O entendimento do Procon MG, é que na propaganda deveria avisar que preço era com fidelidade.
OK, dá para entender. Mas na minha opiniao é preciosismo demais (se é verdade que nao tinha nenhuma letra miuda alertando para isso), o consumidor num instante vai descobrir que a oferta envolve fidelidade, ninguem vai assinar mais caro por "distracao" e nem vai deixar de ser informado quando o preço aumentar.
Propaganda,
por definicao, é enganosa... Quem anuncia precisa elogiar o que está vendendo de qualquer jeito e sempre acaba exagerando. A roupa lindissima no manequim NUNCA vai ficar tão bem em quem compra (a menos que a pessoa seja magra como uma porta, igual ao manequim); o Bombril na propaganda sempre vai deixar "a sua louça e talheres brilhando" (embora na verdade ele vai arranhar e detonar o brilho de tudo que seja plastico ou metalico, como talheres e panelas); o presunto da Sadia sempre vai ser um produto da melhor qualidade (embora na verdade seja um dos piores, uma gororoba ultra-processada do tipo "miolo de salsicha" prensada num formato sempre igual e que sequer deveria ser permitido chamar de "presunto"); o vagabundissimo sabonete Lux será sempre "o sabonete de 9 entre cada 10 estrelas de cinema" (essa é de uma cara-de-pau elevada ao cubo); a televisao, desde que eu era criança (e isso ja tem bem mais de 60 anos) que na propaganda tem "uma impressionante imagem de cinema" (desde a tecnologia de tubo CRT em preto-e-branco é assim), as sempre obsoletas maquinas de lavar horizontais da Brastemp (o pior tipo de maquina de lavar, e que é quase certo de ja apresentar defeitos enquanto ainda está na garantia) na propaganda acabam sendo sinonimo de "melhor coisa do mundo" (pois as outras "nao sao uma Brastemp", mesmo existindo no Brasil uma Samsung ou LG verticais com motor inverter); aquele refresco sempre será chamado de "suco" e virá com uma historinha falsa sobre como ele vem da fazenda direto para a sua mesa; o sanduiche desengonçado da lanchonete famosa é sempre maravilhoso na foto do anúncio; e assim vai... É da essencia da propaganda mentir (nem falo das omissoes). Com excecao talvez da propaganda institucional, TODA propaganda é enganosa em algum ponto.
Nao é que nao esteja certo (pelo contrario), porem é por isso que acho exagerado o Procon se apegar a esses pequenissimos detalhes que sequer estao prejudicando o consumidor (porque ele nao vai assinar o plano de telefone por um preço mais caro se nao quiser). Mas se eles sao tao zelosos de verdade, entao por que nao dao a menor atencao para todas as demais propagandas que enganam de verdade, enquanto se apegam a detalhes que nem prejudicam ninguem?
.