Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

HDTV - Bahia

Membro conhecido
Sep
1,284
2,836
Venho aqui com profundo desapontamento informar a todos do grupo que o enganado fui eu, em todos os sentidos. Estava enganado pois o sinal foi sim ativado, mas principalmente fui enganado em acreditar nessa iniciativa do Digitaliza Brasil. O sinal foi sim ativado na cidade de Quixabeira - BA, porém... Não pega!

Fiz um vídeo para mostrar:

Estou perplexo, chateado, revoltado, desapontado, frustrado! É muita burrice ou incompetência ou falta de caráter ou safadeza mesmo, ou tudo junto, num programa com uma proposta tão grandiosa quanto o Digitaliza Brasil, com tamanho investimento de dinheiro público, na construção da infraestrutura, na aquisição e fornecimento de aparelhos de alto custo, como um transmissor que pode operar na potência máxima de 50 Watts, que já é baixa, na hora da instalação e ativação tomarem a atitude imbecil de ativar um sinal de míseros 4 Watts!

Pensei que o programa era para o município, não sabia que era só para o bairro onde a torre foi instalada... Não cobre nem a sede inteira! Seriam 2 km de cobertura meus caros! E olha que o município possui 3 distritos a cerca de 10 km a sul e sudoeste, que concentram quase 30% da população. Além de outros a nordeste, um com mais de 15 km de distância. Aí vem uma PIADA dessas, que não vai cobrir nem o distrito mais próximo, que fica a meros 4 km em linha reta.

Para dar contexto sobre a dimensão do escarnio, moro a pouco mais de 1 km da torre, em linha reta, conforme pode ser visto no print do Google Earth:
View attachment 12886
Fiz questão de mostrar toda a sede do município para que possam ver que da torre (na extremidade superior esquerda da linha laranja) até qualquer residência da sede, há menos de 2 km, a própria linha tem cerca de 1.070 metros. Pois foi nessa configuração que no vídeo acima, utilizando uma antena interna da Aquário, não consegui captar sequer nenhum sinal de TV digital.

Testei também num sobrado que fica um pouco mais perto, pouco mais de 900 metros de distância da torre e até com vizada direta para a mesma, pois foi no terceiro piso, também utilizei uma antena interna, porém da Intelbras. Foi labuta para conseguir localizar todos os canais, não tinha local ou posição que deixasse a antena para que isso fosse possível, e os resultados foram pífios, vergonhosos!

Onde pegava os canais da TV Brasil e da Novo Tempo...
View attachment 12887
View attachment 12888
... Não pegava os canais da TV Bahia e da TV Câmara...

Aí quando posicionava para pegar esses, os outros não funcionavam, é até estranho considerando que usam a mesma antena de transmissão. E para acabar de acertar descobri que a TV Bahia está sem sinal (me lembro que o cartão de acesso não foi reconhecido para descriptografar do satélite) e os canais da TV Câmara estão todos pixelizando na recepção do satélite, estão sem nomes dos canais configurados no transmissor e ainda pularam um subcanal na hora de numerá-los (não tem 10.3)
View attachment 12889
View attachment 12890

Já estava contrariado pelos editais de preenchimento da capacidade ociosa da infraestrutura do Digitaliza Brasil não contemplarem a contrapartida do transmissor para as emissoras, esvaziando o interesse das mesmas em investir milhares de reais em cidades pouco relevantes como a minha e como muitas, aí agora vem esse baque.

Foi bom participar com vocês e me iludir com algo que acompanho desde que começou (a digitalização do sinal de TV terrestre) quando ainda morava em Salvador e usava o antigo htforum. Mas pra mim foi o fim da picada, irei me retirar, não tenho mais o que esperar.
Boa tarde @ialima

Entendo sua decepção com o sinal digital aí em sua cidade, porem não á nada de errado com o projeto. Verifiquei no sistema Anatel e vi que cada emissora está autorizado á operar com 5 watts e um ERP que varia de 10 á 12,5 watts para cada emissora.
O projeto baseia-se na topografia local para não causar interferências nos sinais de cidades vizinhas, e o sinal digital no mundo foi projetados para uso com antena externa e não antena interna. Aqui em Feira por exemplo, quem mora no centro da cidade terá uma boa recepção de canais com antena interna e mesmo assim não terá a recepção de todos os canais, e estando á 1km de distância a quantidade de canais recepcionado com a antena externa cai muito mesmo os transmissores daqui sendo potentes em sua maioria.
 
Membro conhecido
Apr
101
287
Boa tarde @ialima

Entendo sua decepção com o sinal digital aí em sua cidade, porem não á nada de errado com o projeto. Verifiquei no sistema Anatel e vi que cada emissora está autorizado á operar com 5 watts e um ERP que varia de 10 á 12,5 watts para cada emissora.
O projeto baseia-se na topografia local para não causar interferências nos sinais de cidades vizinhas, e o sinal digital no mundo foi projetados para uso com antena externa e não antena interna. Aqui em Feira por exemplo, quem mora no centro da cidade terá uma boa recepção de canais com antena interna e mesmo assim não terá a recepção de todos os canais, e estando á 1km de distância a quantidade de canais recepcionado com a antena externa cai muito mesmo os transmissores daqui sendo potentes em sua maioria.
Obrigado por sua resposta @Roberval de Jesus Silva, mas convenhamos, sinal não pegar NADA numa antena interna a menos de 1 km da torre não pode nunca ser normal. Em Salvador fiquei certa vez no bairro de Itapoã, próximo a orla, consegui com uma antena interna, era daquelas que estendem as hastes telescópicas, mas se não me engano não amplificada, pegou bem vários canais.

Mas sua informação sobre a antena externa ser um padrão da TV Digital é um conhecimento interessante para absorver, porém acho de uma falta de sentido absurda encarar essa realidade na prática, como está ocorrendo aqui, é grotesco!

Continuando dessa forma a adesão aqui no município será mínima, não faz sentido comprar uma antena externa para captar Globo, Novo Tempo e canais do governo, se o sinal fosse bom até uma ponta de garfo serviria, como já vi funcionar.

E pra você ter uma ideia da discrepância, essa mesma antena interna que relatei antes ter sofrido para captar o sinal em um terceiro piso com 900 metros de distância, capta com mais qualidade a TV Itapoan de Serrolândia que fica a 19 km. Algo não bate...

E do ponto de vista da capacidade desperdiçada, olha que coisa usar um transmissor com potência máxima de 50 Watts, com todo o seu custo, e utilizar uma fração dela que não dá conta nem de cobrir 1 km com qualidade... Se a intenção é não interferir nas cidades vizinhas, estão de parabéns conseguindo não interferir nem na própria kkk.

Sobre a potência, me diga aí onde você viu no site da Anatel, porque olhei no novo SRD Spectrum-E, lá fala 0.05 kW, que convertendo é 50 W, conforme prints abaixo.
Screenshot_20230523_153836_Drive.jpg
Screenshot_20230523_154005_Chrome.jpg

Compartilhe aí com a gente seu conhecimento, também sobre como o ERP interfere nisso, pois sou extremamente leigo.

Agradeço desde já por seu tempo.
 
Última edição:
Membro conhecido
Sep
1,284
2,836
Digitaliza Brasil no ar.

Barrocas/BA
16 (2.1) - Tv Brasil HD
16 (2.2) - Tv Brasil 2 HD
16 (2.3) - Canal Educação HD
16 (2.4) - Canal Saúde SD
23 94.1) - Tv Subaé HD
14 (9.1) - Tv Câmara SD
14 (9.2) - TV Assembleia BA SD
14 (9.3) - TV Senado SD
14 (9.4) - Rádio Câmara
 
Membro conhecido
Sep
1,284
2,836
Obrigado por sua resposta@Roberval de Jesus Silva, mas convenhamos, sinal não pegar NADA numa antena interna a menos de 1 km da torre não pode nunca ser normal. Em Salvador fiquei certa vez no bairro de Itapoã, próximo a orla, consegui com uma antena interna, era daquelas que estendem as hastes telescópicas, mas se não me engano não amplificada, pegou bem vários canais.

Mas sua informação sobre a antena externa ser um padrão da TV Digital é um conhecimento interessante para absorver, porém acho de uma falta de sentido absurda encarar essa realidade na prática, como está ocorrendo aqui, é grotesco! c
Continuando dessa forma a adesão aqui no município será mínima, não faz sentido comprar uma antena externa para captar Globo, Novo Tempo e canais do governo, o sinal fosse bom até uma ponta de garfo serviria, como já vi funcionar.

E pra você ter uma ideia da discrepância, essa mesma antena interna que relatei antes ter sofrido para captar o sinal em um terceiro piso com 900 metros de distância, capta com mais qualidade a TV Itapoan de Serrolândia que fica a 19 km. Algo não bate...

E do ponto de vista da capacidade desperdiçada, olha que coisa usar um transmissor com potência máxima de 50 Watts, com todo o seu custo, e utilizar uma fração dela que não dá conta nem de cobrir 1 km com qualidade... Se a intenção é não interferir nas cidades vizinhas, estão de parabéns conseguindo não interferir nem na própria kkk.

Sobre a potência, me diga aí onde você viu no site da Anatel, porque olhei no novo SRD Spectrum-E, lá fala 0.05 kW, que convertendo é 50 W, conforme prints abaixo.
View attachment 12897
View attachment 12898

Compartilhe aí com a gente seu conhecimento, também sobre como o ERP interfere nisso, pois sou extremamente leigo.

Agradeço desde já por seu tempo.
A potência efetiva irradiada (ERP) é a potencia final gerada pelo ganho antena transmissora, veja um exemplo da Record News em Feira abaixo.

Transmissor: Potência de Operação: 0.300 kW
Antena: Ganho: 10.6 dB
Potencia irradiada: ERP Máxima: 2.71 kW
Considerações finais: Temos aqui um transmissor operando com 300 watts, que teve sua potência elevada para 2710 watts que irá cobrir bem a cidade.
 
Membro conhecido
Apr
101
287
E sabe de alguma previsão da TV Aratu HD no resto da Bahia?
O que tem de gente que manda isso no Portal BSD não é brincadeira, mas está sendo interpretado tudo como falso, como trollagem ou como desejo que estivesse no ar (e não que de fato esteja).
@andre-itu falei com o engenheiro da TV Aratu, Newton Monte Alegre, sobre a emissora aproveitar a capacidade ociosa do Digitaliza Brasil aqui na cidade e pelo menos nas cidades pequenas não há interesse financeiro para expansão, devido o custo do transmissor, ele calculou em R$ 100 mil todo o processo.
 
Membro conhecido
Apr
101
287
A potência efetiva irradiada (ERP) é a potencia final gerada pelo ganho antena transmissora, veja um exemplo da Record News em Feira abaixo.

Transmissor: Potência de Operação: 0.300 kW
Antena: Ganho: 10.6 dB
Potencia irradiada: ERP Máxima: 2.71 kW
Considerações finais: Temos aqui um transmissor operando com 300 watts, que teve sua potência elevada para 2710 watts que irá cobrir bem a cidade.
Conhecimento de qualidade, muito obrigado 👏🏼👏🏼
 
Membro conhecido
Apr
101
287
A potência efetiva irradiada (ERP) é a potencia final gerada pelo ganho antena transmissora, veja um exemplo da Record News em Feira abaixo.

Transmissor: Potência de Operação: 0.300 kW
Antena: Ganho: 10.6 dB
Potencia irradiada: ERP Máxima: 2.71 kW
Considerações finais: Temos aqui um transmissor operando com 300 watts, que teve sua potência elevada para 2710 watts que irá cobrir bem a cidade.
@Roberval de Jesus Silva e sobre a fonte das informações de potência do sinal daqui de Quixabeira? Se fossse com base na ficha que visualizei no SRD nessa estrutura que você organizou, ficaria (?), EXPECTATIVA:
Transmissor: Potência de Operação: 0.05 kW
Antena: Ganho: 4.73 dB
Potencia irradiada: ERP Máxima: 0.11 kW
Considerações finais: Temos aqui um transmissor operando com 50 watts, que teve sua potência elevada para 110 watts que irá cobrir bem a cidade.
REALIDADE.... 4W e com uma cobertura de 500 metros 🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️
 
Última edição:
Membro conhecido
Apr
101
287
Atualização: Eu fiquei muito chateado ontem, deu vontade de ligar o f***-se e não me importar mais com isso. Mas ao desabafar com o técnico que instalou ele me passou um contato, que passou outro contato, que disse que ia verificar. Aguardar pra ver se conseguem corrigir esse vexame.
O representante da Seal Telecom, terceirizada contratada pela Seja Digital para o acesso e configuração remota dos aparelhos do Digitaliza Brasil, me respondeu agora a noite, com algumas informações que vou compartilhar com vocês. Segundo ele tá tudo normal, configurado conforme o que passaram pra eles. Mas ainda vou insistir com a Seja Digital que a possibilidade de interferência foi superestimada, essa potência aplicada, se for para cobrir apulso 1 km é risivel! E ainda quero comprovar que a Anatel aprovou 50 Watts (nem tem estações digitais tão próximas aqui que justifiquem esse exagero de baixa potência).

Mas para alimentar os curiosos (como eu) essa é a tela da Telessupervisão, mostrando os meros 3,9 Watts de potência 🤦🏻‍♂️:
IMG-20230523-WA0082.jpg
Nela tem o acesso pra a VPN com as opções de configuração.

E aqui a planilha que a Seja Digital enviou para a Seal com os parâmetros para configuração:
IMG-20230523-WA0083.jpg
 
Membro conhecido
Apr
101
287
Assim como relata o colega @ialima em Quixabeira, eu relato o mesmo aqui em Barrocas através do celular a recepção é muito instável, fiz muitas buscas ontem e hoje, porém, só entrava a TV Câmara sem os sub-canais e não abria o canal mesmo com 2 barrinhas de sinal, e mesmo nesse ponto onde tirei os prints, o sinal só é forte nesse ponto, mas ao afastar um pouco no mesmo cômodo o sinal cai.
@Ítalo Oliveira, sem ver o seu post hoje no fim da tarde fiz o mesmo teste num Moto G4 da minha mãe e o resultado foi broxante! Fui me aproximando aos poucos da torre e realizando nova busca, mas até no pé da torre a TV Bahia e os canais da TV Câmara não foram encontrados. Apenas pegou os canais da TV Brasil e da Novo Tempo e MUITO INSTÁVEIS.

Além de ter sido estranho não pegar esses canais que, como estou dizendo aqui, a intensidade é péssima, os nomes estão diferentes dos exibidos na TV:
VideoCapture_20230523-211041.jpg
 
Membro conhecido
Sep
3,602
4,584
E sabe de alguma previsão da TV Aratu HD no resto da Bahia?
O que tem de gente que manda isso no Portal BSD não é brincadeira, mas está sendo interpretado tudo como falso, como trollagem ou como desejo que estivesse no ar (e não que de fato esteja).
Eu só envio informação quando tiver fonte de site e redes sociais, como eles exigem. Os admins que tem o acesso às mensagens d'e-mail vão confirmarem minha veracidade. Recentemente, descobri duas emissoras no interior do Maranhão que estavam no ar há tempos e mandei informações para Line-UP e o pessoal as atualizou. Só falta o BSD.
 
Membro conhecido
Sep
3,602
4,584
@Ítalo Oliveira, sem ver o seu post hoje no fim da tarde fiz o mesmo teste num Moto G4 da minha mãe e o resultado foi broxante! Fui me aproximando aos poucos da torre e realizando nova busca, mas até no pé da torre a TV Bahia e os canais da TV Câmara não foram encontrados. Apenas pegou os canais da TV Brasil e da Novo Tempo e MUITO INSTÁVEIS.

Além de ter sido estranho não pegar esses canais que, como estou dizendo aqui, a intensidade é péssima, os nomes estão diferentes dos exibidos na TV:
View attachment 12906
Desculpa pela minha ignorância: já sintonizou os canais digitais pela sua TV? Se sim, é provável que seu cabo ou antena (ou juntamente) estão velhos e estão pegando sinal fraco.
 
Top