Clube da Parabólica - Banda C e KU

Possui antena de Banda C ou KU apontada para algum satélite para a recepção de canais abertos (FTA)?

• Total voters
    37
Membro conhecido
Jun
317
531
Um texto, abaixo, que achei interessante e creio que esse tópico seja o mais apropriado para a publicação.

Eu já li bastante sobre a StarTimes e de como ela tem revolucionado o mercado de mídia na África subsaariana. Eles transmitem de duas formas: por satélite em Banda Ku e por TV Digital terrestre. A diversidade de programação é interessante. Além do conteúdo chinês [Sino Drama e Kung Fu], ele tem bastante conteúdo indiano [ST Bollywood] e filipino. Dia desses me deparei com o canal ST Novelas em inglês transmitindo a brasileira "Verdades Secretas". Ah, eles também dublam em português, mas de maneira bastante canhestra: misturam portugas, angolanos, moçambicanos e brasileiros.

Membro conhecido
Feb
2,593
3,354
E que me perdoem as empresas já estabelecidas por aqui. Mas, creio, que uma Star Times faça também falta também em nosso país, em nossa região. E quanto a dublagem de novelas brasileiras para o portugues acho um exagero. E como é a transmissão da Star Times utilizando-se da TV digital terrestre? Em FTA? Codificado?

Última edição:
Membro conhecido
Jun
317
531
E que me perdoem as empresas já estabelecidas por aqui. Mas, creio, que uma Star Times faça também falta também em nosso país, em nossa região. E quanto a dublagem de novelas brasileiras para o portugues acho um exagero. E como é a transmissão da Star Times utilizando-se da TV digital terrestre? Em FTA? Codificado?
Uma correção: a novela brasileira foi dublada apenas para o inglês. No vídeo acima eu mostro como é feita a dublagem de uma novela colombiana em português com brasileiros, portugas e moçambicanos.

Faz e muita falta, mas infelizmente o mercado já não comportaria uma operadora low-cost. A BlueTV tentou oferecer pacotes a 40 reais mensais, mas fracassou feio. Uma pena! Mas, eu acredito que a StarTimes poderia entrar FTA em Banda Ku e em plataformas FAST como Samsung TV Plus.

Quanto à transmissão na TV Digital terrestre por parte da StarTimes, eu descobri que eles usam o padrão DVB-T2 e o sinal dos canais é codificado. Em Moçambique os canais abertos são FTA. Infelizmente, o serviço para este país tem poucos canais falados, dublados ou legendados em português. No maior pacote apenas 34 dos 84 canais tem alguma tipo tradução ou são falados em português.

Embora a operadora esteja se esforçando em criar canais de áudio em português para canais próprios como StarTimes World Football e StarTimes Bollywood. Além de feed's exclusivos em português no StarTimes Novela P e StarTimes Mania [mix de filmes, séries e transmissões esportivas].

A pessoa paga em torno de 110 reais por um conjunto que vem um decoder DVB-T2, um controle, uma antena e 10 metros de cabo. Eu tenho quase certeza que a transmissão é feita em UHF, principalmente pelo tipo de antena que vem com o kit. Eu suspeito que a transmissão dos canais terrestres sejam em SD, mas no satélite garanto que alguns canais são Full HD. Também existem decodificadores duplex [TV Digital Terrestre+Satélite]

1725832007539.png

Os decodificadores aparentam ser bem construídas e a interface deles, apesar de simples, é muito mais elegante que a Bedinsat, Aquario ou Intelbras:

1725832233420.png

O impacto da Startimes foi tão gigantesco que a Multichoice, que domina o mercado africano, se dispôs a criar um sistema semelhante chamado GoTV

1725832351132.png 1725832778104.png

Membro conhecido
Jun
317
531
@Gilson acabei de encontrar um vídeo com a montagem do equipamento DVB-T2 da StarTimes. De fato, o sistema opera em UHF, mais precisamente na faixa dos 600 MHz. Curiosamente, o sistema ocupa apenas 3 canais de 8 MHz. E cada frequência consegue carregar 25 canais! Eu pagaria pra saber como é a compactação de sinais desse sistema...

Ah, eles também vendem televisores com decodificador embutido. O modelo de 43 polegadas com resolução 720p está pelo equivalente a 1.230 reais.

Membro conhecido
Feb
2,593
3,354
Pierre, muito interessante quanto a tal operadora Star Times. E grato por compartilhar o seu conhecimento, suas pesquisas por aqui. Valeu !!!

Membro conhecido
Oct
353
784
@Gilson acabei de encontrar um vídeo com a montagem do equipamento DVB-T2 da StarTimes. De fato, o sistema opera em UHF, mais precisamente na faixa dos 600 MHz. Curiosamente, o sistema ocupa apenas 3 canais de 8 MHz. E cada frequência consegue carregar 25 canais! Eu pagaria pra saber como é a compactação de sinais desse sistema...

Não existe codec que faça um milagre desse tipo sem sacrificar absurdamente a qualidade. Imagens em movimento devem ser um festival de quadrados na tela.

Membro conhecido
Sep
690
708

Ah, eles também vendem televisores com decodificador embutido. O modelo de 43 polegadas com resolução 720p está pelo equivalente a 1.230 reais.

Isso me lembrou dos antigos canais TVA UHF terrestres no Brasil, só que naquela época, era tudo analógico.

Membro conhecido
Jun
317
531
Isso me lembrou dos antigos canais TVA UHF terrestres no Brasil, só que naquela época, era tudo analógico.
E em analógico com bem poucos canais de TV.
E como funcionava esse sistema da TVA? eu lembro da tal história das concessões "mistas" de canais que só poderiam transmitir até 11 ou 12 horas ao dia em sinal aberto. A TVA operava com quantos canais na banda UHF?

Membro conhecido
Feb
2,593
3,354
Pierre, não sei o número exato, mas eram bem poucos canais no UHF analógico. Lembro do 24, do 29, acho que o 50 e talvez mais algum, alguns outros. Já no SHF tinha bem mais. Mesmo assim eram poucos. Não tenho certeza mas talvez uns 30. Detalhe: não era assinante daquele serviço. E um pouco antes de encerrar, durante meses ficou FTA. Cheguei instalar a antena e o acessório necessário para acessar os sinais. Mas chegava bem fraco por aqui. A antena tinha que ser instalada num ponto bem alto senão não captava nada.
Resumindo: ruim, mas como não era assinante...

Membro conhecido
Jun
317
531
Último vídeo que fiz zapeando pelos canais analógicos da banda C, sistema que vive seus instantes finais no Brasil e no mundo.
Antes de tudo, eu gostaria de dizer que gosto muito do seu canal. E algo me chamou a atenção: esse decoder era bem acima da média, não? pra ter OSD em plena década de 90, quando a maioria das pessoas com parabólica ainda usavam a sintonia manual no receptor.

Membro conhecido
Mar
1,501
2,344
Antes de tudo, eu gostaria de dizer que gosto muito do seu canal. E algo me chamou a atenção: esse decoder era bem acima da média, não? pra ter OSD em plena década de 90, quando a maioria das pessoas com parabólica ainda usavam a sintonia manual no receptor.
E um dos poucos a ter OSD (alguns até tinham controle remoto e sintonia PLL, mas OSD, não).

Os decoders de parabólica que apresentavam informações na tela, que eu vi, já eram todos digitais.

Esse decoder (que, aliás, era licenciado pela Globosat para o seu serviço NetSat, o pai da Sky e avô da Sky HDTV) era uma das raríssimas exceções com informações em OSD.

Membro
Aug
47
47
E um dos poucos a ter OSD (alguns até tinham controle remoto e sintonia PLL, mas OSD, não).

Os decoders de parabólica que apresentavam informações na tela, que eu vi, já eram todos digitais.

Esse decoder (que, aliás, era licenciado pela Globosat para o seu serviço NetSat, o pai da Sky e avô da Sky HDTV) era uma das raríssimas exceções com informações em OSD.
DSC_0047 (2).JPG

Ainda tenho um desses, custou os olhos da cara para assinar os canais Globosat.

Membro conhecido
Mar
2,389
4,270
Tem gente que duvida que esse receptor pegava Sportv e outros canais Globosat, tinha um comentário assim no vídeo... estar memorizado não quer dizer que pega, ele tem uma placa com o cartão da Globosat que só é ativada mediante pagamento da assinatura, caso contrário os canais ficam tudo com listas cinzas (codificados). E não abria os da TVA embora estivessem na memória, requer decoder separado.

E pra quem gosta da parte técnica, atrás tem bornes pra ligar uma antena rastreável (nunca tive uma), e em tempos em que memória flash custava o olho da cara, os canais são mantidos na memória através de uma bateria de lítio CR2032 soldada na placa, e a despeito de ficar quase sempre fora da tomada, ou seja, com essa bateria alimentando a RAM do aparelho ao invés da tensão da fonte, ela ainda está com boa carga. O fato de eu deixar fora da tomada é que em standby ele consome muita energia, algo como 40 W.

Membro
Aug
47
47
Tem gente que duvida que esse receptor pegava Sportv e outros canais Globosat, tinha um comentário assim no vídeo... estar memorizado não quer dizer que pega, ele tem uma placa com o cartão da Globosat que só é ativada mediante pagamento da assinatura, caso contrário os canais ficam tudo com listas cinzas (codificados). E não abria os da TVA embora estivessem na memória, requer decoder separado.

E pra quem gosta da parte técnica, atrás tem bornes pra ligar uma antena rastreável (nunca tive uma), e em tempos em que memória flash custava o olho da cara, os canais são mantidos na memória através de uma bateria de lítio CR2032 soldada na placa, e a despeito de ficar quase sempre fora da tomada, ou seja, com essa bateria alimentando a RAM do aparelho ao invés da tensão da fonte, ela ainda está com boa carga. O fato de eu deixar fora da tomada é que em standby ele consome muita energia, algo como 40 W.
Sim, canais globosat . Se me lembro era o topsport, gnt , multishow e o de fimes, não sei se o nome já era telecine.

Aqui era rastreável a antena (Santa Rita 3,6metros), lembro que conseguia pegar o sinal da espn intenacional em outro satélite.

Com o tempo o braço motorizado queimou e tive que fixar antena no 70ºW. Ainda uso para pegar o sinal da TVRO do D2. Troquei o o antigo LNB pelo universal KU é tá de boa.

Membro conhecido
Mar
1,501
2,344
Sim, canais globosat . Se me lembro era o topsport, gnt , multishow e o de fimes, não sei se o nome já era telecine.

Aqui era rastreável a antena (Santa Rita 3,6metros), lembro que conseguia pegar o sinal da espn intenacional em outro satélite.

Com o tempo o braço motorizado queimou e tive que fixar antena no 70ºW. Ainda uso para pegar o sinal da TVRO do D2. Troquei o o antigo LNB pelo universal KU é tá de boa.
Top Sport/Sportv, GNT, Multishow e Telecine e a partir de 1993 tinha também a Fox.

Acho que a Globo News também deve ter entrado na Netsat em 1996 (pois ouvi dizer que seu sinal na Sky, quando esta foi lançada, tinha imagem de VHS na operadora).

Aí, no dia 30 de junho de 1998, a Netsat foi extinta e seus clientes foram migrados para a Sky.

Membro
Aug
47
47
Top Sport/Sportv, GNT, Multishow e Telecine e a partir de 1993 tinha também a Fox.

Acho que a Globo News também deve ter entrado na Netsat em 1996 (pois ouvi dizer que seu sinal na Sky, quando esta foi lançada, tinha imagem de VHS na operadora).

Aí, no dia 30 de junho de 1998, a Netsat foi extinta e seus clientes foram migrados para a Sky.
Inclusive, na migração você recebia a antena e o receptor sem custos.

Ainda tenho esse receptor, marca Philips:
IMG_20240913_182235.jpg