Tem um lance que é um problema mais comum do que deveria no ramo é que existe cabo BNC feito para 50 ohms e para 75 ohms. Vídeo basicamente usa 75 ohms, mas tá cheio de gente usando de 50 e acontece todo tipo de problema bizarro por conta disso (já vi usarem 50 ohms em headend? Já)
Infelizmente tem muita falta de padrão nos headends ainda hoje, essa do cabo é algo que dá dor.
Antigamente na época tinha mais ainda.
Ex a despadronização dos transportes/frequências era corriqueiro, lembro que cada cidade o headend se programava diferente, os hubs também.. aí tinha confusão, transporte blocando banda saturada. Descobri isso fazendo comparação, canal de Campinas em um transporte aí liguei para um amigo em Itu em outro, Jundiaí em outro...
Hoje se tem um padrão que o CAS foi fazendo, e ademais o padrão vem de SP, com receptores de transporte estabelecidos, transportes já decididos, data de operação.
Aí podem falar "Poxa são muitas operações, muitos headends, enlaces, hubs.. fica difícil padronizar.". Resposta simples, dá sim, só pegar pessoas com vontade e esforço de equipe que se faz algo. Uma empresa por exemplo como a NET dinheiro tem, falta as vezes um pouco de esforço.