Pierre, já que o assunto seja migração da Banda C para a Banda Ku, final das transmissões da Banda C analógica prevista para os próximos meses, etc...etc...etc...vou tocar num assunto que ouvi, não presenciei, ok? Um amigo me contou essa história. Profissional na área de instalações de parabólica banda C, um dia surgiu para ele a seguinte missão: instalar uma antena parabólica na banda Ku. Detalhe: segundo ele isso foi antes mesmo do surgimento das operadoras de TV paga via satélite na banda Ku por aqui. Como? Segundo aquele amigo, parece que a Hispasat comercializava o acesso aos seus canais de TV que encontravam-se por lá e óbvio, na área de cobertura daqueles satélites. ( sim, no plural mesmo ) E um espanhol adquiriu aquele kit com a intenção de captar os sinais de TV por aqui. E isso acabou ocorrendo. E ele especializou-se nisso por aqui, atendendo principalmente a comunidade espanhola de SAMPA. E ele contando essa história detalhadamente mas que infelizmente, com o tempo alguns detalhes acabam apagados da memória. Na época que me contou essa história ele possuía, creio que uma dezena daqueles receptores comercializados por aquela empresa. E acabou presenteando-me com um receptor que mantenho até hoje por aqui. ( o problema é encontrá-lo para tirar uma foto ) E durante algum tempo utilizava aquele receptor por aqui para acessar alguns dos canais dos satélites Hispasat. Mas com o tempo acabou ficando também ultrapassado. Preço do receptor, não tenho a menor ideia, mas segundo ele era caro, muiiiiiiiiiiiiiiito caro. ´É isso.