Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Clube da Claro TV+ Box

Membro conhecido
Sep
1,381
856
Se continuar essa bagunça aqui eu vou trancar todos vocês com o Rubens numa sala 2x2 e vocês vão ouvir uma palestra dele de 6 horas e meia.
Estão todos avisados...

Parece que agora você sabe o que é MIMO 2X2, já MIMO 4X4 é o mesmo algoritmo, mas com valores dobrados (4 machos numa sala de 16 metros quadrados ou 4X4 m².

IMG_0789.png
 
Última edição:
Membro ativo
May
143
59
Boa tarde , gostaria de saber uma coisa. No diagnóstico do servidor na claro box tv tem um tal de Bandwidth. Geralmente quando vejo sempre está entre 80 a 130 e hoje está dando entre 45 a 60 . O que significa esse Bandwidth baixo. Quanto está dando nos seus . Algum canal está dando 45 a 50 e outros entre 54 a 65. É normal ou é algum problema no servidor deles ou minha internet. Meu plano é de 500 megas
 
Membro conhecido
Sep
2,396
2,074
Bem, vejo que aqui tem muitas pessoas com bastante conhecimento e tal, e na minha visão aqui deveria ser lugar de troca de conhecimento, informações e principal busca em conjunto para melhoria do serviço que nós é prestado, mas enquanto ficarmos aqui discutindo em que numeração vai entrar tal canal, a baixa qualidade do serviço continuará, uma andorinha só não faz verão, mas se muitas pessoas reclamassem em vários canais divertes talvez as coisas mudassem, mas enfim vamos discutir em que numeração entra um canal que poucos vamos assistir
Faço isso, e sempre eu coloco o site para abrir reclamação.
 
Membro conhecido
Sep
2,396
2,074
Boa tarde , gostaria de saber uma coisa. No diagnóstico do servidor na claro box tv tem um tal de Bandwidth. Geralmente quando vejo sempre está entre 80 a 130 e hoje está dando entre 45 a 60 . O que significa esse Bandwidth baixo. Quanto está dando nos seus . Algum canal está dando 45 a 50 e outros entre 54 a 65. É normal ou é algum problema no servidor deles ou minha internet. Meu plano é de 500 megas
Não tem relação com sua internet, e também não tem relação de quanto o Box está consumindo.
Essa velocidade é entre o Box e o servidor da Claro.
Aqui varia de 30 a 60.

 
Novo membro
Dec
21
20
O canal.

A imagem tem que ser captada pelas cameras ("filmada") em 60 fps ou mais, e transmitida em 60 fps ou mais. Sendo que nao existe resolucao 1080p a 60 fps no nosso sistema de transmissao de televisao (e nem no sistema DVB-C usado pela Claro). Sendo assim, a responsabilidade por gerar e transmitir o canal a 720p 60 fps é do canal. O canal escolhe se transmite a 1080i 30 fps, ou a 720p 60 fps.

Anote tambem essa informacao: NÃO EXISTE 1080p 60 fps nos sistemas de transmissao de tv usados no Brasil (e pela Claro).

Nada mais pode ser feito? Bom, tecnicamente um canal (ou uma empresa como a Netflix) pode gerar uma imagem 1080p 60 fps, ou 4K 60 fps, ou ainda 4K 120 fps e ate 8K 120 fps... So que atualmente nao tem como transmitir isso ate o seu televisor por meios tipicos de televisao, apenas atraves de uma rede privada ou uma rede publica como a internet. Ou seja, so é possivel atraves de streaming. E isso representaria um custo adicional para os canais que, afinal, sao de televisao e nao de streaming, que gastariam mais dinheiro para um publico extremamente reduzido assistir. Entao, na prática realista, se voce quer 60 fps, nao espere uma resolucao maior que 720p vinda de um canal de televisao.

[Outra coisa, nao estou bem certo se o que voce chama de "arrasto" seja realmente isso... Voce pode estar achando uma imagem ruim mas o motivo de estar ruim ser outro, como uma alta taxa de compressao e/ou baixo bit rate... Eu apenas lhe expliquei o defeito que um baixo frame rate provoca em videos onde as imagens sao rapidas, como a camera seguindo uma bola em movimento, mas nao sei se é por isso que voce está achando ruim... Voce viu a foto de exemplo que eu mandei, para deixar bem claro como se apresentam as imagens em movimento usando um frame rede baixo...]

.
Vc tá teimando contra fatos.

Os canais SporTV e Premiere são enviados no mesmo formato para a Claro (1080i), mas um está em 1080p 30fps (SporTV) e outro em 720p 60fps (Premiere) no app e box.

Isso evidencia que a escolha por fazer o desentrelaçamento para 30fps ou 60fps é da Claro.
 
Membro ativo
May
143
59
Boa noite a todos , gostaria de saber uma coisa. No diagnóstico do servidor na claro box tv tem um tal de Bandwidth. Geralmente quando vejo sempre está entre 80 a 130 e hoje está dando entre 45 a 60 . O que significa esse Bandwidth baixo. Quanto está dando nos seus . Algum canal está dando 45 a 50 e outros entre 54 a 65. É normal ou é algum problema no servidor deles ou minha internet. Meu plano é de 500 megas
 
Membro conhecido
Aug
1,214
1,723
Se continuar essa bagunça aqui eu vou trancar todos vocês com o Rubens numa sala 2x2 e vocês vão ouvir uma palestra dele de 6 horas e meia.
Estão todos avisados...
eu topo e estou precisando....kkk
Isso nao invalida o argumento do Lucas Rocha.. Todos esses usuarios podem possuir televisores sem suporte a HDR, ou onde o HDR está desligado (acredito que essa seja a configuracao padrao da maioria dos televisores), ou ainda simplesmente serem televisores no maximo medianos, onde o HDR nao dá bons resultados... Em condicoes assim, a imagem podem resultar em mais escura.

Para o HDR funcionar bem, o televisor precisa ser do tipo premium, como OLED ou FALD (com um local dimming que atenda a menor area individual possivel da tela, de preferencia que consiga controlar pixel por pixel, como as OLED).

Repare, contudo, que eu estou falando sobre a qualidade tecnica do televisor (e a configuracao do HDR), eu nem sei se as transmissoes do Campeonato Brasileiro possuem HDR ou nao... So estou dizendo que o seu argumento "muita gente relatou" nao invalida o que o Lucas Rocha escreveu.

.
´duvida: numa tv 4k mais antiga, sem HDR, alimentada por um nvidia ou clarobox tv, nos streamings da Netflix, Amazon, HBO Max e Apple os conteúdos em 4k estão disponíveis rodando normalmente.
No Disney, Star e GloboPlay aparecem somente em HD e SD e nada em 4K mesmo com os apps atualizados.
Algum caminho na configuração que faça disponibilizar tbém o conteudo 4k? No Disney e Star já está no automatico para máxima resolução.
 
Membro conhecido
Sep
2,396
2,074
Boa noite a todos , gostaria de saber uma coisa. No diagnóstico do servidor na claro box tv tem um tal de Bandwidth. Geralmente quando vejo sempre está entre 80 a 130 e hoje está dando entre 45 a 60 . O que significa esse Bandwidth baixo. Quanto está dando nos seus . Algum canal está dando 45 a 50 e outros entre 54 a 65. É normal ou é algum problema no servidor deles ou minha internet. Meu plano é de 500 megas
Já te respondi acima.
 
Membro conhecido
Mar
1,205
1,221
eu topo e estou precisando....kkk

´duvida: numa tv 4k mais antiga, sem HDR, alimentada por um nvidia ou clarobox tv, nos streamings da Netflix, Amazon, HBO Max e Apple os conteúdos em 4k estão disponíveis rodando normalmente.
No Disney, Star e GloboPlay aparecem somente em HD e SD e nada em 4K mesmo com os apps atualizados.
Algum caminho na configuração que faça disponibilizar tbém o conteudo 4k? No Disney e Star já está no automatico para máxima resolução.

Só o Globoplay não saberei te responder já´ que não assino. Agora do Disney+ e Star+, a única mudança que lembro dar pra fazer é na parte se quer com qualidade máxima mas nada de aparecer resolução.

Porém aí você entrou num questionamento interessante, já que lembro ter lido em outros lugares que o receptor do Claro Box não mostra realmente em 4K no Disney+ Star+ - deve ser algo com o app disponível no receptor ou algo assim. Só que quer uma curiosidade? No receptor 4K no HFC, eles aparecem em 4K e HDR (e até em Dolby Digital - não consegui pegar o Atmos pelo receptor).

Agora HBO Max, embora não tenha citado, esse sem possibilidade alguma ter conteúdo em 4K pelo receptor da Claro. Esse só por apps em telas a partir de 2020, ou dispositivos externos como Chromecast Google TV 4K, Xiaomi Stick 4K, Apple TV 4K e de forma alternativa no FireTV Stick 4K (já que a Amazon se recusa liberar oficialmente o HBO Max)
 
Última edição:
Membro conhecido
Aug
908
629
Melhor não ficar mais puxando esse assunto porque tem gente por aqui que monopoliza o tópico todas as vezes postando redações e praticamente chamando a gente de burro. Como se só ele entendesse de tecnologia por aqui.


A gente estuda por 6 anos, trabalha na area de Informatica e Telecomunicacoes por dezenas de anos (desde o final da decada de 60)... para no final ouvir isso... 😃😃😃

Contanto que voce entenda que eu nao estou querendo brigar, muito menos estou defendendo operadora (so estou tentando explicar um "fenômeno" físico), por mim tudo bem... Na verdade, como eu ja disse, eu desconfio que o Sauer apenas tem problema de má qualidade de imagem mesmo, nao creio que ele tenha uma percepcao visual tao boa assim para estar tendo tonturas por conta de problemas relacionados a interpolacao ou frame rate...

.
 
Membro conhecido
Aug
908
629
Uma imagem vale mais do que 1000 palavras...

Encontrei um video simples que mostra muito rapidamente, com imagens, o problema que o entrelaçamento (interlace) gera nos videos com muito movimento, e portanto o
porque de uma imagem entrelaçada NUNCA vai ser melhor que outra imagem progressiva.

Quem nao quer aprender, é só nao assistir ao video!!!



Para quem nao entende ingles:

1. No inicio do trecho que eu selecionei, o apresentador mostra como um video entrelaçado realmente é, sem nenhuma tentativa de corrrecao. Reparem na mao dele, que é dividida em 2 grupos de linhas no video entrelaçado (linhas pares e linhas impares), e notem como essas linhas nao se encaixam direito umas nas outras, deixando a imagem com um "efeito persiana".

2. Em seguida, ele comenta que so existem basicamente 2 maneiras de tentar "remover" esse efeito persiana, para melhorar a imagem.

3. Remover uma das metades das linhas (as pares ou as impares), para assim eliminar o efeito persiana. Esse metodo tem a desvantagem de cortar a resolucao vertical da imagem pela metade.

4. Ou interpolar as duas metades das linhas, metodo bem melhor, so que eventualmente introduz "fantasmas" nas imagens que estiverem em movimento rapido.


E aí está o porque do frame rate de 60 quadros progressivos (720p) ser muito melhor para esportes do que um frame rate de 60 quadros entrelaçados (1080i).

.
 
Membro conhecido
Aug
908
629
Vc tá teimando contra fatos.

Os canais SporTV e Premiere são enviados no mesmo formato para a Claro (1080i), mas um está em 1080p 30fps (SporTV) e outro em 720p 60fps (Premiere) no app e box.

Isso evidencia que a escolha por fazer o desentrelaçamento para 30fps ou 60fps é da Claro.


Nao se deixe levar apenas pelos números que voce lê... O erro aqui é acreditar que desentrelaçamento é uma conversao perfeita, e que o video resultante fica com a mesma qualidade de um outro video 60 fps original. Porque nao fica.

Assista ao video que eu acabo de postar, talvez fique mais facil visualizar com imagens.

.
 
Novo membro
Dec
21
20
Nao se deixe levar apenas pelos números que voce lê... O erro aqui é acreditar que desentrelaçamento é uma conversao perfeita, e que o video resultante fica com a mesma qualidade de um outro video 60 fps original. Porque nao fica.

Assista ao video que eu acabo de postar, talvez fique mais facil visualizar com imagens.

.
Eu nenhum momento eu disse que era uma conversão perfeita, só disse que era possível

Assim como o desentrelaçamento pra míseros 30fps também não é perfeito pois mata a fluidez do vídeo

No caso de canais de esporte acho melhor perder um pouco a nitidez da imagem do que perder a fluidez, mas isso é questão de preferência

Talvez alguns canais exijam a manutenção da resolução em 1080 aí eu concordo que 1080p60 ficaria pesado pra Claro
 
Membro conhecido
Aug
908
629
Talvez alguns canais exijam a manutenção da resolução em 1080 aí eu concordo que 1080p60 ficaria pesado pra Claro


Nao existe 1080p60 nas transmissoes de televisao com os sistemas atuais, os padroes nao comportam. Nem as cameras de tv usadas sao 1080p60.

Na transmissao pela internet é possivel, mas a Claro nao tem porque inventar de fazer essa interpolacao, ja que a imagem original gerada pelo SporTV NÃO é 1080p... Pelo lado da operadora nao faz sentido, o objetivo dela é diminuir o uso de banda (estou sendo realista, a Claro faz downsizing ate do audio) e nao aumentar.


No caso de canais de esporte acho melhor perder um pouco a nitidez da imagem do que perder a fluidez,


Exatamente! Por isso que canais de esportes como o ESPN preferem optar pela transmissao 720p60 ao invés de 1080i60, eles perdem um pouco de detalhes ("nitidez"), mas ganham em fluidez (mais quadros reais por segundo, sem efeito cortina, menos borroes ou "fantasmas"). A escolha do SporTV é que é infeliz para o tipo de imagem que o canal transmite.

.
 
Última edição:
Membro ativo
May
143
59
Bom dia , gostaria de saber uma coisa. No diagnóstico do servidor na claro box tv tem um tal de Bandwidth. Geralmente quando vejo sempre está entre 80 a 130 e hoje está dando entre 45 a 60 . O que significa esse Bandwidth baixo. Quanto está dando nos seus . Algum canal está dando 45 a 50 e outros entre 54 a 65. É normal ou é algum problema no servidor deles ou minha internet. Meu plano é de 500 megas
 
Membro
Sep
93
50
A gente estuda por 6 anos, trabalha na area de Informatica e Telecomunicacoes por dezenas de anos (desde o final da decada de 60)... para no final ouvir isso... 😃😃😃

Contanto que voce entenda que eu nao estou querendo brigar, muito menos estou defendendo operadora (so estou tentando explicar um "fenômeno" físico), por mim tudo bem... Na verdade, como eu ja disse, eu desconfio que o Sauer apenas tem problema de má qualidade de imagem mesmo, nao creio que ele tenha uma percepcao visual tao boa assim para estar tendo tonturas por conta de problemas relacionados a interpolacao ou frame rate...

.
Ah é nítido, assistir um jogo no Premiere é uma coisa, assistir no sportv a experiência é totalmente diferente, e olha que é o mesmo jogo, não tenho conhecimento técnico nessa área, mas é nítido a diferença, mas enfim o fórum, se discute mas fica por aqui mesmo, e vamos em frente
 
Membro conhecido
Aug
814
1,090
Que agonia de vcs! Quase todo dia isso. Jura q vão assistir o canal
Então, eu até entendo porque já fui desses de qualquer coisa que tá fora do lugar me preocupar, fazer qualquer coisa pra tentar consertar, mas algumas são do jeito que são e só.
Tem cliente que faz as vezes de suporte técnico, monitorando canal, vendo se tá no ar ou não, acho que isso já não compete a um assinante, e sim, a empresa que fornece o serviço.

Cabe ao consumidor reclamar nos canais oficiais, se se sentir prejudicado pedir ressarcimento pela falta do canal ou pelos problemas que surgiram durante a transmissão, etc.
No mais, é todo um desgaste que não faz o menor sentido. Muitas vezes reclama do canal, mas nunca passou 10 minutos assistindo o mesmo. "Ainnnnnn, mas tá no meu pacote, tenho o direito, tem que funcionar". Então tá bom, fica perdendo tempo tentando falar com SAC e levando um belo de um "Vamos estar enviando um técnico, senhor".
 
Membro conhecido
Jan
325
303
Acho que não há motivos pra ficar todos os dias perguntando a mesma coisa por um canal que tá disponível na internet de graça. E que não subiu ainda em nenhuma operadora. O Que já foi dito que vai entrar na grade no momento certo. E todo mundo sabe aqui se o canal for entrar, ou entra de surpresa ou alguém consegue a informação da data ou testes. Quando não eh esse canal, eh o da Rede Brasil.. só pra fazer volume. Nem vão assistir. Hoje tenho tv por assinatura, mais só vejo canais de notícias e canal aberto. Mal vejo as outras centenas de canais.
 
Top