Assim: tenho um amigo que para o pai dele, tudo que passava na TV era novela. Poderia ser um filme, e ele falava: que novela é essa? Algumas pessoas demonstram dificuldade de diferenciar a textura de um filme - que foi feito em película, portanto "filme" - da textura de programação gravada em video. É o seu caso? Pra você um filme na televisão tem a mesma qualidade de uma novela da Globo?
Se a resposta for sim, aí acho que o soap opera effect ficaria ainda mais imperceptível.
Agora, se não for seu caso, é simples você tentar reconhecer o problema: coloque um filme qualquer no Telecine e repare como a textura dele é igual de uma novela. Quando mais suave a imagem, mais interpolação tem. Filme tem que parecer filme e não novela ou video game.
Antigamente eu também assistia Telecine e antes do advento dos filmes em HD tudo funcionava direitinho. Foi lá pra meados do fim da década passada que começaram a detonar no bagulho pelo que eu percebi.
A interpolação é ótima pra um jogo de futebol. Mas não tem lugar em filmes. O Telecine pirou.
E "Breaking Bad" com soap opera effect? Quase vomitei!
Já é uma série que tem um ritmo diferente, afinal de contas muito dela se passa no deserto, igual os bons faroestes de outrora. Ver esse trem aí acelerado é de matar.
Saiu pela culatra. Até pensei em assinar um mês pra por os filmes em dia, mas daí percebi que o soap opera effect tá alastrado - já diminuiu 99% de chance. O 1% foi essa palhaçada do catálogo restrito no VivoPlay e essa brincadeira de mal gosto de ter virado uma seção dentro do GloboPlay (outra porcaria que precisa seriamente de coders pra melhorar aquele código terrível do app).