Resumindo: quem tem SAT HD Regional via banda C (desde o GLU, até os modelos fabricados em 2023) só terá a Globo Rede 2 HD (ou Globo HDR) disponível, o SBT Nacional, a Band SAT e os demais canais FTA a partir de março, como já disse aqui, as codificações que permitem a recepção dos sinais nos receptores com SAT HD Regional serão removidas dos sinais das afiliadas da Globo, tornando-se sinais apenas para expansão terrestre ou de serviço.
E, mais adiante, todos os canais da Banda C serão codificados em definitivo, e haverá a remoção das codificações compatíveis com o SAT HD de Globo HDR, SBT SAT e Band SAT.
Quem usa parabólica e não sofre com a interferência do 5G, vai presenciar o fim (definitivo) de uma era, além, claro, do fim das transmissões da TV Verdade via sinal analógico.
Querendo ou não, vão todos mudar para a Banda Ku, para o sinal VHF/UHF digital terrestre ou para a TV paga.
Quem viu a parabólica, viu.
Se o decoder é compatível com a Banda Ku, vai ser só trocar a antena e, dependendo, fazer uma atualização no receptor, se o mesmo suportar. Do contrário, é trocar antena e receptor.
Os receptores analógicos, analógicos e digitais (SD e HD) e digitais não-SAT HD serão inutilizados e virarão peso de papel.