Eu concordo e adiciono mais uma observação: os canais religiosos são sempre liberados pra todas as operadoras, como me contou um proprietário de um desses canais uma vez. A Claro distribui os sinais desses canais sem reserva alguma no HFC. No Box quase todos são inexistentes. Então essa história de que a "grade é unificada, no que compete à Claro" não é bem por aí. Tá óbvio que não colocam tudo no Box porque não querem sobrecarregar a infra com canais de baixa visibilidade.
A minha mensagem ja respondeu a isso...
Existem canais que a Claro so coloca em algum headend
PORQUE É OBRIGADA, NA MARRA, CONTRA A VONTADE DA EMPRESA, POR FORÇA DE LEI... Ou entao o canal pagou para ser carregado naquele headend. Ficou mais claro? Sao canais que, se a empresa nao for obrigada por Lei, ou o canal nao pagar, a Claro nao vai carregar. Mesma coisa na Sky.
"Ah, mas o canal disponibilizou o sinal dele para a Claro, está na Fibra e nao está no Box"...
Sim, esse canal está na fibra porque o g*verno
obrigou a Claro a colocar (ou entao o canal
pagou para estar na Fibra), e nao está no Box porque la nao existe Lei alguma obrigando a Claro a fazer isso, e nem o canal pagou para estar no box...
---
Recentemente eu ja expliquei melhor como funciona isso (era uma mensagem onde eu tentei explicar que a logica de uma operadora de tv paga como a Claro ou a Sky é diferente, tentei explicar que para uma operadora apenas a audiencia de um canal nao representa valor, o que elas querem e representa valor para elas é programacao exclusiva para operadoras, ou seja, canal aberto é um canal sem valor). Mas infelizmente muitas pessoas aqui no Forum começaram a me ridicularizar afirmando que eu tinha "uma opiniao contra os canais brasileiros"... Aquilo nao era uma opiniao pessoal, é simplesmente como as coisas funcionam na Claro... Com excecao da Globo, os canais abertos NAO INTERESSAM à Claro. O proprio Presidente do Grupo, José Felix, ja disse isso em varias ocasioes. Esses canais representam um fardo (custo) para a empresa e nao representam valor para serem carregados "de graça". E a situacao é pior ainda nas operadoras por satelite (caso da Sky). Aí que canal aberto representa custo sem valor agregado algum.
É obvio que os canais querem estar la, mas a Claro (e uma Sky) nao os quer. A Claro so os coloca se for obrigada por Lei (quando é caso do SeAC) ou quando esses canais pagam para estar no line-up. A Sky ate ja lutou na Anatel e na Justiça para tentar se livrar de ser obrigada a carregar canal aberto.
Entendendo isso, fica facilimo entender porque o canal "XPTO" está em um line-up mas nao está em outro... Enquanto as pessoas ficarem imaginando que algum canal aberto vai ter valor para operadora meramente porque algumas pessoas querem, nunca vao entender isso.
.