Não tô passivo agressivo não, só mostrei mais um dado de vários apresentados aqui. Mostrei a vlan do roteador, mostrei o decoder, foto, lineup das cidades fibra com datas anteriores de jan/2021.
Você pegou um dado de um atendente que não sabe diferenciar fibra de coaxial hehe.
Comentar várias mensagens com emoji de gargalhada, quando o conteúdo das mensagens não tem nada de engraçado, é ser passivo-agressivo. Idem quando você coloca "hehe" no final de uma frase dizendo que a atendente da ouvidoria, aliás o nome dela é Daniele, não sabe diferenciar coaxial de fibra, sendo que a própria mesmo usou os termos HFC e fibra quando falando dos serviços.
Tudo o que levou a essa discussão é a combinação de dois fatos: as pessoas usarem indiscriminamente o nome "Claro TV Fibra" que eu nunca vi descrito no site ou em publicidade, além das alegações de que a Claro vai empurrar só o box nas pessoas de agora em diante, fato último que achei muito estranho por questões de qualidade, e por questões de investimento. E também, nunca vi uma empresa montar uma estrutura e depois simplesmente "apagar a luz", jogar uma lona por cima dos equipamentos pra não pegar pó, e fechar a porta. Como faz? Fala pra todo mundo que estava assinado o tal TV Fibra "acabou"? Quem foi o gênio que deu a ordem pra comprar esses equipamentos sem estudo que apontasse a viabilidade de tal infra ser mantida em pé? Mesmo que deixaram restrito a quem conseguiu usufruir da oferta quando ela existiu, tal coisa ainda assim demanda uma certa manutenção de vez em quando, não?
Eu aprendi algumas coisas através de alguns de seus posts, mas ao mesmo tempo algumas pessoas colocaram aqui matérias que iam na contramão sobre a existência da tal TV Fibra, e eu não achei nenhum site ou resenha em video no YT falando desse serviço de TV que era similar ao do Vivo. Curiosamente agora você colocou o panfleto (aliás, obrigado por isso) e vi que neles chamam o serviço de "Claro Fibra TV". Esse termo no Google já me traz 9 páginas de sites indexados - tem muita porcaria também - mas não tem um descritivo do produto, nenhuma matéria aprofundada no assunto, e nem algo dizendo (pelo que vi, pois não investiguei tudo) que estavam o testando em algumas praças. Aí junto tudo isso com também aquela matéria que você mesmo trouxe, de que a Claro recebeu um processinho ardido por alegarem que davam fibra pros clientes quando na realidade não entregam FTTH nenhuma, e fico com impressão de que até esse tal Claro Fibra TV poderia ser termo apenas pra panfleto e algo não exatamente nas normas do que interpretamos como TV via fibra (o tal multicast).
Deus me livre de ser visto como terraplanista ou algo torpe de mesmo estilo. Só acho estranho que uma coisa que exalaria "tecnologia de ponta" ter sido tão mal explorada e/ou pouco alardeada nos veículos especializados. Nem mesmo foi promovida pela própria Claro. E se isso de fato existiu, e a ouvidoria por exemplo não está a par disso, só ficam ainda mais indagações. Achei num site de um jornal municipal a menção de Claro Fibra TV, mas a coisa é tão mal feita que não tem nome de quem publicou e nem data. Cita-se ser de 3 anos atrás. Bem, isso já é um dado pra eu explorar um arquivo do site da Claro e ver se eu encontro algo sobre por volta de 2018.
E de qualquer forma, se isso não existiu ou se existiu e acabou, não há razão alguma pras pessoas seguirem usando a descrição "Claro Fibra TV" (ou qualquer combinação dessas palavras). Vamos só andar em círculos. Embora eu já vi que o objetivo da maioria aqui é só comentar abertura/adição/extinção de canais, troca de aparelhos, e outros detalhes.