Vixe, rapeize... fui cavar e achei minha resposta. Olhem isso aqui de uma resenha a respeito do app do Telecine para Apple TV:
Quem quiser conferir, vem do bom MacMagazine
aqui.
Não sei como o autor da resenha conseguiu determinar exatamente que o Telecine acrescenta essa interpolação de 30 quadros por segundo. Eu a olho nu sei dizer quando tem e quando não tem interpolação, mas jamais conseguiria dizer se de 30 ou 60 quadros/segundo. Será que tem algum app ou jeito de visualizar isso? Talvez quando mais uma imagem parece, aos meus olhos, "rápida", talvez outros diriam "quanto mais suavizada uma imagem aparenta ser", acho que mais interpolação tem.
Independentemente, agora tenho provas reais que não estou louco e é o próprio Telecine que está fazendo essa merda. Fico P da vida pois eles adoram dizer que "Telecine é o melhor do cinema na sua casa", mas eles não respeitam essa coisa de preservar o aspecto original do filme.

Mas eu fico P, viu, rapeize? Vá se lascar nos quintos esse serviço. O pior é que até me daria ao trabalho de reclamar, ou até juntar assinaturas pra um baixo assinado, mas explicar isso pra quem lá? Certamente deve ser uma equipe bem pequena que toma essas decisões e fazer chegar o email neles... putz. Eu, o Tom Cruise, e toda a industria cinematográfica odeia essa merda. O duro é que, quando já está assim de forma nativa, é como eu falei: não adianta tentar desligar na TV os filtros de cine motion, etc, porque não dá em NADA!
Não vi. Tá assim nativo? Na sua casa é desligada a interpolação? Só checando porque às vezes vc desliga pra um canal/entrada e não reflete nos outros.
Amém, meu Pai!
Achei outro sensato que sabe exatamente do que estou falando e que também não gosta do treco.
Já eu chamo de "imagem rápida", kadaj.84, pois se falo "acelerado", as pessoas já jogam de volta "mas se tivesse acelerado, o audio estaria também!"
Será que é isso? Não pode ser.
Ontem mesmo estava assistindo de madrugada, tipo 4h da manhã, e o negócio estava indo bem. Aí do nada ficava tela preta e voltava pra programação de TV (igual já te contei). Aí fui em Minha Conta, reiniciei o decodificador, e foi de boa até eu terminas de assistir tudo. Não deu mais problema. Parece que toda vez que reinicia o decoder, melhor. Como se tivesse um cachê cheio precisando esvaziar.
Recomendo você ligar pra Vivo e já reclamar. Procura escrever praquele email que o
@Godoy usa sempre. Quem sabe um milagre.
Mas de fato os aplicativos precisam mesmo de uma afinada. Aliás o decoder inteiro precisa de outra atualização.