Eu acho devidas as críticas à Netflix, apesar de gostar e ser usuário e assinante do serviço.
Essa política de atrelar número de telas e resolução da reprodução ao preço do produto é ultrapassada e ridícula. Até poucas semanas atrás ainda cobravam mais de 20 reais por uma assinatura em 480p. Isso é de uma safadeza sem tamanho!
E a meu ver o único motivo de funcionar a Netflix em muitos dispositivos é só única e exclusivamente por ser o serviço mais antigo.
Quanto à aquisição de estúdios, a Netflix não tem estrutura pra isso, pois vive de assinaturas. Basta ver o estrago nas contas da companhia que a perda de assinantes no primeiro semestre desse ano fez.
Aquisição de estúdios é pra empresas como Disney, Apple e Amazon, que não vivem de streaming e podem subsidiar os seus serviços de streaming por anos a fio, sem ter a cobrança por lucros que a Netflix tem dos acionistas. A própria Amazon adquiriu a MGM recentemente.
Eu acho que ser a primeira do tipo no mercado com certeza é vantajoso, porém o aplicativo Netflix é ainda o melhor no mercado em questão de tecnologia e funcionamento. Não tem como argumentar isso. É também quem oferece o melhor serviço na questão de legendagem, dublagem, e informações do conteúdo que carrega. A única outra empresa, no momento, que chega próximo nessa questão de audio e legendas é a Disney, mas ainda assim, tem muita coisa no acervo que não está em ordem. Outra coisa que a Netflix é mais esperta que todas é em dar características locais para seu serviço em cada mercado em que está inserida. Não existe cultura do tipo com as outras ainda. Netflix já faz parte do vernáculo.
Agora, eu entendo as críticas relacionadas aos modelos de vendas das assinaturas - a questão das telas mencionadas por você, resolução etc - e concordo na questão da resolução. Mas desconfio que se assim o fazem, alguma razão operacional existe. Os gastos com servidores devem ser tremendos. As pessoas começaram a reclamar mesmo dessa coisa de valor depois que os outros streamers começaram a colocar seus serviços no mercado pois gerou efeito de comparação. O que fica em dúvida é se eles estão tendo lucro enquanto buscam tirar a fatia de outros streamers para si. E acho engraçado as pessoas dizerem "ai, tal serviço tem mais conteúdo e cobra menos". Bem, se levar em conta quanto custa Disney+ em conjunto com o serviço para adultos, Star+ (porque se eu fosse depender só do Disney+ eu mesmo já teria cancelado já que não tenho criança), o serviço é mais caro que Netflix. Aí tem os que se acham "VIPões" e se gabam que pagam bem menos porque tem oferta de operadora ou serviço online de apps, etc. Mas alguém está pagando essa conta de alguma forma. Quero ver se fechar a torneira! O resto não dá pra comparar: a Warner Bros Discovery tá fazendo uma verdadeira lambança com seu catálogo, cancelando filmes que já estavam em fase de finalização, e trancando "no cofre" produtos de animação sem lançar. Sem contar aquele app pavoroso da HBO, etc. E o Discovery+? Putz.
A Disney comprou a Marvel por US$4B. Alguns filmes da Marvel chegam dar bilheteria fácil de $1B pra mais. A Disney saiu na vantagem aí. Netflix poderia facilmente ter trabalhado num acordo, buscado financiadores, e ter tentado a compra. Você está minimizando demais a Netflix achando que ela é uma empresa que vende só assinaturas de streaming. Não se esqueça que era uma empresa de enviar DVDs pelo correio. Hoje ela tem estúdios! Rs... o problema é gerenciar algo desse tamanho, e não o tipo de empresa em si.