum. Mas pra mim foi o fim da picada, irei me retirar, não tenho mais o que esperar.
Entendo sua decepção com o sinal digital aí em sua cidade, porem não á nada de errado com o projeto. Verifiquei no sistema Anatel e vi que cada emissora está autorizado á operar com 5 watts e um ERP que varia de 10 á 12,5 watts para cada emissora.
O projeto baseia-se na topografia local para não causar interferências nos sinais de cidades vizinhas, e o sinal digital no mundo foi projetados para uso com antena externa e não antena interna. Aqui em Feira por exemplo, quem mora no centro da cidade terá uma boa recepção de canais com antena interna e mesmo assim não terá a recepção de todos os canais, e estando á 1km de distância a quantidade de canais recepcionado com a antena externa cai muito mesmo os transmissores daqui sendo potentes em sua maioria.