Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Clube da Claro TV+ Box

Membro ativo
Sep
110
128
Pessoal nao está entendendo direito essa questao da Frame Rate (taxa de quadros exibidos por segundo)... No caso que estamos conversando, o frame rate é uma caracteristica tecnica da transmissao de cada canal, e a Claro nada tem a ver com a forma que um canal opta por transmitir seu sinal. Seria a mesma coisa que exigir da Claro que transmitisse em cores e Dolby Atmos verdadeiro, a programacao de um canal que originalmente é gerado em preto e branco e audio mono... Ou seja: nada a ver.

Outra coisa, um aparelho de televisao nao é um automovel que troca de marcha e de velocidades a todo momento... Cada televisor so possui uma, e apenas uma, taxa de atualizacao (refresh rate), normalmente de 60 fps nas Americas (isso porque a taxa de refresh é diretamente relacionada aos ciclos da corrente eletrica adotada em cada país, e nas Americas a nossa rede de energia eletrica opera a 60 ciclos, ou 60 Hz).

Televisores premium podem ter taxa de atualizacao de 120 Hz gerada por hardware, mas nao existem televisores atuais de 30 Hz. Dessa forma, quando o aparelho de tv recebe um video para exibir, ele sempre irá exibi-lo no seu refresh rate nativo (o unico possivel), ou seja, normalmente 60 fps. Se o frame rate do video é diferente, o televisor tem que fazer a conversao (ou entao precisa existir um outro aparelho que faça essa conversao e so depois envie o sinal de video ja em 60 fps para o televisor, como um decoder, um player ou um receiver).

Em resumo, e no final das contas, em um televisor comum voce SEMPRE vai assistir em 60 fps. SEMPRE!!!! Se o video tiver originalmente um frame rate diferente (como um disco Blu-Ray, que por padrao tem 24 fps), alguem vai ter que adaptar/converter isso para 60 fps, seja o player blu-ray, um receiver, o televisor, o que for, porque o aparelho de tv mesmo so é fisicamente capaz de exibir a imagem apenas a 60 Hz.

Porem, por Jesus, trata-se de uma coisa simples, funciona assim: se o video tem 30 fps, entao o televisor vai exibir cada fotograma 2 vezes seguidas, para poder completar os 60 fps. Se tiver 24 fps, o televisor tambem vai arrumar um modo matematico de exibir isso em 60 fps -- ele exibe um fotograma 2 vezes, o proximo fotograma exibe 3 vezes seguidas, entao o proximo fotograma é exibido 2 vezes... É apenas isso, essa "conversao" nao vai melhorar a qualidade da imagem, a menos que algum conversor (pode ser um televisor mais caro) possua um bom chip dedicado para o processamento de imagem com poder computacional e um bom software que "adivinhe" como deveria ser cada fotograma intermediario entre aqueles que realmente foram fisicamente transmitidos pela fonte original... So que isso está mais para um Photoshop de Video, nunca vai ser uma imagem original de 60 fps, ok?

Mas isso seria outra conversa... So entendam que, FISICAMENTE, nao tem como "converter" 30 fps para 60 fps de uma forma que a imagem resultante fique igual a outra imagem desde o inicio gravada (recorded) em 60 fps... O maximo que dá para fazer (e nao vai ser um decoder vagabinha de tv paga que vai fazer isso) é usar software de tratamento e aprimoramento de imagem em tempo real (que por sua vez exige um bom hardware). Isso existe, mas normalmente em televisores premium, como os Sony mais caros de series 8 para cima).

.
Pra mim você que tá complicando as coisas, ao meu ver, numa tentativa de defender a operadora.

Até onde eu sei, as operadoras costumam receber o sinal em 60i (interlaced). Tecnicamente são apenas 30 quadros, mas por ser entrelaçado, no final são gerados 60 (cada frame com a metade das linhas). Mesmo não sendo 30 quadros inteiros, uma imagem em 60i é mais fluida que 30p.

Quando convertem para o streaming, praticamente todas as operadoras convertem para 30p, removendo a fluidez da imagem. Sei que trabalhar com interlaced no digital pode ser um pouco complicado, então faz sentido eles converterem para 30p. Mas para manter a fluidez teria que converter para 60p (sim eu sei que não vai ser como se tivesse gravado em 60p originalmente mas vai manter a mesma fluidez do 60i).

No entanto, isso consome mais banda e recursos e as operadoras querem economizar ao máximo (não é atoa que a Claro entrega 720p na maioria dos canais com um bitrate medíocre tanto de áudio quanto vídeo).

Os canais ESPN e Premiere no ClaroBox estão sendo transmitido em 720p60p enquanto o SporTV está sendo transmitido em 1080p30p. Basta a Claro converter para 60p em vez de 30p no SporTV e resolve o problema. Porque em qualquer operadora DTH que transmite em 1080p60i o problema não ocorre.
 
Membro
Sep
81
49
Pra mim você que tá complicando as coisas, ao meu ver, numa tentativa de defender a operadora.

Até onde eu sei, as operadoras costumam receber o sinal em 60i (interlaced). Tecnicamente são apenas 30 quadros, mas por ser entrelaçado, no final são gerados 60 (cada frame com a metade das linhas). Mesmo não sendo 30 quadros inteiros, uma imagem em 60i é mais fluida que 30p.

Quando convertem para o streaming, praticamente todas as operadoras convertem para 30p, removendo a fluidez da imagem. Sei que trabalhar com interlaced no digital pode ser um pouco complicado, então faz sentido eles converterem para 30p. Mas para manter a fluidez teria que converter para 60p (sim eu sei que não vai ser como se tivesse gravado em 60p originalmente mas vai manter a mesma fluidez do 60i).

No entanto, isso consome mais banda e recursos e as operadoras querem economizar ao máximo (não é atoa que a Claro entrega 720p na maioria dos canais com um bitrate medíocre tanto de áudio quanto vídeo).

Os canais ESPN e Premiere no ClaroBox estão sendo transmitido em 720p60p enquanto o SporTV está sendo transmitido em 1080p30p. Basta a Claro converter para 60p em vez de 30p no SporTV e resolve o problema. Porque em qualquer operadora DTH que transmite em 1080p60i o problema não ocorre.
E não so os canais Sportv, mas também os canais que transmitem futebol, Globo, Band, Record
 
Membro conhecido
Mar
1,190
1,208
Agora já sabemos a provável numeração do canal BM&C News que estava com problema na numeração...

Meu achismo: Band Sports sobe pro 754 e o BM&C News vai pro 755

View attachment 13141

Juro que fui procurar a ordem de canais no Claro Box, pra ver se não era diferente do HFC hahaha. Na realidade o que você quis dizer era o Bandsports subir pro 574 e o BM&C no 575 correto? Se for, é uma hipótese que estávamos cogitando, já que nessa a Band não reclamaria de ter a Bandsports colada à ESPN4. No entanto, a FoxSports 2 ainda não tem um prazo quando 'irá pro saco' no Brasil.

Caso ocorrer alguma alteração na Claro, pensando igualmente em chute, o mais correto seria mover a 'zumbi' FS2 pro 568 (ao lado da outra zumbi ESP`N Extra), e aí sim ocorreriam essas mudanças acima do Bandsports no 574 e o BMC no 575. Mas ninguém afirma nada o que vai ocorrer, ou se até jogarem o BMC lá pra frente como por exemplo no 698
 
Membro conhecido
Aug
908
629
Essa imagem "mega escura" está mais para como sua televisão interpreta sinal com HDR. Tenho uma TV 4K básica no qual com HDR neste canal a imagem realmente tava meio escura. Na TV OLED estava com cores vibrante, normal. Obviamente nesta transmissão há cenas em HD SDR no qual é normal que dê uma escurecida porque o pico de brilho máximo em SDR é bem menor que em HDR.
Não, vários usuários do grupo do Telegram relatou o mesmo no jogo do citado.

Isso nao invalida o argumento do Lucas Rocha.. Todos esses usuarios podem possuir televisores sem suporte a HDR, ou onde o HDR está desligado (acredito que essa seja a configuracao padrao da maioria dos televisores), ou ainda simplesmente serem televisores no maximo medianos, onde o HDR nao dá bons resultados... Em condicoes assim, a imagem podem resultar em mais escura.

Para o HDR funcionar bem, o televisor precisa ser do tipo premium, como OLED ou FALD (com um local dimming que atenda a menor area individual possivel da tela, de preferencia que consiga controlar pixel por pixel, como as OLED).

Repare, contudo, que eu estou falando sobre a qualidade tecnica do televisor (e a configuracao do HDR), eu nem sei se as transmissoes do Campeonato Brasileiro possuem HDR ou nao... So estou dizendo que o seu argumento "muita gente relatou" nao invalida o que o Lucas Rocha escreveu.

.
 
Membro conhecido
Aug
908
629
Troquei de aparelho (...) mais ainda é o aparelho quadrado, segundo o técnico para mudar para o redondo apenas assinando o outro plano mais caro da Claro.


Que "outro plano mais caro" é esse? A Claro so vende um plano unico de canais (o que muda é a midia utilizada, se HFC, app ou box; ou ainda se é HD ou 4K).

.
 
Membro conhecido
Aug
908
629
Então em uma resposta simples, quem pode fazer para que as imagens que cheguam ate a box seja em 60fps, para que não tenhamos o "arrasto" na imagem?


O canal.

A imagem tem que ser captada pelas cameras ("filmada") em 60 fps ou mais, e transmitida em 60 fps ou mais. Sendo que nao existe resolucao 1080p a 60 fps no nosso sistema de transmissao de televisao (e nem no sistema DVB-C usado pela Claro). Sendo assim, a responsabilidade por gerar e transmitir o canal a 720p 60 fps é do canal. O canal escolhe se transmite a 1080i 30 fps, ou a 720p 60 fps.

Anote tambem essa informacao: NÃO EXISTE 1080p 60 fps nos sistemas de transmissao de tv usados no Brasil (e pela Claro).

Nada mais pode ser feito? Bom, tecnicamente um canal (ou uma empresa como a Netflix) pode gerar uma imagem 1080p 60 fps, ou 4K 60 fps, ou ainda 4K 120 fps e ate 8K 120 fps... So que atualmente nao tem como transmitir isso ate o seu televisor por meios tipicos de televisao, apenas atraves de uma rede privada ou uma rede publica como a internet. Ou seja, so é possivel atraves de streaming. E isso representaria um custo adicional para os canais que, afinal, sao de televisao e nao de streaming, que gastariam mais dinheiro para um publico extremamente reduzido assistir. Entao, na prática realista, se voce quer 60 fps, nao espere uma resolucao maior que 720p vinda de um canal de televisao.

[Outra coisa, nao estou bem certo se o que voce chama de "arrasto" seja realmente isso... Voce pode estar achando uma imagem ruim mas o motivo de estar ruim ser outro, como uma alta taxa de compressao e/ou baixo bit rate... Eu apenas lhe expliquei o defeito que um baixo frame rate provoca em videos onde as imagens sao rapidas, como a camera seguindo uma bola em movimento, mas nao sei se é por isso que voce está achando ruim... Voce viu a foto de exemplo que eu mandei, para deixar bem claro como se apresentam as imagens em movimento usando um frame rede baixo...]

.
 
Membro conhecido
Aug
908
629
Pra mim você que tá complicando as coisas, ao meu ver, numa tentativa de defender a operadora.

Cara, serio, eu deveria parar de argumentar aqui... Eu aqui perdendo o meu tempo tentando explicar o que é o frame rate e como ele se apresenta em imagens rapidas, e voce me sai com essa ideia sem o menor sentido, nada a ver mesmo, que eu estou defendendo operadora? Me desculpe, mas entao voce nao entendeu absolutamente NADA!



Mesmo não sendo 30 quadros inteiros, uma imagem em 60i é mais fluida que 30p.

Nao é. Voce realmente nao entendeu nada sobre o funcionamento.
Alem disso, o correto é 60p (ninguem usa 30p nas transmissoes de televisao, só quando é transmissao para celulares e dispositivos moveis).
Uma imagem em 60i é sempre pior e menos fluida que 60p (ou ate 30p), quando se trata de imagens em movimento rapido.

E no caso de ser imagens paradas, como em uma novela, as duas serao no maximo similares. Se for uma imagem totalmente estática (parada), as duas serao exatamente iguais.

Se o olho humano consegue perceber a diferença ou nao, aí vai da qualidade da visao de cada humano, do tamanho da tela da tv, da distancia entre a tv e o humano, etc. etc. etc... Mas as diferenças vao estar la nos fotogramas, se voce examinar um por um.

.
 
Última edição:
Membro conhecido
Aug
908
629
Até onde eu sei, as operadoras costumam receber o sinal em 60i (interlaced). Tecnicamente são apenas 30 quadros, mas por ser entrelaçado, no final são gerados 60 (cada frame com a metade das linhas).

Nao, sao apenas 30 quadros mesmo. Na hora de exibir, voce exibe cada um 2 vezes.

Voce está usando o raciocinio (errado) de como funcionavam os televisores analogicos, cujas telas precisavam ser montadas linha por linha pelos canhões de raios catódicos... Muita gente ate hoje pensa que os televisores digitais funcionam da mesma forma, mas isso nao é verdade. Os televisores digitais, ao contrario dos antigos analogicos, possuem processadores e memoria, e assim eles podem armazenar cada metade de um frame para formar 1 frame inteiro, antes de exibir esse frame inteiro na tela. Isso permite um maior incremento na qualidade (reduz o flick) e na fluidez da imagem, quando comparado ao terrivel sistema analogico de formacao de imagem, mas ainda assim nao substitui uma autentica imagem progressiva.

.
 
Última edição:
Membro conhecido
Sep
1,362
850
Eu só queria que arrumasse esse “problema” nos canais que passam esporte, pra ter uma imagem mais fluida, saber a quem cobrar e tal
A seita que dói menos.
Ou vá de Claro coaxial e Vivo Fibra.
 
Membro conhecido
Sep
2,396
2,074
Isso nao invalida o argumento do Lucas Rocha.. Todos esses usuarios podem possuir televisores sem suporte a HDR, ou onde o HDR está desligado (acredito que essa seja a configuracao padrao da maioria dos televisores), ou ainda simplesmente serem televisores no maximo medianos, onde o HDR nao dá bons resultados... Em condicoes assim, a imagem podem resultar em mais escura.

Para o HDR funcionar bem, o televisor precisa ser do tipo premium, como OLED ou FALD (com um local dimming que atenda a menor area individual possivel da tela, de preferencia que consiga controlar pixel por pixel, como as OLED).

Repare, contudo, que eu estou falando sobre a qualidade tecnica do televisor (e a configuracao do HDR), eu nem sei se as transmissoes do Campeonato Brasileiro possuem HDR ou nao... So estou dizendo que o seu argumento "muita gente relatou" nao invalida o que o Lucas Rocha escreveu.

.
Não meu caro, no dia o jogo estava péssimo, não tem dessa de HDR desligado, imagem desajustada, como já falei no jogo específico estava mega escuro, impossível não notar, todos do grupo comentou o lixo que estava, e no outro jogo FLA X FLU estava boa, única coisa que não melhora é o áudio, extremamente baixo, só para quem possui HT que fica razoável.
E na COPA estava tudo ótimo, imagem top e áudio também, mas no Brasileirão cada jogo fica com uma qualidade diferente, nunca é a mesma.
 
Última edição:
Membro conhecido
Mar
1,190
1,208
Essa imagem "mega escura" está mais para como sua televisão interpreta sinal com HDR. Tenho uma TV 4K básica no qual com HDR neste canal a imagem realmente tava meio escura. Na TV OLED estava com cores vibrante, normal. Obviamente nesta transmissão há cenas em HD SDR no qual é normal que dê uma escurecida porque o pico de brilho máximo em SDR é bem menor que em HDR.

Agora um negócio que notei no último sábado, que a transmissão do jogo do Santos estava por muitas vezes estranha e não era problema da minha tela. Em várias câmeras que tentaram fazer um "bola gato" e a imagem ficava cinza.
 
Membro ativo
Sep
110
128
Eu só queria que arrumasse esse “problema” nos canais que passam esporte, pra ter uma imagem mais fluida, saber a quem cobrar e tal
Cara, eu entendo seu problema e também sinto isso, a diferença é que eu não vejo muito futebol e isso não me impacta tanto.

Veja se sua TV não tem alguma opção de suavização de movimento (até minha TV LG baratinha de 32 polegadas tem isso), que ela vai tentar simular mais quadros, porque eu entendi que mudar de operadora pode não ser uma opção para você. Mas se te incomoda tanto, acho que só migrando pra uma DTH mesmo. Porque se o serviço via streaming tem mais de 2 anos e contiua tendo esses problemas é porque a Claro não tá nem aí pra qualidade e isso provavelmente não vai mudar.

Melhor não ficar mais puxando esse assunto porque tem gente por aqui que monopoliza o tópico todas as vezes postando redações e praticamente chamando a gente de burro. Como se só ele entendesse de tecnologia por aqui. Então eu não vou tentar mais argumentar nada nesse sentido aqui no tópico, beleza?
 
Membro
Sep
81
49
Bem, vejo que aqui tem muitas pessoas com bastante conhecimento e tal, e na minha visão aqui deveria ser lugar de troca de conhecimento, informações e principal busca em conjunto para melhoria do serviço que nós é prestado, mas enquanto ficarmos aqui discutindo em que numeração vai entrar tal canal, a baixa qualidade do serviço continuará, uma andorinha só não faz verão, mas se muitas pessoas reclamassem em vários canais diferentes talvez as coisas mudassem, mas enfim vamos discutir em que numeração entra um canal que poucos vão assistir
 
Última edição:
Membro conhecido
Aug
808
1,083
Se continuar essa bagunça aqui eu vou trancar todos vocês com o Rubens numa sala 2x2 e vocês vão ouvir uma palestra dele de 6 horas e meia.
Estão todos avisados...
 
Top