Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Clube da nova Parabólica TVRO em Banda Ku

Possui "Antena de Banda Ku" apontada para algum satélite para a recepção de canais abertos (FTA)?

  • Sim, Star One C2/C4 (70° W)

  • Sim, SES 10 (67° W)

  • Sim, Eutelsat 65 West A (65° W)

  • Sim, Amazonas 5/3/2 (61° W)

  • Sim, Intelsat 21 (58° W)

  • Sim, Hispasat 30W (30° W)

  • Sim, outro satélite.

  • Não.


Results are only viewable after voting.
Membro conhecido
Feb
315
408
Entre o Digitaliza Brasil ( Digital Terrestre ) e o Siga Antenado ( Via Satélite Ku ) óbvio que sou muito mais a segunda opção. Tempos atrás fiz um "baita" de um levantamento com o Digitaliza Brasil. Para começar a prefeitura da cidade onde é instalado o Digitaliza Brasil tem que ceder um espaço, um terreno. Depois toda a infra para as instalações dos equipamentos. Depois o custo mensal com energia elétrica, em alguns casos até mesmo segurança, manutenção em tempos em tempos, etc...etc...etc...E na maioria das cidades brasileiras onde surgiu esse tal projeto, sabe quantos canais de TV que disponibilizaram? Na média 8 canais de TV. ( pelo menos a metade com canais do governo, do legislativo ) Ouvi falar e como não tenho bem certeza não irei citar os valores investidos em cada cidade. Mas adianto que não seja pouco dinheiro não. Enquanto isso, no Siga Antenado, por enquanto, quase 80 canais de TV. Ou seja, quase que dez vezes mais do que o ofertado no outro meio. ( óbvio que cada caso é um caso, mas como falei anteriormente na média foram instalados 8 canais de TV para a maioria das cidades ) E com um custo infinitamente inferior ao outro. Bom para quem prestou serviços para o Digitaliza Brasil. E quanto que poderiam economizar utilizando-se apenas de sinais via satélite e com mais opções televisivas e emissoras de rádio para os usuários? E na minha opinião, nem deveria ter iniciado o tal do Digitaliza Brasil e partido direto para a recepção via satélite. Enfim.
Eu recomendo q vc assista o filme Tropa de Elite. Entenda o tal sistema. Esses 2 projetos q vc citou aqui na sua postagem, só tem um objetivo: superfaturamento em cima de dinheiro público. Televisão não é prioridade. É coisa supérflua. Em país pobre, o povo precisa de educação e saúde. Chegue em cada cidade dessa com canais do governo na TV e pergunte quem é o vice-presidente do país. Aqui na Paraíba, de 10 casas, em 9 casas e meia, o povão ñ sabe dizer quem é
 
Membro ativo
Jun
108
146
Oi Pierre, e não sei se entendi direito quanto a sua duvida. E lembrei de um fato que ocorreu também por aqui em SAMPA. Creio que foi também logo nos primeiros anos desse século, não lembro exatamente qual ano. Estava assistindo a Rede Vida e durante uma forte chuva, provavelmente durante o verão, caiu o sinal e surgiu também uma mensagem idêntica ou quase que idêntica essa citada por você. E creio que a operadora, naquela oportunidade, era a SKY. E parece que isso não era exclusividade da Rede Vida, TV Educativa aí da PB. Ouvi outros relatos, de emissoras de TV que captavam os sinais das cabeças de rede através da banda Ku.
A duvida era justamente esta: como e porque as retransmissoras usavam a Banda Ku para receber os sinais da cabeça de rede?
 
Membro conhecido
Oct
513
1,336
E fiquei surpreso da não presença de uma afiliada da Globo lá de Alagoas. Numa outra comunidade o Yvan chegou comentar que iria subir o sinal da afiliada Globo naquele estado. Talvez, tenha a ver com a atual situação que encontra-se por lá e que aguarda-se uma solução para as próximas semanas, meses.
Aqui em Alagoas, ainda esta em briga na justiça para resolução sobre a nova afiliada da Globo, o placar de 2X0 para Globo com mais 1 voto a favor da globo, será feito rompimento do contrato provisorio e sinal da Globo em Alagoas saira da Tv Gazeta para Tv Asa Branca.

Talvez devido a isso o a Globo nao entrou em Sat HD regional em Alagoas.
 
Membro conhecido
Aug
1,201
1,692
Se a diretoria da EBC quisesse, já tinha migrado. A EBC é federal e ñ depende de venda de publicidade e propaganda. Não migrou ainda pq entende-se q a maioria das pessoas q assistem a TV Brasil via satélite, ainda está assistindo na banda C. E na KU já existe sinal... SD. Esse monte de afiliada de redes comerciais q vendem cada vez menos publicidade, subindo via satélite, só pode ter uma explicação. Desligamento de retransmissoras terrestres. Daqui a um tempo quem quiser assistir, q compre parabólica
Entre o Digitaliza Brasil ( Digital Terrestre ) e o Siga Antenado ( Via Satélite Ku ) óbvio que sou muito mais a segunda opção. Tempos atrás fiz um "baita" de um levantamento com o Digitaliza Brasil. Para começar a prefeitura da cidade onde é instalado o Digitaliza Brasil tem que ceder um espaço, um terreno. Depois toda a infra para as instalações dos equipamentos. Depois o custo mensal com energia elétrica, em alguns casos até mesmo segurança, manutenção em tempos em tempos, etc...etc...etc...E na maioria das cidades brasileiras onde surgiu esse tal projeto, sabe quantos canais de TV que disponibilizaram? Na média 8 canais de TV. ( pelo menos a metade com canais do governo, do legislativo ) Ouvi falar e como não tenho bem certeza não irei citar os valores investidos em cada cidade. Mas adianto que não seja pouco dinheiro não. Enquanto isso, no Siga Antenado, por enquanto, quase 80 canais de TV. Ou seja, quase que dez vezes mais do que o ofertado no outro meio. ( óbvio que cada caso é um caso, mas como falei anteriormente na média foram instalados 8 canais de TV para a maioria das cidades ) E com um custo infinitamente inferior ao outro. Bom para quem prestou serviços para o Digitaliza Brasil. E quanto que poderiam economizar utilizando-se apenas de sinais via satélite e com mais opções televisivas e emissoras de rádio para os usuários? E na minha opinião, nem deveria ter iniciado o tal do Digitaliza Brasil e partido direto para a recepção via satélite. Enfim.
Desligamento de retransmissoras terrestres. Daqui a um tempo quem quiser assistir, q compre parabólica

Não vai chegar a tanto pq esta chegando a digital 3.0, um misto de tv aberta com internet, e pelo menos no inicio vai ser um produto voltado para grandes concentrações de população e a tv aberta terrestre continuara importante.
Inegável os gdes custos para manter uma estrutura terrestre. O que espanta é o grande numero de editais de convocação pra explorar tv aberta, principalmente em pequenas e medias cidades. Nesse caso não compensa investimento em terrestre. Até esquisito esse Digitaliza Brasil se o TVRO chega em qqr lugar por muito menos recursos e baixissimo valor de manutencção.
 
Membro conhecido
Feb
1,425
1,686
Desligamento de retransmissoras terrestres. Daqui a um tempo quem quiser assistir, q compre parabólica

Não vai chegar a tanto pq esta chegando a digital 3.0, um misto de tv aberta com internet, e pelo menos no inicio vai ser um produto voltado para grandes concentrações de população e a tv aberta terrestre continuara importante.
Inegável os gdes custos para manter uma estrutura terrestre. O que espanta é o grande numero de editais de convocação pra explorar tv aberta, principalmente em pequenas e medias cidades. Nesse caso não compensa investimento em terrestre. Até esquisito esse Digitaliza Brasil se o TVRO chega em qqr lugar por muito menos recursos e baixissimo valor de manutencção.
E sei de casos de emissoras de TV que encontram-se fora do ar por aí, algumas. Inclusive geradora. E não querendo ser chato, óbvio que sei que sou um mas aquilo que já comentei anteriormente. Alguns que encontram-se no meio não veem a hora de sair fora desse negócio. E permanecem por falta de opção mesmo.
 
Membro conhecido
Feb
1,425
1,686
A duvida era justamente esta: como e porque as retransmissoras usavam a Banda Ku para receber os sinais da cabeça de rede?
Pierre, já que o assunto seja migração da Banda C para a Banda Ku, final das transmissões da Banda C analógica prevista para os próximos meses, etc...etc...etc...vou tocar num assunto que ouvi, não presenciei, ok? Um amigo me contou essa história. Profissional na área de instalações de parabólica banda C, um dia surgiu para ele a seguinte missão: instalar uma antena parabólica na banda Ku. Detalhe: segundo ele isso foi antes mesmo do surgimento das operadoras de TV paga via satélite na banda Ku por aqui. Como? Segundo aquele amigo, parece que a Hispasat comercializava o acesso aos seus canais de TV que encontravam-se por lá e óbvio, na área de cobertura daqueles satélites. ( sim, no plural mesmo ) E um espanhol adquiriu aquele kit com a intenção de captar os sinais de TV por aqui. E isso acabou ocorrendo. E ele especializou-se nisso por aqui, atendendo principalmente a comunidade espanhola de SAMPA. E ele contando essa história detalhadamente mas que infelizmente, com o tempo alguns detalhes acabam apagados da memória. Na época que me contou essa história ele possuía, creio que uma dezena daqueles receptores comercializados por aquela empresa. E acabou presenteando-me com um receptor que mantenho até hoje por aqui. ( o problema é encontrá-lo para tirar uma foto ) E durante algum tempo utilizava aquele receptor por aqui para acessar alguns dos canais dos satélites Hispasat. Mas com o tempo acabou ficando também ultrapassado. Preço do receptor, não tenho a menor ideia, mas segundo ele era caro, muiiiiiiiiiiiiiiito caro. ´É isso.
 
Dec
12
30
Boa tarde! Não que o canal me interesse, mas observei que ao realizar a recarga na Nova Parabólica, o Canal do Criador fica codificado.
 
Membro conhecido
Feb
315
408
E sei de casos de emissoras de TV que encontram-se fora do ar por aí, algumas. Inclusive geradora. E não querendo ser chato, óbvio que sei que sou um mas aquilo que já comentei anteriormente. Alguns que encontram-se no meio não veem a hora de sair fora desse negócio. E permanecem por falta de opção mesmo.
Exatamente, irmão. Muito empresário de Comunicação passando a trabalhar com outro negócio. A família q controla o plano de saúde Hapvida, ñ sabe o q fazer com as dívidas das emissoras q o Cândido Pinheiro comprou do antido Diários Associados. As emissoras estão funcionando sem gerar receita. Podem sair do ar a qualquer momento
 
Membro conhecido
Feb
315
408
A tendência é q essa área de comunicação caia e fique resumida a 1 terço do q tem hoje. Toda a mídia impressa acabou. As rádios estão acabando. Televisão aberta vai sobreviver ainda alguns anos, mas em países subdesenvolvidos como o Brasil, deve ficar somente a Globo e a Band. No máximo, Record, q é mantida com o q arrecada a igreja universal. Mas o resto, vai se fechar tudo
 
Membro conhecido
Feb
315
408
É como eu falei antes... A EBC, q é mantida pelo governo federal, não cresce, imagina as q dependem de vender propaganda... Em Minas, a Rede Minas e inconfidência ainda tão no ar pq fizeram um abaixo assinado em 2019. Mas o governador queria acabar. Em Goiás, o Caiado deixa a Brasil Central abandonada. O parque de transmissão tem 2 metros de matagal seputando as antenas da rádio. Aqui na Paraíba, assassinaram a rádio Tabajara. Tô falando do q é mantido com 💵 público. O q depende de propaganda segue falecendo aos poucos. O grupo q controla a Globo aqui na Paraíba quer se desfazer das emissoras e ficar só no ramo alimentício e concessionárias de carro
 
Membro conhecido
Sep
792
837
Pessoal, uma questão técnica: alguém sabe qual o melhor LNBF que temos no mercado para captar ku?
 
Membro conhecido
Feb
1,425
1,686
Pessoal, uma questão técnica: alguém sabe qual o melhor LNBF que temos no mercado para captar ku?
E já algum tempo que ouço falar do WNC. O problema, talvez, seja encontrá-lo. E observar quanto a custo daquele lnbf. E um outro lnbf bem comentando nessas últimas semanas seja o da Vivensis ( vermelho ) e com um custo bem interessante. Nos distribuidores encontra-se a partir dos 9,50 reais. Possuo por aqui mas até o momento não houve a necessidade de alguma substituição de lnbf.
 
Membro ativo
Jun
108
146
Pierre, já que o assunto seja migração da Banda C para a Banda Ku, final das transmissões da Banda C analógica prevista para os próximos meses, etc...etc...etc...vou tocar num assunto que ouvi, não presenciei, ok? Um amigo me contou essa história. Profissional na área de instalações de parabólica banda C, um dia surgiu para ele a seguinte missão: instalar uma antena parabólica na banda Ku. Detalhe: segundo ele isso foi antes mesmo do surgimento das operadoras de TV paga via satélite na banda Ku por aqui. Como? Segundo aquele amigo, parece que a Hispasat comercializava o acesso aos seus canais de TV que encontravam-se por lá e óbvio, na área de cobertura daqueles satélites. ( sim, no plural mesmo ) E um espanhol adquiriu aquele kit com a intenção de captar os sinais de TV por aqui. E isso acabou ocorrendo. E ele especializou-se nisso por aqui, atendendo principalmente a comunidade espanhola de SAMPA. E ele contando essa história detalhadamente mas que infelizmente, com o tempo alguns detalhes acabam apagados da memória. Na época que me contou essa história ele possuía, creio que uma dezena daqueles receptores comercializados por aquela empresa. E acabou presenteando-me com um receptor que mantenho até hoje por aqui. ( o problema é encontrá-lo para tirar uma foto ) E durante algum tempo utilizava aquele receptor por aqui para acessar alguns dos canais dos satélites Hispasat. Mas com o tempo acabou ficando também ultrapassado. Preço do receptor, não tenho a menor ideia, mas segundo ele era caro, muiiiiiiiiiiiiiiito caro. ´É isso.
1º] eu nem sabia que os sinais da Hispasat em Banda Ku chegavam ao território brasileiro, ainda mais na era pré-DirecTV [94/95]. Uma curiosidade aleatória é que um dos canais da Hispasat reprisava o programa que Xuxa fazia na TV espanhola.

2º] não é difícil deduzir o preço do receptor. Se for o mesmo usado pela extinta TVA Digisat, ele estava em torno de 1.050 reais em meados de 1995 ou 6,5 mil reais em valores atualizados.

1711098393732.png
 
Membro conhecido
Feb
1,425
1,686
1º] eu nem sabia que os sinais da Hispasat em Banda Ku chegavam ao território brasileiro, ainda mais na era pré-DirecTV [94/95]. Uma curiosidade aleatória é que um dos canais da Hispasat reprisava o programa que Xuxa fazia na TV espanhola.
Pois é. O primeiro satélite da frota da Hispasat ( s ) foi lançado em 1992 com a ID Hispasat 1A. E com cobertura para os continentes da Europa, América e parte da África. ( norte )
 
Membro conhecido
Feb
1,425
1,686
2º] não é difícil deduzir o preço do receptor. Se for o mesmo usado pela extinta TVA Digisat, ele estava em torno de 1.050 reais em meados de 1995 ou 6,5 mil reais em valores atualizados.

Apenas isso? Explico. No inicio desse século adquiri o meu primeiro receptor digital. E já estava "namorando" algum tempo a aquisição desse equipamento. Mas...era absurdamente caro, muito caro. Uma ou duas lojas que revendiam esse equipamento na Santa Ifigênia, óbvio, importados. E passava por lá e ficava perguntando, observando, etc Até que foi lançado o primeiro receptor digital nacional, na época a informação que era fabricado em Manaus, será? Ou apenas montado naquela cidade? Foi o DSR 1900 da Century. E era um bocado caro. Paguei uns 400 reais. Detalhe: salvo engano e se a minha memória não estiver pregando-me alguma peça, parece, portanto não tenho certeza, que o salário mínimo era aproximadamente 1/4 daquele valor.
 
Membro conhecido
Mar
1,880
3,338
1º] eu nem sabia que os sinais da Hispasat em Banda Ku chegavam ao território brasileiro, ainda mais na era pré-DirecTV [94/95]. Uma curiosidade aleatória é que um dos canais da Hispasat reprisava o programa que Xuxa fazia na TV espanhola.

2º] não é difícil deduzir o preço do receptor. Se for o mesmo usado pela extinta TVA Digisat, ele estava em torno de 1.050 reais em meados de 1995 ou 6,5 mil reais em valores atualizados.

View attachment 19352
Esse não era porque usa padrão Digicipher, utilizado só nas Américas principalmente nos EUA.
Numa página do SatcoDX (que antecedeu o Lyngsat com suas listas de canais, e muuuuito antes do Portal BSD) há canais da Espanha capt´áveis no Brasil em 1996, só que ainda analógicos.
Não quer dizer que não tinha nada digital captável por aqui até porque na Europa havia, mas apenas que ninguém até aquela época enviou ao SatcoDX.
 
Membro conhecido
Feb
1,425
1,686
Esse não era porque usa padrão Digicipher, utilizado só nas Américas principalmente nos EUA.
Numa página do SatcoDX (que antecedeu o Lyngsat com suas listas de canais, e muuuuito antes do Portal BSD) há canais da Espanha capt´áveis no Brasil em 1996, só que ainda analógicos.
Pois é, ontem postei uma participação por aqui nesse tópico as 15:57 e propositalmente não fiz uma citação, porque não tinha certeza. E fui consultar um dos "universitários" de plantão e confirmou aquela minha dúvida. Sim, quando surgiu por aqui o Hispasat era na banda Ku analógica. E esse "universitário" ( meu amigo ) também citou que além do Hispasat, anos depois, um outro satélite que era também captado por aqui, segundo ele, foi o Nahuel 1A também na banda Ku analógica. E naquela década não possuía nem antena e receptor que captasse sinais em analógico e muito menos sinais em digital.
 
Membro conhecido
Mar
1,880
3,338
Eu nunca tive a oportunidade de fazer esse teste mas creio que um receptor analógico comum, mesmo manual, pegaria os canais em Ku. O grande porém é a polaridade já que em banda C só se usava servomotor então creio que funcionaria apenas em H, sem a possiblidade de alternar para V já que o aparelho manda uma tensão única pro LNBF (18 V) sem a possiblidade de alterá-la para 13 V.
 
Top