Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Clube Claro-NET HD

Membro conhecido
Sep
249
374
Eu já comparei diretamente com o sinal das programadoras, é idêntico, a NET aqui não recomprime.

Em compensação a SKY na época que eu era assinante jogava uma compressão imensa. A ESPN por exemplo era um dos que mais tinha. Depois que mudei para NET percebi uma grande melhora, época que mudei ainda era cliente SD na SKY. A NET nessa parte encapsula tudo que recebe, até frame a mais de informação eles encapsulavam..
 
Última edição:
Membro conhecido
Sep
249
374
São coisas diferentes. Nessa época muitos canais ainda eram gerados em analógico e você tinha que basicamente digitalizar eles. Hoje tudo é tudo digital e os receptores nos headends já tem saída ASI onde o fluxo sai exatamente na mesma qualidade que foi transmitido. A operadora só tem o trabalho de criptografar no sistema que ela utiliza e já pode jogar no transporte que vai até os clientes

A conhecida saída ASI hehe, lembro certos casos de mal contato em receptor no headend justamente nessa saída ( bem delicada), aí o canal dava quadriculada. Quem me disse uma vez era um técnico, perguntei se era problema de transporte com saturação de dados e ele me disse que era o receptor que a Discovery tinha mandado com mal contato na ASI ai comprometia toda a estrutura do receptor para frente, dando problemas no DCM.

Quando visitei um headend soube que essa saída é bem delicada mesmo, qualquer posicionamento errado do cabo de saída, qualquer milímetro dá problema.

DCM padrão que usavam da Cisco:
images (2).jpeg
 
Última edição:
Membro conhecido
Sep
249
374
Sim, sempre ha excecoes... Uma situacao que eu ja vi acontecer é o canal ser do tipo "cortesia", que paga para estar no line-up da Claro. As vezes o canal nao tem recursos para pagar por uma melhor qualidade de imagem (a qual exigiria mais banda), e aí assina um contrato que permite à operadora re-comprimir o sinal original para gastar menos banda e, dessa forma, o aluguel ficar mais barato...

.
Na época quando tínhamos pouco espaço nos transportes, sim os canais alugados lembro que eles comprimiam para caber mais na banda, se fazia um movimento chamado downgrade resolution ou chamam de downscalling. Isso quando tinham que meter 10 sinais SDs em um transporte de 36MB de banda (que é o encapsulamento estipulado via DocSys).

TV Mundial (do pastor lá) mesmo que ia e voltava da grade, faziam isso.. o bit dela era menos de 1MBps segundo me disseram. Mesmo assim se jogasse ela em um transporte já no talo, saturação e era todos os canais blocando.. aí a solução era fazer downscassling em outro sinal, para parar de taxar o transporte. Isso teve uma época que tínhamos muito.

Hoje como padronizou tudo, e a própria Globosat EXIGE que o sinal nativo deles subam em transportes próprios, o CAS já mapeia isso se forma nativa e insere no DCM as entradas remotamente estabelecidas nas operações.
 
Última edição:
Membro conhecido
Sep
1,058
1,438
A conhecida saída ASI hehe, lembro certos casos de mal contato em receptor no headend justamente nessa saída ( bem delicada), aí o canal dava quadriculada. Quem me disse uma vez era um técnico, perguntei se era problema de transporte com saturação de dados e ele me disse que era o receptor que a Discovery tinha mandado com mal contato na ASI ai comprometia toda a estrutura do receptor para frente, dando problemas no DCM.

Quando visitei um headend soube que essa saída é bem delicada mesmo, qualquer posicionamento errado do cabo de saída, qualquer milímetro dá problema.

DCM padrão que usavam da Cisco:
View attachment 12827
Tem um lance que é um problema mais comum do que deveria no ramo é que existe cabo BNC feito para 50 ohms e para 75 ohms. Vídeo basicamente usa 75 ohms, mas tá cheio de gente usando de 50 e acontece todo tipo de problema bizarro por conta disso (já vi usarem 50 ohms em headend? Já)
 
Membro conhecido
Sep
249
374
Tem um lance que é um problema mais comum do que deveria no ramo é que existe cabo BNC feito para 50 ohms e para 75 ohms. Vídeo basicamente usa 75 ohms, mas tá cheio de gente usando de 50 e acontece todo tipo de problema bizarro por conta disso (já vi usarem 50 ohms em headend? Já)

Infelizmente tem muita falta de padrão nos headends ainda hoje, essa do cabo é algo que dá dor.

Antigamente na época tinha mais ainda.

Ex a despadronização dos transportes/frequências era corriqueiro, lembro que cada cidade o headend se programava diferente, os hubs também.. aí tinha confusão, transporte blocando banda saturada. Descobri isso fazendo comparação, canal de Campinas em um transporte aí liguei para um amigo em Itu em outro, Jundiaí em outro...

Hoje se tem um padrão que o CAS foi fazendo, e ademais o padrão vem de SP, com receptores de transporte estabelecidos, transportes já decididos, data de operação.

Aí podem falar "Poxa são muitas operações, muitos headends, enlaces, hubs.. fica difícil padronizar.". Resposta simples, dá sim, só pegar pessoas com vontade e esforço de equipe que se faz algo. Uma empresa por exemplo como a NET dinheiro tem, falta as vezes um pouco de esforço.
 
Membro conhecido
Mar
295
299
Eu já comparei diretamente com o sinal das programadoras, é idêntico, a NET aqui não recomprime.
Verdade.
Também notei isso quando comparei com o sinal original de alguns canais em banda C, que é de onde a Claro capta pra jogar na rede coaxial.
Alguns canais, como Sportv e Premiere, chegam a ter mais de 30 Mb de banda na hora dos jogos, que é mais que muito canal digital terrestre UHF.
 
Novo membro
Dec
23
10
Já estou preocupado com o jogo q será exibido em 4k hoje, pois o card voltou a ser aquele no formato 4x4. Sendo assim, tudo indica q não será exibido aqui em BH.
 

Attachments

  • 20230520_162036.jpg
    20230520_162036.jpg
    121.9 KB · Visualizações: 6
Membro conhecido
Sep
1,058
1,438
Na época quando tínhamos pouco espaço nos transportes, sim os canais alugados lembro que eles comprimiam para caber mais na banda, se fazia um movimento chamado downgrade resolution ou chamam de downscalling. Isso quando tinham que meter 10 sinais SDs em um transporte de 36MB de banda (que é o encapsulamento estipulado via DocSys).

TV Mundial (do pastor lá) mesmo que ia e voltava da grade, faziam isso.. o bit dela era menos de 1MBps segundo me disseram. Mesmo assim se jogasse ela em um transporte já no talo, saturação e era todos os canais blocando.. aí a solução era fazer downscassling em outro sinal, para parar de taxar o transporte. Isso teve uma época que tínhamos muito.
Os transportes MPEG-TS em broadcast físico (terrestre, cabo, satélite) tem a caracteristica de terem de ser uma taxa de bits total fixa. O transporte como um todo nao pode aumentar nem diminuir, deve ser sempre o mesmo. A "arte" do headend vai consistir conseguir colocar tudo dentro dele da forma mais eficiente possível sem nunca extrapolar o total, sendo que mesmo o vídeo mais "comportado" nunca é imune a variações.

Você pode preencher ele com dados vazios (o tal do PID 8191 que na verdade é apenas composto de zeros, apenas enchimento) mas nunca, jamais exceder o limite total dele.
 
Membro conhecido
Jul
290
448
Já estou preocupado com o jogo q será exibido em 4k hoje, pois o card voltou a ser aquele no formato 4x4. Sendo assim, tudo indica q não será exibido aqui em BH.
Acalma a ansiedade. O jogo é 21h. O sinal só libera pelas 20h30. Tem 1h30 pela frente...
 
Novo membro
Nov
10
6
Já estou preocupado com o jogo q será exibido em 4k hoje, pois o card voltou a ser aquele no formato 4x4. Sendo assim, tudo indica q não será exibido aqui em BH.

aki em braganca tava assim na semana e deppois arrumaram aki tah a tela c a borda vermelha agora
 
Membro conhecido
Sep
2,396
2,074
Já estou preocupado com o jogo q será exibido em 4k hoje, pois o card voltou a ser aquele no formato 4x4. Sendo assim, tudo indica q não será exibido aqui em BH.
No Claro box ele fica com as bordas em vermelho, nunca ficou com essa tela todo em azul.
 
Última edição:
Novo membro
Nov
10
6
oontem assisti normal o jogo 4k d sportv4k aki em Braganca Paulista mais hj tah c um aviso de sinal indisponivel c um codigo cDVR8 embaxo da tela. di novo vo ter problma com esse sinal?
 
Membro conhecido
Sep
249
374
Os transportes MPEG-TS em broadcast físico (terrestre, cabo, satélite) tem a caracteristica de terem de ser uma taxa de bits total fixa. O transporte como um todo nao pode aumentar nem diminuir, deve ser sempre o mesmo. A "arte" do headend vai consistir conseguir colocar tudo dentro dele da forma mais eficiente possível sem nunca extrapolar o total, sendo que mesmo o vídeo mais "comportado" nunca é imune a variações.

Você pode preencher ele com dados vazios (o tal do PID 8191 que na verdade é apenas composto de zeros, apenas enchimento) mas nunca, jamais exceder o limite total dele.

Ai cabe o ''ficar de olho'', pois lembro que bastava um canal transmitir com uma pequenina diferença de taxa ou anexar mais alguma coisa no sinal, que já saturava o transporte e pipocava a cada 2 minutos, ou várias vezes.. chegando a momentos que não dá para ver nada.

Hoje esse problema creio que deve ter diminuido bem, as quadriculadas que tem geralmente é receptor de canal no headend mal regulado, ou na transmissão do canal (da estrutura do switch do canal, para o teleporto até o headend..)
 
Membro ativo
May
143
59
Queria saber uma coisa. No menu preferência, tv , saída de alta definição ( HD) . lá tem a resolução e qual deve deixar. No meu tem automática, 1080 i , 1080 p e 2160 (4k). No meu está em 1080p conforme me falaram que é o melhor. Mas tô em dúvida, no qual deixar. No formato de exibição tem esticado e Pillar bar, o meu está no esticado, e saída de áudio HDMI ,no meu está em PCM.
No HDMI CEC o meu está desabilitado . E no HDR o meu está habilitado. Queria pedir suas sugestões e a forma correta de deixar esses itens citados acima. Agradeço se puderem dar as dicas.
 
Membro conhecido
Sep
2,396
2,074
Queria saber uma coisa. No menu preferência, tv , saída de alta definição ( HD) . lá tem a resolução e qual deve deixar. No meu tem automática, 1080 i , 1080 p e 2160 (4k). No meu está em 1080p conforme me falaram que é o melhor. Mas tô em dúvida, no qual deixar. No formato de exibição tem esticado e Pillar bar, o meu está no esticado, e saída de áudio HDMI ,no meu está em PCM.
No HDMI CEC o meu está desabilitado . E no HDR o meu está habilitado. Queria pedir suas sugestões e a forma correta de deixar esses itens citados acima. Agradeço se puderem dar as dicas.
Eu deixo no 4K na resolução 2160p, áudio passtrough, HDR passtrough, HDMI CEC ativado para ligar e desligar a tv junto com box.
HDR no modo passtrough só ativará no canal 4k que tem o recurso, deixando ele ativado tempo todo, ele vai escurecer a imagem dos demais canais.
 
Top